Questões de Concursos UNIVESP

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101Q946539 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP, 2018

Nas fezes humanas, é possível encontrar milhares de bactérias da flora intestinal e células intestinais. Quando se comparam células bacterianas com as células humanas, podem-se verificar diversas diferenças quanto à atividade metabólica e morfológica. Uma das diferenças é que as células humanas
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102Q946550 | Matemática, Potência, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Embora pareça algo natural, a notação de valores numéricos no sistema de base 10 (sistema decimal) é, na verdade, uma convenção, como outras notações que foram utilizadas no passado. Um número no sistema decimal representa uma somatória de potências de 10: por exemplo, o número 2367 (dois mil, trezentos e sessenta e sete) equivale a 2 · 103 + 3 · 102 + 6 · 101 + 7 · 100 . Caso fosse utilizado um sistema de base 6, o número 2543 neste sistema equivaleria, no sistema decimal, a:
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103Q950204 | Matemática, Pontos e Retas, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

Em uma sala de aula com 100 alunos de um curso preparatório para o vestibular, há 30 alunos com exatamente 15 anos, 50 alunos com exatamente 17 anos e o restante dos alunos possuem exatamente x anos, com x diferente de 15 e de 17.
Se a média de idade dos alunos dessa sala é 16,6 anos, é correto afirmar que x é
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104Q950227 | Português, Morfologia, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

Assinale a alternativa que apresenta um período escrito de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
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105Q950241 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular, UNIVESP, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder a questão.

Ezequiel, quando começou o capítulo anterior, não era ainda gerado; quando acabou era cristão e católico. Este outro é destinado a fazer chegar o meu Ezequiel aos cinco anos, um rapagão bonito, com os seus olhos claros, já inquietos, como se quisessem namorar todas as moças da vizinhança, ou quase todas.
Agora, se considerares que ele foi único, que nenhum outro veio, certo nem incerto, morto nem vivo, um só e único, imaginarás os cuidados que nos deu, os sonos que nos tirou, e que sustos nos meteram as crises dos dentes e outras, a menor febrícula, toda a existência comum das crianças. A tudo acudíamos, segundo cumpria e urgia, cousa que não era necessário dizer, mas há leitores tão obtusos, que nada entendem, se lhes não relata tudo e o resto. Vamos ao resto. (Dom Casmurro. São Paulo, Globo, 1997)
Assinale a alternativa em que a regência, no trecho destacado, apresenta-se de acordo com a da norma-padrão.
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106Q995079 | Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Advogado, UNIVESP, IBADE, 2025

Poder constituinte é o poder de criar ou modificar as normas constitucionais. O Poder Constituinte é classificado em: originário, derivado ou reformador e decorrente. De acordo com essa classificação, assinale a alternativa correta.
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107Q946551 | Matemática, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Em matemática, denomina-se interpolação o método que permite construir uma nova função a partir de um conjunto discreto de pontos previamente conhecidos, de tal forma que estes pontos estejam contidos na nova função. Quando a função resultante deste processo é um polinômio, este recebe o nome de interpolação polinomial. Considere três pontos, definidos por (x, sen x), onde os valores de x são 0, π/2 e π (valores em radianos). Quanto à função polinomial resultante deste processo, assinale a alternativa correta.
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108Q946562 | Inglês, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Texto associado.
Utilize o texto a seguir para responder a questão.

The End of Poverty

Equality is a very big idea, connected to freedom, but an idea doesn’t come for free. In a world where distance no longer determines who your neighbor is, paying the price for equality is not just heart, it’s smart. The destinies of the “haves” are intrinsically linked to the fates of the “have-nothing-at-alls”. If we didn’t know this already, it became too clear on September 11, 2001. Africa is not the front line in the war against terror, but it soon could be.
“The war against terror is bound up in the war against poverty.” Who said that? Not me. Not some beatnik peace group. Secretary of State Colin Powell. And when a military man starts talking like that perhaps we should listen. In tense, nervous times isn’t it cheaper – and smarter – to make friends out of potential enemies than to defend yourself against them?
We could be the first generation to outlaw the kind of extreme, stupid poverty that sees a child die of hunger in a world of plenty, or of a disease preventable by a twenty-cent inoculation. We are the first generation that has enough power to do that. The first generation that is powerful enough to unknot the whole tangle of bad trade, bad debt, and bad luck. The first generation that can end a corrupt relationship between the powerful and the weaker parts of the world which has been so wrong for so long.
If the rich nations decided they could become slightly “poorer”, they would truly help the nations in need. If they agreed to write off the old debts of the poor countries, the whole world would be safer. This year millions of people gathered to persuade world leaders to invest more in fighting poverty and disease in Africa.
We cannot save energy life. But the ones we can, we must. It is – or it ought to be – unacceptable that an accident of longitude determines whether a child lives or dies. Fifteen thousand people dying needlessly every day from AIDS, TB, and malaria. Behind each of these statistics is someone’s daughter, someone’s son, a mother, a father, a sister, a brother.
This is Africa’s crisis. That it’s not on the nightly news, that we do not treat this as an emergency – that’s our crisis.

