Questões de Concursos: Universidade Federal de Santa Catarina

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Universidade Federal de Santa Catarina. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q321921 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Com relação aos elementos e procedimentos que pertencem à idéia de planejamento estratégico, analise as afirmativas abaixo.

I. Um plano estratégico oferece uma visão de futuro.

II. Prática que exige o diagnóstico de pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades da organização.

III. Atividade administrativa que tem como objetivo direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade.

IV. Tem como tarefa produzir respostas consistentes a três questões fundamentais: onde estamos? aonde queremos chegar? como vamos fazer para chegar lá?

V. Os planos estratégicos refletem a capacidade de fazer o que tem de ser feito, obtendo a melhor relação entre recursos, processos e resultados.

Assinale a alternativa CORRETA.

32 Q321240 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.

ZABALA (1998, p. 209) assim se expressa: “Pudemos constatar que as provas escritas, como instrumentos de conhecimento, são extremamente limitadas, embora sejam adequadas quando se quer conhecer um caráter basicamente cognitivo e se tem suficientes habilidades para sabê-lo expressar por escrito: conteúdos factuais conceituais, conteúdos procedimentais de papel e lápis, algumas estratégias cognitivas, argumentações de valores e opiniões sobre normas de comportamento. Quanto ao resto dos conteúdos, e também ao que acabamos de mencionar, a observação sistemática é o melhor instrumento, quando não único, para a aquisição de conhecimento da aprendizagem dos alunos”.

Neste sentido, que tipo de avaliação de aprendizagem é mais defendida pelo autor?

33 Q322670 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Leia as frases a seguir.

I. A criação e a organização do ensino superior no Brasil tiveram início em 1808, quando da transferência da corte portuguesa para este país, com as escolas superiores: duas escolas médico-cirúrgicas, a Academia da Marinha, a Academia Militar, a Academia de Belas-Artes e a Escola de Comércio.

II. Nas décadas de 1950 a 1970 são estabelecidas universidades federais em todo o país, pelo menos uma em cada Estado.

III. A reforma universitária imposta durante o regime militar, mais especificamente em 1968, pode ser considerada um grande marco na história das universidades brasileiras, pois esta reforma reorganizou o sistema universitário, implantou a pós-graduação e definiu as formas de financiamento público das universidades.

IV. As políticas para o ensino superior no Brasil, na década de 1990, priorizam a privatização deste nível de ensino. Ocorre, então, o sucateamento do ensino superior público, com consequências diretas na qualidade do ensino e da pesquisa.

V. A análise da constituição histórica do ensino superior no Brasil revela a prioridade de políticas públicas para o crescimento do setor privado em detrimento de políticas para a expansão do setor público, indicando complexos desafios a serem superados nos próximos anos, em especial no que se refere à garantia de acesso a este nível de ensino.

Assinale a alternativa CORRETA.

34 Q411127 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

O dever de verificação e correção que sobre ela exercem os órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, com o objetivo de garantir a compatibilidade de sua atuação com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico, refere-se ao controle:

35 Q429550 | Direito Constitucional, Orçamentos, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

O Orçamento Público trata-se de documento aprovado em lei, composto da previsão de receitas e da estimativa de despesas a serem executadas pelo Poder Executivo em um determinado exercício, geralmente compreendido por um ano. Com base na Constituição Federal de 1988 assinale a alternativa CORRETA.

36 Q433301 | Direito Constitucional, Orçamentos, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, um sistema de controle interno. Em relação à uma das finalidades do sistema de controle interno previsto na Constituição Federal, assinale a alternativa CORRETA.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.