Início

Questões de Concursos UNIVESP

Resolva questões de UNIVESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1017622 | Engenharia de Produção, Qualidade, Área de Atuação 6 Engenharia de Produção e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da modelagem de processo, que é um item essencial para o entendimento de requisitos de qualidade, julgue os itens a seguir, relativos ao evento de link.

I Eventos intermediários de link representam uma ligação entre pontos distantes de um mesmo processo.

II O evento de link é frequentemente utilizado em processos cujo número de atividades é muito grande e nos quais há pontos do processo visualmente distantes ou bloqueados.

III O símbolo do evento de throw link é uma seta preta que sinaliza a ponta de origem da ligação, enquanto o símbolo do evento do tipo catch é uma seta branca que sinaliza a destinação.

Assinale a opção correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1061433 | Português, Morfologia, Linguista, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Acrescentemos que, em português, a alternância vocálica pode ser o que podemos chamar submorfêmica. Isto acontece quando não é ela (como, ao contrário, sucede em fiz, em face de faz + er) a marca única da noção gramatical por expressar.

Ela entra no vocábulo formal como um reforço, por assim dizer, de um morfema gramatical.


Joaquim Mattoso Câmara Jr. Estrutura da língua portuguesa.

44. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011 (com adaptações).



O tipo de alternância vocálica referido no texto precedente é evidenciado no par

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q1017662 | Português, Interpretação de Textos, Linguista, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto 8A1-I


Quatro ou cinco cavalheiros debatiam, uma noite, várias questões de alta transcendência. (...)

Entre a cidade, com as suas agitações e aventuras, e o céu, em que as estrelas pestanejavam, através de uma atmosfera límpida e sossegada, estavam os nossos quatro ou cinco investigadores de coisas metafísicas, resolvendo amigavelmente os mais árduos problemas do universo.

Por que quatro ou cinco? Rigorosamente eram quatro os que falavam; mas, além deles, havia na sala um quinto personagem, calado, pensando, cochilando, cuja espórtula no debate não passava de um ou outro resmungo de aprovação. Esse homem tinha a mesma idade dos companheiros, entre quarenta e cinquenta anos, era provinciano, capitalista, inteligente, não sem instrução, e, ao que parece, astuto e cáustico. Não discutia nunca; e defendia-se da abstenção com um paradoxo, dizendo que a discussão é a forma polida do instinto batalhador, que jaz no homem, como uma herança bestial.

Como desse esta mesma resposta naquela noite, contestou-lha um dos presentes, e desafiou-o a demonstrar o que dizia, se era capaz. Jacobina (assim se chamava ele) refletiu um instante, e respondeu:

— Pensando bem, talvez o senhor tenha razão.

Vai senão quando, no meio da noite, sucedeu que este casmurro usou da palavra, e não dois ou três minutos, mas trinta ou quarenta. A conversa, em seus meandros, veio a cair na natureza da alma, ponto que dividiu radicalmente os quatro amigos. Cada cabeça, cada sentença; não só o acordo, mas a mesma discussão tornou-se difícil... Um dos argumentadores pediu ao Jacobina alguma opinião, uma conjetura, ao menos.

— Nem conjetura, nem opinião, redarguiu ele; uma ou outra pode dar lugar a dissentimento, e, como sabem, eu não discuto. Mas, se querem ouvir-me calados, posso contar-lhes um caso de minha vida, em que ressalta a mais clara demonstração acerca da matéria de que se trata. Em primeiro lugar, não há uma só alma, há duas...

— Duas?

— Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... A alma exterior pode ser um espírito, um fluido, um homem, muitos homens, um objeto, uma operação. Está claro que o ofício dessa segunda alma é transmitir a vida, como a primeira; as duas completam o homem, que é, metafisicamente falando, uma laranja. Quem perde uma das metades, perde naturalmente metade da existência; e casos há, não raros, em que a perda da alma exterior implica a da existência inteira.

E assim outros mais casos. Eu mesmo tenho experimentado dessas trocas. Não as relato, porque iria longe; restrinjo-me ao episódio de que lhes falei.

