Início

Questões de Concursos URCA

Resolva questões de URCA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q947369 | Química, Química Orgânica, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

Em botijões de gás temos o GLP, gás liquefeito do petróleo utilizado como combustível. Muitas vezes, observando a cidade, vemos que existem depósitos de botijões de gás em locais não apropriados, o que pode causar acidentes. Em uma cidade de Minas Gerais foi realizada uma vistoria para evitar depósitos de botijões em locais não adequados. Os donos do depósito receberam uma advertência para que cuidassem melhor do local, já que um vazamento de gás poderia provocar uma reação do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q944565 | Física, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Marque a opção que está em desacordo com conceitos da gravitação universal (não relativística) e seus aspectos históricos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q944574 | Matemática, Circunferências, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Seja S o conjunto formado pelos pontos (x, y) onde a reta 2y = x + 4 intersecta a circunferência (x − 4)² + (y + 1)² = 25. É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q947427 | Física, Lei da Termodinâmica, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

A lei zero da termodinâmica diz se um corpo A está em equilíbrio térmico com um corpo B e A está em equilíbrio Térmico com um corpo C, então a temperatura TB = TC. Pergunta-se: É trivial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q680467 | Física, Estática e Hidrostática, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Sendo 1 atmosfera a pressão atmosférica local, um objeto a 30 metros de profundidade neste lago estará sujeito a uma pressão de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q680502 | História, Medievalidade Europeia, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

“Quando um fiel havia cometido um pecado, ele podia, ou antes, devia ver um padre, contar-lhe o erro cometido e, a esse erro, que devia sempre ser um erro grave, o padre respondia propondo ou impondo uma penitência – que se chamava uma “satisfação”. A cada pecado devia corresponder uma satisfação. A consumação dessa satisfação, e somente ela, podia acarretar, sem nenhuma cerimônia suplementar, a remissão do pecado” (FOUCAULT, Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2014, p. 147) O texto acima, destaca um dos principais rituais cristãos no período feudal da Europa a partir do século VI.
Considerando as características desses rituais e o texto acima, assinale a alternativa correta no que se refere ao ritual da penitência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q680525 | Biologia, Briófitas e Pteridófitas, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2017

Analise a descrição abaixo: "Grupo de plantas de pequeno porte, encontradas em locais úmidos e sombreados, que crescem no solo ou sobre os troncos das árvores. Há poucas espécies dulcícolas e nenhuma marinha. Este grupo de plantas apresenta rizóides e não possui vasos condutores". Após a análise do texto, assinale a alternativa que apresenta o nome do grupo das plantas com as características apresentadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q944584 | Química, Sistemas Gasosos, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) 10 g de hidrogênio e 142 g de cloro reagem entre si. A quantidade restante de gás reagente reage com o excesso de oxigênio. A mesma quantidade do gás reagente reage com nitrogênio. Calcule as quantidades dos produtos em ambas as reações. Considere as massas molares: H = 1g/mol e Cl = 35,5g/mol.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q947447 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

Texto associado.

Texto a ser utilizado na questão.


Escorro o suor do meio dia

Assobiando a melodia

Eu tento saciar

Com o gole da cabaça

Passa a sede mas não passa

O jejum o jejum há.


O sol esquenta minha cabeça

Vixe maria não se esqueca

Também de esquentar

Com seus beijos minha vida

Eo sobejo da comida

Que sobrou do jantar.


João acabou-se a farinha

E o querosene da cozinha

No feijão "gurgui" já deu


Pai traz um vestido de chita

Que eu quero ficar bonita

Bonita que nem um mateu


Tenha paciência minha gente

Foi a seca e a enchente

E o culpado não sou eu.

