Início

Questões de Concursos UNESP

Resolva questões de UNESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q954896 | Agricultura e Agropecuária, Auxiliar Agropecuário, UNESP, VUNESP, 2025

Ao realizar corte de grama e de arbustos pequenos, a ferramenta indicada para juntar e remover os materiais após a poda é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1074452 | Informática, Sistema Operacional, Edital n 108, UNESP, VUNESP, 2025

Um assistente de informática, utilizando o Microsoft Windows 11 em sua configuração padrão, tenta acessar remotamente um arquivo em uma pasta compartilhada. A permissão de compartilhamento é “Leitura”, e a permissão NTFS é “Modificação”.

Assinale qual será a permissão efetiva do assistente nesse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q953141 | Direito Administrativo, Requisitos do ato administrativo – competência, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com o Artigo 11 da Lei 10.261/68 – Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado (direitos e deveres), os cargos públicos podem ser providos de várias formas, como as destacadas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q953147 | Arquivologia, Legislação Estadual e Municipal, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de Atos Administrativos da Unesp – 2020, como são denominados os atos administrativos, sejam normativos ou não, emanados de órgãos colegiados, que devem observar rigorosamente o regulamento e o regimento que disciplinam a organização e o funcionamento desses colegiados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q1067088 | Administração Pública, Processo Organizacional Na Administração Pública, Área de Atuação Órgãos Colegiados e Registros Documentais, UNESP, VUNESP, 2025

Imagine que é a primeira vez que Luiz Alberto será Relator em uma sessão da Câmara Central de Extensão Universitária (CCEU), e, pela falta de experiência, está inseguro sobre o procedimento de discussão e votação da Ordem do Dia.

Com base na situação apresentada e no disposto na Resolução Unesp n° 02, de 06 de janeiro de 2000, pode-se afirmar corretamente a Luiz Alberto que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q955735 | Engenharia Civil, Alvenaria e Acabamento, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

O graute é aplicado nos vazados dos blocos com objetivo de proporcionar a integração da armadura com a alvenaria, no caso de alvenaria estrutural armada. A diferença do graute para o concreto convencional é, principalmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q955738 | Engenharia Civil, Prevenção e Combate e Incêndio, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Considerando um edifício de 8 pavimentos, com 4 apartamentos em cada um e com uma média de 4 moradores por apartamento, se o consumo diário por pessoa é estimado em 200 litros e a reserva de incêndio é de 20%, o reservatório de água deverá ter uma capacidade mínima de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q950366 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Uma pesquisa realizada com a participação de um “robô cientista” de inteligência artificial descobriu que o triclosan, um ingrediente comum nas pastas de dente, pode ser desenvolvido para combater cepas da malária resistentes a medicamentos. O triclosan indicou ter potencial para interromper infecções da malária em dois estágios críticos, no fígado e no sangue, pela inibição da enzima do parasita chamada DHFR, envolvida na síntese dos ácidos nucleicos (DNA e RNA).

(https://oglobo.globo.com. Adaptado.)

Como medicamento, o triclosan teria o potencial de interromper

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q951224 | Português, Coesão e coerência, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o trecho do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos, para responder a questão.

