Início

Questões de Concursos Universidade Estadual da Paraíba PB

Resolva questões de Universidade Estadual da Paraíba PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q744564 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, Universidade Estadual da Paraíba PB

Na sequência, são expostas algumas proposições sobre a Teoria Keynesiana. Analise-as de modo a julgá-las como Verdadeiras (V) ou Falsas (F)

( ) A decisão de investimento se baseia na chamada Eficiência Marginal do Capital, que consiste na taxa de desconto que iguala o fluxo de receitas que se espera obter ao custo do investimento.

( ) A propensão marginal a consumir é o elemento de maior estabilidade na demanda pelo fato desta não depender de variações na renda.

( ) Os trabalhadores barganhavam salários reais e não nominal, conforme preconizavam os pressupostos clássicos.

( ) O nível de emprego é determinado no ponto de interseção entre oferta agregada e demanda agregada, onde se estabelece o nível de produção e a demanda efetiva do trabalho.

A sequência CORRETA é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q447216 | Direito Constitucional, Emenda à Constituição, Administrador, Universidade Estadual da Paraíba PB

Sobre as Emendas Constitucionais e o seu processo de elaboração é CORRETO afirmarmos que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q374178 | Português, Redação Oficial, Secretariado Executivo, Universidade Estadual da Paraíba PB

O fecho das comunicações oficiais se presta, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Nesse sentido, o Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial. O fecho adequado para a situação hipotética III descrita é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q747208 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, Universidade Estadual da Paraíba PB

No que diz respeito às funções do Estado, aos objetivos da política fiscal e do déficit público, julgue as afirmativas abaixo relacionadas e, em seguida, responda ao que se pede.

I- Necessidade de financiamento do setor público (NFSP) ou Resultado Nominal consiste na diferença entre as receitas totais agregadas, incluindo aplicações financeiras e as despesas totais, nas quais também se incluem pagamento de juros, em um dado período de tempo.

II- O método de consolidação dos resultados fiscais do setor público “acima da linha” corresponde à variação da dívida líquida total, interna ou externa.

III- No que diz respeito ao papel do Estado na atividade econômica, o setor público deve cumprir, fundamentalmente, as três seguintes funções: distributiva, fiscalizadora e estabilizadora.

IV- O déficit operacional consiste na diferença entre gastos públicos e arrecadação tributária no exercício, excluindo juros e correções da dívida passada.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q446563 | Direito Constitucional, Previdência Social, Administrador, Universidade Estadual da Paraíba PB

Ticiano Merivaldo é servidor público estadual exercendo o cargo de professor efetivo do curso de direito da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Além disso, é Procurador da Fazenda Nacional, mister esse que desempenha em acumulação lícita com o seu outro cargo na UEPB. Para complementar sua renda, também trabalha como professor de uma faculdade privada. Sabendo que Ticiano Merivaldo ingressou no serviço público anteriormente à promulgação da Emenda Constitucional n. 41/03, assinale a alternativa CORRETA acerca dos regimes previdenciários nos quais ele se enquadra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q374002 | Português, Redação Oficial, Assistente Técnico, Universidade Estadual da Paraíba PB

Compete do redator de atos normativos e comunicações oficiais, empregar uma linguagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q374199 | Português, Pronome, Secretariado Executivo, Universidade Estadual da Paraíba PB

Imagine que você queira marcar, via oficio, uma audiência com o reitor da UEPB. O tratamento formal a ser utilizado no vocativo deste documento, de acordo com o que preconiza o Manual de Redação da Presidência da República, deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q374001 | Português, Pronome, Administrador, Universidade Estadual da Paraíba PB

Com relação ao desabafo de Caetano Veloso, na página anterior, acerca da “derrapagem linguística” de sua equipe redatora: “O ‘a’ é apenas a preposição nesse caso. Bituca não é uma mulher, nem um nome em que você pode usar o artigo feminino antes”, julgue cada uma das afirmativas abaixo.

I- Embora no Sudeste não seja percebido, em usos linguísticos de algumas regiões do Brasil, mais precisamente no Norte, é comum, sim, o uso de artigos, femininos ou masculinos, antecedendo nomes próprios, tais como: O Luiz..., A Luiza, etc. Portanto, na sua admoestação - do ponto de vista do reconhecimento do chamado regionalismo linguístico no Brasil - o nobre poeta Caetano pode ter cometido um preconceito linguístico de natureza regional.

II- Seguindo a mesma lógica sintática acima de Caetano Veloso, no período “Devo a você a minha vida. O meu desabafo a outros não convém, mas a ti, sim.”, há dois casos de objeto indireto que exigem, necessariamente, acento marcador de crase.

III- O desabafo de Caetano Veloso é impertinente, improcedente e demonstra certo desconhecimento do poeta acerca do normativismo gramatical.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q446069 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Almoxarife, Universidade Estadual da Paraíba PB

Considere a seguinte situação: Astolfo, cidadão naturalizado brasileiro, foi preso por tráfico de entorpecentes. Examine as assertivas abaixo, relativas à atitude a ser adotada face a ilícitos dessa natureza, e indique a alternativa que está em conformidade com os termos fixados pela CF 1988
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q374468 | Português, Redação Oficial, Secretariado Executivo, Universidade Estadual da Paraíba PB

As características a seguir elencadas são definidores de um dos gêneros da Redação Oficial:

É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, em especial do Chefe do Poder Executivo ao do Poder Legislativo para informar a este sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.

Dadas essas características, o gênero assim é definido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q483199 | Geografia, Geografia Física, Almoxarife, Universidade Estadual da Paraíba PB

O endereçamento via orientação geográfica informa o almoxarife sobre o lugar onde o item deve ser armazenado. Logo, o código A-1-1-2- 1 representa a localização detalhada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.