Questões de Concursos Vestibular Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Vestibular Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 381Q935223 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular(ENEM 2001) A refrigeração e o congelamento de alimentos são responsáveis por uma parte significativa do consumo de energia elétrica numa residência típica. Para diminuir as perdas térmicas de uma geladeira, podem ser tomados alguns cuidados operacionais: I – Distribuir os alimentos nas prateleiras deixando espaços vazios entre eles, para que ocorra a circulação do ar frio para baixo e do quente para cima. II – Manter as paredes do congelador com camada bem espessa de gelo, para que o aumento da massa de gelo aumente a troca de calor no congelador III – Limpar o radiador (“grade” na parte de trás) periodicamente, para que a gordura e o poeira que nele se depositam não reduzam a transferência de calor para o ambiente. Para uma geladeira tradicional é correto indicar, apenas, ✂️ a) a operação I ✂️ b) a operação II. ✂️ c) as operações I e II. ✂️ d) as operações I e III. ✂️ e) as operações II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 382Q935331 | Física, Física Nuclear e Atômica, Vestibular(ENEM 2013 PPL) Quando a luz branca incide em uma superfície metálica, são removidos elétrons desse material. Esse efeito é utilizado no acendimento automático das luzes nos postes de iluminação, na abertura automática das portas, no fotômetro fotográfico e em sistemas de alarme. Esse efeito pode ser usado para fazer a transformação de energia ✂️ a) nuclear para cinética. (0 marcaram) ✂️ b) elétrica para radiante. (0 marcaram) ✂️ c) térmica para química. (0 marcaram) ✂️ d) radiante para cinética. (0 marcaram) ✂️ e) potencial para cinética. (0 marcaram) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 383Q935229 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular(ENEM 2016) Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior. O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá: ✂️ a) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico. ✂️ b) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio. ✂️ c) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio. ✂️ d) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico. ✂️ e) com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 384Q935318 | Física, Magnetismo, Vestibular(MACKENZIE-SP) As linhas de indução de um campo magnético são: ✂️ a) o lugar geométrico dos pontos, onde a intensidade do campo magnético é constante. ✂️ b) as trajetórias descritas por cargas elétricas num campo magnético. ✂️ c) aquelas que em cada ponto tangenciam o vetor indução magnética, orientadas no seu sentido. ✂️ d) aquelas que partem do pólo norte de um imã e vão até o infinito. ✂️ e) nenhuma das anteriores é correta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 385Q54322 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular(. U. F. de São Carlos-SP) As relações entre as potências européias, no século XIX, seguiram basicamente os princípios estabelecidos pelo Congresso de Viena. Durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente norte-americano Woodrow Wilson apresentou os princípios de uma nova diplomacia, voltada para ✂️ a) o reconhecimento do equilíbrio de força entre as nações. ✂️ b) a legitimação internacional da supremacia dos Estados Unidos na América Latina. ✂️ c) a restauração dos governos europeus derrubados pelas revoluções socialistas. ✂️ d) o reconhecimento dos direitos legítimos das nacionalidades. ✂️ e) a defesa dos países americanos contra possíveis intervenções imperialistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 386Q935475 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular(UFRGS/2015) Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu. Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que ✂️ a) a experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira. ✂️ b) a tomada de Monte Castelo, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB. ✂️ c) o Brasil, durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território. ✂️ d) a participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas, desde 1937. ✂️ e) a participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 387Q935216 | Física, Energia Potencial, Vestibular(FATEC 2002) Um bloco de massa 0,60kg é abandonado, a partir do repouso, no ponto A de uma pista no plano vertical. O ponto A está a 2,0m de altura da base da pista, onde está fixa uma mola de constante elástica 150 N/m. São desprezíveis os efeitos do atrito e adota-se g=10m/s². A máxima compressão da mola vale, em metros: ✂️ a) 0,80 ✂️ b) 0,40 ✂️ c) 0,20 ✂️ d) 0,10 ✂️ e) 0,05 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 388Q935474 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular(ENEM 2018) Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia. HOBSBAWM, E. Era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1997 (adaptado). Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque ✂️ a) teve-se ciência de lugares outrora ignorados. ✂️ b) foram modificadas fronteiras e relações interestatais. ✂️ c) utilizaram mapas estratégicos os exércitos nela envolvidos. ✂️ d) tratou-se de um acontecimento que afetou a economia global. ✂️ e) tornou o continente europeu o centro das relações internacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 389Q54091 | Matemática, MMC, Vestibular, VestibularTrês ciclistas A, B e C treinam em uma pista. Eles partem de um ponto P da pista e completam uma volta na pista ao passarem novamente pelo mesmo ponto P. O ciclista A gasta 30 seg , o ciclista B, 45 seg, e o ciclista C, 40 seg, para dar uma volta completa na pista. Após quanto tempo, os três ciclistas passam juntos, no ponto P, pela terceira vez consecutiva? ✂️ a) 18 min. ✂️ b) 25 min. ✂️ c) 30 min. ✂️ d) 15 min. ✂️ e) 20 min Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 390Q54334 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular(Uniderp-MS) A expansão neocolonialista européia do final do século XIX resultou, entre outras conseqüências, ✂️ a) na divisão geopolítica do mundo em dois blocos antagônicos (capitalista e socialist e na aceleração da corrida armamentista; ✂️ b) no surgimento do bloco dos países do Terceiro Mundo e no enfraquecimento do papel desempenhado pelo Império japonês na Ordem Mundial até então existente; ✂️ c) na partilha da Ásia e da África e na intensificação dos conflitos imperialistas que desembocaram na Primeira Guerra Mundial; ✂️ d) na diminuição da produção industrial das potências do Velho Mundo e na elevação dos índices de desemprego nesse setor da economia; ✂️ e) na pacificação dos conflitos nacionais e tribais, travados nos países africanos e asiáticos e no surgimento da Organização das Nações Unidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 391Q54345 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular(Fatec-SP) Uma das faces mais perigosas da crise econômica vivida nas últimas décadas é o surgimento, em muitos países, de grupos neonazistas, quase sempre formados por jovens de origem pobre, filhos de operários ou trabalhadores pouco qualificados. Sobre esses grupos é correto afirmar que: ✂️ a) têm idéias nacionalistas, muitas vezes xenófobas, contrárias às minorias, aos imigrantes e favoráveis à violência. ✂️ b) têm idéias internacionalistas, xenófobas, contrárias às minorias, aos imigrantes e pacifistas. ✂️ c) têm idéias internacionalistas, pregam o pacifismo, são favoráveis às minorias, e aceitam dividir suas riquezas com os mais pobres. ✂️ d) possuem uma atuação internacional, xenófoba, a favor das minorias, dos imigrantes e favoráveis à violência. ✂️ e) não representam uma ameaça à democracia, pois não são violentos e pregam uma integração com os imigrantes dos países mais pobres. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 392Q935254 | Física, Campo Elétrico, Vestibular(Mackenzie-SP) – A intensidade do campo elétrico, num ponto situado a 3,0 mm de uma carga elétrica puntiforme Q = 2,7 µC no vácuo (ko = 9.109 N.m2/C2) é: ✂️ a) 2,7 . 103 N/C ✂️ b) 8,1 . 103 N/C ✂️ c) 2,7 . 106 N/C ✂️ d) 8,1 . 106 N/C ✂️ e) 2,7 . 