Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

401Q54472 | Matemática, Funções e Funções Compostas, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Sejam j e g funções de |R em |R dadas por f(x) = –2x e g(x) = x2 –1. Relativamente à função composta definida por (fog)(x), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q935434 | História, Revolução Francesa, Vestibular

(UDESC) Alguns historiadores analisam que a Revolução Francesa (1789) comportou duas revoluções , ocorridas paralelamente: a burguesa e a camponesa. Assinale a alternativa incorreta, a respeito de algumas das questões que justificariam essa análise sobre a Revolução Francesa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q54328 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(FGV-SP) Assinale a alternativa incorreta sobre as transformações territoriais ocorridas na Europa, após a I Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q935476 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular

(ENEM 2015) A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político…” In: MAZRUI, A., WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q54469 | Matemática, Funções e Funções Compostas, Vestibular, Vestibular

(UFSE) Se f é uma função do primeiro grau tal que f(12) = 45 e f(15) = 54, então f(18) é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q935455 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(ENEM 2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q935258 | Física, Campo Elétrico, Vestibular

(PUC-Rio 2009) – Dois objetos metálicos esféricos idênticos, contendo cargas elétricas de 1C e de 5C, são colocados em contato e depois afastados a uma distância de 3 m. Considerando a Constante de Coulomb k = 9 x 109N m2/C2, podemos dizer que a força que atua entre as cargas após o contato é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q54397 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

Sobre os anos 90 no Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q935424 | História, Idade Moderna, Vestibular

(UDESC 2017/1) Na obra O queijo e os vermes, o historiador Carlo Ginzburg conta a história de Domenico Scandella, vulgo Menocchio, um moleiro do norte da Itália que, no século XVI, foi considerado herege pela Igreja por afirmar que a origem do mundo estava na putrefação. Ao analisar o processo inquisitorial que trata do caso, Ginzburg chama a atenção para as peculiares opiniões de Menocchio sobre os dogmas da igreja e para suas críticas ao seu poder excessivo: a igreja chegou a controlar um terço das terras cultiváveis da Europa. Para o autor, dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma.

Com base nas informações e nos estudos sobre a Idade Moderna europeia, analise as proposições.

I. A Reforma Protestante contribuiu para a uniformização das práticas e dos significados religiosos no século XVI.

II. O desenvolvimento da imprensa contribuiu para que pessoas comuns tivessem acesso a informações antes controladas pela Igreja Católica.

III. A venda de indulgências pela Igreja Católica foi um dos motivos que levou o monge Martinho Lutero a escrever suas 95 teses, criticando vários pontos da doutrina católica.

IV. Uma das medidas da Contrarreforma foi o retorno da Inquisição, que tinha como objetivo reprimir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica.

V. A censura exercida pela Igreja Católica Apostólica Romana foi determinante para a expansão do protestantismo na Itália e na Península Ibérica.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q54369 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(U.Católica Dom Bosco-MS) A economia do Estado Novo, liderado por Getúlio Vargas, caracterizou-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q54430 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(UFRS) 0,3 semanas corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q935461 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(ENEM PPL 2013) A Inglaterra deve governar o mundo porque é a melhor; o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a ela. Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar, moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante.

SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995 (adaptado).

O texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justificavam suas ações imperialistas, concebendo-as como parte de uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q54356 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Depois da queda do Estado oligárquico, a maioria dos países latino-americanos importantes conheceu governos populistas. Em alguns deles, tal fato representou a experiência política mais importante nos meados do século XX. O populismo latino-americano
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q935322 | Física, Magnetismo, Vestibular

(FUNIVERSA 2016) A existência do campo magnético da Terra (CMT) é conhecida desde Gilbert, que em 1600 propôs, em seu livro De Magnete, que a Terra fosse considerada equivalente a um imã permanente. Contudo, o CMT vem sendo utilizado para orientação desde o tempo dos chineses e também foi utilizado na época dos descobrimentos.

Internet: (com adaptações).

A respeito dos fenômenos relacionados com o eletromagnetismo e com o campo magnético terrestre, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q935253 | Física, Campo Elétrico, Vestibular

(FEI SP) A intensidade do vetor campo elétrico num ponto P é 6∙105 N/C . Uma carga puntiforme q=3∙10-6 C colocada em P ficará sujeita a uma força elétrica cuja intensidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q54377 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UECE) A respeito das posições assumidas pelo governo do General Eurico Dutra, pode-se dizer corretamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q54389 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) “(...) Considerando que, assim, se torna imperiosa a adoção de medidas que impeçam sejam frustrados os ideais superiores da Revolução, preservando a ordem, a segurança, a tranqüilidade e o desenvolvimento econômico e cultura e a harmonia política e social do país (...).”

Ato Institucional nº 5, 13/12/1968.

A edição do AI-5 representou, há 30 anos, uma radicalização do poder gerado pelo golpe político-militar de abril de 1964 no Brasil. Diante do quadro que se apresentava na época, podemos entender que “os ideais superiores da Revolução” significavam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q54353 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) A intolerância racial, cultural e religiosa foi a base de discursos e ações de partidos, movimentos e governos, ao longo do século XX. São exemplos dessas práticas de intolerância, à exceção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q934971 | Sociologia, Movimentos Sociais, Vestibular

(ENEM PPL 2020) Em uma das reuniões do GPH (Grupo de Pais de Homossexuais) na rua Major Sertório, no centro de São Paulo, mais de 80 jovens ocupam uma sala. Sentados em cadeiras, sofás ou em almofadas no chão, conversam, esclarecem dúvidas e falam sobre as dificuldades e prazeres típicos desta fase da vida. No final, participam de uma confraternização com lanche e música. O que os une nesta tarde de domingo não é política ou religião, mas a orientação sexual: eles são LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) ou querem conhecer pessoas que sejam, por conta de dúvidas quanto à própria sexualidade.

FUHRMANN, L. Mães e filhos: um grupo em São Paulo ajuda familiares a lidar com a homossexualidade de jovens e adolescentes. Carta Capital. N° 589, São Paulo: Confiança, mar. 2010.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q54290 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) Ao longo de todo o século XIX, a tensão entre forças descentralizadoras e centralizadoras caracterizou as relações políticas em boa parte das regiões latino-americanas recém-libertadas do jugo colonial. Sobre essas relações, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.