Início

Questões de Concursos URCA

Resolva questões de URCA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q947352 | Matemática, Equação de 2 Grau e Problemas de 2 Grau, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

Na equação x4 − 9x3 + 27 x2 − 29x + 6 = 0 temos 2 -√3como uma de suas raízes. As outras raízes são x1, x2 e x3 com x1 < x2 < x3. Qual o valor de x2 e x3 ?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q685720 | Geografia, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

As afirmativas abaixo se referem ao Conhecimento Geográfico. Assinale a alternativa correta:

I. A Geografia escolar possibilita compreender as relações sociais, econômicas, culturais, que acontecem no espaço, além de procurar desenvolver a consciência do papel de sujeito transformador do espaço geográfico.

II. Ratzel, em seu livro: Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História (1882); definiu “o objeto geográfico como estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade”. Atuando, primeiramente na fisiologia e na psicologia dos indivíduos e, depois, essa mesma natureza influenciaria na constituição social, através dos recursos do meio, no qual a sociedade está localizada.

III. A Geografia Crítica considera o conceito de espaço geográfico como o método meramente descritivo dos dados estatísticos onde os relatos de viajantes, missionários e alguns estudiosos comprometem a veracidade das informações, o que provoca uma grandecrítica aos livros didáticos que não permitem uma ampla discussão dos temas em sala de aula.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q680609 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Prova 1, URCA, CEV URCA

No fim de julho de 1750, rodeado de relíquias multiárias, embalado ao som de um canto coral eclesiástico expirava, afinal, D. João V, o moribundo Roi Soleil português. Três dias depois a ascensão de D. José começava a predominar nos negócios de Estado, Sebastião José de Carvalho e Melo, posteriormente conhecido como Marques de Pombal (MAXWELL. Kenneth). A devassa da devassa. São Paulo: Paz e Terra, 2005, p. 21). Sobre o período da História citado, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q947362 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

Nascentes da Chapada do Araripe As nascentes de água existentes na região da Chapada do Araripe revelam grande importância para o abastecimento público da população do Cariri e foram fundamentais na época de ocupação deste território. As nascentes de água desta região surgem, precisamente, no contato de dois tipos de arenitos, os arenitos permeáveis da Formação Exu, do topo da chapada, e os arenitos impermeáveis da Formação Arajara. na altitude média de 730m. Ao todo, são conhecidas 348 fontes naturais de água que nascem no sopé da serra do Araripe, sendo 297 do lado cearense. Está grande concentração de nascentes na parte cearense da chapada é explicada pelas camadas de rochas que a compõem e que possuem uma inclinação de cerca de 6 graus em direção ao Estado do Ceará (Norte). Esta situação permite que a água da chuva que precipita sobre a Chapada se infiltre nas rochas e retorne à superfície em nascentes naturais.
A água é um poderoso solvente, capaz de dissolver um grande número de substâncias e que possui diversas propriedades. Isso é possível devido à sua geometria molecular, polaridade e força intermolecular. Essas características atribuídas à água são:

Disponível em: <http://geoparkararipe.org.br/nascentes-da-chapada-do-araripe>. Acesso em 25/11/2018. (adaptado)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q680613 | Conhecimentos Gerais, Política, Prova 1, URCA, CEV URCA

A partir de 2010, várias transformações políticas rebentaram em países árabes e ficaram conhecidas como Primavera Árabe. Sobre estes movimentos, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q947378 | Biologia, Evolução biológica, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