Eis aqui como ele começou a narração:

— Tinha vinte e cinco anos, era pobre, e acabava de ser nomeado alferes da Guarda Nacional. Não imaginam o acontecimento que isto foi em nossa casa. Vai, então, uma das minhas tias, D. Marcolina, que morava a muitas léguas da vila, desejou ver-me, e pediu que fosse ter com ela e levasse a farda. Fui, acompanhado de um pajem, que daí a dias tornou à vila, porque a tia Marcolina, apenas me pilhou no sítio, escreveu a minha mãe dizendo que não me soltava antes de um mês, pelo menos. E abraçava-me! Chamava-me também o seu alferes... Se lhes disser que o entusiasmo da tia Marcolina chegou ao ponto de mandar pôr no meu quarto um grande espelho, obra rica e magnífica, que lhe dera a madrinha, e que esta herdara da mãe, que o comprara a uma das fidalgas vindas em 1808 com a corte de D. João VI. Não sei o que havia nisso de verdade; era a tradição. O espelho estava naturalmente muito velho; mas se via nele ainda o ouro, comido em parte pelo tempo, uns delfins esculpidos nos ângulos superiores da moldura, uns enfeites de madrepérola e outros caprichos do artista. Tudo velho, mas bom...

O certo é que todas essas coisas, carinhos, atenções, obséquios, fizeram em mim uma transformação, que o natural sentimento da mocidade ajudou e completou. O alferes eliminou o homem. Durante alguns dias, as duas naturezas equilibraram-se; mas não tardou que a primitiva cedesse à outra; ficou-me uma parte mínima de humanidade. Aconteceu, então, que a alma exterior mudou de natureza, e passou a ser a cortesia e os rapapés da casa, tudo o que me falava do posto, nada do que me falava do homem. A única parte do cidadão que ficou comigo foi aquela que entendia com o exercício da patente; a outra dispersou-se no ar e no passado.


Machado de Assis. O espelho. Esboço de uma nova teoria da alma humana.

In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994 (com adaptações).

No texto 8A1-I, a intenção precípua do narrador é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q1017672 | Sem disciplina, Sintaxe, Linguista, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto 8A2-I


Nenhum homem é uma ilha, completa em si mesma; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa ficará menor, como se tivesse perdido um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio. A morte de cada homem diminui a mim, porque na humanidade me encontro envolvido. Por isso, não procures saber por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.


John Donne. Meditações. Tradução: Fabio Cyrino.

São Paulo: Editora Landmark, 2012 (com adaptações).

As relações sintáticas originalmente estabelecidas no texto 8A2-I, no que diz respeito à formação de sintagmas (constituintes), seriam mantidas caso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q983644 | Design Gráfico, Ergonomia e Usabilidade, Designer Gráfico e de Interface, UNIVESP, IBADE, 2025

No campo do design de experiência, qual das alternativas a seguir descreve corretamente a relação no contexto do design de interação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q983647 | Design Gráfico, PréProdução e PósProdução, Designer Gráfico e de Interface, UNIVESP, IBADE, 2025

Considerando o processo de produção gráfica, qual das alternativas abaixo define corretamente a etapa da pré-impressão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q983681 | Redes de Computadores, Técnico em Suporte de Microinformática, UNIVESP, IBADE, 2025

Quantos bits são usados para representar um endereço IPv4 e um endereço IPv6, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q946603 | História, República de 1954 a 1964, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

O governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956–1961) foi marcado por otimismo e euforia, apoiado em ideais modernos e industrializantes. Sob o lema “50 anos em 5”, esse presidente apresentou seu Plano de Metas, que consistia, principalmente, em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1017794 | Informática, Internet, Área de Atuação 2 Computação e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta acerca da versão mais atual do aplicativo de mensagens Telegram.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q1017816 | Engenharia de Telecomunicações, Redes de Computadores, Área de Atuação 5 Engenheria de Computação e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Integra uma topologia de computação distribuída na qual o processamento de informações fica localizado perto de onde essas informações são produzidas ou consumidas a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q950251 | Atualidades, Guerras, Vestibular, UNIVESP, VUNESP, 2018

