Questões de Concursos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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21Q798003 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Paciente, de 58 anos de idade, diabético há 10 anos, sedentário e obeso sofreu, há 20 dias, intervenção cirúrgica para realização de uma amputação de Chopart, por causa vascular, em membro inferior direito. Esse nível de amputação corresponde
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22Q321589 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

"O Projeto Político Pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo Projeto Pedagógico da Escola é também Projeto Político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população majoritária." (Veiga, I.P.A. (Org.) Projeto Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP, Papirus. 1995.) Considerando o PPP, suas funções, natureza e elaboração, avalie as seguintes afirmações:

I O PPP deve ser um documento neutro, evitando o confronto de ideias.

II O PPP deve estar pautado em grandes reflexões sobre qual é a finalidade da escola.

III Os educadores devem ser os responsáveis diretos pela mobilização da escola e da comunidade para a construção da proposta.

IV A dimensão do ensino e da aprendizagem sob a dimensão psicológica é o eixo mais relevante na construção do PPP.

Das afirmações, estão corretas

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23Q553271 | Informática, Protocolo, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

O ICMP (Internet Control Message Protocol) é um protocolo especificado na RFC 792, usado por estações e roteadores para comunicar informações da camada de rede entre si, que também é utilizado para teste e dignóstico de problemas em uma rede de computadores.

Ao utilizar o comando ping para testar a conectividade entre duas máquinas, o usuário recebeu mensagens do tipo “Time-exceeded”. Isso quer dizer que

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24Q554040 | Informática, Redes Cabeadas, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

O cabeamento de par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo de cobre composto de 4 pares de fios entrelaçados, usados para interconectar nós em uma rede local ou dispositivos de infraestrutura. Das várias categorias de cabos de rede, as mais utilizadas são os padrões Cat5e e Cat6.

Uma das principais diferenças entre as categorias citadas é que

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25Q805692 | Legislação e Decretos, Decreto n 7234 2010, Assistente Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Os estudantes prioritariamente atendidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são aqueles
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26Q799293 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Para auxiliar e melhorar a avaliação musculoesquelética, muitos questionários traduzidos e validados para a língua portuguesa são utilizados na prática clínica dos pacientes que realizam fisioterapia.

Os questionários usados para avaliar a funcionalidade dos membros superiores e osteoartrite de joelhos são, respectivamente,

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27Q324413 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Para que haja desenvolvimento curricular na educação infantil, a organização do espaço físico e do tempo assim como os recursos materiais são elementos essenciais. Considerando esses elementos, na escola,
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28Q563262 | Informática, Protocolo, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Um endereço IPv4 é composto por 32 bits, escritos em notação decimal com ponto. Cada endereço IP possui uma parte dos bits que determina a sua rede e outra que identifica o host. A porção dos bits de rede tem o mesmo valor para todos os hosts em uma única rede e o que determina a quantidade desses bits é a máscara de rede.

Considerando essa divisão de bits, o host de IP 10.192.160.150/26 pertence a uma rede que possui

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29Q561732 | Informática, Outros, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Para que os dados de um banco de dados não se tornem inconsistentes, muitas operações de sistemas de informações precisam ser realizadas em transações. As transações possuem propriedades que fazem com que um conjunto de procedimentos, como por exemplo inserções, sejam realizadas de maneira íntegra. A integridade de uma transação depende das propriedades:
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30Q552261 | Informática, Word, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Os monitores de vídeo sofreram uma rápida evolução nos últimos anos. Do CRT, passando pelo LCD, Plasma, LED, até as tecnologias mais modernas como OLED e AMOLED, esses equipamentos são melhorados cada vez mais em características como resolução, contraste e brilho.