Divulgação Científica: Biologia, Tecnologia e Cidadania


Em certas regiões da África, a frequência de um alelo que causa a anemia falciforme (ou siclemia) tornou-se muito alta. Esse alelo produz uma hemoglobina anormal. Os indivíduos homozigotos que possuem esses dois alelos apresentam anemia e problemas circulatórios que podem ser fatais. Os heterozigotos (indivíduos com um alelo que condiciona a anemia e outro alelo normal) ou não tem a doença ou têm em forma branda, sem prejuízos à sobrevivência. Além disso, eles são resistentes à malária, doença comum nessa região da África, provocada pela protozoário plasmódio, que parasita o fígado e as hemácias, causando a destruição dessas células. Os heterozigotos são resistentes porque os parasitas consomem o oxigênio da hemácia infectada, o que facilita a aglutinação da hemoglobina e promove a formação de hemácias em meia – lua, característica da doença. Essas hemácias com má – formação serão destruídas pelo baço antes que o parasita complete seu desenvolvimento. Assim, os indivíduos heterozigotos têm vantagens sobre as pessoas sem alelos para a anemia falciforme, pois estas podem contrair a doença, e sobre os portadores de alelos para a anemia falciforme em homozigose, pois eles morrem cedo. A sobrevivência dos heterozigotos garante, naquelas regiões africanas, uma frequência maior de indivíduos heterozigotos do que em regiões onde não há malária. Dessa forma, poder-se-ia esperar que, uma vez erradicada a malária, a frequência do alelo para a anemia diminuísse. Porém, apesar do uso de inseticidas e de outras medidas, a erradicação total da malária nas regiões endêmicas é muito difícil. Um estudo mostrou que a frequência do alelo para a anemia falciforme na população dos Estados Unidos vinda de regiões malarígenas da África diminuiu para 4,2%. A maioria dessa população emigrou das regiões malarígenas da África ocidental há cerca de trezentos anos, e nessas regiões a frequência do alelo é de 12%. Portanto, a mudança de ambiente exerceu uma influência sobre o alelo para a anemia falciforme e diminuiu sua frequência na população

(LINHARES, S; GEWANDSZNAJDER, H. P. Biologia Hoje. Volume 3. 3 ed. São Paulo: Ática, 2016).

O texto acima trata de uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q947386 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

“A desagregação da União Soviética e da Iugoslávia, o crescimento do fundamentalismo, as lutas dentro da Rússia, da Turquia e do México por questões de identidade, a intensidade dos conflitos por comércio entre os Estados e Japão, os esforços dos Estados islâmicos e confucianos para adquirir armas nucleares e os meios para lançá-las, a continuação do papel da China como uma grande potência ‘de fora’, a consolidação dos regimes democráticos em alguns países e não em outros e a crescente corrida armamentista na Ásia Ocidental”.

(HUNTINGTON, Samuel. O choque de civilizações e a recomposição da Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003)

Assinale a alternativa corretamente correspondente aos acontecimentos descritos no enunciado da questão acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q947399 | Geografia, Urbanização brasileira, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

Sobre Urbanização, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O processo de urbanização brasileira foi influenciado pela industrialização após a Segunda Guerra Mundial, com a formação de um mercado interno, tendo à frente as indústrias implantadas no sudeste.

II. As diferenças no ritmo da urbanização são percebidas nas disparidades econômicas regionais e na posição diferenciada que cada região ocupa na economia nacional.

III. A redução do movimento migratório da população nordestina para a região sudeste do Brasil influenciou nitidamente a polarização de Salvador, Recife e Fortaleza sobre as suas próprias áreas e seus raios de abrangência.

IV. A região Sudeste apresenta uma rede urbana complexa, com características de grande modernização das infraestruturas viárias, comunicação, bens, serviços, etc., conforme podemos observar em Curitiba cuja polarização direta abrange Ribeirão Preto, Volta Redonda, Cuiabá e Paraná.

V. A expansão das Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo estão originando a formação de uma Megalópole.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q947426 | Física, Estática e Hidrostática, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

Um estudante pega um cubo maciço que possui densidaded= 0,50g /cm³ com arestaα=10cme coloca num recipiente contendo água. Ele observa que o cubo fica parcialmente imerso na água pela metade, observando apenas a/2=5cm das arestas verticais fora da água. Ele pega o mesmo cubo e coloca em outro recipiente contento álcool. Qual a diferença entre a parte imersa no álcool com a parte imersa na água sabendo que adensidade da áua é dH2O =1,00g/cm3e a densidade do álcool é dALC = 0,80 g/cm3 ?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q680544 | Português, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2017

Texto associado.

