Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q935471 | História, Primeira Guerra Mundial, Vestibular

(EMESCAM) Ao final da Primeira Guerra Mundial o liberalismo passou por um período de grande crise, tanto no plano político quanto no plano econômico. Os governos liberal-democráticos, sofriam agora duros ataques. Havia países como Itália e Alemanha, recentemente unificados, e, portanto, sem muita vivência das práticas da eleição e funcionamento de governos parlamentares em nível nacional. Assim, trabalhadores, classes médias, militares, estavam por alguma razão contrários à existência desses governos. O perigo maior surgiu na Itália, em seguida na Alemanha (Nazismo), e logo se espalhou: o fascismo.

Sobre essa temática, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q935221 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular

(UFAM-AM) – Analise as seguintes afirmativas a respeito dos tipos de transformações ou mudanças de estado de um gás.

I – em uma transformação isocórica o volume do gás permanece constante.

II – em uma transformação isobárica a pressão do gás permanece constante.

III – em uma transformação isotérmica a temperatura do gás permanece constante.

IV – em uma transformação adiabática variam o volume, a pressão e a temperatura.

Com a relação as quatro afirmativas acima, podemos dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q54415 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(PUC-PR) Na adição abaixo, os algarismos dentro dos quadrados foram omitidos: 3[ ]76 + 2[ ][ ][ ] + 5[ ]28 = 12838. A soma dos algarismos omitidos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q935328 | Física, Física Nuclear e Atômica, Vestibular

(ENEM2013) Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro. No ponto médio da distância entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lâmpada incandescente. Em seguida a lâmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas:

  • enquanto a lâmpada permaneceu acesa e
  • após a lâmpada ser desligada e atingirem equilı́brio térmico com o ambiente.

A taxa de variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, durante todo experimento, foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q935341 | Física, Teoria da Relatividade, Vestibular

(UFRGS) De acordo com a Teoria da Relatividade quando objetos se movem através do espaço-tempo com velocidades da ordem da velocidade da luz, as medidas de espaço e tempo sofrem alterações. A expressão da contração espacial é dada por L = L0(1 - v2/ c2)1/2, onde v é a velocidade relativa entre o objeto observado e o observador, c é a velocidade de propagação da luz no vácuo, L é o comprimento medido para o objeto em movimento, e L0 é o comprimento medido para o objeto em repouso.

A distância Sol-Terra para um observador fixo na Terra é L0 = 1,5.1011m Para um nêutron com velocidade v = 0,6 c, essa distância é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q934974 | Sociologia, Movimentos Sociais, Vestibular

(ENEM 2021) O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Esse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais.

CAPIBERIBE, A; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que lutam os índios? Estudos Avançados, n. 83, 2015 (adaptado).

A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q935231 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular

(EsPCEx) Um gás ideal sofre uma transformação adiabática em que o meio externo realiza um trabalho sobre o gás. Podemos afirmar que nessa transformação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q54358 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) Tida como a maior crise até então enfrentada pelo capitalismo, a crise de 1929 iniciou-se nos Estados Unidos e atingiu com maior ou menor intensidade todos os países. Em linhas gerais, pode-se caracterizar esta crise como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q54382 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) A política econômica do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) caracterizou-se pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q935463 | História, Primeira Guerra Mundial, Vestibular

Texto associado.

(UEL) “A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da remobilização contemporânea dos anciens regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. A Grande Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem, lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de 1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os alicerces da velha ordem entrincheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo assim, à exceção da Rússia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e tradicional, após 1918 – 1919, as forças da permanência se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para retomada da guerra total em 1939.”

(MAYER, A. A força da tradição: a persistência do Antigo Regime. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13-14.)