(adapted from Bono’s foreword to the End of Poverty, Jeffrey Sachs, Penguin Press, and “This is Generation’s Moon Shot”, by Bono in Time)
Assinale a alternativa correta para o verbo em destaque na frase abaixo.
Africa is not the front line in the war against terror, but it soon “could” be.
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109Q946571 | História, Era Vargas 19301954, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Com o fim do governo de Getúlio Vargas, que era conhecido como Estado Novo, em 1945, o Brasil passou por um período democrático que se estendeu até 1964. O processo de industrialização assumiu grandes proporções nessa época, ainda mais com o Plano de Metas que foi instituído no mandato de Juscelino Kubitschek, também chamado de JK (1956- 1961). A respeito do Plano de Metas,leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Com o plano de Metas, várias grandes empresas estrangeiras, chamadas de multinacionais, estabeleceram-se no Brasil. ( ) Foi a partir deste plano que a modernização ganhou um ritmo ainda mais rápido do que no período anterior. ( ) Em poucos anos, foram construídas usinas hidrelétricas, como a de Furnas e a de Três Marias, e a siderúrgica Usiminas, todas em Minas Gerais. ( ) Mas, nesse mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu a uma taxa média de 10% ao ano. Dessa forma, durante o governo JK (1956-1961), o país registrou péssimos índices na produção industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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110Q688530 | Matemática, Progressão Geométrica, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

No plano cartesiano (x,y), considere uma reta r que passa pelos pontos (1, 2) e (3, –2), e uma retas, que passa pelo ponto (4, 4) e (5, 2). É correto afirmar que as retas r e s são
Dado: ∆y/∆x
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111Q946598 | História, Medievalidade Europeia, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Pelo fato de a imensa maioria da cristandade medieval ser composta de iletrados, os detalhes do Paraíso Terrestre eram propagados pelo clero cotidianamente em línguas vulgares. Possuidores da cultura escrita e, portanto, do acesso à Bíblia, os sacerdotes católicos transmitiam seus ensinamentos principalmente por meio da palavra, nos sermões e pregações realizados nas missas e festas religiosas. Gravuras, pinturas, vitrais e esculturas também ajudavam a veicular as mensagens eclesiásticas numa sociedade em que a leitura era um privilégio de poucos e uma das principais fontes do poder da Igreja Católica. CAMPOS, F.; CLARO, R. Oficina de História. São Paulo: Leya, 2015. p.168. Adaptado.
Segundo o texto,
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112Q950188 | Física, Resistores e Potência Elétrica, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

O ferro de soldar a estanho é uma ferramenta muito usada em oficinas de conserto de equipamentos eletrônicos. Tem como princípio de funcionamento o aquecimento de uma ponta metálica pela conversão direta de energia elétrica em calor, como ocorre em um ferro de passar roupas. O calor obtido é suficiente para derreter o estanho, material utilizado para a solda de componentes eletrônicos. Se, em uma dessas oficinas, um ferro de soldar a estanho de 40 W de potência permanece ligado a uma tomada de 110 V por um período de 190 horas, a energia transformada em calor pela ferramenta é, aproximadamente, de
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113Q946606 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Algumas substâncias tóxicas, como metais pesados e pesticidas, apresentam Índice de Toxidez (IT), que limita as concentrações dessas substâncias nos animais e nos seres humanos. Observe a tabela que apresenta padrões adotados para o Índice de Toxidez (mg/L) da água, segundo resolução número 20 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Metais Pesados Padrões Classes 1 e 2 Padrões Classes 3 e 4
Cádmio 0,001 0,01 Chumbo 0,03 0,05 Cobre 0,02 0,5 Cromo Total* 0,1 0,1 Mercúrio 0,0002 0,002 Níquel 0,025 0,025 Zinco 0,18 5,0 <https://tinyurl.com/yyeahxq5> Acesso em: 20.05.2019. Adaptado

Considerando os Padrões Classes 1 e 2, o componente de maior toxidade deve apresentar IT menor, que corresponde ao
Dadas as Massas Molares, em g/mol: Cd Pb Cu Cr Hg Ni Zn 112 207 63,5 52 201 59 65,5
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114Q950191 | Química, Fórmulas, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

Considere uma amostra de lama, coletada no rio Doce, em que se pode ter o equilíbrio químico do carbonato de chumbo II, a25°C, representado pela equação.
PbCO3(s) Pb2 +(aq) + CO3 2 –(aq)
A concentração de íons carbonato, presentes nesse equilíbrio, é
Dado: Produto de Solubilidade do PbCO3, a 25 °C: Kps = 7,4 · 10–14
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115Q950198 | Matemática, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

O comportamento do processo de decomposição de uma certa substância é dado por Q(t) = 4-t, em que t é o tempo, em minutos, e Q(t), a quantidade de massa dessa substância em função de t. Suponha que a massa inicial dessa substância seja de 1 g. O tempo, em segundos, que essa substância levará para atingir a meia-vida, ou seja, para atingir a metade de sua massa inicial, será
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116Q950203 | Matemática, Médias, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

As soluções da equação de segundo grau x²– 2 = 0, pertencem ao conjunto dos números
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117Q950237 | Português, Uso da Vírgula, Vestibular, UNIVESP, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.