109 N/C Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 393Q54387 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular(U.Católica Dom Bosco-MS) “A crescente radicalização política do movimento popular e dos trabalhadores, pressionando o Executivo a romper os limites do “pacto populista”, levou o conjunto das classes dominantes e setores das classes médias — apoiados e estimulados por agências governamentais norte-americanas e empresas multinacionais — a condenar o governo Goulart. A derrubada do governo contou com a participação decisiva das forças armadas, as quais — a partir de meados de abril de 1964 — impuseram ao país uma nova ordem político-institucional com características crescentemente militarizadas.” Toledo. In: Koshiba, p. 350. A nova ordem política institucional, que foi imposta no Brasil pelo golpe de 1964, foi arquitetada ✂️ a) por estudantes e por setores da Igreja Católica. ✂️ b) por forças progressistas que receavam a implantação de um regime socialista autoritário no Brasil. ✂️ c) pelas oligarquias agrárias do Nordeste, aliadas aos industriais sulistas. ✂️ d) por militares, por grupos conservadores e por setores políticos da UDN. ✂️ e) pela classe média urbana, insatisfeita com o baixo salário e com a inflação galopante. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 394Q54294 | História, História da América, Vestibular, Vestibular(U. Alfenas-MG) Criada em 1823, proibia os países europeu de estabelecerem novas colônias na América e intervirem nos assuntos internos do continente americano. Tentava, através do slogan “A América para os americanos”, preparar o futuro domínio que os Estados Unidos iriam exercer sobre as repúblicas latino-americanas. Esse texto refere-se ✂️ a) à Era Meiji. ✂️ b) à Doutrina Monroe. ✂️ c) ao Neocolonialismo ✂️ d) ao Big Stick ✂️ e) à Conferência Pan-americana. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 395Q935481 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular(ENEM 2017) Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome. SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado). A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a) ✂️ a) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor. ✂️ b) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações. ✂️ c) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial. ✂️ d) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas. ✂️ e) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 396Q935319 | Física, Magnetismo, Vestibular(UFSM) O módulo do campo de indução magnética gerado por uma corrente elétrica contínua num fio retilíneo é, num ponto P do espaço que circunda o fio. ✂️ a) diretamente proporcional à intensidade da corrente que percorre o fio diretamente proporcional à distância do ponto P do fio. ✂️ b) diretamente proporcional à intensidade da corrente que percorre o fio e inversamente proporcional à distância do ponto P ao fio. ✂️ c) inversamente proporcional à intensidade da corrente que percorre o fio e inversamente proporcional à distância do ponto P ao fio. ✂️ d) inversamente proporcional à intensidade da corrente que percorre o fio e diretamente proporcional à distância do ponto P ao fio. ✂️ e) diretamente proporcional à intensidade da corrente que percorre o fio e inversamente proporcional ao quadrado da distância do ponto P ao fio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 397Q54420 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular(F.I. Anápolis-GO) Se ao dobro de um número real somarmos 5, multiplicarmos esse resultado por 3, subtrairmos 15 e dividirmos pelo próprio número, podemos afirmar que o resultado obtido: ✂️ a) pode ser fracionário; ✂️ b) pode ser negativo; ✂️ c) é sempre 2; ✂️ d) é sempre 6; ✂️ e) depende do número considerado. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 398Q54460 | Matemática, Problemas de Matemática, Vestibular, Vestibular(Fuvest-SP) Uma senhora tinha entre trinta e quarenta ações de uma empresa para dividir igualmente entre todos os seus netos. Num ano, quando tinha 3 netos, se a partilha fosse feita, deixaria 1 ação sobrando. No ano seguinte, nasceu mais um neto e, ao dividir igualmente entre os quatro netos o mesmo número de ações, ela observou que sobrariam 3 ações. Nesta última situação, quantas ações receberá cada neto? ✂️ a) 6 ✂️ b) 7 ✂️ c) 8 ✂️ d) 9 ✂️ e) 10 Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 399Q54467 | Matemática, Funções e Funções Compostas, Vestibular, Vestibular(Unifor-CE) Quantos pontos em comum têm os gráficos das funções de | R em | R definidas por y = x3 – 6x e y = –x2 ? ✂️ a) 0 ✂️ b) 1 ✂️ c) 2 ✂️ d) 3 ✂️ e) 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 400Q54414 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, VestibularO número natural n é o máximo divisor comum dos números 756 e 2205. Então, a soma dos algarismos de n é igual a: ✂️ a) 3 ✂️ b) 8 ✂️ c) 9 ✂️ d) 13 ✂️ e) Nenhuma das alternativas acima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