De acordo com o texto, é correto afirmar que a Primeira Guerra Mundial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q54399 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFSE) Entre as características do modelo econômico que passou a ser implementado no Brasil, especialmente a partir do início dos anos 90, estão a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q935332 | Física, Física Nuclear e Atômica, Vestibular

(FUVEST 2017)  O ano de 2017 marca o trigésimo aniversário de um grave acidente de contaminação radioativa, ocorrido em Goiânia em 1987. Na ocasião, uma fonte radioativa, utilizada em um equipamento de radioterapia, foi retirada do prédio abandonado de um hospital e, posteriormente, aberta no ferro- velho para onde fora levada. O brilho azulado do pó de césio-137 fascinou o dono do ferro-velho, que compartilhou porções do material altamente radioativo com sua família e amigos, o que teve consequências trágicas. O tempo necessário para que metade da quantidade de césio-137 existente em uma fonte se transforme no elemento não radioativo bário-137 é trinta anos. Em relação a 1987, a fração de césio-137, em %, que existirá na fonte radioativa 120 anos após o acidente, será, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q935187 | Física, Leis de Newton, Vestibular

(UFRGS - 2017) Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Qual o valor, em kg, da massa m?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q54348 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) As reformas políticas e econômicas iniciadas por Mikhail Gorbatchov, em fins da década de 1980, na União Soviética, se fizeram acompanhar de muitas transformações nos países do Leste europeu, aprofundando a crise do socialismo na região. Sobre essas mudanças, estão corretas as seguintes afirmações, com exceção de uma. Qual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q54335 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-SP) O período que separou a Primeira Guerra Mundial da Segunda Guerra Mundial caracteriza-se, entre outras coisas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q54340 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) As lutas pela descolonização transformaram profundamente o mapa político mundial na segunda metade do século XX. As alternativas abaixo relacionam características importantes dos Estados nacionais surgidos na África e Ásia ao longo desse período, com exceção de uma. Qual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q54402 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) “Com 105 votos a mais do que os 336 necessários, a Câmara aprovou ontem o pedido de Impeachment do Presidente Collor, (...) mesmo após a conclusão da CPI sobre Paulo César Faria, o PC. (...) A votação foi acompanhada por multidões que ocuparam ruas e praças das principais cidades do país, festejando, voto a voto, o afastamento do Collor.”

Jornal do Brasil. Rio: 30/09/92. p. 1.

O afastamento de Fernando Collor se deu entre outros motivos pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q935450 | História, Revolução Industrial, Vestibular

Texto associado.

(Unioeste) Leia atentamente a afirmação abaixo:

“O momento seguinte da expansão da economia industrial, e aquele que mais diretamente nos interessa aqui, foi desencadeado pelo advento da chamada Segunda Revolução Industrial, também intitulada de Revolução Científico-Tecnológica, ocorrida de meados do século (XIX) à sua plena configuração em 1870 (...) No curso de seus desdobramentos surgirão, apenas para se ter uma breve ideia, os veículos automotores, os transatlânticos, os aviões, o telégrafo, o telefone, a iluminação elétrica e a ampla gama de utensílios domésticos, a fotografia, o cinema, a televisão, os arranha-céus e seus elevadores (...) o sabão em pó, os refrigerantes gasosos, o fogão a gás, o aquecedor elétrico, o refrigerante e o sorvete, as comidas enlatadas, as cervejas engarrafadas, a Coca-Cola, a aspirina, o Sonrisal (...) E não era só uma questão de variedade de novos equipamentos, produtos e processos que entravam para o cotidiano, mas o mais perturbador era o ritmo com que estas inovações invadiam o dia-a-dia das pessoas, principalmente no contexto de outro fenômeno derivado da revolução, as grandes metrópoles modernas (...)”

SEVCENKO, N. “O prelúdio republicano: astúcias da ordem e ilusões do progresso”. In: SEVCENKO, N. (Org.). História da vida privada no Brasil: da Belle Époque à era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, v. 3, p. 09-10.

Sobre os impactos causados pela chamada “Segunda Revolução Industrial” é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q54419 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(UFMS) Se a, b, c, e d são racionais, p é primo positivo e a + b . √p = c + d . √p , sendo b = d então:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q54423 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(UFRS) Se a = 23,5, então:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.