O problema da identidade nacional foi sem dúvida o grande fator de votação pela saída da União Europeia. No caso inglês foi equacionado com a atitude anti-imigrante. O elemento inquietante neste debate é a total ausência do problema da desigualdade social que tem subido no Reino Unido, assim como em todo o mundo ocidental, desde os anos de 1980. (www.publico.pt. Adaptado)
De acordo com o excerto, uma das causas da escolha do Reino Unido de deixar a União Europeia está fundamentada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1017620 | Engenharia de Produção, Qualidade, Área de Atuação 6 Engenharia de Produção e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Em certo processo de usinagem de componentes cilíndricos, uma característica da qualidade a ser mensurada é o diâmetro (x) desses componentes (mm), pois ele impacta diretamente no ajuste do conjunto articulado onde será montado. Foram retiradas 60 amostras de um lote de produção, obtendo-se a média do diâmetro x̅ = 52 mm e desvio padrão σ = 2 mm. Os limites de especificação da variável x são definidos por (45;60) mm.

Com base nessa situação hipotética, considerando que x tem distribuição normal, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q684911 | Química, Soluções características, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

O preparo de soluções é uma prática muito utilizada em laboratórios químicos.Soluções são as misturas resultantes da junção de duas ou mais substâncias químicas em que apresentam apenas uma fase (mistura homogênea). Para obter uma solução de molaridade igual a 0,1M e volume igual a 500mL, deseja-se encontrar a massa do NaCl que deve ser pesada no laboratório. Considere a massa molar do sal igual a 58,5 g/mol e assinale a alternativa correta que contém essa quantidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q983666 | Legislação Federal, Técnico em Suporte de Microinformática, UNIVESP, IBADE, 2025

Segundo previsto no Art. 6º da Lei 12.527/2011, cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, entre outras prerrogativas, assegurar a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q1061503 | Matemática, Trigonometria, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Considere que o pentágono P tenha sido inscrito em uma circunferência de raio R, e que o pentágono Q seja formado pelos pontos médios dos lados consecutivos de P. Nessa situação, se Q fosse inscrito em uma circunferência, o raio desta circunferência seria igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q983687 | Sistemas Operacionais, Técnico em Suporte de Microinformática, UNIVESP, IBADE, 2025

Se uma janela não for minimizada ao pressionar o botão de minimizar, qual tecla de atalho pode ser utilizada para minimizar todas as janelas e acessar a área de Trabalho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q946568 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Construído com concreto e areia, o Coliseu é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano. A respeito do Império Romano, leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Com a morte de Nero, sobreveio um ano de guerras civis, após o qual assumiu Vespasiano, general da família dos Flávios. Teve início, então, o período de maior esplendor do Império Romano. ( ) Com Vespasiano, novas cidades surgiram e o modo de vida romano passou a ser adotado nas mais distantes províncias. ( ) O Império em sua fase de esplendor enfrentaria, sobretudo, problemas de outras naturezas, como epidemias, incêndios e até a destruição da cidade de Pompeia em 79 d.C. ( ) As lutas de gladiadores, iniciadas durante a República, tornaram-se um evento extremamente popular. Diversos anfiteatros, como o Coliseu, em Roma, foram construídos em todo o Império para a realização desses espetáculos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q950197 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

As senoides são funções periódicas muito utilizadas para descrever movimentos de ondas sonoras e luminosas. A função real dada por f(x) = 2.sen ( 4x + π/2) -1 representa uma dessas ondas.

Sobre a função f(x) = 2.sen ( 4x + π/2) -1 é correto afirmar que o valor de f(x) quando x vale π/4 é
Dados: sen (0) = 0 sen (π/2)= 1
sen (π)= 0 sen (3π/2)= 1
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q950229 | Português, Uso da Vírgula, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

A alternativa que apresenta uma metáfora é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.