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Questões de Concursos UNESP

Resolva questões de UNESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q955618 | Eletricidade, Motores, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Em uma indústria de processamento de alimentos, um motor trifásico aciona uma esteira transportadora que é ligada e desligada diversas vezes ao dia. Na partida direta, observa-se um pico de corrente elevado e um impacto mecânico brusco, resultando em desgaste prematuro dos componentes e perturbações na rede elétrica. Assinale a alternativa que apresenta o dispositivo que é mais apropriado para mitigar esses problemas, permitindo diminuir a corrente de partida e proporcionando uma aceleração mais suave do motor.
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182Q955629 | Português, Regência, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

A frase redigida em conformidade com a norma-padrão de regência verbal se encontra na alternativa:
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183Q946683 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

Texto associado.

No fim da carta de que V. M.1 me fez mercê me manda V. M. diga meu parecer sobre a conveniência de haver neste estado ou dois capitães-mores ou um só governador.

Eu, Senhor, razões políticas nunca as soube, e hoje as sei muito menos; mas por obedecer direi toscamente o que me parece.

Digo que menos mal será um ladrão que dois; e que mais dificultoso serão de achar dois homens de bem que um. Sendo propostos a Catão dois cidadãos romanos para o provimento de duas praças, respondeu que ambos lhe descontentavam: um porque nada tinha, outro porque nada lhe bastava. Tais são os dois capitães-mores em que se repartiu este governo: Baltasar de Sousa não tem nada, Inácio do Rego não lhe basta nada; e eu não sei qual é maior tentação, se a 1 , se a 2 . Tudo quanto há na capitania do Pará, tirando as terras, não vale 10 mil cruzados, como é notório, e desta terra há-de tirar Inácio do Rego mais de 100 mil cruzados em três anos, segundo se lhe vão logrando bem as indústrias.

Tudo isto sai do sangue e do suor dos tristes índios, aos quais trata como tão escravos seus, que nenhum tem liberdade nem para deixar de servir a ele nem para poder servir a outrem; o que, além da injustiça que se faz aos índios, é ocasião de padecerem muitas necessidades os portugueses e de perecerem os pobres. Em uma capitania destas confessei uma pobre mulher, das que vieram das Ilhas, a qual me disse com muitas lágrimas que, dos nove filhos que tivera, lhe morreram em três meses cinco filhos, de pura fome e desamparo; e, consolando-a eu pela morte de tantos filhos, respondeu-me: “Padre, não são esses os por que eu choro, senão pelos quatro que tenho vivos sem ter com que os sustentar, e peço a Deus todos os dias que me os leve também.”

São lastimosas as misérias que passa esta pobre gente das Ilhas, porque, como não têm com que agradecer, se algum índio se reparte não lhe chega a eles, senão aos poderosos; e é este um desamparo a que V. M. por piedade deverá mandar acudir.

Tornando aos índios do Pará, dos quais, como dizia, se serve quem ali governa como se foram seus escravos, e os traz quase todos ocupados em seus interesses, principalmente no dos tabacos, obriga-me a consciência a manifestar a V. M. os grandes pecados que por ocasião deste serviço se cometem.

(Sérgio Rodrigues (org.). Cartas brasileiras, 2017. Adaptado.)

1V. M.: Vossa Majestade.

Considerando o contexto, as lacunas numeradas no terceiro parágrafo do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por
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184Q954892 | Agricultura e Agropecuária, Auxiliar Agropecuário, UNESP, VUNESP, 2025

Ao se comparar as características dos adubos orgânicos com os adubos químicos, quando aplicados ao solo, é correto afirmar que os adubos orgânicos
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185Q953112 | Português, Orações coordenadas sindéticas Aditivas, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

Analise os pares de palavras a seguir e assinale a alternativa em que as palavras dadas não são sinônimas.
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186Q1074484 | Informática, Software, Edital n 53, UNESP, VUNESP, 2025

No contexto do uso da plataforma Zoom para videoconferências, assinale a alternativa correta.
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187Q953142 | Redação Oficial, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de Atos Administrativos da Unesp – 2020, como é definida a situação de fato e de direito que justifica ou autoriza a realização de um ato administrativo?
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188Q950348 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Texto associado.

O Rio de Janeiro dos primeiros anos da República era a maior cidade do país, com mais de 500 mil habitantes. Capital política e administrativa, estava em condições de ser também, pelo menos em tese, o melhor terreno para o desenvolvimento da cidadania. Desde a independência e, particularmente, desde o início do Segundo Reinado, quando se deu a consolidação do governo central e da economia cafeeira na província adjacente, a cidade passou a ser o centro da vida política nacional. O comportamento político de sua população tinha reflexos imediatos no resto do país. A Proclamação da República é a melhor demonstração dessa afirmação.

(José Murilo de Carvalho.Os bestializados, 1987.)

O texto afirma que a consolidação do Rio de Janeiro como “o centro da vida política nacional” ocorreu com

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189Q951245 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

É particularmente no Oeste da província de São Paulo – o Oeste de 1840, não o de 1940 – que os cafezais adquirem seu caráter próprio, emancipando-se das formas de exploração agrária estereotipadas desde os tempos coloniais no modelo clássico da lavoura canavieira e do “engenho” de açúcar. A silhueta antiga do senhor de engenho perde aqui alguns dos seus traços característicos, desprendendo-se mais da terra e da tradição – da rotina rural. A terra de lavoura deixa então de ser o seu pequeno mundo para se tornar unicamente seu meio de vida, sua fonte de renda […].
(Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil, 1987.)
O “caráter próprio” das fazendas de café do Oeste paulista de 1840 pode ser explicado, em parte, pelo
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190Q951265 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Voando na altitude de cruzeiro com uma velocidade média, em relação ao solo, de 800 km/h, um Boeing 737-800 percorreu uma distância de 2400 km.

Considere que:

• o QAV é constituído por hidrocarbonetos cujas cadeias carbônicas contêm, em média, 12 átomos de carbono e 26 átomos de hidrogênio, apresentando massa molar média de 170 g/mol;
• a combustão do QAV na altitude de cruzeiro é completa.

De acordo com os dados, a massa de CO2 (g) gerada pela combustão do QAV na distância percorrida pelo avião foi próxima de

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191Q954885 | Agricultura e Agropecuária, Auxiliar Agropecuário, UNESP, VUNESP, 2025

Qual é a finalidade da utilização do contrapeso em um trator?
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192Q953117 | Matemática, Ângulos, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

José tinha uma lavadora de roupas com capacidade para 12 kg. Ele utilizava a lavadora na capacidade máxima 5 vezes ao mês. Cada lavagem consumia 8 kWh de energia. Ele comprou outro modelo de lavadora, com capacidade de 15 kg, mas que consome 12 kWh de energia por lavagem. Se José lava a mesma quantidade (em kg) de roupa mensalmente, quantos por cento a mais ele gastará de energia com a nova lavadora, em relação ao que gastava anteriormente?
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193Q953120 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

Patrícia possui quatro caixas de cores diferentes (vermelha, verde, amarela e preta) e esconde um brinquedo em uma delas. Cada caixa possui uma etiqueta que fornece uma pista sobre a localização do brinquedo:

• Pista da caixa vermelha: "O brinquedo não está na caixa verde."
• Pista da caixa verde: "O brinquedo não está aqui."
• Pista da caixa amarela: "O brinquedo está na caixa preta."
• Pista da caixa preta: "O brinquedo não está na caixa vermelha."

Sabendo que apenas uma das etiquetas diz a verdade, indique: em que caixa está o brinquedo e qual a caixa cuja etiqueta diz a verdade, respectivamente?
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194Q953140 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

Com base no Manual de Protocolo e Normas Processuais da Unesp (Portaria nº 484, de 29 de outubro de 2015), qual dos requisitos apresentados não é compatível com as normas para protocolar um documento?
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195Q950350 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Analise o trecho da letra do samba “Brasil pandeiro”, de Assis Valente, composto em 1940.

Chegou a hora dessa

gente bronzeada

mostrar seu valor!

[...]

eu quero ver

O Tio Sam tocar pandeiro

Para o mundo sambar

O Tio Sam está querendo

conhecer a nossa batucada

anda dizendo

que o molho da baiana

melhorou seu prato

Vai entrar no cuscuz

acarajé e abará

Na Casa Branca

já dançou a batucada

[...]

(Assis Valente. “Brasil Pandeiro”, 1940. Apud Antonio Pedro Tota. O imperialismo sedutor, 2000.)

Esse samba pode ser considerado um exemplo

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196Q955742 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas em Engenharia Civil, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

As prescrições da norma para instalações de média tensão são, entre outras:
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197Q950370 | Física, Conteúdos Básicos, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Um foguete lançador de satélites, partindo do repouso, atinge a velocidade de 5400 km/h após 50 segundos. Supondo que esse foguete se desloque em trajetória retilínea, sua aceleração escalar média é de
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198Q955763 | Eletricidade, Instrumentos de medição, Assistente Operacional, UNESP, VUNESP, 2025

Para verificar se um circuito está desenergizado antes de realizar serviços de manutenção ou reparos, garantindo sua segurança sem contato direto com o condutor, recomenda-se que o trabalhador utilize um
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199Q951254 | Antropologia, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Texto 1

Vinte e um anos, algumas apólices, um diploma, podes entrar no parlamento, na magistratura, na imprensa, na lavoura, na indústria, no comércio, nas letras ou nas artes. Há infinitas carreiras diante de ti. […] Nenhum [ofício] me parece mais útil e cabido que o de medalhão. […] Tu, meu filho, se me não engano, pareces dotado da perfeita inópia mental, conveniente ao uso deste nobre ofício. […] No entanto, podendo acontecer que, com a idade, venhas a ser afligido de algumas ideias próprias, urge aparelhar fortemente o espírito. […] Em todo caso, não transcendas nunca os limites de uma invejável vulgaridade.

(Machado de Assis. Teoria do medalhão.
www.dominiopublico.gov.br.)


Texto 2

De fato, existem medalhões em todos os domínios da vida social brasileira: na favela e no Congresso; na arte e na política; na universidade e no futebol; entre policiais e ladrões. São as pessoas que podem ser chamadas de “homens”, “cobras”, “figuras”, “personagens” etc. […] Medalhões são frequentemente figuras nacionais. […] Ser o filho do Presidente, do Delegado, do Diretor conta como cartão de visitas.


(Roberto da Matta. Carnavais, malandros e heróis, 1983.)


Tanto no texto do escritor Machado de Assis como no do antropólogo Roberto da Matta, a figura do medalhão

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200Q955628 | Português, Pronomes relativos, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/ artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidadee-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)


Considere as passagens do texto:

•  ... define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência... (2oº parágrafo)

•  ... levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas... (4º parágrafo)

Os vocábulos destacados podem ser, correta e respectivamente, substituídos por:

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