(Música: Meio Dia, Luiz Fidelis)

Quando o compositor diz “escorro o suor do meio dia”, nos remete a um importante sistema de defesa do nosso organismo o “suor”, pois quando transpiramos, a água que expelimos (nosso suor) se evapora graças ao calor latente de evaporação, o que permite que a nossa temperatura corporal seja controlada, a sensação de frio que ocorre quando estamos suado, explica-se corretamente pelo fato de que a evaporação da água:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q680506 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

“Nessa confusão de meios, é difícil concluir se as imagens visuais ilustravam os textos ou o contrário. O que importa é que certamente eles se influenciavam e reforçavam mutuamente. A figura de Vitória, por exemplo, aparece não só em medalhas, estátuas e pinturas, mas em peças teatrais, como no Toison d’or (1660), de Corneille. Os arcos do triunfo provisórios erigidos para as entradas reais e os arcos de pedra construídos em Paris e outros lugares eram espelhos uns dos outros. Se os relevos esculpidos em torno da estátua de Luís na Place des Victoires imitavam algumas medalhas do reinado, cunhou¬se por outro lado uma medalha para comemorar a inauguração da estátua Medalhas e monumentos eram reproduzidos em gravuras. Abundavam as representações do rei e de seus feitos.” (BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 1994).


Observando o texto acima e com base nos seus conhecimentos sobre a História da França assinale a única alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q947389 | Geografia, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

Leia o texto abaixo, com atenção e, em seguida, assinale a alternativa que indica corretamente outros processos tradicionais de Regionalização do Mundo.

“Na Geografia mais tradicional, carregada ora de um empirismo mais descritivo, ora de uma lógica determinista pautada na sobrevalorização do ambiente físico ou natural, a divisão do mundo em “regiões” era feita pela simples distinção entre águas e terras, configurando então os famosos “continentes” fisiográficos (América, Eurásia, África e Oceania), ou ainda pela mais simples diferenciação em faixas climáticas (zona intertropical e zonas temperadas e glaciais).”

(HAESBAERT: 2016).

I. Blocos sociopolíticos, dividindo o mundo entre socialismo e capitalismo.

II. Associação dos blocos políticos e base econômica dividindo o mundo entre “norte e sul”.

III. Associação econômica/política dividindo o mundo entre países “desenvolvidos e subdesenvolvidos”.

IV. As grandes “civilizações”, de base cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q947401 | Geografia, Projeções e Representações, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

Sobre Representação Cartográfica é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q947406 | Português, Orações subordinadas substantivas Subjetivas, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

Texto associado.

Venenos de Deus, remédios do diabo: as incuráveis vidas de Vila Cacimba

– Noutro dia, você zangou-se comigo porque eu não o chamava pelo seu nome inteiro. Mas eu conheço o seu segredo.

– Não tenho segredos. Quem tem segredos são as mulheres.

– O seu nome é Tsotsi. Bartolomeu Tsotsi.

– Quem lhe contou isso? De certeza que foi o cabrão do Administrador.

Acabrunhado, Bartolomeu aceitou. Primeiro, foram os outros que lhe mudaram o nome, no baptismo. Depois, quando pôde voltar a ser ele mesmo, já tinha aprendido a ter vergonha de seu nome original. Ele se colonizara a si mesmo. E Tsotsi dera origem a Sozinho [Bartolomeu Sozinho].

– Eu sonhava ser mecânico, para consertar o mundo. Mas aqui para nós que ninguém nos ouve: um mecânico pode chamar-se Tsotsi?

– Ini nkabe dziua.

– Ah, o Doutor já anda a aprender a língua deles?

– Deles? Afinal, já não é a sua língua?

– Não sei, eu já nem sei...

O médico olha para o parapeito e estremece de ver tão frágil, tão transitório aquele que é seu único amigo em Vila Cacimba. O aro da janela surge como uma moldura da derradeira fotografia desse teimoso mecânico reformado.

– Posso fazer-lhe uma pergunta íntima?

– Depende – responde o português.

– O senhor já alguma vez desmaiou, Doutor?

– Sim.

– Eu gostava muito de desmaiar. Não queria morrer sem desmaiar.

O desmaio é uma morte preguiçosa, um falecimento de duração temporária. O português, que era um guarda-fronteira da Vida, que facilitasse uma escapadela dessas, uma breve perda de sentidos.

– Me receite um remédio para eu desmaiar.

O português ri-se. Também a ele lhe apetecia uma intermitente ilucidez, uma pausa na obrigação de existir.

