Questões de Concurso Universidade Federal do Pernambuco PE

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81 Q320413 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

A elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico ou do plano de desenvolvimento institucional de uma unidade de educação consistem numa estratégia para conduzir, de forma articulada, as ações.

Nas etapas de coordenação do projeto ou plano, é necessário investir coletivamente em, EXCETO:

82 Q647842 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Sobre as recomendações de acessibilidade do eMAG v3.1, analise as afirmativas abaixo:

I. A observação desses padrões facilita o acesso ao conte do da Web, independente de certas limitações de ordem técnicas, como uma conexão lenta, a falta de recursos de mídia, etc.

II. ara facilitar a implementação das recomendações, no eMAG, elas são separadas por seções, de acordo com as necessidades de implementação.

III. Diferente da WCAG internacional, as recomendações de acessibilidade desse documento não estão divididas por níveis de prioridade e sim, por área.

Assinale a alternativa CORRETA.

83 Q649793 | Informática, Arquiteturas, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Sobre a Service Oriented Architecture (SOA), analise as afirmativas abaixo:

I. WS-Addressing é um conjunto de padrões para segurança de web services.

II. WSDL é um padrão para definição de interface de serviços.

III. WS-Transactions é um padrão para troca de mensagens o qual garante que cada mensagem será entregue apenas uma única vez.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

84 Q535176 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

O mecanismo de deterioração relativo ao concreto, responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas e ácidas, é denominada de

86 Q383288 | Biologia, Biologia Celular, Biomédico, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Com relação aos índices hematimétricos, assinale a alternativa CORRETA.

87 Q444744 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Todas as afirmativas abaixo estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde, EXCETO:

88 Q648887 | Informática, Business Intelligence, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

O BPM CBOK é um guia, que abrange questões, melhores práticas e lições aprendidas para auxiliar os profissionais de BPM em seu trabalho, que está organizado em nove áreas de conhecimento. Qual das áreas abaixo NÃO corresponde a uma área de conhecimento do BPM CBOK?

89 Q649599 | Informática, Gestão de TI, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

De acordo com o BPM CBOK, existem doze características de gerenciamento eficaz por meio de indicadores de desempenho de processos (PPI - Process Performance Indicators). Sobre elas, é INCORRETO afirmar que

90 Q328587 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015). No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso

I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.

II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.

III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.

IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.

V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.

Estão CORRETAS as afirmativas

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