Início

Questões de Concursos UNIPAMPA RS

Resolva questões de UNIPAMPA RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q751832 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca da tecnologia de pós-colheita, como secagem, beneficiamento e armazenagem de grãos e sementes, julgue os itens de 75 a 80.

As características físicas dos produtos agrícolas influenciam a construção e operação de equipamentos de secagem e armazenagem, bem como a adaptação de equipamentos já existentes, com vistas à obtenção de maior rendimento nas operações de processamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

282Q601018 | Agronomia, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em uma propriedade rural, para o rebanho leiteiro, predominantemente de animais da raça holandesa, utiliza-se o método de pastejo rotacionado com forrageiras do gênero Panicum. A distância dos piquetes à sala de ordenha é de 3 km.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A forragem utilizada está adequada ao método de pastejo adotado na propriedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

283Q560085 | Informática, Memória, Técnico de Tecnologia da Informação, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Um equipamento de informática possui as seguintes características: computador desktop com processador de 3,1 GHz, quatro threads, cache L1 de 64 kB, cache L2 de 256 kB por núcleo e cache L3 de 8 MB; dois módulos de memória RAM com 4 GB cada e padrão DDR3 de 1.333 MHz; disco rígido com 500 GB mais 32 GB de SSD; placa de rede integrada, padrão Ethernet de 10/100/1.000 Mbps; teclado USB padrão ABNT2.

Com base nas informações apresentadas, julgue os próximos itens.

O equipamento possui recurso de Dual Channel, pois esse recurso é inerente ao tipo de memória especificado.

  1. ✂️
  2. ✂️

284Q382461 | Biologia, Práticas Laborais, Biólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A complexidade das biomoléculas implica o emprego de técnicas de extração diversas. A respeito dos procedimentos que podem ser empregados na separação das biomoléculas, julgue os itens a seguir.

A centrifugação diferencial é uma técnica empregada na separação de estruturas que se diferenciem em tamanho e peso específico. Essa técnica pode ser empregada tanto na separação do DNA, de acordo com seu tamanho e forma, como na determinação dos tamanhos dos fragmentos do DNA.

  1. ✂️
  2. ✂️

285Q780288 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

As propriedades estruturais de um produto metalúrgico são obtidas utilizando-se análises laboratoriais. Com relação a essas análises, julgue os itens a seguir.

Como regra geral para a maioria dos aços, a dureza HV e o limite de resistência à tração (LRT) apresentam relação que pode ser demonstrada pela expressão LRT (Mpa) = 3,45 x HV.

  1. ✂️
  2. ✂️

286Q780318 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos processos de usinagem, julgue os itens seguintes.

No torneamento, é o movimento de avanço que permite à ferramenta cortar o material enquanto a peça gira.

  1. ✂️
  2. ✂️

287Q478269 | Farmácia, Farmacêutico, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) é decorrente da passagem de anticorpos produzidos pela mãe através da barreira placentária, em reação à sensibilização da mãe pelas hemácias do filho. Esses anticorpos, ao reagir com as hemácias da criança, causam uma série de sintomas clínicos.

Com base nessas informações e a respeito da DHRN, julgue os itens seguintes.

teste de Coombs direto, determina-se a presença de anticorpos na superfície das hemácias.

  1. ✂️
  2. ✂️

288Q728191 | Desenho Industrial, Programador Visual, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas aditivo e subtrativo de cores, julgue os itens seguintes.

No sistema aditivo, a mistura de duas cores sempre resultará em uma cor mais luminosa. A mescla de três cores primárias, em intensidade máxima, gerará a cor branca.

  1. ✂️
  2. ✂️

289Q782527 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca das operações unitárias relacionadas às transferências de massa e de calor, julgue os itens que se seguem.

As corrugações presentes nas placas de pasteurizadores a placas reduzem a turbulência no líquido, o que, junto com a alta velocidade provocada pelo bombeamento, provoca o aumento da espessura da camada limite, gerando altos coeficientes de troca térmica.

  1. ✂️
  2. ✂️

290Q341441 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um argumento lógico, formado por uma ou mais premissas — que devem ser consideradas verdadeiras — e uma conclusão, a ser julgada CERTA ou ERRADA, a partir das premissas.

