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Questões de Concursos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resolva questões de Universidade Federal do Rio Grande do Norte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q805692 | Legislação e Decretos, Decreto n 7234 2010, Assistente Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Os estudantes prioritariamente atendidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são aqueles
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22Q800940 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Paciente chegou ao setor de fisioterapia queixando-se de incapacidade de realizar a amplitude de movimento da articulação do ombro. Após avaliação fisioterapêutica, foi constatado que o paciente não conseguia realizar o movimento de flexão de ombro devido à fraqueza dos músculos que realizam a rotação superior da escápula e dos músculos que realizam a flexão de ombro.

Os músculos envolvidos na realização desses movimentos são:

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23Q798981 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Paciente, 65 anos, chega ao setor de fisioterapia com diagnóstico de osteoartrite de joelho direito. Ao exame físico, apresenta dor (escala visual analógica de dor = 7), calor, rubor, derrame, dificuldade de deambulação e pouca instabilidade dos ligamentos colaterais do joelho direito.

Os dispositivos mais indicados para esse caso, que trarão benefícios para a paciente, são:

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24Q522726 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

O processo de análise de riscos, em conformidade com a estrutura de gestão de riscos, é precedido e sucedido, respectivamente,
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25Q553663 | Informática, Switch e Pontes, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Os switches LAN de camada 2 executam o encaminhamento de quadros com base no endereço MAC de destino. Para isso, ele cria e mantém uma tabela de endereços MAC que utiliza para tomar decisões de encaminhamento, registrando nela quais endereços MAC estão conectados a cada uma de suas portas. Depois que um endereço estiver gravado na tabela, o switch saberá encaminhar o tráfego destinado para este nó específico apenas na porta mapeada.

Caso o switch receba um quadro com um MAC de destino desconhecido, o procedimento que será efetuado é:

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26Q374039 | Português, Redação Oficial, Assistente em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação e de envio de documentos. Analise as recomendações a seguir, observando sua consonância com o que dispõe o manual sobre o uso desse meio de comunicação em correspondências oficiais.

I Deve-se definir uma forma rígida para sua estrutura, no padrão ofício.

 II Deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

III A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.

IV Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura.

Estão de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República as recomendações

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27Q796577 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A espondilite anquilosante é uma doença reumática, autoimune que acomete principalmente o esqueleto axial. A “postura do esquiador” é uma alteração comum decorrente da progressão dessa doença.

A “postura do esquiador” na espondilite anquilosante é observada devido ao fato do paciente apresentar:

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28Q554040 | Informática, Redes Cabeadas, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

O cabeamento de par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo de cobre composto de 4 pares de fios entrelaçados, usados para interconectar nós em uma rede local ou dispositivos de infraestrutura. Das várias categorias de cabos de rede, as mais utilizadas são os padrões Cat5e e Cat6.

Uma das principais diferenças entre as categorias citadas é que

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29Q557590 | Informática, Rede de Computadores, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A utilização de equipamentos de rede como switches e roteadores permitiu que as redes Ethernet se popularizassem pela sua facilidade de instalação, manutenção e pelo seu desempenho. A respeito dos dispositivos citados, considere as seguintes afirmativas:

I Os roteadores são capazes de interligar redes distintas, determinando o caminho que a mensagem deve percorrer para chegar ao seu destino.

II Os switches L2 realizam o encaminhamento inteligente de pacotes com base no endereço IP de destino da mensagem.

III Os roteadores operam na camada de transporte do modelo OSI.

IV Os switches L2 são equipamentos que operam na camada de enlace de dados do modelo OSI.

Estão corretas as afirmativas

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30Q325070 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A aprendizagem durante a formação inicial docente, sob uma perspectiva construtivista, deve considerar as representações que os futuros pedagogos têm sobre o que é Pedagogia, Pedagogo e seu objeto de estudo. A aprendizagem sob essa orientação epistemológica deve contribuir com a construção de representações sociais coerentes com o conhecimento desejável. Numa pesquisa sobre representações sociais de licenciados em Pedagogia, os dados revelaram algumas representações explicitadas a seguir:

I As atividades docentes não compreendem participação na gestão de sistemas e na de instituições de ensino.

II A docência é compreendida como a ação de ensinar, como processo didático metódico e intencional.

III O Pedagogo tem como atividade essencial a docência nos anos iniciais de Ensino Fundamental.

IV O objeto de estudo do Pedagogo se constitui de práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares.

As representações sociais explicitadas que NÃO são coerentes com a Resolução CNC/ CP n. 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia, estão presentes nos itens

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31Q801214 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Paciente de 26 anos, sexo masculino, apresenta lesão do nervo radial, o que o levou a ter déficit de força para extensores de membro superior direito, mais pronunciadamente nos extensores de punho (grau de força 1). Considerando o comprometimento mais focal do paciente e o grau baixo de força muscular que ele apresenta, pode-se recomendar que seja utilizada a estimulação sensório-motora (Rood).

