Questões de Concurso UnB

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q932041 | Educação Artística, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 A cibercultura propõe uma forte questão
antropológica: repensar a dimensão do corpo. As tecnologias
numéricas, as interfaces e as redes de comunicação oferecem
4 novas formas de vida — o denominado pós-biológico. Nesse
contexto, a ciberarte se caracteriza por ser uma arte totalmente
comportamental, que envolve o corpo em ação. A arte
7 interativa, marcada pelos avanços das tecnologias da
microinformática, oferece tipos de comunicação em que o
corpo conectado a tecnologias provoca diferentes
10 comportamentos do sistema artificial, gerando-se
comunicações em uma zona que mescla, em níveis viscerais e
vitais, o natural, o artificial e o virtual tecnológico.
Diana Domingues A vida com as interfaces da era pós-biológica: o animal e o humano
In: Diana Domingues (Org ) Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e
criatividade São Paulo: Editora UNESP, 2003, p 95-6 (com adaptações)
No que se refere ao texto apresentado e aos múltiplos aspectos a
ele relacionados, julgue os itens de 107 a 113.
O corpo é a principal preocupação da ciberarte, definida como um movimento artístico que valoriza retratos pintados de corpos em ação para efeitos de comunicação massiva por meio de revistas digitais que divulgam obras de arte pela Internet.

62 Q596384 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Durante décadas, as mulheres lutaram pelo direito ao voto.
No Reino Unido, essa luta foi a mais ferrenha entre todos os países
da Europa. No início do século XX, algumas mulheres chegaram a
transgredir leis para conquistar seu direito ao voto, e o aparato do
Estado respondia duramente, desfazendo manifestações a golpes e
pauladas e encarcerando manifestantes. Apesar disso, o movimento
continuou e, em 6 de fevereiro de 1918, foi aprovada uma lei que
concedia às mulheres com idade acima de trinta anos e com
determinado patrimônio o direito de participar de eleições. Somente
dez anos depois, o direito de voto das mulheres foi igualado ao dos
homens. A luta das mulheres inglesas pelo direito ao voto é
retratada no filme As sufragistas, de 2015.
Peter Hille A longa luta das sufragistas pelo direito de votar
In: DW Brasil, 6/2/2018 Internet: (com adaptações)
Considerando o fragmento de texto apresentado e os diversos
aspectos por ele suscitados, julgue os itens seguintes.
O primeiro período apresenta a ideia central do texto.

63 Q932628 | Educação Artística, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
A tragédia revela o desejo do herói em busca de segurança
e felicidade, entretanto, em sua caminhada, ele se dirige a um
destino maior que suas forças, sucumbindo à desgraça. Em Édipo
Rei e em Hamlet, o ato trágico inaugural se estrutura em torno da
figura paterna. As duas tragédias encenam a violação da lei de
proibição do assassinato do pai (parricídio). A transgressão da lei
instaura o ato trágico, que produz a consequência de se habitar um
mundo desgovernado, pois a lei — não matar o pai — porta a
estrutura fundante da civilização. Essas duas tragédias foram
motivo de interesse para o fundador da psicanálise, Freud, que via
nelas o retorno do recalcado. A vingança nesses textos é mais antiga
do que mostram as tragédias: trata-se de desejos recalcados que
polarizam a criança entre o amor e o ódio pelo pai. O conflito
encenado no palco produz no espectador um sentimento de
identificação que ele aceita como parte de sua realidade, o que já
fora estudado pelo filósofo grego Aristóteles como parte do seu
conceito de catarse.
Tendo esse texto como referência inicial, julgue os itens seguintes,
a respeito dos gêneros teatrais.
O Teatro do oprimido, de Augusto Boal, propõe-se a colocar o sujeito como protagonista de sua realidade, tanto em nível estético quanto político

64 Q596438 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Mais do que nunca, compositores estão se dedicando
à tarefa de derrubar os muros das categorias estilísticas. Nesse
sentido, misturar ópera com musicais da Broadway parece ser
4 de longe a combinação mais natural. Em algumas áreas, a fusão
de tipos diferentes de música é um empreendimento
potencialmente criativo e libertador. No entanto, os criadores
7 nas áreas de teatro musical e ópera se sairão melhor
mantendo-se em seus territórios originais. A razão pela qual as
tentativas de combinar ópera e teatro musical são propensas a
10 problemas é que esses gêneros, de fato, se relacionam de uma
forma desconfortavelmente íntima. Mas as diferenças, embora
pequenas, são cruciais. A ópera não é, por definição, uma
13 forma mais elevada. A distinção tampouco se baseia em
complexidade musical. Esta é a diferença: embora ambos os
gêneros busquem combinar palavras e música de forma
16 dinâmica, aprazível e artística, na ópera, a música é a força
motora, enquanto, no teatro musical, as palavras vêm em
primeiro lugar.
Anthony Tommasini. Opera? Musical? Please, respect the
difference. In: New York Times, 7/7/2011 (tradução livre).
A partir do fragmento de texto apresentado, julgue o item que se segue.
O autor do texto posiciona-se contrariamente à derrubada dos “muros das categorias estilísticas” (R.2) e à “fusão de tipos diferentes de música” (R. 4 e 5).