ESPINHOSEFLORES


Os subúrbios do Rio de Janeiro são a mais curiosa cousa em matéria de edificação de cidade. A topografia do local, caprichosamente montuosa, influiu decerto para tal aspecto, mais influíram, porém, os azares das construções. Nada mais irregular, mais caprichoso, mais sem plano qualquer, pode ser imaginado. As casas surgiam como se fossem semeadas ao vento e, conforme as casas, as ruas se fizeram. Há algumas delas que começam largas como boulevards e acabam estreitas que nem vielas; dão voltas, circuitos inúteis e parecem fugir ao alinhamento reto com um ódio tenaz e sagrado. Às vezes se sucedem na mesma direção com uma frequência irritante, outras se afastam, e deixam de permeio um longo intervalo coeso e fechado de casas. Num trecho, há casas amontoadas umas sobre outras numa angústia de espaço desoladora, logo adiante um vasto campo abre ao nosso olhar uma ampla perspectiva.

Marcham assim ao acaso as edificações e conseguintemente o arruamento. Há casas de todos os gostos e construídas de todas as formas. Vai-se por uma rua a ver um correr de chalets, de porta e janela, parede de frontal, humildes e acanhados, de repente se nos depara uma casa burguesa, dessas de compoteiras na cimalha rendilhada, a se erguer sobre um porão alto com mezaninos gradeados. Passada essa surpresa, olha-se acolá e dá-se com uma choupana de pau-a-pique, coberta de zinco ou mesmo palha, em torno da qual formiga uma população; adiante, é uma velha casa de roça, com varanda e colunas de estilo pouco classificável, que parece vexada a querer ocultar-se, diante daquela onda de edifícios disparatados e novos. Não há nos nossos subúrbios cousa alguma que nos lembre os famosos das grandes cidades européias, com as suas vilas de ar repousado e satisfeito, as suas estradas e ruas macadamizadas e cuidadas, nem mesmo se encontram aqueles jardins, cuidadinhos, aparadinhos, penteados, porque os nossos, se os há, são em geral pobres, feios e desleixados.

Os cuidados municipais também são variáveis e caprichosos. Às vezes, nas ruas, há passeios em certas partes e outras não; algumas vias de comunicação são calçadas e outras da mesma importância estão ainda em estado de natureza. Encontra-se aqui um pontilhão bem cuidado sobre um rio seco e passos além temos que atravessar um ribeirão sobre uma pinguela de trilhos mal juntos. Há pelas ruas damas elegantes, com sedas e brocados, evitando a custo que a lama ou o pó lhes empane o brilho do vestido; há operário de tamancos; há peralvilhos à última moda; há mulheres de chita; e assim pela tarde, quando essa gente volta do trabalho ou do passeio, a mescla se faz numa mesma rua, num quarteirão, e quase sempre o mais bem posto não é que entra na melhor casa. Além disto, os subúrbios têm mais aspectos interessantes, sem falar no namoro epidêmico e no espiritismo endêmico; as casas de cômodos (quem as suporia lá!) constituem um deles bem inédito. Casas que mal dariam para uma pequena família, são divididas, subdivididas, e os minúsculos aposentos assim obtidos, alugados à população miserável da cidade. Aí, nesses caixotins humanos, é que se encontra a fauna menos observada da nossa vida, sobre a qual a miséria paira com um rigor londrino. Não se podem imaginar profissões mais tristes e mais inopinadas da gente que habita tais caixinhas. Além dos serventes de repartições, contínuos de escritórios, podemos deparar velhas fabricantes de rendas de bilros, compradores de garrafas vazias, castradores de gatos, cães e galos, mandingueiros, catadores de ervas medicinais, enfim, uma variedade de profissões miseráveis que as nossas pequena e grande burguesias não podem adivinhar. Às vezes, num cubículo desses se amontoa uma família, e há ocasiões em que os seus chefes vão a pé para a cidade por falta do níquel do trem. Ricardo Coração dos Outros morava em uma pobre casa de cômodos de um dos subúrbios. Não era das sórdidas, mas era uma casa de cômodos dos subúrbios. Desde anos que ele a habitava e gostava da casa que ficava trepada sobre uma colina, olhando da janela do seu quarto para uma ampla extensão edificada que ia da Piedade a Todos os Santos.

