Questões de Concursos: Universidade Federal de Santa Catarina

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Universidade Federal de Santa Catarina. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q523496 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

As entidades da Administração Pública Federal indireta devem organizar a respectiva unidade de auditoria interna, com o suporte necessário de recursos humanos e materiais, com o objetivo de fortalecer a gestão e racionalizar as ações de controle. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.

22 Q373140 | Português, Concordância Flexão Verbal, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Com relação à concordância verbal, assinale a alternativa cuja reescrita do trecho em negrito, destacado do texto abaixo está CORRETA, conforme a norma culta padrão.

Se você vender a sua alma terá que pagar um alto preço. APOSTA MÁXIMA. Inspirado em fatos reais. Hoje nos cinemas. Verifique a classificação indicativa.” (Jornal Metro, 4 de outubro de 2013, contra-capa).

23 Q521582 | Auditoria, Papéis de Trabalho, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Os papéis de trabalho constituem o elo entre o trabalho de campo e o relatório de auditoria. Devido à importância e utilização, sua preparação deve ser orientada pelos seguintes critérios:

24 Q817288 | Legislação Federal, Lei 13005 2014, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao Plano Nacional de Graduação, proposto pelo FORGRAD.

“Os desafios atuais da sociedade exigem qualificações cada vez mais elevadas, ampliando-se as necessidades educacionais da população. Diante desse cenário, cresce a importância dos cursos de graduação, entendendo-se que a responsabilidade da IES com a formação do cidadão não pode se restringir a preparar o indivíduo para o exercício de uma profissão, como se fosse o suficiente para integrá-lo ao mundo do trabalho. Essa formação exige o compromisso com a produção de novos conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de adaptar-se às mudanças.”

( ) O incremento das novas tecnologias, provocando intensas mutações profissionais, está a requerer uma crescente intelectualização e enriquecimento das atividades produtivas.

( ) Os cursos de graduação devem propiciar a oferta de referenciais teóricos básicos que possibilitem o trâmite em múltiplas direções, instrumentalizando o indivíduo para atuar de forma criativa em situações imprevisíveis.

( ) A graduação não deve restringir-se à perspectiva de uma profissionalização estrita, especializada. Há que propiciar a “aquisição de competências de longo prazo”, o domínio de métodos analíticos, de múltiplos códigos e linguagens, enfim, uma qualificação intelectual de natureza suficientemente ampla e abstrata para constituir, por sua vez, base sólida para a aquisição contínua e eficiente de conhecimentos específicos.

( ) A aquisição de conhecimentos deve ir além da aplicação imediata, impulsionando o sujeito, em sua dimensão individual e social, a criar desafios e a responder a eles. Em vez de ser apenas o usuário, deve ser capaz de gerar e aperfeiçoar tecnologias. Torna-se necessário desenvolver a habilidade de aprender e recriar permanentemente, retomando o sentido de uma educação continuada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

25 Q329045 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação ao conceito de avaliação da aprendizagem.

( ) Uma das principais funções da avaliação é a diagnóstica, que permite detectar necessidades e interesses dos estudantes.

( ) Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.

( ) A avaliação requer preparo técnico e grande capacidade de observação, bem como compromisso ético com os estudantes.

( ) A avaliação deve ser realizada prioritariamente para estabelecer rankings e motivar o desempenho dos estudantes visando qualificá-los.

( ) O professor que trabalha numa dinâmica interativa tem noção, ao longo de todo o ano, da participação e desempenho de cada aluno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

26 Q524236 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

A análise da consistência tem por objetivo observar os dados de previsão e execução da receita e fixação e realização da despesa orçamentária, verificando o equilíbrio entre previsão inicial da receita e fixação inicial da despesa, a compatibilidade dos valores da receita e da despesa realizada com o Balanço Financeiro. Assinale a alternativa que apresenta um ponto específico para análise do Balanço Orçamentário em relação à realização da despesa.

27 Q412897 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Administrador, Universidade Federal de Santa Catarina, COMPERVE, 2018

Com relação aos atos administrativos, é correto afirmar que:

28 Q321450 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Quais afirmações ilustram o projeto moderno de educação?

I. Lógica cartesiana.

II. Racionalidade matemática.

III. Vontade de ordem e regulação.

IV. Inserção da racionalidade do provisório e provável.

V. Relativismo.

Assinale a alternativa CORRETA.

29 Q521823 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Um auditor identificou falhas de natureza formal nos demonstrativos contábeis, que não apresentaram prejuízo ao erário. Nessa situação, o certificado de auditoria sobre as contas deve ser:

30 Q522153 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Tendo em vista o objetivo da auditoria interna e dependendo do órgão a ser auditado, mudam-se os tipos de auditoria. De acordo com essa afirmação e considerando os tipos de auditoria abaixo colocados, relacione a coluna I à coluna II.

Coluna I

1) Auditoria de conformidade.

2) Auditoria operacional.

3) Auditoria de avaliação da gestão.

4) Auditoria de acompanhamento da gestão.

5) Auditoria de programas.

6) Auditoria contábil e financeira.

Coluna II

( ) Tem o fito de fiscalizar os atos realizados na gestão do órgão e seus efeitos decorrentes, evidenciando em cada unidade organizacional auditada suas melhorias, êxitos que vão ao encontro da sua razão de existir, bem como desconformidades nesse processo.

( ) Refere-se à fiscalização dos registros e documentos do órgão e à coleta de suas informações e confirmações, mediante procedimentos específicos explicitados em programa de auditoria, pertinentes ao controle do patrimônio, com o fim de obter elementos comprobatórios suficientes para atestar que estão de acordo com os princípios fundamentais contábeis.

( ) Trata-se de uma auditoria na qual o auditor utiliza como critério para fazer suas avaliações a legalidade, verificando se o agente público agiu de acordo com todas as normas e princípios aplicáveis àquela tomada de decisão.

( ) Tem o escopo de emitir opinião para a elaboração do parecer da Unidade de Auditoria Interna no processo de prestação de contas que a entidade deve realizar ao final de cada exercício.

( ) Deve ser realizada para o acompanhamento, o exame e a avaliação de programas e projetos específicos do Governo, bem como a aplicação de recursos descentralizados.

( ) Sua implementação é destinada à avaliação dos resultados das áreas interrelacionadas à entidade no que concerne à aplicação dos recursos materiais, humanos e tecnológicos de que dispõe, e com relação à economicidade e eficiência dos controles internos aplicáveis à gestão dos recursos públicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.