65 Q932327 | Francês, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
    Anne
1 Depuis le 12 mai 2017, la plateforme de vidéo sur
demande Netflix offre les épisodes de la nouvelle adaptation du
roman Anne... la maison aux pignons verts, l’œuvre
4 indémodable de la Canadienne Lucy Maud Montgomery.
Hors des sentiers battus
L’histoire d’Anne... la maison aux pignons verts est
7 bien connue: une orpheline débarque par erreur chez un frère
et une soeur vieillissants, qui verront leurs vies transformées
par cette rouquine à l’imagination fertile et à la langue bien pendue.
10 La minisérie Anne rend bien sûr hommage à cette
œuvre phare de la culture canadienne qui a séduit des millions
de lecteurs à travers le monde. Mais elle s’en détache aussi afin
13 d’explorer davantage les thèmes, à la fois intemporels et très
actuels, que sont l’identité, le féminisme, les préjugés et
l’intimidation. « J’ai l’impression que cette adaptation est
16 totalement différente, a confié la scénariste Moira
Walley-Beckett à une journaliste de CBC¹. On s’éloigne du
livre. Nous en gardons l’essence, son cœur et son âme, les
19 moments emblématiques que tout le monde a très hâte de voir,
mais nous racontons une nouvelle histoire. »

La nouvelle Anne

22 Née en 2001 en Irlande, Amybeth McNulty est loin
d’être totalement étrangère aux racines de son personnage,
puisque sa mère est originaire du Canada. Outre son
25 extraordinaire ressemblance physique avec l’orpheline décrite
par Lucy Maud Montgomery, Amybeth dit aussi partager
plusieurs traits de caractère avec celle-ci. « Elle regarde le
28 monde qui l’entoure avec beaucoup d’affection, et je crois que
je suis comme ça aussi », a confié l’adolescente, qui, tout
comme Anne, est également une amoureuse des livres.
31 Une auteure chevronnée

Aux commandes de la première saison de huit
épisodes, on retrouve la scénariste Moira Walley-Beckett.
34 Cette dernière a travaillé sur plusieurs productions télé, dont la
série américaine tant acclamée Breaking Bad: Le chimiste, et
est également productrice.
¹ CBC Canadian Broadcasting Corporation (en français SRC Société Radio-Canada)
Internet: www tvanouvelles ca (adapté)
À partir du texte présenté, jugez les items de 1 à 10.
L’expression « Hors des sentiers battus » (R.5) suggère que l’histoire racontée dans Anne suit son propre chemin.

66 Q595477 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
O termo biopic é utilizado para denominar um filme que
dramatiza, em graus variados de exatidão histórica, a vida de
alguma personalidade real importante. Na história do cinema,
sobejam exemplos de biopics de músicos famosos, de contextos dos
mais variados. Exemplos de cinebiografias de músicos clássicos
incluem Amadeus (1984), que relata aspectos da vida do
compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, supostamente
contada por seu contemporâneo Antonio Salieri; Immortal Beloved
(Minha amada imortal, 1994), um retrato bem elaborado da
personalidade de Ludwig van Beethoven, a partir de uma carta de
amor escrita pelo compositor e encontrada após sua morte; e Coco
Chanel e Igor Stravinsky (2010), que conta a relação entre a
famosa estilista francesa e o consagrado compositor russo. No
cinema brasileiro, várias produções se baseiam na vida de músicos
populares, como Os dois filhos de Francisco (2005), sobre a
trajetória da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano; Gonzaga:
de pai para filho (2012), uma cinebiografia do rei do baião, Luís
Gonzaga, que destaca o relacionamento conturbado do cantor com
seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha; e Elis (2016), que
retrata a carreira artística de Elis Regina, uma das maiores vozes da
música brasileira.
Com relação às personalidades da música mencionadas no texto
precedente, bem como aos diversos aspectos relacionados às
informações nele contidas, julgue os itens seguintes.
Mozart faleceu antes de finalizar a composição de seu Requiem, que fora encomendado anonimamente por um aristocrata austríaco.

67 Q595696 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Coco Chanel e Igor Stravinsky retrata a relação do
compositor russo e do ícone da moda Coco Chanel. Suas roupas
vestiram grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em
todo o mundo. Os seus tailleurs são referência até hoje. Além de
confecções, desenvolveu perfumes com sua marca. Em 1921, criou
o perfume que iria convertê-la em uma grande celebridade, o
Chanel Nº 5. Chanel e Stravinsky viveram um intenso romance
quando ele, após a Revolução Russa, se exilou na França. A vida da
estilista foi retratada no filme Coco antes de Chanel.
Considerando os múltiplos aspectos suscitados pelo texto anterior,
julgue os itens que se seguem.
Nas cidades brasileiras, os espaços de consumo da cadeia produtiva da moda se territorializam nos distritos industriais onde o setor têxtil produz mercadorias em larga escala, nas áreas onde se encontram shopping centers, nas ruas e nos centros de comércio popular, nos empreendimentos de comércio de luxo e nas plataformas virtuais de compra e venda.