Irene passou bom tempo olhando seus tênis, seus sapatos de salto, sua blusa e sua camiseta, tentando decidir como iria vestida para uma festa. Uma hora depois, seu irmão Pedro a viu sair de casa e afirmou que ela não foi de tênis e camiseta. Conclusão: Irene deixou os tênis e a camiseta em casa.

  1. ✂️
  2. ✂️

291Q601040 | Agronomia, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A fruticultura é uma das atividades agrícolas mais importantes no Brasil, considerando-se tanto o volume de frutas produzidas quanto a importância socioeconômica dessa atividade, que, dependendo da forma de manejo dos pomares, podas, raleio, tratos fitossanitários e colheita, demanda muita mão de obra. A bananicultura e a citricultura destacam-se entre as frutas mais produzidas no país. Acerca dos cuidados fitotécnicos e do manejo dessas culturas, julgue os itens que se seguem.

A filoxera é uma patogenia radicícola que ataca principalmente citros e videira. Como medida eficiente para seu controle, indica-se a utilização de porta-enxertos resistentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

292Q546540 | Física, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito da instalação e uso de motores elétricos, julgue os itens a seguir.

Na partida de um motor de indução trifásico, é comum utilizar a partida por compensação, ou partida compensadora. Nesse caso, a ligação deve ser feita utilizando-se uma combinação de um circuito com configuração delta e outro com configuração Y.

  1. ✂️
  2. ✂️

293Q795402 | Finanças, Técnico em Contabilidade, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos de finanças, julgue os itens que se seguem.

Em termos financeiros, recomenda-se postergar o recebimento de fluxos de caixa, em razão do valor do dinheiro no tempo e do custo de capital.

  1. ✂️
  2. ✂️

294Q600337 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca de agroindustrialização e tecnologia de conservação de produtos.

No processo artesanal de produção de salame o procedimento de defumação é opcional, uma vez que o salame, praticamente não possui gordura. Já no processo artesanal de produção da copa, a defumação é obrigatória e deve ser repetida várias vezes devido ao alto teor de gordura deste produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

295Q751901 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao uso da água e manejo de bacias hidrográficas.

A vertente institucional que atua no manejo conservacionista de bacias hidrográficas é formada por especialistas de diferentes áreas científicas, que coordenam todos os programas e projetos constantes do plano ambiental a ser implementado por um consórcio de municípios da bacia, ao passo que a vertente comunitária é composta por lideranças da sociedade civil organizada, também integrantes desse consórcio, que elaboram cadernos de planejamento popular.

  1. ✂️
  2. ✂️

296Q780869 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos instrumentos de medição, julgue os itens a seguir.

Em um instrumento de medição, a sensibilidade é definida como a variação do estímulo (sinal de entrada) dividida pela correspondente variação da resposta (sinal de saída).
  1. ✂️
  2. ✂️

297Q604275 | Biblioteconomia, Classificação Decimal de Dewey, Bibliotecário Documentalista, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação à Classificação Decimal de Dewey (CDD), julgue os itens subsequentes.

Na CDD, a inovação consiste na criação de um sistema em que cada assunto possui uma única localização, método conhecido como particionamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

298Q628345 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista de Tecnologia da Informação, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Computadores modernos são constituídos de processadores, memórias, temporizadores, discos, interfaces de rede, entre outros dispositivos. O sistema operacional tem a função de fornecer uma alocação ordenada e controlada de processadores, memórias e dispositivos de E/S entre os vários programas que competem por eles. Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens de 95 a 98.

Semáforo é uma variável inteira usada pelos sistemas operacionais para garantir sincronismo no acesso às regiões críticas de um processo em execução. Os sistemas operacionais distinguem entre semáforos contadores e binários, mas ambos são usados para implementar exclusão mútua.

  1. ✂️
  2. ✂️

299Q798330 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

De acordo com os princípios do tratamento do paciente com diagnóstico de gonartrose, julgue os itens a seguir.

A mobilização da patela no sentido caudal, visando preservar e aumentar a mobilidade da flexão do joelho, é capaz de evitar a formação de aderências no recesso infrapatelar.

  1. ✂️
  2. ✂️

300Q471444 | Educação Física, Técnico Desportivo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que concerne à relação entre população especial e atividade física, julgue os seguintes itens.

Pesquisas recentes acerca da obesidade têm indicado o exercício físico como o procedimento mais efetivo para perda de peso, sendo a continuidade do exercício fundamental para a manutenção do peso a longo prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.