Início

Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q943014 | Química, Soluções características, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

O carbonato de sódio (Na2CO3) tem várias utilidades. É usado no controle do pH da água, em sínteses químicas, como aditivo alimentar e, entre outras, na produção de vidro. Em um experimento, 100 mL de uma solução de carbonato de sódio foram neutralizados com 150 mL de uma solução de ácido clorídrico (HCℓ) 0,20 mol/L.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a concentração da solução de carbonato de sódio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q679380 | Geografia, Noções Gerais de Urbanização, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

"As cidades" são a peça fundamental do jogo da prosperidade”, define Marc Weiss, do Instituto de Praga para o desenvolvimento Urbano Global. [...] “Há uma estranha noção de que a maneira de lidar com os problemas de uma cidade é manter as pessoas longe dela”, prossegue Weiss. “Mas os problemas da vida rural são ainda mais sérios.” [...] Para descobrir como as pessoas estão lidando com o crescimento urbano drástico, o fotógrafo Stuart Franklin e eu fomos a São Paulo, Bangcoc [Tailândia], Lagos [Nigéria] e Hiderabad [Índia]. Preparei-me para levar um choque — e levei. Mas o que mais me impressionou não foram o tumulto informe, o ar irrespirável, as favelas superpovoadas e os arranha-céus insensatos. Foram a tenacidade, a fineza e as esperanças do povo. Essas cidades massivas não são cargueiros lotados sem leme e com um rombo no casco. Nas anônimas vastidões das periferias urbanas, descobri o que parece ser o maior fardo de cada cidade — tanta gente — é na verdade seu maior patrimônio. O problema é como torná-lo operacional. (ZWINGLE; LUCCI, 2019).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o processo de urbanização mundial e suas implicações e fenômenos climáticos, pode-se concluir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q949468 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Língua Portuguesa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
O animal satisfeito dorme,
Mário Sérgio Cortella

O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “o animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece. Por isso, quando alguém diz “fiquei muito satisfeito com você” ou “estou muito satisfeita com teu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é quando alguém diz: “teu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc.) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas.
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?
Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, EMAGRECER etc.) ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo e nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, e sim com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…

Excerto do livro “Não nascemos prontos! – provocações filosóficas”. De Mário Sérgio Cortella.
Disponível em:<http://www.contioutra.com/o-animal-satisfeito-dorme-texto-de-mario-sergio-cortella/>
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q949997 | Artes Plásticas, Musicalidade e Corporeidade, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando por rituais primitivos de concepções religiosas, que eram simbolizadas,através do espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem, exigindoa sua presença de forma completa — corpo, fala e gesto —, numa manifestação da necessidade de expressão e comunicação.
Com base nesses dados e nos conhecimentos sobre a arte teatral, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q950028 | Biologia, A origem da vida na Terra, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Nas últimas décadas, o modelo tradicional de família sofreu profundas alterações. Crianças acostumaram-se a ter duas casas por causa do divórcio dos pais. Mães e pais solteiros começaram a tornar-se comuns. Mulheres entraram no mercado de trabalho e passaram a sustentar suas casas. Casais homossexuais saíram do armário e adotaram filhos... Nos próximos 20 anos, segundo vários pesquisadores, a tendência é que esses novos modelos familiares se consolidem. Todos eles.


Tendo por base as informações apresentadas e as análises sociológicas contemporâneas sobre a instituição Família, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q949524 | Conhecimentos Gerais, Trabalho, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

Alguns países são conhecidos como novos países industrializados ou países com industrialização tardia, isso porque só deram início ao seu processo de industrialização a partir da segunda metade do século XX. Assinale a alternativa que indica países caracterizados com industrialização tardia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q942874 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Português, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Internet é coisa do passado

Para especialista, humanos estarão cada vez mais integrados com tecnologia. Não, um futurista não é alguém que veio do futuro para nos prevenir a respeito do domínio das máquinas e o início de uma guerra sem fim. Muito pelo contrário, Tiago Mattos é multiempreendedor, educador, palestrante e formado pela Singularity University como futurista e seu trabalho é entender que tendências a tecnologia está seguindo. Para entrar no curso, o empreendedor gaúcho de 35 anos de idade foi avaliado com a capacidade de impactar um bilhão de pessoas em dez anos. De acordo com ele, a revolução da Internet já passou e, agora, o futuro aponta para uma integração cada vez maior entre homens e tecnologias. A Singularity University é uma iniciativa da NASA em parceria com o Google e tem como meta principal discutir e encontrar novos caminhos da cultura digital e pós-digital. “O pensamento humano é linear. Já o pensamento dos computadores funciona de acordo com uma lógica exponencial. A cada dezoito meses, mais ou menos, nossa capacidade duplica. Por isso, a velocidade da evolução é cada vez maior”, explica Mattos. Depois da Internet, segundo as discussões da Singularity, três novas revoluções em curso ditam as tendências do futuro próximo: genética/biotecnologia, nanotecnologia e robótica/inteligência artificial. Mattos explica que os anos de 1980 foram transformados pela computação, os 1990 pela Internet e os 2000/2010 viveram o advento dos sensores e da Internet das coisas, agora, o momento já é outro. As interações entre os objetos e os humanos devem se intensificar e se complexificar. “Este é um processo irreversível. Se já temos smartphone, SmarTVs... as coisas ficarão cada vez mais “espertas” e nós, humanos, somos apenas mais uma dessas coisas”, afirma Tiago.

As novas revoluções já começaram

Talvez, para um terráqueo das antigas, muito pode parecer roteiro de ficção científica, mas as três revoluções citadas por Mattos já estão a pleno vapor. Pesquisas para desenvolvimento de órgãos humanos com impressoras 3D, realidade aumentada para uso pedagógico em simulações de situações de risco e funções de dispositivos móveis capazes de monitorar condições médicas dos usuários ou acessar dados bancários remotamente são exemplos de como essas novas tecnologias já estão em nosso dia a dia. E, pelo visto, vem muito mais por aí.

(Adaptado de: RODRIGUES, Ennio. Internet é coisa do passado. Disponível em:<https://super.abril.com.br/tecnologia/internet-e-coisa-do-passado/>. Acesso em: 21 jul. 2015.)
Com base no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Em “Mattos explica que os anos de 1980 foram transformados pela computação, os 1990 pela Internet”, pode-se observar uma elipse da expressão sublinhada. II. Em “as coisas ficarão cada vez mais ‘espertas’ e”, é possível perceber o uso de prosopopeia. . Em “nós, humanos, somos apenas mais uma dessas coisas”, o termo sublinhado é um predicativo do sujeito. IV. Em “Talvez, para um terráqueo das antigas, muito pode parecer roteiro de ficção científica”, o termo sublinhado é um adjunto adnominal.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q949808 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

As duas classes fundamentais da sociedade capitalista definiram-se a partir da Revolução Industrial inglesa do final do século XVIII.