São conectores utilizados na instalação de desses equipamentos:

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31Q319559 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A reformulação do Projeto Pedagógico de um curso de graduação da UFRN foi realizada e enviada a um Pedagogo para emitir um parecer. Ao avaliar o projeto, o pedagogo constatou que, no documento, estavam presentes os seguintes temas:

I O contexto, a justificativa, os objetivos;

II O perfil do egresso;

III As competências a serem desenvolvidas;

IV A estrutura curricular, destacando os conteúdos curriculares, os componentes curriculares e a descrição do trabalho de conclusão de curso;

V A metodologia a ser adotada para a execução da proposta;

VI A infraestrutura e os recursos humanos necessários;

VII As formas de avaliação do ensino e da aprendizagem;

VIII Os mecanismos de avaliação do Projeto Pedagógico.

De acordo com a Resolução n. 171/2013-CONSEPE, de 5 de novembro de 2013 da UFRN, na proposta do Projeto Pedagógico analisada, deve-se

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32Q552010 | Informática, Protocolo, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Para que uma estação se comunique com outras em uma rede TCP/IP, é necessário ter sua placa de rede configurada com um endereço IP válido. Considere que uma estação Linux foi configurada com o seguinte comando:

# ipconfig eth0 192.168.1.10 netmask 255.255.255.0

Ao testar a conectividade dessa máquina com o IP 208.67.222.222, não se obtém sucesso porque,

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33Q552016 | Informática, Protocolo, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Os pacotes IPs podem trafegar de uma rede para a outra graças ao mecanismo chamado roteamento. Ele pode ser realizado através de regras estáticas definidas pelo administrador da rede ou, dinamicamente, pela configuração de protocolos que automatizam o processo de cadastro e manutenção das rotas nos equipamentos intermediários de interligação.

Dentre os protocolos de roteamento dinâmico, pode-se exemplificar:

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34Q558417 | Informática, Protocolo, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Dado o cenário de um laboratório de 40 computadores com acesso à Internet, uma forma de conceder IPs de maneira automática a esses computadores é através da utilização de um protocolo TCP/IP, que permite atribuir IP e outras configurações em uma rede de computadores. Esse protocolo é o
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35Q327250 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Os estudos sobre currículo escolar desenvolvidos a partir das décadas de 1960-1970 permitiram refletir sobre a existência, na escola, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. A diferenciação entre esses níveis de currículo possibilita mostrar o que os estudantes aprendem na escola ou o que deixam de aprender e depende de diversos e numerosos fatores e não apenas dos componentes curriculares previstos na estrutura curricular da escola. Considere, no quadro a seguir, as características desses vários níveis do currículo.

C1 Conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente.

C2 Presentes nas práticas dos professores, na percepção e no uso consciente que eles fazem do currículo oficial, assim como o que fica na percepção dos estudantes.

C3 Influências que afetam a aprendizagem dos estudantes e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos do meio social.

C4 Não aparece de forma explicita no planejamento, embora se constitua como importantes fatos de aprendizagem.

Dentre essas características, as duas que se identificam com a concepção de currículo oculto da escola são

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36Q553046 | Informática, Outros, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Dentre as estruturas de dados existentes, existe uma em que o elemento a ser removido do conjunto é o que estiver nele pelo tempo mais longo, ou seja, ela implementa a norma segundo a qual o primeiro a entrar é o primeiro a sair (first-in, first-out – FIFO). Essa estrutura de dados é a
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37Q799066 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A osteoartrite da mão é evidente pelo crescimento exacerbado dos ossos nas articulações proximais e distais dos dedos

Esses nódulos são conhecidos, respectivamente, como:

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38Q560483 | Informática, Outros, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Os bancos de dados (BD) são coleções de dados inter-relacionados que representam informações de um domínio específico. Para o gerenciamento de um BD utiliza-se uma ferramenta denominada Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), que possui recursos que permitem manipulação dos dados dos bancos de dados. Três dessas ferramentas são:
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39Q797797 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Paciente do sexo masculino, com 17 anos, foi diagnosticado com Doença Scheuermann. Essa doença, descrita em 1920, é caracterizada por
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40Q553591 | Informática, Programação de Sistemas, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Na programação orientada a objetos, que é característica da linguagem Java, usamos abstração para definir classes e objetos. Os objetos são usados para
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