Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

381Q935223 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular

(ENEM 2001) A refrigeração e o congelamento de alimentos são responsáveis por uma parte significativa do consumo de energia elétrica numa residência típica.

Para diminuir as perdas térmicas de uma geladeira, podem ser tomados alguns cuidados operacionais:

I – Distribuir os alimentos nas prateleiras deixando espaços vazios entre eles, para que ocorra a circulação do ar frio para baixo e do quente para cima.

II – Manter as paredes do congelador com camada bem espessa de gelo, para que o aumento da massa de gelo aumente a troca de calor no congelador

III – Limpar o radiador (“grade” na parte de trás) periodicamente, para que a gordura e o poeira que nele se depositam não reduzam a transferência de calor para o ambiente.

Para uma geladeira tradicional é correto indicar, apenas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q935331 | Física, Física Nuclear e Atômica, Vestibular

(ENEM 2013 PPL) Quando a luz branca incide em uma superfície metálica, são removidos elétrons desse material. Esse efeito é utilizado no acendimento automático das luzes nos postes de iluminação, na abertura automática das portas, no fotômetro fotográfico e em sistemas de alarme.

Esse efeito pode ser usado para fazer a transformação de energia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q935229 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular

(ENEM 2016) Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior.

O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q935318 | Física, Magnetismo, Vestibular

(MACKENZIE-SP) As linhas de indução de um campo magnético são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q54322 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(. U. F. de São Carlos-SP) As relações entre as potências européias, no século XIX, seguiram basicamente os princípios estabelecidos pelo Congresso de Viena. Durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente norte-americano Woodrow Wilson apresentou os princípios de uma nova diplomacia, voltada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q935475 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular

(UFRGS/2015) Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu. Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q935216 | Física, Energia Potencial, Vestibular

(FATEC 2002) Um bloco de massa 0,60kg é abandonado, a partir do repouso, no ponto A de uma pista no plano vertical. O ponto A está a 2,0m de altura da base da pista, onde está fixa uma mola de constante elástica 150 N/m. São desprezíveis os efeitos do atrito e adota-se g=10m/s². A máxima compressão da mola vale, em metros:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q935474 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular

(ENEM 2018) Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1997 (adaptado).

Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q54091 | Matemática, MMC, Vestibular, Vestibular

Três ciclistas A, B e C treinam em uma pista. Eles partem de um ponto P da pista e completam uma volta na pista ao passarem novamente pelo mesmo ponto P. O ciclista A gasta 30 seg , o ciclista B, 45 seg, e o ciclista C, 40 seg, para dar uma volta completa na pista. Após quanto tempo, os três ciclistas passam juntos, no ponto P, pela terceira vez consecutiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q54334 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Uniderp-MS) A expansão neocolonialista européia do final do século XIX resultou, entre outras conseqüências,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q54345 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Fatec-SP) Uma das faces mais perigosas da crise econômica vivida nas últimas décadas é o surgimento, em muitos países, de grupos neonazistas, quase sempre formados por jovens de origem pobre, filhos de operários ou trabalhadores pouco qualificados. Sobre esses grupos é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q935254 | Física, Campo Elétrico, Vestibular

(Mackenzie-SP) – A intensidade do campo elétrico, num ponto situado a 3,0 mm de uma carga elétrica puntiforme Q = 2,7 µC no vácuo (ko = 9.109 N.m2/C2) é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q54387 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(U.Católica Dom Bosco-MS) “A crescente radicalização política do movimento popular e dos trabalhadores, pressionando o Executivo a romper os limites do “pacto populista”, levou o conjunto das classes dominantes e setores das classes médias — apoiados e estimulados por agências governamentais norte-americanas e empresas multinacionais — a condenar o governo Goulart. A derrubada do governo contou com a participação decisiva das forças armadas, as quais — a partir de meados de abril de 1964 — impuseram ao país uma nova ordem político-institucional com características crescentemente militarizadas.”

Toledo. In: Koshiba, p. 350.

A nova ordem política institucional, que foi imposta no Brasil pelo golpe de 1964, foi arquitetada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q54294 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(U. Alfenas-MG) Criada em 1823, proibia os países europeu de estabelecerem novas colônias na América e intervirem nos assuntos internos do continente americano. Tentava, através do slogan “A América para os americanos”, preparar o futuro domínio que os Estados Unidos iriam exercer sobre as repúblicas latino-americanas. Esse texto refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q935481 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular

(ENEM 2017) Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q935319 | Física, Magnetismo, Vestibular

(UFSM) O módulo do campo de indução magnética gerado por uma corrente elétrica contínua num fio retilíneo é, num ponto P do espaço que circunda o fio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q54420 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(F.I. Anápolis-GO) Se ao dobro de um número real somarmos 5, multiplicarmos esse resultado por 3, subtrairmos 15 e dividirmos pelo próprio número, podemos afirmar que o resultado obtido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q54460 | Matemática, Problemas de Matemática, Vestibular, Vestibular

(Fuvest-SP) Uma senhora tinha entre trinta e quarenta ações de uma empresa para dividir igualmente entre todos os seus netos. Num ano, quando tinha 3 netos, se a partilha fosse feita, deixaria 1 ação sobrando. No ano seguinte, nasceu mais um neto e, ao dividir igualmente entre os quatro netos o mesmo número de ações, ela observou que sobrariam 3 ações. Nesta última situação, quantas ações receberá cada neto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q54467 | Matemática, Funções e Funções Compostas, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Quantos pontos em comum têm os gráficos das funções de | R em | R definidas por y = x3 – 6x e y = –x2 ?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q54414 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

O número natural n é o máximo divisor comum dos números 756 e 2205. Então, a soma dos algarismos de n é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.