Questões de Concursos: UNIVASF

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: UNIVASF. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q705125 | Administração Geral, Administrador, UNIVASF, IDECAN

Empirismo pela ciência, foco na tarefa, racionalidade do trabalho, adaptação do trabalhador ao trabalho, não consideração dos fatores sociais e psicológicos, dando mais ênfase nas tarefas mediante um conjunto de rotinas, são características pertinentes à abordagem da

62 Q704685 | Técnicas de Vendas e Negociação, Administrador, UNIVASF, IDECAN

A adoção de um marketing holístico tem se tornado fundamental para a sobrevivência das empresas. Neste contexto e considerando o marketing voltado a serviços, analise as afirmativas a seguir: 
I. Marketing holístico define que todas as partes envolvidas com a organização sofrem interferência e se relacionam. 
II. O marketing holístico para serviços exige apenas marketing externo e interno. 
III. Um exemplo de marketing externo é processo de treinamento e motivação realizado com funcionários para que estes sirvam bem os clientes. 
Assinale

63 Q700888 | Técnicas de Vendas e Negociação, Administrador, UNIVASF, IDECAN

Texto associado.
Keller e Kotler (2006, p. 397) definem serviço como "qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto". 
(KOTLER, P., KELLER, K. -Marketing Management, Pearson - Prentice Hall, 2006).
São características do serviço que interessam ao Marketing, exceto:

64 Q214947 | Meteorologia, Meteorologista, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Durante uma tempestade que durou 30 minutos, o índice pluviométrico atingiu 45 mm. Qual foi a intensidade dessa chuva?

65 Q214160 | Português, Médico Ginecologista e Obstetra, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Texto associado.

TEXTO 1

Empréstimos e identidade cultural

O fenômeno lingüístico-cultural do empréstimo, palavra estrangeira que se introduz em uma língua, sempre levanta polêmicas. O fenômeno não é tão simples quanto possa parecer, nem envolve apenas o aspecto lingüístico, mas também questões culturais e políticas. Sabemos que a palavra é um fenômeno ideológico por excelência. Sendo assim, a adoção de uma palavra estrangeira revela-se como algo mais que uma escolha formal: toda importação de termos é uma intrusão de uma cultura estrangeira e traz consigo um precipitado de valores que interfere e modifica a cultura importadora.
A coexistência entre a língua-fonte, a que influencia na imposição de um termo, e a língua receptora tende a modelar o vocabulário desta por um recorte analógico do mundo objetivo, de acordo com os traços da língua-fonte. A causa não é apenas a vizinhança territorial, nem a convivência lingüística. É resultado da ascendência de uma nação sobre a outra no campo em que se dá o empréstimo.
O conceito de identidade cultural diz respeito à conexão entre indivíduos e estrutura social. O mundo das representações, do qual a língua faz parte, tem uma dinâmica própria, mas sofre influência da base material da sociedade. Nele surge o conceito de visão do mundo, presente na forma de comunicação. A função social das representações é assegurar a dominação de uma classe por outra, violência simbólica que também acontece entre nações, gerando o dominante e dominado, com base no poder político e econômico, definindo o mundo segundo seus interesses. (...)
A noção de identidade evoluiu junto com as transformações sociais que se acentuaram no século XX. Houve uma transição do nacionalismo para a globalização, quando tudo passou a fazer parte do mercado dominado pelas potências mais poderosas. Com a globalização, pela circulação planetária de informação e cultura, criou-se uma área comum de referência, onde as identidades específicas vão perdendo os contornos.
Com a evolução dos meios de comunicação, o indivíduo tem condições de receber e consumir bens produzidos em outras culturas, incorporando a seu cotidiano valores de realidades distantes. Desta forma, enfraquecem-se os vínculos com a comunidade mais próxima, junto com as noções de regionalismo e nacionalismo. A adoção indiscriminada de termos estrangeiros, provenientes da cultura que domina os mass media, torna-se uma conseqüência natural.
Este não é um fenômeno recente: esteve sempre presente nas línguas através de contatos fortuitos ou prolongados. Na atualidade, intensificou-se pelas condições de supremacia de uma única nação sobre as demais. Assim, medidas que façam parte de uma política da língua não precisam incluir regulamentação de empréstimos. Basta que inclua a alfabetização em larga escala, a melhoria do ensino no nível básico, com a qualificação do professorado de Língua Portuguesa e o incentivo a publicações didáticas adequadas. (...)
Como dizia Heidegger, a língua é a casa do ser. Por isso, a intromissão exagerada de outra língua apaga as experiências compartilhadas e acumuladas pela comunidade de fala, tornando-as impessoais. A língua materna, no caso brasileiro, o português, será a última identidade que restará, se as demais forem perdidas.

(Nelly Carvalho. Texto publicado em http://www.universia.com.br/html/materia/materia_ifif.html em 22/09/2005. Acesso em 11/08/2008. Adaptado.)

Dentre as informações apresentadas a seguir, assinale a única que está em consonância com o Texto 1.

66 Q214966 | Meteorologia, Meteorologista, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Qual o período da estação chuvosa na região de Petrolina?

67 Q705904 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa Lei 8429 92, Administrador, UNIVASF, IDECAN

José é servidor público estável e foi demitido em razão da prática de ato de improbidade administrativa. Inconformado, José contratou advogado para que buscasse junto à Justiça decisão que anulasse a sua demissão e lhe garantisse o retorno ao serviço público. Considerando a situação hipotética descrita, assinale a alternativa correta.

68 Q214313 | Medicina, Médico Clínica Médica, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Assinale a alternativa correta:

69 Q215014 | Meteorologia, Meteorologista, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Qual o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no litoral de Pernambuco e Paraíba?

70 Q703675 | Administração Geral, Administrador, UNIVASF, IDECAN

De acordo com a Teoria Neoclássica da Administração, a gestão de um processo administrativo percorre, naturalmente, as quatro funções básicas do administrador. Assim, com base nesta teoria, não é função do administrador
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.