Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

361Q54405 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Fuvest-SP) Sobre os últimos 50 anos no Brasil, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q54259 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(UFR-RJ) “A organização de trabalho (...), sofreu terrível impacto sob a dominação (...) (...) Uma série de procedimentos compulsórios de contigenciamento de mão-de-obra, tanto novos (...) quanto redefinidos (...) foram desastrosos para os índios (...).”

RIBEIRO, Darcy. As américas e a civilização. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. p. 158-159.

Com relação à questão do trabalho indígena, no processo de colonização da Hispano – América, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q54271 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(UFSE) Além das revoluções ou reformas político-ideológicas, o século XVIII conheceu também alterações de âmbito especificamente socioeconômico, cujo principal exemplo foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q935189 | Física, Leis de Newton, Vestibular

(Unesp) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para previnir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q54299 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFPE) Sobre a produção do café no Segundo Reinado, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q935458 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(UDESC 2008) No decorrer do século XIX, as grandes potências européias lançaram-se à conquista colonial da África e da Ásia. Sobre a ocupação da África e suas consequências, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q935333 | Física, Física Nuclear e Atômica, Vestibular

(ENEM 2016) A telefonia móvel no Brasil opera com celulares cuja potência média de radiação é cerca de 0,6 W. Por recomendação do ANSI/IEEE, foram estipulados limites para exposição humana à radiação emitida por esses aparelhos. Para o atendimento dessa recomendação, valem os conselhos: segurar o aparelho a uma pequena distância do ouvido, usar fones de ouvido para as chamadas de voz e utilizar o aparelho no modo viva voz ou com dispositivos bluetooth. Essas medidas baseiam-se no fato de que a intensidade da radiação emitida decai rapidamente conforme a distância aumenta, por isso, afastar o aparelho reduz riscos.

COSTA, E. A. F Efeitos na saúde humana da exposição aos campos de radiofrequência. Disponível em: www.ced.ufsc.br. Acesso em: 16nov. 2011 (adaptado).

Para reduzir a exposição à radiação do celular de forma mais eficiente, o usuário deve utIlizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q54483 | Matemática, Exponencial e Logaritmo, Vestibular, Vestibular

(Mackenzie-SP) Se log α = 6 e log β = 4, então 4√α2 • β é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q521553 | Português, Língua e Linguagem, Vestibular, Vestibular

Cuitelinho
Cheguei na bera do porto
Onde as onda se espaia.
As garça dá meia volta,
Senta na bera da praia.
E o cuitelinho não gosta
Que o botão da rosa caia.
Quando eu vim da minha terra,
Despedi da parentaia.
Eu entrei em Mato Grosso,
Dei em terras paraguaia.
Lá tinha revolução,
Enfrentei fortes bataia.
A tua saudade corta
Como o aço de navaia.
O coração fica aflito,
Bate uma e outra faia.
E os oio se enche d´água
Que até a vista se atrapaia.
Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004.

Transmitida por gerações, a canção Cuitelinho manifesta aspectos culturais de um povo, nos quais se inclui sua forma de falar, além de registrar um momento histórico. Depreende-se disso que a importância em preservar a produção cultural de uma nação consiste no fato de que produções como a canção Cuitelinho evidenciam a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q54403 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Fatec-SP) O Plebiscito é um recurso constitucional de consulta popular utilizado em muitas democracias. No Brasil sua última ocorrência e tema foram, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q54416 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(PUC-PR) Numa divisão o quociente é 3 e o resto 6. A soma do dividendo, do divisor, do quociente e do resto é 107. Qual a diferença entre o dividendo e o divisor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q54105 | Matemática, Geometria Espacial, Vestibular, Vestibular

(UFRGS/2014) Um cone reto com raio da base medindo 10 cm e altura de 12 cm será seccionado por um plano paralelo à base, de forma que os sólidos resultantes da secção tenham o mesmo volume. A altura do cone resultante da secção deve, em cm, ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q54246 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(U. Alfenas-MG) O Bloqueio Continental, em 1807, a vinda da família real para o Brasil e a abertura dos portos em 1808, constituíram fatos importantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q54286 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(UFMS) Sabe-se que a Guerra de Secessão constitui um dos mais importantes momentos na formação dos Estados Unidos da América. As proposições abaixo referem-se a esse tema.

I. As diferenças econômicas, sociais e políticas entre Norte e Sul agudizaram-se na primeira metade do século XIX e levaram à guerra.
II. Os empresários industriais do Norte exigiam uma política de tarifas altas para proteção de suas indústrias, mas não contavam com o apoio do Sul.
III. A cultura do algodão desenvolveu-se no Sul dos Estados Unidos baseada no trabalho escravo, que era contestado pelos empresários do Norte.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q935478 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular

(ENEM 2009) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de Coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”.

A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coreia.

Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937.

Sobre a expansão japonesa, infere-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q935510 | História, Independência na América Latina, Vestibular

(FGV/2019) Os homens que lideraram o processo nacional de independência política na América Latina estavam imbuídos do ideário burguês como justificativa de seus atos. 

(Maria Lígia Prado, A formação das nações latino-americanas) 

Considerando o excerto, é correto afirmar que, no processo apresentado, 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q54365 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(UFRS) O pedido de extradição do general chileno Augusto Pinochet, feito pelo Poder Judiciário Espanhol ao governo britânico em 1999, por crimes contra a humanidade, revelou a existência de uma articulação dos serviços secretos do continente sul-americano conhecida como “Operação Condor”. Esta teria sido responsável

I. pela criação de um clima político favorável à implantação da redemocratização.
II. pela articulação e coordenação dos partidos políticos favoráveis aos governos ditatoriais baseados na doutrina de segurança nacional.
III. pela repressão e eliminação dos opositores às ditaduras e por atentados.

Quais dos itens estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q934829 | Filosofia, Ética e Moral, Vestibular

(ENEM 2010) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.

CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q54272 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(UECE) No processo de transformações sociais ocorridas no interior das formas fabris de produção — o que chamamos de Revolução Industrial — as relações entre os trabalhadores e as máquinas se alteraram significativamente. A respeito dessas alterações, assinale a opção certa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.