68 Q596236 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Mais do que nunca, compositores estão se dedicando
à tarefa de derrubar os muros das categorias estilísticas. Nesse
sentido, misturar ópera com musicais da Broadway parece ser
4 de longe a combinação mais natural. Em algumas áreas, a fusão
de tipos diferentes de música é um empreendimento
potencialmente criativo e libertador. No entanto, os criadores
7 nas áreas de teatro musical e ópera se sairão melhor
mantendo-se em seus territórios originais. A razão pela qual as
tentativas de combinar ópera e teatro musical são propensas a
10 problemas é que esses gêneros, de fato, se relacionam de uma
forma desconfortavelmente íntima. Mas as diferenças, embora
pequenas, são cruciais. A ópera não é, por definição, uma
13 forma mais elevada. A distinção tampouco se baseia em
complexidade musical. Esta é a diferença: embora ambos os
gêneros busquem combinar palavras e música de forma
16 dinâmica, aprazível e artística, na ópera, a música é a força
motora, enquanto, no teatro musical, as palavras vêm em
primeiro lugar.
Anthony Tommasini. Opera? Musical? Please, respect the
difference. In: New York Times, 7/7/2011 (tradução livre).
A partir do fragmento de texto apresentado, julgue o item que se segue.
O autor do texto posiciona-se contrariamente à derrubada dos “muros das categorias estilísticas” (R.2) e à “fusão de tipos diferentes de música” (R. 4 e 5).

69 Q932817 | Espanhol, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Black Mirror


1 Actualmente vivimos en una sociedad globalizada y
modernizada. Internet se ha convertido en una herramienta
indispensable en la sociedad, tanto que no nos imaginamos la
4 vida sin su existencia. Ha traído grandes aportes, como la
posibilidad de estar informado a cualquier hora. Por otra parte,
también ha provocado conflictos entre las personas, creando una
7 gran adicción y la facilidad de meternos en la vida privada de los
demás.
Todas las consecuencias negativas de las nuevas
10 tecnologías aparecen reflejadas de forma satírica en la miniserie
Black Mirror. La serie nos muestra cómo la tecnología ha
afectado a nuestras vidas, hasta el punto que en ocasiones saca lo
13 peor de nosotros. En forma de thriller político podemos observar,
en capítulos totalmente independientes, situaciones en las que se
muestran las vidas de los distintos personajes dependientes de las
16 nuevas tecnologías.
El capítulo titulado Tu Historia Completa plantea una
sociedad similar a la de la película Minority Report, donde las
19 personas tienen injertado en su cabeza un chip que se encarga de
guardar y almacenar todos los momentos vividos para así poder
visualizarlos siempre que se quiera. Es uno de los mejores y más
22 profundos episodios de la serie, con un guion sólido e
interesante, que hace que sea un capítulo redondo y entretenido.
Su mensaje está claro, la necesidad de fotografiar todos los
25 momentos de nuestra vida, para después subirlos a redes sociales
como Instagram, para que el resto de la gente pueda verlos, en
vez de disfrutar de lo que verdaderamente importa, las personas
28 con las que estamos y nuestro alrededor.
Black Mirror no es cómoda de ver. Te guste o no, no
dejará indiferente a nadie.
Internet: lasventajasdeseruncritico wordpress com (con adaptaciones)
Con respecto a las estructuras lingüísticas del texto Black Mirror, juzgue los próximos ítems.
Los vocablos “guardar” (R.20) y “almacenar” (R.20) pueden sustituirse respectivamente por ahorrar y acopiar, sin provocar cambio semántico en el texto.

70 Q596427 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Coco Chanel e Igor Stravinsky retrata a relação do
compositor russo e do ícone da moda Coco Chanel. Suas roupas
vestiram grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em
todo o mundo. Os seus tailleurs são referência até hoje. Além de
confecções, desenvolveu perfumes com sua marca. Em 1921, criou
o perfume que iria convertê-la em uma grande celebridade, o
Chanel Nº 5. Chanel e Stravinsky viveram um intenso romance
quando ele, após a Revolução Russa, se exilou na França. A vida da
estilista foi retratada no filme Coco antes de Chanel.
Considerando os múltiplos aspectos suscitados pelo texto anterior,
julgue os itens que se seguem.
A cadeia produtiva da moda globalizada revela aspectos geográficos desiguais: enquanto as grandes marcas controladas por corporações transnacionais com sede em países ricos ditam o que será tendência na próxima estação e controlam os lucros dessa indústria, há diversas denúncias quanto à exploração de mão de obra infantil, sobretudo nos países subdesenvolvidos onde essas empresas terceirizam o trabalho ou instalam as suas fábricas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.