Vistos assim do alto, os subúrbios têm a sua graça. As casas pequeninas, pintadas de azul, de branco, de oca, engastadas nas comas verde-negras das mangueiras, tendo de permeio, aqui e ali, um coqueiro ou uma palmeira, alta e soberba, fazem a vista boa e a falta de percepção do desenho das ruas põe no programa um sabor de confusão democrática, de solidariedade perfeita entre as gentes que as habitavam; e o trem minúsculo, rápido, atravessa tudo aquilo, dobrando à esquerda, inclinando-se para a direita, muito flexível nas suas grandes vértebras de carros, como uma cobra entre pedrouços. Era daquela janela que Ricardo espraiava as suas alegrias, as suas satisfações, os seus triunfos e também os seus sofrimentos e mágoas. Ainda agora estava ele lá, debruçado no peitoril, com a mão em concha no queixo, colhendo com a vista uma grande parte daquela bela, grande e original cidade, capital de um grande país, de que ele a modos que era e se sentia ser, a alma, consubstanciado os seus tênues sonhos e desejos em versos discutíveis, mas que a plangência do violão, se não lhes dava sentido, dava um quê de balbucio, de queixume dorido da pátria criança ainda, ainda na sua formação... Em que pensava ele? Não pensava só, sofria também. Aquele tal preto continuava na sua mania de querer fazer a modinha dizer alguma cousa, e tinha adeptos. Alguns já o citavam como rival dele, Ricardo; outros já afirmavam que o tal rapaz deixava longe o Coração dos Outros, e alguns mais – ingratos! – já esqueciam os trabalhos, o tenaz trabalhar de Ricardo Coração dos Outros em prol do levantamento da modinha e do violão, e nem nomeavam o abnegado obreiro.


(TristeFimdePolicarpoQuaresma,pp.160­-165)

Às vezes, nas ruas, há passeios em certas partes e outras não. No termo em destaque temos um caso da utilização do acento grave. A alternativa em que o acento indicativo de crase não procede é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q680563 | Inglês, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2017

Texto associado.

IS A VEGAN DIET HEALTHY?


By Mary Lynch


As a registered nutritionist, the question “Is the vegan diet healthy?” is one I get all the time, especially at this time of year.

Frustratingly, the answer is that it depends as much on what you eat as with any other diet. Someone living purely on ready salted crisps or chips, for example, would be technically following a vegan diet, but it would in no way be healthy.

However, research shows that there are potential benefits to a vegan diet. A recent study indicated that the average vegan diet is higher in vitamin C and fibre, and lower in saturated fat than one containing meat. In addition, statistics show that vegans have a lower BMI (height-to-weight ratio) than meat eaters – in other words, they are skinnier.

You see, a diet without any meat or dairy products is likely to contain a lot less saturated fat, which is related to increased cholesterol levels and increased risk of heart disease. We also know that fat contains more calories per gram than other foods, and so vegans may consume fewer calories as a result. Finally, a vegan diet is generally thought to contain more cereals, fruits, vegetables, nuts and seeds than a non¬vegan diet.

Sounds great right? Not quite. In terms of micronutrients, a vegan diet is actually more susceptible to being nutritionally poor. A vegan diet is naturally low in calcium, vitamin D, iron, vitamin B12, zinc and omega-3 fatty acids. Therefore, if you follow a vegan diet it is essential that you get enough of these nutrients through specific vegan food sources – and may even need to take additional supplements. We have many recipes suitable for vegans that can help, just check out our vegan section. In our features we also have this traditional hummus recipe, which contains tahini – a good source of calcium, zinc and iron, which are all micronutrients hard to get a hold of on a vegan diet.

So there you have it: going vegan does not necessarily mean you are going to be healthier. In fact, I think that much of the improvement in diets among vegans is a result of education rather than going meat free. In other words, if someone chooses to go vegan they are more likely to care about what they are eating and therefore are more likely to educate themselves on the types of foods they should and should not be eating.