No que diz respeito à aplicação dessa técnica no paciente em questão,

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32Q522887 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A avaliação de risco é o processo permanente de identificação e análise dos riscos relevantes que impactam o alcance dos objetivos da organização, a qual determina a resposta apropriada ao risco. Os órgãos e entidades, ao efetuarem o mapeamento e a avaliação dos riscos, deverão considerar, entre outras possíveis, as seguintes tipologias de riscos:
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33Q798186 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Paciente, 47 anos, do sexo feminino, chegou para avaliação e tratamento fisioterápico. A paciente tem diagnóstico de lombalgia crônica, de origem mecânico-postural. Após avaliação, foram traçados os objetivos e conduta. Um dos recursos terapêuticos selecionados pelo fisioterapeuta para contribuir com o alívio da dor foi a TENS, cujo provável mecanismo de analgesia esperado é a liberação de opioides endógenos. Tomando por base o tipo da dor e o mecanismo de analgesia esperado, o aparelho pode ser programado com
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34Q798156 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Paciente, 62 anos, do sexo feminino, há um ano fraturou punho direito (fratura de Colles) após queda da própria altura. A paciente fez tratamento cirúrgico e, hoje, a fratura encontrase totalmente consolidada. Na avaliação fisioterapêutica foi detectado punho em semiflexão e em desvio ulnar; semiflexão de metacarpofalangeana e interfalangeana distais e proximais; diminuição de amplitude para todos os movimentos do punho, metacarpofalangeana e interfalangeana proximais e distais; hipotrofia e fraqueza dos músculos interósseos dorsais da mão. Dentre os objetivos a serem alçados na fisioterapia estão: ganho de amplitude de movimento para punho e dedos, aumento de força e trofismos dos interósseos dorsais. Para alcançar esses objetivos, deve ser instituído, no tratamento dessa paciente,
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35Q329093 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A compreensão do que é uma criança, de como ela aprende e se desenvolve, e de como se insere no mundo é um grande desafio para os profissionais da educação infantil. Em relação a essa situação, é correto afirmar:
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36Q412406 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Contador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

O imobilizado dos entes públicos inclui diversos tipos de ativos. As redes rodoviárias, os sistemas de esgotos e as redes de comunicação são ativos de infraestrutura, os quais são uma subdivisão dos
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37Q797056 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Paciente do sexo feminino, 67 anos, costureira, com osteoartrite de joelhos há 5 anos. A paciente relata que há dois meses teve agravamento do quadro do joelho direito, com grande dificuldade para realizar agachamento, subir e descer escadas. Ao ser realizada a avaliação fisioterapêutica, foi detectado: crepitação bilateral, dor apenas no joelho direito de intensidade 8; joelhos varos, hipotrofia dos músculos quadríceps e encurtamento de ísquiostibiais bilateralmente. Em relação ao tratamento dessa paciente, analise as recomendações a seguir:

I Deve-se inicialmente realizar exercícios isocinéticos para manutenção e/ou ganho de força e trofismo muscular do quadríceps, pois essa atividade não exige movimento articular, protegendo assim a articulação.

II Deve-se orientar a paciente a subir escada colocando primeiro a perna esquerda e descer colocando primeiro à perna direita, para proteção da articulação do joelho mais acometido.

III Deve-se realizar aplicações da TENS convencional com frequência de 2Hz e duração de pulso de 80?s, para redução do quadro álgico.

IV Deve-se realizar aplicação de calor profundo, pois aumenta a atividade das metaloproteinases que irão promover síntese da cartilagem.

V Deve-se prescrever palmilha com elevação do bordo lateral para melhor distribuição das forças.

Para esse caso, estão corretas as recomendações presentes em

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38Q378359 | Administração Pública, Portal da Transparência, Assistente em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A Carta de Serviço ao Cidadão/Usuário é um documento elaborado por uma organização pública com o objetivo de informar aos cidadãos os serviços por ela prestados. Sua prática implica em um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais, que são:
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39Q324413 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Para que haja desenvolvimento curricular na educação infantil, a organização do espaço físico e do tempo assim como os recursos materiais são elementos essenciais. Considerando esses elementos, na escola,
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40Q560576 | Informática, Word, Assistente em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

O assistente administrativo do curso de Direito de uma instituição de ensino superior recebeu de volta da coordenadora o arquivo da ata da reunião do colegiado do curso, para que fossem feitas as correções por ela indicadas. Como é prática da coordenadora, ela utilizou a ferramenta de controle de alterações do Microsoft Word 2010, para que os erros encontrados não sejam repetidos no futuro.

O assistente optou por revisar cada alteração controlada e seus respectivos comentários em sequência, porque, às vezes, a coordenadora realiza alterações equivocadamente. Para tanto, ele deve,

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