381Q935223 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular(ENEM 2001) A refrigeração e o congelamento de alimentos são responsáveis por uma parte significativa do consumo de energia elétrica numa residência típica. Para diminuir as perdas térmicas de uma geladeira, podem ser tomados alguns cuidados operacionais: I – Distribuir os alimentos nas prateleiras deixando espaços vazios entre eles, para que ocorra a circulação do ar frio para baixo e do quente para cima. II – Manter as paredes do congelador com camada bem espessa de gelo, para que o aumento da massa de gelo aumente a troca de calor no congelador III – Limpar o radiador (“grade” na parte de trás) periodicamente, para que a gordura e o poeira que nele se depositam não reduzam a transferência de calor para o ambiente. Para uma geladeira tradicional é correto indicar, apenas, ✂️ a) a operação I ✂️ b) a operação II. ✂️ c) as operações I e II. ✂️ d) as operações I e III. ✂️ e) as operações II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
382Q935331 | Física, Física Nuclear e Atômica, Vestibular(ENEM 2013 PPL) Quando a luz branca incide em uma superfície metálica, são removidos elétrons desse material. Esse efeito é utilizado no acendimento automático das luzes nos postes de iluminação, na abertura automática das portas, no fotômetro fotográfico e em sistemas de alarme. Esse efeito pode ser usado para fazer a transformação de energia ✂️ a) nuclear para cinética. (0 marcaram) ✂️ b) elétrica para radiante. (0 marcaram) ✂️ c) térmica para química. (0 marcaram) ✂️ d) radiante para cinética. (0 marcaram) ✂️ e) potencial para cinética. (0 marcaram) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
383Q935229 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular(ENEM 2016) Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior. O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá: ✂️ a) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico. ✂️ b) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio. ✂️ c) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio. ✂️ d) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico. ✂️ e) com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
384Q935318 | Física, Magnetismo, Vestibular(MACKENZIE-SP) As linhas de indução de um campo magnético são: ✂️ a) o lugar geométrico dos pontos, onde a intensidade do campo magnético é constante. ✂️ b) as trajetórias descritas por cargas elétricas num campo magnético. ✂️ c) aquelas que em cada ponto tangenciam o vetor indução magnética, orientadas no seu sentido. ✂️ d) aquelas que partem do pólo norte de um imã e vão até o infinito. ✂️ e) nenhuma das anteriores é correta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
385Q54322 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular(. U. F. de São Carlos-SP) As relações entre as potências européias, no século XIX, seguiram basicamente os princípios estabelecidos pelo Congresso de Viena. Durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente norte-americano Woodrow Wilson apresentou os princípios de uma nova diplomacia, voltada para ✂️ a) o reconhecimento do equilíbrio de força entre as nações. ✂️ b) a legitimação internacional da supremacia dos Estados Unidos na América Latina. ✂️ c) a restauração dos governos europeus derrubados pelas revoluções socialistas. ✂️ d) o reconhecimento dos direitos legítimos das nacionalidades. ✂️ e) a defesa dos países americanos contra possíveis intervenções imperialistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
386Q935475 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular(UFRGS/2015) Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu. Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que ✂️ a) a experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira. ✂️ b) a tomada de Monte Castelo, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB. ✂️ c) o Brasil, durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território. ✂️ d) a participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas, desde 1937. ✂️ e) a participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