– Uma marretada na cabeça é a única coisa que me ocorre.

Riem-se. Rir junto é melhor que falar a mesma língua. Ou talvez o riso seja uma língua O português confessa sentir inveja de não ter duas línguas. E poder usar uma delas para perder o passado. E outra para ludibriar o presente.

– A propósito de língua, sabe uma coisa, Doutor Sidonho? Eu já me estou a desmulatar.

E exibe a língua, olhos cerrados, boca escancarada. O médico franze o sobrolho, confrangido: a mucosa está coberta de fungos, formando uma placa esbranquiçada.

– Quais fungos? – reage Bartolomeu. – Eu estou é a ficar branco de língua, deve ser porque só falo português...

O riso degenera em tosse e o português se afasta, cauteloso, daquele foco contaminoso.

[...]

O médico olha para o parapeito e estremece de ver tão frágil, tão transitório aquele que é seu único amigo em Vila Cacimba. O aro da janela surge como uma moldura da derradeira fotografia desse teimoso mecânico reformado.

– Posso fazer-lhe uma pergunta íntima?

– Depende – responde o português.

– O senhor já alguma vez desmaiou, Doutor?

– Sim.

– Eu gostava muito de desmaiar. Não queria morrer sem desmaiar.

O desmaio é uma morte preguiçosa, um falecimento de duração temporária. O português, que era um guarda-fronteira da Vida, que facilitasse uma escapadela dessas, uma breve perda de sentidos.

– Me receite um remédio para eu desmaiar.

O português ri-se. Também a ele lhe apetecia uma intermitente ilucidez, uma pausa na obrigação de existir.

– Uma marretada na cabeça é a única coisa que me ocorre.

Riem-se. Rir junto é melhor que falar a mesma língua. Ou talvez o riso seja uma língua anterior que fomos perdendo à medida que o mundo foi deixando de ser nosso. [...]

(COUTO, Mia. Venenos de Deus, remédios do diabo: as incuráveis vidas de Vila Cacimba. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, pp. 110-113)

No fragmento: O português confessa sentir inveja de não ter duas línguas. O termo em destaque é sintaticamente classificado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q947413 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

Texto associado.

LA UNIDAD DEL ESPAÑOL


En su intervención Villanueva ha descrito los momentos más transcendentales de la historia del español: «El primero es, obviamente, el fundacional, la constitución del romance castellano y su expansión por la Península ocupada por los árabes. El segundo comienza en 1492, el año de la Gramática de Nebrija, con la llegada de Colón a América. Y el tercero es el que hace del español una lengua ecuménica, la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo: con este tercer momento me refiero al proceso de la independencia y constitución de las Repúblicas americanas a partir de finales del segundo decenio del siglo XIX».

El director de la RAE ha subrayado que «en la unidad de nuestra lengua universal, bien perceptible hoy gracias a la fluida comunicación que la movilidad de las personas y la transmisión a través de los medios de nuestras respectivas hablas facilita, tuvo mucho que ver, en este trascendental siglo XIX, la labor académica».

Darío Villanueva explicó que en 1871 se creó la Academia Colombiana de la Lengua, «la decana, detrás de la RAE, de las hoy existentes. La penúltima, cronológicamente hablando, sería precisamente la ANLE, constituida en 1973. La última establecida hasta el momento, ya en pleno siglo XXI, ha sido la del único país de África que tiene el español como lengua oficial: La Academia Ecuatoguineana. Sería de desear que esa nómina se cerrase con una vigesimocuarta Academia, que no sería otra que la del judeoespañol, la lengua que los judíos sefardíes, expulsados de España en 1492, mantuvieron viva hasta hoy en sus comunidades extendidas por gran parte de Europa, por el Imperio Otomano y algunos enclaves del Nuevo Mundo».