Tentativa e erro, experimentar o novo, entender que algumas questões têm respostas complexas ou podem mesmo não ter uma resposta, cultivar a noção de que o fracasso é essencial para o progresso, aceitar que erros são o que nos faz eventualmente acertar, saber persistir quando as dificuldades parecem não acabar nunca.
Esses são alguns dos componentes da pesquisa científica, uma espécie de sabedoria acumulada através dos tempos que, acredito, é também muito útil em vários aspectos da vida – de como enfrentar desafios individualmente até como reger empresas.
Quem poderia adivinhar que a eletricidade e o magnetismo são manifestações de um campo eletromagnético que se propaga através do espaço com a velocidade da luz? Quem poderia adivinhar que as espécies animais evoluem devido a mutações genéticas aliadas ao processo de seleção natural? Esse conhecimento todo não veio do nada; exigiu muita coragem intelectual, disciplina de trabalho e tolerância ao erro.
Se as coisas não funcionam, precisamos deixar o orgulho para trás e aceitar que falhamos. Todo cientista sabe muito bem que a maioria das suas ideias não vai funcionar. Resolutos, vamos em frente; mas devemos também estar abertos a críticas.
Na ciência, e em qualquer outra área de trabalho, é bom ouvir as sábias palavras de Isaac Newton – mesmo se o próprio, durante a vida, não tenha sido o que chamaria de um modelo de humildade profissional: “Não sei o que possa parecer aos olhos do mundo, mas aos meus pareço apenas ter sido como um menino brincando à beira-mar, divertindo-me com o fato de encontrar de vez em quando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita que o normal, enquanto o grande oceano da verdade permanece completamente por descobrir à minha frente”.

(Marcelo Gleiser. www.folha.uol.com.br. 10.12.2017. Adaptado)
A frase de Newton, ao final do texto, ilustra que esse cientista
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118Q950245 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UNIVESP, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o trecho de Menino de engenho, de José Lins do Rego, para responder a questão.

Eu passava o dia inteiro rondando os oficiais nas suas confidências. Contavam a história de uns carpinas num engenho do Brejo.
– O senhor de engenho só mandava para eles bacalhau, na janta e no almoço. Passavam o dia inteiro bebendo água com a boca seca. Um dia um deles disse para o negro que não gostava de bacalhau, que não aguentava mais aquilo. No outro dia o tabuleiro com a comida chegou: era peru. E peru de tarde. E a semana toda, peru. Num domingo, o mestre saiu para dar umas voltas nos arredores. Viu um negro com uma porção de urubus nas costas:
– O que é isto, moleque?
– É peru pros carpinas.
Os oficiais anoiteceram e não amanheceram na propriedade. E rebentou ferida pelo corpo deles. Estiveram para morrer um tempão.
(Menino de engenho. Rio de Janeiro, José Olympio, 2000)
Da leitura desse trecho, entende-se que
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119Q950246 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UNIVESP, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o poema de A rosa do povo, livro de Carlos Drummond de Andrade publicado em 1945, para responder a questão.

Notícias
Entre mim e os mortos há o mar
e os telegramas.
Há anos que nenhum navio parte
nem chega. Mas sempre os telegramas
frios, duros, sem conforto.

Na praia, e sem poder sair.
Volto, os telegramas vêm comigo.
Não se calam, a casa é pequena
para um homem e tantas notícias.

Vejo-te no escuro, cidade enigmática.
Chamas com urgência, estou paralisado.
De ti para mim, apelos,
de mim para ti, silêncio.
Mas no escuro nos visitamos.

Escuto vocês todos, irmãos sombrios.
No pão, no couro, na superfície
macia das coisas sem raiva,
sinto vozes amigas, recados
furtivos, mensagens em código.

Os telegramas vieram no vento.
Quanto sertão, quanta renúncia atravessaram!
Todo homem sozinho devia fazer uma canoa
e remar para onde os telegramas estão chamando.

(Poesia 1930-62. São Paulo, Cosac Naif, 2012)
Publicado em 1932, Menino de engenho representa a prosa
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120Q950259 | Matemática, Problemas, Vestibular, UNIVESP, VUNESP, 2018

Na sequência dada a seguir, estão relacionadas, em ordem crescente e substituídas por letras, as notas obtidas pelos seis candidatos finalistas na última prova de um processo seletivo.
x x y y+2 z z
Sabendo-se que a nota mediana e a nota média foram iguais a 8, e que a menor nota corresponde a 3/5 da maior, é correto afirmar que a menor nota obtida nessa prova foi
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