Questões de Concursos: UNITAU

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: UNITAU. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q955958 | Técnicas em Laboratório, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

Qual substância é comumente empregada como umectante em formulações farmacêuticas devido à sua propriedade higroscópica?

12 Q955959 | Técnicas em Laboratório, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

No caso de quebra de um termômetro de mercúrio, um procedimento de segurança comum para a estabilização do resíduo de mercúrio envolve cobri-lo com:

13 Q955957 | Técnicas em Laboratório, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

São considerados materiais perfurocortantes: agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório e outros similares. Constituem o grupo E de resíduos, segundo a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - RDC Nº 306/2004.

Sobre o descarte de resíduos perfurocortantes, é correto afirmar que:

14 Q955960 | Técnicas em Laboratório, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

Qual dos seguintes resíduos deve ser evitado em experimentos laboratoriais devido à sua alta toxicidade e impacto ambiental?

16 Q955964 | Técnicas em Laboratório, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

Destaque o método de análise química que possui as seguintes características: “baseado na comparação da cor produzida por uma reação química com uma cor padrão. De acordo com a intensidade da cor produzida, infere-se a concentração do determinado analito (substância que se quer analisar). O método mais seguro de se verificar a coloração de uma reação é através do uso do espectrofotômetro, que compara a intensidade de cor com uma cor padrão, chamada de “branco” (solução padrão em que o espectrofotômetro é zerado). É o método mais usado em análises laboratoriais de bioquímica clínica”.

17 Q955965 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia Clínica nas Técnicas em Laboratório, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

Em relação às técnicas empregadas para o diagnóstico microbiológico, qual das alternativas abaixo envolve a biologia molecular?

18 Q955967 | Técnicas em Laboratório, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

Em relação à esterilização de vidrarias e utensílios, analise os enunciados abaixo:

I - Calor úmido (autoclavagem) – é o método de esterilização por calor úmido, um dos mais utilizados em ambientes de saúde e laboratórios. São empregados de forma combinada o calor e a pressão para alcançar temperaturas até o ponto de ebulição da água, sem ultrapassá-lo, resultando na destruição eficaz de micro-organismos.
II – Radiação ionizante – a esterilização por radiação ionizante envolve o uso de raios gama, raios x ou feixes de elétrons para destruir microorganismos por meio do aquecimento dos materiais a serem esterilizados.
III – Calor seco – a esterilização por calor seco é realizada por meio do uso de ar quente, atingindo temperaturas elevadas. Tem a mesma aplicabilidade da autoclavagem.
IV – Produtos químicos – a esterilização química envolve o uso de agentes químicos, como óxido de etileno, para destruir micro-organismos. É utilizada em materiais sensíveis ao calor e produtos farmacêuticos.

Não há erros conceituais nos seguintes enunciados:

19 Q955968 | Técnicas em Laboratório, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

Em consonância com a conduta de biossegurança a ser seguida após acidente punctório e com material perfurocortante, analise as afirmativas abaixo:

I - Quimioprofilaxia para o HIV − A administração de antirretrovirais (ARVs) após exposição ocupacional é recomendada pela Coordenação Nacional DST/Aids do Ministério da Saúde com base em estudos retrospectivos e caso-controle que identificam o efeito protetor de zidovudina (AZT) e a redução de viremia com os esquemas combinados de ARVs. A decisão de recomendar quimioprofilaxia para o funcionário exposto leva em consideração o tipo de exposição (gravidade, volume de materialinoculado, profundidade) e o status sorológico do paciente-fonte (HIV+ sintomático ou não). Não é indicada em exposição com baixo risco de transmissão do HIV.
II - Profilaxia de hepatite B − A vacina antihepatite B consiste em três doses (0, 1 e 6 meses). Um indivíduo é considerado imunizado quando a dosagem de anti-HBs for maior ou igual a 10 UI/mL. A vacinação ou revacinação é recomendada como profilaxia para profissionais expostos a material biológico. A administração de Ig humana para hepatite B (HBIG) é indicada quando o paciente-fonte for positivo para HBsAg ou desconhecido e com riscos e o profissional acidentado não tiver sido imunizado anteriormente.
III - Profilaxia de hepatite C – protocolo de vacinação ou revacinação como profilaxia para profissionais expostos a material biológico.

É verdadeiro o que se afirma em:

20 Q955970 | Técnicas em Laboratório, Soluções Desinfetantes, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

Algumas características sobre o formaldeído foram propostas a seguir. Analise cada afirmativa e assinale a que traz uma informação incorreta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.