From: https://goo.gl/AwDYY7. Accessed on 03/22/2017.

The suffix –y in the words healthy (1st paragraph) and fatty (5th paragraph) gives the idea of:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q680590 | Matemática, Cilindro, Prova 1, URCA, CEV URCA

Se girarmos um retângulo em torno do seu lado maior, teremos um cilindro de volume igual a 375πcm3. Sabendo que o lado maior do retângulo mede o triplo do lado menor, então a razão entre a sua área e o seu perímetro é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q944576 | Matemática, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Após um rigoroso processo seletivo, um grupo formado por 7 homens e 4 mulheres atingiu os requisitos exigidos por uma determinada empresa para fins de contratação. Porém a empresa irá contratar apenas 6 dos 11 candidatos aptos, sendo que, destes 6, pelo menos duas devem ser mulheres. De quantos modos a empresa pode escolher este grupo de 6 pessoas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q944590 | Química, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Em uma aula de química experimental, um aluno, utilizou uma capela para misturar cuidadosamente pequena quantidade de açúcar comum (sacarose, C12H22O11) com ácido sulfúrico concentrado. A mistura gerou mudança de cor no açúcar (escurecendo) e provocou liberação de gases, indicativo de que ocorreu reação química. Com base no relato acima assinale a informação verdadeira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q944593 | Química, Soluções características, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Uma amostra de 0,728 g de cloreto de hidrogênio gasoso é dissolvida em água pura para 200 mL de solução. Marque a única opção que mostra as concentrações aproximadas, em mol/L, de íons hidrônio e hidróxido, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q944601 | Biologia, Características dos seres vivos, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Sobre as aves ssinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q680473 | Física, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

Uma onda eletromagnética monocromática possui comprimento de onda “L” e frequência “F”. Se “c” é a velocidade da luz no vácuo podemos dizer que “L”, “F” e “c” estão relacionados por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q947481 | Inglês, História Geografia Português Inglês, URCA, CEV URCA, 2019

Texto associado.

Texto 3


What is domestic violence and abuse?

When people think of domestic abuse, they often focus on domestic violence. But domestic abuse occurs whenever one person in an intimate relationship or marriage tries to dominate and control the other person. Domestic violence and abuse are used for one purpose and one purpose only: to gain and maintain total control over you. An abuser doesn’t “play fair.” Abusers use fear, guilt, shame, and intimidation to wear you down and keep you under their thumb. Your abuser may also threaten you, hurt you, or hurt those around you.

Domestic violence and abuse do not discriminate. Abuse happens among heterosexual couples and in same-sex partnerships. It occurs within all age ranges, ethnic backgrounds, and economic levels. And while women are more commonly victimized, men are also abused – especially verbally and emotionally. The bottom line is that abusive behavior is never acceptable, whether it’s coming from a man, a woman, a teenager, or an older adult.

From: https://goo.gl/ZoQWV6. Accessed on 11/07/2018

De acordo com o Texto 3, quem são as principais vítimas de violência e abuso doméstico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q680548 | Português, Sintaxe, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2017

Cada pessoa/que chegava/se impressionavacom o nacionalismo exagerado, /embora não o compreendesse.

Há no fragmento acima, três orações, assim distribuídas: 1.Cada pessoa se impressionava com o nacionalismo exagerado; 2. Que chegava; 3. Embora não o compreendesse. A segunda oração é:



  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q680576 | Física, Calorimetria, Prova 1, URCA, CEV URCA

Considere o texto:
Um conceito amplo de calor se refere a forma de transferência de energia não mecânica entre sistema e vizinhança, ou seja, uma forma de transferência de energia entre sistema e vizinhança não relacionada a trabalho mecânico, podendo ser decorrente de diferença de temperatura entre sistema e vizinhança ou mesmo advinda de radiação solar etc.
Podemos dizer que se um sistema termodinâmico libera para a vizinhança, num certo processo, uma quantidade de calor cujo valor absoluto é 7joules e realiza um trabalho de 3joules então, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, a variação de energia interna do sistema, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.