Texto extraído de www.rae.es

A palavra “ecuménica”, presente no texto e relacionada à língua, pode ser compreendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q944611 | História, Mundo Árabe de Maomé ao Império, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) O cristianismo se caracteriza por ser uma religião monoteísta e abraâmica. Por volta do ano 313 da nossa era, Constantino Magno (306 - 337) promulgou o Edito de Milão, e o cristianismo passou a ser permitido em todo o Império Romano. No século IV d.C., no ano 384 em função do Edito da Tessalônica, de Teodósio Magno, o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano, e enquanto os cristãos tentavam dominar o mundo, consolidando-se no mundo bizantino, no Oriente Médio, na Arábia, diversos povos se uniram em torno de uma nova religião, o islamismo. A cultura árabe-islâmica, expandia-se por diferentes localidades, entre elas o norte do continente africano e na península Ibérica. A civilização árabe-islâmica surgiu e irradiouse a partir da Península Arábica, situada no sudoeste da Ásia. A região apresenta clima quente e seco, com cerca de 80% de seu território construído por desertos. Acerca da Arábia é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q947451 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

O cariri cearense é um oásis cultural transladando da música ao artesanato. Nesta alquimia que provoca o labor da pedra bruta, surgem inúmeras peças das mãos habilidosas de gente simples, que lapidam o barro, desde a retirada da argila cavada nas barreiras de Nova Olinda até o atelier, seja no Crato ou em Juazeiro do Norte, onde habilmente o barro é trabalhado. A arte encanta na química que surge, no transformar vidas, sejam dos artesãos aos compradores. O barro utilizado tem em sua composição vários componentes dentre eles se destacam íons Ca +2 e íons Mg +2 . Qual o número de níveis eletrônicos são ocupados pelos elétrons do íon Ca +2 e qual dos íons Ca 2+ ou Mg 2+ é isoeletrônico do íon metálico presente na substância Aℓ2O3, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q947346 | Física, Lei da Termodinâmica, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

A moto é um meio de transporte cada vez mais preferível pela população da região do cariri cearense (apesar de seus riscos), principalmente por ser considerada mais econômica em ralação ao consumo de combustíveis fósseis como a gasolina. Em relação à explicação científica no campo da Termodinâmica sobre o funcionamento de um motor de combustão interna da moto marque a alternativa aceita na linguagem científica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q680527 | Biologia, Anelídeos e Moluscos, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2017

Observe atentamente a descrição a seguir: Monóico, com clitelo, moela, nefrídeos, cerdas, circulação fechada e respiração cutânea. Você diria que esse animal é... responda corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q947344 | Física, Movimento Harmônico, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

O pêndulo foi um instrumento útil para a fabricação de relógio de pêndulo. Ainda é usado para estimar a gravidade local. A expressão que descreve o período pendular, nesse caso, é T = 2πL/g . Onde T é o período, L é o comprimento do pêndulo e g é a gravidade local. Sabe-se então que, deslocando-se o pêndulo de pequenos ângulos, a sua oscilação é dada em período constante. Essa propriedade foi muito útil para a construção de relógios de pêndulo. Pegamos dois pêndulos simples um com o comprimento L/2 e período T2, outro com o comprimento 2L e período T3. Colocamos esses pêndulos para oscilar e medimos os seus períodos. Marque a alternativa que dá a relação do período do pêndulo 2 com período do pêndulo 3, ou seja, T2/T3 :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q947457 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019

As células – ovo (zigotos) de praticamente todas as espécies animais armazenam substâncias nutritivas no citoplasma na forma de grânulos de vitelo, constituídos por uma mescla de proteínas e lipídeos. Com base na quantidade e na distribuição do vitelo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Ovos oligolécitos apresentam quantidade relativamente pequena de vitelo, distribuída de forma mais ou menos homogênea no citoplasma. ( ) Ovos mesolécitos apresentam quantidade relativamente grande de vitelo, distribuída de forma heterogênea no citoplasma ovular. ( ) Ovos megalécitos apresentam grande quantidade de vitelo, que ocupa quase totalmente a célula. ( ) Ovos Centrolécitos apresentam quantidade relativamente grande de vitelo concentrado na região central. ( ) Em muitos mamíferos, a quantidade de vitelo nos ovos é tão reduzida que eles são chamados de alécitos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.