Questões de Concursos UNESP

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51Q953131 | Noções de Informática, Microsoft Excel, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

O Microsoft Excel é utilizado para a criação de planilhas eletrônicas. Sua estrutura é composta por uma matriz bidimensional formada pela interseção de linhas e outro elemento fundamental. Assinale a alternativa que descreve corretamente qual é esse outro elemento:
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52Q953132 | Noções de Informática, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

Considere a URL completa descrita abaixo:

https://usuario:[email protected]:8080/past a/subpasta/arquivo.html?busca=livros#ancora

Qual dos elementos indicados na URL representa a porta de comunicação utilizada pelo servidor para o protocolo:
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53Q953133 | Noções de Informática, Skype, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

Qual das opções abaixo corresponde a um software que disponibiliza um conjunto abrangente de recursos para edição e gerenciamento de arquivos PDF, otimizando a produtividade em tarefas profissionais:
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54Q953134 | Arquivologia, Conceitos e Definições, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

O Skype é um aplicativo utilizado para comunicação, disponível em diversas plataformas. A seguir, analise as alternativas e marque a opção que apresenta uma afirmação incorreta sobre o Skype:
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55Q953135 | Legislação Federal, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

Com base no Plano de Classificação de Documentos e na Tabela de Temporalidade de Documentos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”: atividades-fim, qual das opções a seguir NÃO corresponde a uma função classificada como ATIVIDADE na Gestão do Ensino de Graduação?
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56Q953136 | Legislação Estadual, Decreto Estadual no 58052/12, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

Com base no Art. 3º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que estabelece diretrizes para garantir o direito fundamental de acesso à informação em conformidade com os princípios básicos da administração pública, analise as seguintes afirmações:

I - Observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como regra.
II - Divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações.
III - Utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação.
IV - Fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública.
V - Desenvolvimento do controle social da administração pública.

É incorreto o que se afirma em:
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57Q953137 | Direito Digital, Disposições Preliminares da LGPD, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

Em relação aos deveres dos órgãos e entidades da Administração Pública, em conformidade com o Artigo 4º (Disposições Gerais) do Decreto Estadual nº 58.052/2012, analise os enunciados abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.
[...] Promover a gestão transparente de documentos, dados e informações, assegurando sua disponibilidade, autenticidade e integridade, para garantir o pleno direito de acesso.
[...] Restringir o acesso a documentos, dados e informações de interesse coletivo ou geral, sob sua custódia, tornando-o disponível apenas mediante solicitações específicas.
[...] Proteger os documentos, dados e informações sigilosas e pessoais, por meio de critérios técnicos e objetivos, o mais restritivo possível.
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58Q953138 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

As normas gerais estabelecidas pela Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD) possuem caráter de interesse nacional e devem ser observadas por todos os entes federativos, incluindo a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. No entanto, com relação aos fundamentos da disciplina de proteção de dados pessoais previstos no Art. 2º, identifique qual dos seguintes itens não condiz com um dos fundamentos definidos pelo referido instrumento legal.
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59Q953139 | Arquivologia, Legislação Estadual e Municipal, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com as noções básicas da Norma de Administração Patrimonial da UNESP, um material adquirido para consumo imediato ou para distribuição gratuita pode ser classificado como material de consumo. Nesse contexto, qual critério adicional é utilizado para essa classificação?
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60Q953140 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

Com base no Manual de Protocolo e Normas Processuais da Unesp (Portaria nº 484, de 29 de outubro de 2015), qual dos requisitos apresentados não é compatível com as normas para protocolar um documento?
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61Q953141 | Direito Administrativo, Requisitos do ato administrativo – competência, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com o Artigo 11 da Lei 10.261/68 – Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado (direitos e deveres), os cargos públicos podem ser providos de várias formas, como as destacadas abaixo, EXCETO:
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62Q953142 | Redação Oficial, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de Atos Administrativos da Unesp – 2020, como é definida a situação de fato e de direito que justifica ou autoriza a realização de um ato administrativo?
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63Q953143 | Administração de Recursos Materiais, Classificação dos Bens Patrimoniais, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de Atos Administrativos da Unesp – 2020, os atos ordinatórios têm como objetivo disciplinar o funcionamento da Administração e regular a conduta funcional de seus agentes, aplicando-se no âmbito interno das repartições.
Com base nesse conceito, como são chamadas as determinações específicas, dirigidas aos responsáveis por obras ou serviços públicos, que estabelecem imposições de caráter administrativo ou especificações técnicas de acordo com a forma ou o modo de sua execução?
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64Q953144 | Direito Administrativo, Conceito, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com os tipos de bens listados abaixo, qual deles não pode ser classificado como bens intangíveis?
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65Q953145 | Direito Administrativo, Conceito, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com as disposições da Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, qual das alternativas a seguir refere-se a um artigo ou dispositivo que foi revogado pela Lei nº 12.349, de 2010?
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66Q953146 | Redação Oficial, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com o artigo 3º da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, destaque a alternativa que demonstra uma situação que não se subordina ao regime da referida lei.
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67Q953147 | Arquivologia, Legislação Estadual e Municipal, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de Atos Administrativos da Unesp – 2020, como são denominados os atos administrativos, sejam normativos ou não, emanados de órgãos colegiados, que devem observar rigorosamente o regulamento e o regimento que disciplinam a organização e o funcionamento desses colegiados?
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68Q953148 | Administração de Recursos Materiais, Baixa e Alienação, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com o Manual de Protocolo e Normas Processuais da Unesp, qual das opções a seguir representa uma situação classificada como juntada regular, atendendo aos critérios formais estabelecidos?
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69Q953149 | Noções de Primeiros Socorros, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

A operação pela qual se transfere a propriedade de direito sobre determinado bem para o domínio de terceiros, podendo ser realizada através de venda, permuta, doação etc., é definida como:
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70Q955727 | Português, Redação, Área de Atuação Manutenção Predial, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/

artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidade

e-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)

Assinale a alternativa cujo trecho reescrito pode substituir adequadamente o trecho destacado na passagem do texto.
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