387Q935216 | Física, Energia Potencial, Vestibular(FATEC 2002) Um bloco de massa 0,60kg é abandonado, a partir do repouso, no ponto A de uma pista no plano vertical. O ponto A está a 2,0m de altura da base da pista, onde está fixa uma mola de constante elástica 150 N/m. São desprezíveis os efeitos do atrito e adota-se g=10m/s². A máxima compressão da mola vale, em metros: ✂️ a) 0,80 ✂️ b) 0,40 ✂️ c) 0,20 ✂️ d) 0,10 ✂️ e) 0,05 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
388Q935474 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular(ENEM 2018) Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia. HOBSBAWM, E. Era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1997 (adaptado). Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque ✂️ a) teve-se ciência de lugares outrora ignorados. ✂️ b) foram modificadas fronteiras e relações interestatais. ✂️ c) utilizaram mapas estratégicos os exércitos nela envolvidos. ✂️ d) tratou-se de um acontecimento que afetou a economia global. ✂️ e) tornou o continente europeu o centro das relações internacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
389Q54091 | Matemática, MMC, Vestibular, VestibularTrês ciclistas A, B e C treinam em uma pista. Eles partem de um ponto P da pista e completam uma volta na pista ao passarem novamente pelo mesmo ponto P. O ciclista A gasta 30 seg , o ciclista B, 45 seg, e o ciclista C, 40 seg, para dar uma volta completa na pista. Após quanto tempo, os três ciclistas passam juntos, no ponto P, pela terceira vez consecutiva? ✂️ a) 18 min. ✂️ b) 25 min. ✂️ c) 30 min. ✂️ d) 15 min. ✂️ e) 20 min Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
390Q54334 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular(Uniderp-MS) A expansão neocolonialista européia do final do século XIX resultou, entre outras conseqüências, ✂️ a) na divisão geopolítica do mundo em dois blocos antagônicos (capitalista e socialist e na aceleração da corrida armamentista; ✂️ b) no surgimento do bloco dos países do Terceiro Mundo e no enfraquecimento do papel desempenhado pelo Império japonês na Ordem Mundial até então existente; ✂️ c) na partilha da Ásia e da África e na intensificação dos conflitos imperialistas que desembocaram na Primeira Guerra Mundial; ✂️ d) na diminuição da produção industrial das potências do Velho Mundo e na elevação dos índices de desemprego nesse setor da economia; ✂️ e) na pacificação dos conflitos nacionais e tribais, travados nos países africanos e asiáticos e no surgimento da Organização das Nações Unidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
391Q54345 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular(Fatec-SP) Uma das faces mais perigosas da crise econômica vivida nas últimas décadas é o surgimento, em muitos países, de grupos neonazistas, quase sempre formados por jovens de origem pobre, filhos de operários ou trabalhadores pouco qualificados. Sobre esses grupos é correto afirmar que: ✂️ a) têm idéias nacionalistas, muitas vezes xenófobas, contrárias às minorias, aos imigrantes e favoráveis à violência. ✂️ b) têm idéias internacionalistas, xenófobas, contrárias às minorias, aos imigrantes e pacifistas. ✂️ c) têm idéias internacionalistas, pregam o pacifismo, são favoráveis às minorias, e aceitam dividir suas riquezas com os mais pobres. ✂️ d) possuem uma atuação internacional, xenófoba, a favor das minorias, dos imigrantes e favoráveis à violência. ✂️ e) não representam uma ameaça à democracia, pois não são violentos e pregam uma integração com os imigrantes dos países mais pobres. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
392Q935254 | Física, Campo Elétrico, Vestibular(Mackenzie-SP) – A intensidade do campo elétrico, num ponto situado a 3,0 mm de uma carga elétrica puntiforme Q = 2,7 µC no vácuo (ko = 9.109 N.m2/C2) é: ✂️ a) 2,7 . 103 N/C ✂️ b) 8,1 . 103 N/C ✂️ c) 2,7 . 106 N/C ✂️ d) 8,1 . 106 N/C ✂️ e) 2,7 . 109 N/C Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