O caboclo mal-encarado que encontrei um dia em casa do Mendonça também se acabou em desgraça. Uma limpeza. Essa gente quase nunca morre direito. Uns são levados pela cobra, outros pela cachaça, outros matam-se.
Na pedreira perdi um. A alavanca soltou-se da pedra, bateu-lhe no peito, e foi a conta. Deixou viúva e órfãos miúdos. Sumiram-se: um dos meninos caiu no fogo, as lombrigas comeram o segundo, o último teve angina e a mulher enforcou-se.
Para diminuir a mortalidade e aumentar a produção, proibi a aguardente.
Concluiu-se a construção da casa nova. Julgo que não preciso descrevê-la. As partes principais apareceram ou aparecerão; o resto é dispensável e apenas pode interessar aos arquitetos, homens que provavelmente não lerão isto. Ficou tudo confortável e bonito. Naturalmente deixei de dormir em rede. Comprei móveis e diversos objetos que entrei a utilizar com receio, outros que ainda hoje não utilizo, porque não sei para que servem.
Aqui existe um salto de cinco anos, e em cinco anos o mundo dá um bando de voltas.
Ninguém imaginará que, topando os obstáculos mencionados, eu haja procedido invariavelmente com segurança e percorrido, sem me deter, caminhos certos. Não senhor, não procedi nem percorri. Tive abatimentos, desejo de recuar; contornei dificuldades: muitas curvas. Acham que andei mal?
A verdade é que nunca soube quais foram os meus atos bons e quais foram os maus. Fiz coisas boas que me trouxeram prejuízo; fiz coisas ruins que deram lucro. E como sempre tive a intenção de possuir as terras de S. Bernardo, considerei legítimas as ações que me levaram a obtê-las.
Alcancei mais do que esperava, mercê de Deus. Vieram- -me as rugas, já se vê, mas o crédito, que a princípio se esquivava, agarrou-se comigo, as taxas desceram. E os negócios desdobraram-se automaticamente. Automaticamente. Difícil? Nada! Se eles entram nos trilhos, rodam que é uma beleza. Se não entram, cruzem os braços. Mas se virem que estão de sorte, metam o pau: as tolices que praticarem viram sabedoria. Tenho visto criaturas que trabalham demais e não progridem. Conheço indivíduos preguiçosos que têm faro: quando a ocasião chega, desenroscam-se, abrem a boca – e engolem tudo.
Eu não sou preguiçoso. Fui feliz nas primeiras tentativas e obriguei a fortuna a ser-me favorável nas seguintes.
Depois da morte do Mendonça, derrubei a cerca, naturalmente, e levei-a para além do ponto em que estava no tempo de Salustiano Padilha. Houve reclamações.
– Minhas senhoras, seu Mendonça pintou o diabo enquanto viveu. Mas agora é isto. E quem não gostar, paciência, vá à justiça.
Como a justiça era cara, não foram à justiça. E eu, o caminho aplainado, invadi a terra do Fidélis, paralítico de um braço, e a dos Gama, que pandegavam no Recife, estudando Direito. Respeitei o engenho do Dr. Magalhães, juiz.
Violências miúdas passaram despercebidas. As questões mais sérias foram ganhas no foro, graças às chicanas de João Nogueira.
Efetuei transações arriscadas, endividei-me, importei maquinismos e não prestei atenção aos que me censuravam por querer abarcar o mundo com as pernas. Iniciei a pomicultura e a avicultura. Para levar os meus produtos ao mercado, comecei uma estrada de rodagem. Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos, chamou-me patriota, citou Ford e Delmiro Gouveia. Costa Brito também publicou uma nota na Gazeta, elogiando-me e elogiando o chefe político local. Em consequência mordeu-me cem mil-réis.


(S. Bernardo, 1996.)

O conhecido preceito “os fins justificam os meios” pode ser aplicado ao trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1067193 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Edital n 53, UNESP, VUNESP, 2025

A Administração Pública pode ser vista por diversos ângulos distintos. Uma das formas de se enxergar a Administração Pública, por exemplo, é como o conjunto de órgãos e entidades que a compõem.

Nesse sentido, é correto afirmar que se tem nessa definição a ideia de Administração Pública do ponto de vista

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q951229 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Destinada unicamente à exportação, em função da qual se organiza e mantém a exploração, tal atividade econômica desenvolveu-se à margem das necessidades próprias da sociedade brasileira. No alvorecer do século XIX, essa atividade econômica, que se iniciara sob tão brilhantes auspícios e absorvera durante cem anos o melhor das atenções e dos esforços do país, já tocava sua ruína final. Os prenúncios dessa ruína já se faziam aliás sentir para os observadores menos cegos pela cobiça desde longa data. De meados do século XVIII em diante, essa atividade econômica, contudo, não fizera mais que declinar.

(Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo, 1999. Adaptado.)

A atividade econômica a que o texto se refere está presente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q951249 | Geografia, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

O presidente da Colômbia anunciou, em 25.05.2018, que o país ingressará em um bloco de cooperação militar. O país, que não possui vínculo histórico ou geográfico com o bloco, será o primeiro da América Latina a tornar-se membro. Esse bloco consiste em um sistema de defesa coletiva, em que os participantes estão de acordo em defender qualquer um de seus integrantes que seja atacado por forças externas ao seu país. Liderado por Washington, o bloco recebe vultosos recursos para cuidar dos objetivos militares dos Estados Unidos.
(www.operamundi.com.br. Adaptado.)
De acordo com o excerto, a Colômbia, na condição de país parceiro, passou a integrar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q951253 | Geografia, Vegetação, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Leia o excerto e analise as três afirmações a seguir.

Todas as moléculas de uma parcela de ar contribuem para a pressão atmosférica. Como o vapor d’água é um gás, ele também contribui com um valor de pressão parcial, conhecido como pressão de vapor (e), aumentando ou diminuindo a pressão atmosférica. Quando a pressão de vapor (e) atinge seu valor máximo possível para uma determinada temperatura do ar, diz-se que o ar está saturado de umidade ou, em outras palavras, que o ar está cheio de vapor. Tem-se, portanto, a pressão de vapor de saturação (es ). A umidade relativa é a razão entre a pressão de vapor (e) e a pressão de vapor de saturação (es ).

(Ercília T. Steinke. Climatologia fácil, 2012. Adaptado.)


I. A temperatura caracteriza uma variável para determinarmos a pressão de vapor de saturação.

II. Os valores relativos à umidade do ar expressam a real quantidade de vapor d’água existente no ar, em milímetros.

III. Quanto maior a umidade relativa do ar, maiores são as chances de chuva, pois a atmosfera está próxima do ponto de saturação.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q955617 | Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Deseja-se fazer a instalação de um aparelho de ar-condicionado num apartamento. Esse aparelho será alimentado com tensão bifásica de 220 V. O fator de potência do aparelho é 0,8. Assinale a alternativa em que se apresenta a máxima potência ativa nominal que esse aparelho pode ter de forma a não ser necessário um circuito independente para sua alimentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q955623 | Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Um circuito utiliza um diodo LED que opera com corrente direta nominal de 20 mA. Na operação nominal, a queda de tensão no LED é de 2,2 V. Ele é ligado a uma fonte de 12 V. Considerando essa situação, assinale a alternativa que apresenta o valor da resistência do resistor que deve ser ligado em série com o LED de forma a limitar a corrente ao valor nominal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q955632 | Áudio e Vídeo, Conectores, Assistente de Suporte Acadêmico, UNESP, VUNESP, 2025

O protocolo serial de uso corrente nas mesas digitais de controle de iluminação cênica denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q954878 | Matemática, Frações e Números Decimais, Auxiliar Agropecuário, UNESP, VUNESP, 2025

Sobre os salários pagos a dois amigos, sabe-se que um deles é de R$ 3.150,00 e que a razão entre esses salários é igual a 5/7.
Adicionando-se o salário de um amigo ao salário do outro amigo, tem-se o valor, em R$, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q954891 | Agricultura e Agropecuária, Auxiliar Agropecuário, UNESP, VUNESP, 2025

Por qual razão a inversão térmica deve ser evitada durante a aplicação de defensivo agrícola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q950340 | Filosofia, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

No trecho do quarto parágrafo “emotions may be the key to changing minds”, o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido no texto, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q955727 | Português, Redação, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/

artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidade

e-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)

Assinale a alternativa cujo trecho reescrito pode substituir adequadamente o trecho destacado na passagem do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.