Os processos que visam à usabilidade no desenvolvimento de software, também conhecidos como processos de design de IHC, podem ser utilizados no desenvolvimento de software com qualidade. Com relação aos processos de design de IHC usados no desenvolvimento de software, é CORR ETO afirmar que
a) o conceito de design participativo sugerido por Nielsen, também incorporado pelos métodos ágeis de desenvolvimento de software, consiste em se utilizar uma equipe multidisciplinar em que todos os desenvolvedores participam do design da interação.
b) o ciclo de vida em estrela proposto por Hix e Hartson propõe o projeto conceitual associado à especificação do design como uma atividade central e, por isso, todas as outras atividades de processo estão interligadas a ela.
c) Nielsen advoga o design paralelo, cuja ideia central é que uma arena de interação, seja uma tela ou página da Internet, seja organizada com agrupamentos de elementos interativos que satisfazem às várias necessidades dos usuários em um determinado contexto.
d) o processo de design envolve atividades básicas que compreendem, em termos gerais, a análise da situação atual, a síntese de uma intervenção e a avaliação dessa intervenção; mas cada processo detalha essas atividades de uma forma particular, definindo: como executar cada atividade; a sequência em que elas devem ser executadas; quais atividades podem se repetir e por quais motivos; e os artefatos consumidos e produzidos em cada uma delas.