393Q54387 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular(U.Católica Dom Bosco-MS) “A crescente radicalização política do movimento popular e dos trabalhadores, pressionando o Executivo a romper os limites do “pacto populista”, levou o conjunto das classes dominantes e setores das classes médias — apoiados e estimulados por agências governamentais norte-americanas e empresas multinacionais — a condenar o governo Goulart. A derrubada do governo contou com a participação decisiva das forças armadas, as quais — a partir de meados de abril de 1964 — impuseram ao país uma nova ordem político-institucional com características crescentemente militarizadas.” Toledo. In: Koshiba, p. 350. A nova ordem política institucional, que foi imposta no Brasil pelo golpe de 1964, foi arquitetada ✂️ a) por estudantes e por setores da Igreja Católica. ✂️ b) por forças progressistas que receavam a implantação de um regime socialista autoritário no Brasil. ✂️ c) pelas oligarquias agrárias do Nordeste, aliadas aos industriais sulistas. ✂️ d) por militares, por grupos conservadores e por setores políticos da UDN. ✂️ e) pela classe média urbana, insatisfeita com o baixo salário e com a inflação galopante. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
394Q54294 | História, História da América, Vestibular, Vestibular(U. Alfenas-MG) Criada em 1823, proibia os países europeu de estabelecerem novas colônias na América e intervirem nos assuntos internos do continente americano. Tentava, através do slogan “A América para os americanos”, preparar o futuro domínio que os Estados Unidos iriam exercer sobre as repúblicas latino-americanas. Esse texto refere-se ✂️ a) à Era Meiji. ✂️ b) à Doutrina Monroe. ✂️ c) ao Neocolonialismo ✂️ d) ao Big Stick ✂️ e) à Conferência Pan-americana. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
395Q935481 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular(ENEM 2017) Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome. SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado). A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a) ✂️ a) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor. ✂️ b) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações. ✂️ c) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial. ✂️ d) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas. ✂️ e) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
396Q935319 | Física, Magnetismo, Vestibular(UFSM) O módulo do campo de indução magnética gerado por uma corrente elétrica contínua num fio retilíneo é, num ponto P do espaço que circunda o fio. ✂️ a) diretamente proporcional à intensidade da corrente que percorre o fio diretamente proporcional à distância do ponto P do fio. ✂️ b) diretamente proporcional à intensidade da corrente que percorre o fio e inversamente proporcional à distância do ponto P ao fio. ✂️ c) inversamente proporcional à intensidade da corrente que percorre o fio e inversamente proporcional à distância do ponto P ao fio. ✂️ d) inversamente proporcional à intensidade da corrente que percorre o fio e diretamente proporcional à distância do ponto P ao fio. ✂️ e) diretamente proporcional à intensidade da corrente que percorre o fio e inversamente proporcional ao quadrado da distância do ponto P ao fio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
397Q54420 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular(F.I. Anápolis-GO) Se ao dobro de um número real somarmos 5, multiplicarmos esse resultado por 3, subtrairmos 15 e dividirmos pelo próprio número, podemos afirmar que o resultado obtido: ✂️ a) pode ser fracionário; ✂️ b) pode ser negativo; ✂️ c) é sempre 2; ✂️ d) é sempre 6; ✂️ e) depende do número considerado. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
398Q54460 | Matemática, Problemas de Matemática, Vestibular, Vestibular(Fuvest-SP) Uma senhora tinha entre trinta e quarenta ações de uma empresa para dividir igualmente entre todos os seus netos. Num ano, quando tinha 3 netos, se a partilha fosse feita, deixaria 1 ação sobrando. No ano seguinte, nasceu mais um neto e, ao dividir igualmente entre os quatro netos o mesmo número de ações, ela observou que sobrariam 3 ações. Nesta última situação, quantas ações receberá cada neto? ✂️ a) 6 ✂️ b) 7 ✂️ c) 8 ✂️ d) 9 ✂️ e) 10 Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
399Q54467 | Matemática, Funções e Funções Compostas, Vestibular, Vestibular(Unifor-CE) Quantos pontos em comum têm os gráficos das funções de | R em | R definidas por y = x3 – 6x e y = –x2 ? ✂️ a) 0 ✂️ b) 1 ✂️ c) 2 ✂️ d) 3 ✂️ e) 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
400Q54414 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, VestibularO número natural n é o máximo divisor comum dos números 756 e 2205. Então, a soma dos algarismos de n é igual a: ✂️ a) 3 ✂️ b) 8 ✂️ c) 9 ✂️ d) 13 ✂️ e) Nenhuma das alternativas acima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro