Início

Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q949479 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre Dias Gomes e O Pagador de Promessas é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q679407 | Matemática, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A soma e o produto das raízes do polinômio expresso por p(x) = (x3 + 2x2 – 3x – 2)4 , considerando-se suas multiplicidades, são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q950024 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Admitindo-se conhecidos os percentuais de aprovação, por parte da população, de 10projetos viáveis para desenvolvimento sustentável em dez cidades da região de Pitanga e Prudentópolis como 15%; 8%; 12%; 15%; 86%; 13%; 13%; 83%; 11%; 13%,é correto afirmar, quanto aos valores percentuais da média aritmética, que Ma é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

444Q679436 | Biologia, Vírus e bactérias, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Considerando-se que uma pessoa tenha sido infectada pelo vírus da Gripe Suína ou Gripe A, a eliminação desse vírus de seu organismo depende de um processo denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

445Q949531 | Geografia, Hierarquia urbana, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

O Estado do Paraná, assim como os demais estados brasileiros, abriga reservas especialmente delimitadas (algumas não demarcadas) de vários grupos indígenas. Porém, um desses grupos foi identificado tardiamente, por volta da década de 1950. Há poucos representantes desta etnia, que foi praticamente dizimada em função do contato com o homem não indígena. Conforme notícias veiculadas recentemente, o último membro legitimo deste povo já morreu. Assinale a alternativa que indica esta etnia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q949553 | Matemática, Álgebra, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre o estudo de Matrizes, assinale a única alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q949556 | Matemática, Pontos e Retas, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO

Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I)A expressão geral dos arcos congruentes a 60º é a = 60º + x60º; com x ℕ. II)O menor valor não negativo côngruo ao arco de 1140º é a = 48º. III)Convertendo 60º para radianos temos π/3 rad. IV) A transformação de 7π/4 radianos para graus, encontramos 315º como resultado. V) A expressão geral dos arcos côngruos aos arcos de 45º é 45º + k360º, com K ℤ.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q949620 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Embora a força física seja condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Ele precisa ter legitimidade. Assinale a alternativa incorreta quanto aos princípios de legitimidade do poder.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q949622 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere a reação ácido-base balanceada: NaOH +HCl→NaCl + H2O
Supondo que 1 mol de NaOH reage com 1 mol de HCl e, levando-se em consideração a lei de conservação das massas de Lavoisier, quantos gramas de H2O seriam produzidos nesta reação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q949639 | Filosofia, Os Contratualistas Hobbes, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Chamamos pejorativamente de maquiavélica a pessoa sem escrúpulos, traiçoeira, astuciosa, que, para atingir seus fins, usa de mentira e de má-fé e nos engana com tanta sutileza que não percebemos a manipulação de que somos vítimas. O mito do maquiavelismo nasceu da leitura da obra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q949654 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere a definição abaixo:
“No primeiro estágio da clivagem, ocorre a formação de um maciço celular originado entre o terceiro e o quarto dia após fecundação. Na segunda e última etapa, ocorre a blástula, onde as células delimitam uma cavidade interna chamada de blastocele, cheia de um líquido produzido pelas próprias células.”
O maciço celular refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q949405 | Geografia, Energia, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A teoria da relatividade restrita, publicada no ano de 1905 pelo alemão Albert Einstein, impactou diversas áreas do conhecimento humano e mudou completamente a maneira que observamos e compreendemos o universo que nos cerca. Ela tratava principalmente das diferenças entre fenômenos físicos observados de diferentes referenciais. A teoria da relatividade restrita foi estruturada com base nos seguintes postulados:
I. As leis da Física são as mesmas para observadores em qualquer sistema de referência inerciais.
II. As leis da Física são as mesmas para observadores em qualquer sistema de referência não-inerciais.
III. A velocidade da Luz no vácuo tem o mesmo valor independente do movimento da fonte ou do sistema de referência do observador.
Sobre os postulados descritos acima, identifique os que estão corretos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q949926 | História, Medievalidade Europeia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Com base na vegetação original, as matas paranaenses podem ser agrupadas em: Mata de Araucária, Mata Atlântica Tropical e a Mata Pluvial Subtropical. O domínio geográfico da Mata da Araucária coincide com as regiões de altitude superiores a 500 metros e de temperaturas médias anuais abaixo de 20ºC. Segundo o geógrafo Orlando Valverde, distinguem-se dois tipos de Mata de Araucária. A primeira predomina nitidamente o pinheiro, formado por um andar de 25 a 30 metros de altura e um andar inferior de 12 e 15 metros de altura. No segundo, forma-se uma floresta mista de pinheiros latifoliada, num nível só de 25 a 30 metros de altura. Assinale a alternativa correta que se refere à região onde são encontrados os últimos vestígios da mata de Araucária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

454Q949934 | Português, Regência, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão

Um humano sai em busca de um mamute, persegue-o durante o dia, arma a emboscada e, depois de inúmeras tentativas, consegue matá-lo e abocanhar seu quinhão de carne.
Em seguida, exausto, volta para casa com o firme propósito de deitar e rolar no tapete com o filho, contar historinhas repetitivas e ignorar a bronca merecida do pimpolho, pois, afinal, trata-se de um pai/mãe ausente o dia todo.
Antes de dormir, ainda se verá no espelho com um olhar de feroz reprovação pela falta de tempo e de pique para a ginástica, para o sexo e para a vida social.
Bem-vindo à geração cem por cento, que acredita que pode e deve dar conta de tudo e de fazer escolhas que não impliquem perdas.
Uma aluna comentou esse fenômeno sabiamente: "Escolha sua perda!". Sim, é disso que se trata. Uma ínfima parcela da população pode se dar ao luxo de não ter que caçar seu mamute diariamente. Além disso, temos outras aspirações, que nos fazem mais do que caçadores, que nos fazem humanos.
Ainda assim, somos assombrados pela ideia de que nossos filhos serão traumatizados pela nossa ausência. Aqui funciona a lógica de que pai e mãe são oxigênio, de que qualquer outro adulto cuidando deles será fatal. [...]
Nossos filhos viverão em média 4 a 5 décadas mais do que nós -ou seja, os deixaremos órfãos, na melhor das hipóteses. Ausência fundamental que marca o sentido da parentalidade, pois acarreta criar sujeitos rumo à autonomia.
[...]
Há, ainda, outras ausências, menos radicais do que a morte, com as quais devemos aprender a lidar. Ausentamonos trabalhando, amando outras pessoas, amando outras coisas e amando a nós mesmos. [...] Ninguém merece ser tudo para um pai ou uma mãe. Por outro lado, nenhum adulto merece criar uma criança sem ajuda, sem respiro, tendo que gostar de brincar por obrigação. [...]
A tarefa parental é imensa e vitalícia. Será exercida por quem assumir essa responsabilidade radical, não cabendo aqui fazer diferença entre homens e mulheres, pais e mães. Quem tomar para si essa missão só poderá cumpri-la a partir de suas escolhas e consequentes perdas, sem fazer da parentalidade um poço de ressentimento e culpas, cuja conta quem paga são os filhos.
Então, façamos a lição de casa. O que realmente é possível para cada família específica, para além de um mundo fantasioso no qual os pais se dedicariam integralmente aos filhos como se isso fosse bom para as crianças? Perguntemo-nos também o que é desejável para nós, pois a presença ressentida não passa desapercebida aos pequenos.
Ao deixá-los com outros, sejam familiares ou profissionais, cabe assumir essa escolha, não valendo controlar à distância avós, babás e professores, o que é enlouquecedor. Enfim, escolha sua perda e aprenda a se ausentar.
(Folha de São Paulo, VERA IACONELLI, 10 set. 2017, com adaptações).
A partir do trecho: “Quem tomar para si essa missão só poderá cumpri-la a partir de suas escolhas e consequentes perdas, sem fazer da parentalidade um poço de ressentimento e culpas, cuja conta quem paga são os filhos”, é correto considerar que o pronome em destaque refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

455Q949461 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Acerca da noção de cultura nas Ciências Sociais, é correto afirmar que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q949462 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

"No início deste novo milênio, o maior desafio da sociedade brasileira é enfrentar uma herança de injustiça social que exclui grande parte da sua população do acesso às condições mínimas de dignidade e cidadania". CARVALHO, Inaiá Maria M. de. Inclusão Social, Pobreza e Cidadania. In: RUBIM, Antônio Albino C. (Org.). Cultura e Atualidade. Salvador: EDUFA, 2005, p.3. Sobre o desenvolvimento econômico e a cidadania no Brasil, no início do século XXI, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q949464 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
O animal satisfeito dorme,
Mário Sérgio Cortella

O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “o animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece. Por isso, quando alguém diz “fiquei muito satisfeito com você” ou “estou muito satisfeita com teu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é quando alguém diz: “teu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc.) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas.
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?
Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, EMAGRECER etc.) ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo e nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, e sim com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…

Excerto do livro “Não nascemos prontos! – provocações filosóficas”. De Mário Sérgio Cortella.
Disponível em:<http://www.contioutra.com/o-animal-satisfeito-dorme-texto-de-mario-sergio-cortella/>
Assinale a única alternativa incorreta em relação à leitura e à interpretação do texto 01.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q679460 | Química, Interações Atômicas Ligações Iônicas, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Considerem-se os ácidos
I. HNO3
II. H2SO4

III. H3PO4

O número de ligações covalentes normais e covalentes dativas corresponde, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

459Q949802 | Geografia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Grandes fluxos migratórios associam-se, geralmente, à presença de cidades que demandam mão de obra. Isso é um fato incontestável em diversas regiões do mundo, ao longo da história humana.


Considerando-se os conhecimentos referentes às migrações internas e à urbanização brasileira e suas relações, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.



( ) A pendularidade da população de baixa renda resulta, entre outros fatores, da segregação do espaço urbano.


( ) A Região Centro-Oeste, no início do século XXI, foi a que mais recebeu imigrantes, dentre outros motivos, devido à expansão do agronegócio.



( ) O processo de metropolização, ainda vigente no país, constitui fator decisivo para as atuais mudanças no fluxo migratório.


( ) As metrópoles modernas do país são configurações cuja dinâmica pode ultrapassar os limites do núcleo municipal de origem.


( ) O movimento sazonal realizado por nordestinos do Agreste semiárido para a Zona da Mata, durante o corte da cana-de-açúcar,é denominado transumância.




A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

460Q949634 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre o filósofo Sócrates, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.