Foram elas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q679633 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais e suprassensíveis, como os conceitos e ideias. Mesmo sendo racional, o conhecimento filosófico dispensa a necessidade da verificação científica, visto que os seus objetos de estudo não apresentam um caráter material. A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo.
Nesse sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento descrito no texto pode ser caracterizado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q679412 | Raciocínio Lógico, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Guarapuava tem um espaço que promove ainda mais o acesso à cultura: o Teatro Municipal. Considere que os amigos X, Y e Z foram juntos ao Teatro Municipal de Guarapuava para assistir à apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná e se sentaram lado a lado.
• Quem se sentou à esquerda disse: – X está sentado no meio; • Quem se sentou no meio disse: – eu sou Y; • Quem se sentou à direita disse: – Z está sentado no meio.
Como X sempre fala a verdade, Y, às vezes, fala a verdade e Z nunca fala a verdade, pode-se concluir que a ordem, da esquerda para a direita, na qual os amigos se sentaram foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q679423 | Sociologia, Auguste Comte e o positivismo, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O pai da Sociologia, o francês Auguste Comte, defendia a existência da razão e da Ciência como sendo fundamentais para a vida humana e pregava uma atitude voltada para o conhecimento concreto e objetivo da realidade. Comte sustentou um posicionamento científico para o pensamento filosófico, apontando para a necessidade absoluta do uso da Razão como ponto de partida para toda e qualquer área do conhecimento. (O PAI, 2019).
Tendo como base o texto apresentado e os conhecimentos sobre Sociologia, é correto afirmar que a escola defendida por Comte era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q679458 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O ácido fosfórico (H3PO4) é um ácido fraco e oxigenado que pode ser encontrado na composição química de qualquer refrigerante. Esse ácido é utilizado devido a sua capacidade de não vaporizar e é responsável pelas bolhas que se formam ao abrir uma garrafa ou lata. O ácido fosfórico é composto pelo elemento químico fósforo (P).
A partir dos conhecimentos sobre o estudo da matéria, a atomicidade desse ácido é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q942888 | Biologia, Fotossíntese, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre os processos que ocorrem durante a etapa fotoquímica da fotossíntese, considere as afirmativas a seguir.
I. Fotofosforilação do ATP que perde fosfato. II. Fotólise da água. III. Liberação de O2. IV. Redução do NAPD a NADPH2.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q942901 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Com efeito, relativamente à natureza, a experiência dá-nos a regra e é a fonte da verdade; no que toca a leis morais, a experiência é (infelizmente!) a madre da aparência e é altamente reprovável extrair as leis acerca do que devo fazer daquilo que se faz ou querer reduzi-las ao que é feito.
(Adaptado de: KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 3.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. p.312.)
Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre o comparativo entre conhecimento e ação em Kant, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A verdade e a moral se confundem, visto que ambas buscam a realização da justiça natural. ( ) O contexto do dever-ser se realiza pautado pela disposição natural de como as coisas são. ( ) O conhecimento deve ser alcançado a partir da experiência, e a ação moral a ela não se limita. ( ) Demonstra haver uma dicotomia entre razão teórica (conhecimento) e razão prática (ação). ( ) A objetividade da moral se alcança em parâmetros racionais distante da necessidade natural.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q942905 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
A universalidade dos pensamentos, como a desenvolve a lógica discursiva, a dominação na esfera do conceito, eleva-se fundamentada na dominação do real. É a substituição da herança mágica, isto é, das antigas representações difusas, pela unidade conceitual que exprime a nova forma de vida, organizada com base no comando e determinada pelos homens livres.
(ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.28.)
Nesse texto, é destacado um importante feito registrado no passado ocidental relativo à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q679508 | Química, Velocidade de Reação, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Para responder à questão, analise os seguintes dados:



1- A temperatura ao final da reação é de 70°C.
2- Considere que esta reação ocorra numa estufa e que a velocidade de formação do produto dentro da estufa seja de 2,5 mol ⁄ L. seg.

Aplicando-se a regra de van’t Hoff, a velocidade de uma reação química que inicialmente se encontra submetida a uma temperatura de 30°C equivale a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q949861 | Biologia, Embriologia humana, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Histologia é o ramo da Biologia que estuda os tecidos. Um tecido é um grupamento de células semelhantes e especializadas que trabalham com a mesma finalidade. Com relação ao tecido conjuntivo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q949623 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

No experimento de Ernest Rutherford, uma fina lâmina de ouro foi bombardeada com partículas alfa provenientes do elemento polônio. Esta experiência revelou que a maioria das partículas atravessavam a lâmina, enquanto algumas sofriam desvios significativos em sua trajetória ou até mesmo eram totalmente repelidas. A conclusão a que Rutherford chegou foi que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q942970 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a Segunda Guerra Mundial, considere as afirmativas a seguir.
I. Foi uma guerra com base em conflitos étnicos e raciais, cujo estopim foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria por um nacionalista croata. II. Foi um conflito relacionado às disputas imperialistas não resolvidas durante a Primeira Guerra Mundial. III. Ocorreram no leste europeu as batalhas mais agudas entre as forças do Eixo e do Exército Vermelho, de 1941 a 1945. IV. Tinha como motivação a intenção alemã de ocupar o leste europeu, assim como as pretensões expansionistas do Japão na Ásia e na Oceania.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q949643 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

“A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o Universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. [...]” (GALILEI, Galileu. O ensaiador. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 119). O Italiano Galileu Galilei foi responsável pelo advento da concepção moderna de ciência. A ele atribui-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.