Questões de Concursos Vestibular

Resolva questões de Vestibular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

461Q54484 | Matemática, Exponencial e Logaritmo, Vestibular, Vestibular

(PUC-SP) A soma dos n primeiros termos da seqüência (6, 36, 216, …, 6n , …) é 55986. Nessas condições, considerando log 2 = 0,30 e log 3 = 0,48, o valor de log n é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q935182 | Física, Leis de Newton, Vestibular

(ENEM 2012) Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mudá-lo de lugar. Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel, pois a Terceira Lei de Newton define que se puxar o móvel, o móvel o puxará igualmente de volta, e assim não conseguirá exercer uma força que possa colocá-lo em movimento.

Qual argumento a mãe utilizará para apontar o erro de interpretação do garoto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q54292 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) Leia as afirmações abaixo referentes à caracterização de diferentes industrializações latino americanas ocorridas em fins do século XIX.

I. A industrialização argentina foi marcada por uma expressiva imigração européia. Os setores têxtil e de alimentos foram os primeiros a serem transformados, contando com significativos investimentos estrangeiros – sobretudo ingleses. As atividades relacionadas ao transporte ferroviário e marítimo (portos e navios frigoríficos), bem como aos serviços de infra-estrutura urbana em geral foram privilegiadas por favorecerem a exportação de carnes e couros.
II. A industrialização mexicana foi intensificada durante o longo governo de Porfírio Díaz. Além dos setores têxtil e de alimentos, desenvolveram-se a metalurgia e a produção de petróleo, esta última tendo-se tornado motivo de acirrada disputa entre os capitais ingleses e norte-americanos no país. Na composição da mão-de-obra, os nacionais predominaram sobre a imigração européia, que foi de muito pouca expressão.
III. A industrialização cubana atingiu os setores da mineração, açúcar e tabaco. Companhias norte-americanas e espanholas disputaram a construção de ferrovias na ilha para o escoamento destas e de outras produções para a exportação. Em que pese o grande número de libertos existentes, os imigrantes – em especial os coolies chineses – tornaram-se a mão-de-obra mais utilizada nessas atividades.
IV. A industrialização chilena dos últimos decênios apresentou poucos imigrantes na composição de sua mão-de-obra. O crescimento econômico fez-se sentir de forma marcante no setor de mineração – com a exploração do nitrato e do cobre – onde a hegemonia britânica foi rapidamente contestada pelos mais fortes investidores norte-americanos e alemães que para lá se deslocaram à época.

Assinale a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q54432 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(FEI-SP) Considerando-se todos os valores inteiros que podem ser descritos com 3 algarismos distintos, quantos são múltiplos de 5?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q935437 | História, Revolução Francesa, Vestibular

Texto associado.

(Unemat MT/2016) – A Revolução Francesa foi, de fato, um conjunto de acontecimentos suficientemente poderoso e universal em seu impacto para ter transformado o mundo permanentemente (…). Metade dos sistemas legais do mundo está baseada na codificação legal que a Revolução implantou. (…) A Revolução Francesa deu aos povos a noção de que a história pode ser mudada por sua ação. Deu-lhes também o que até hoje permanece como a mais poderosa divisa jamais formulada para a política da democracia e das pessoas comuns que ela inaugurou: “liberdade, igualdade, fraternidade”.

(HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 124-5)

Que país latino-americano teve sua independência influenciada pela Revolução Francesa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q935217 | Física, Energia Potencial, Vestibular

(FUND. CARLOS CHAGAS) Uma mola elástica ideal, submetida a ação de uma força de intensidade F = 10N, está deformada de 2,0 cm. A energia elástica armazenada na mola é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q935227 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular

(URCA 2017/2) Os fenômenos macroscópicos são, a rigor, irreversíveis a menos de situações experimentalmente controladas “quase-reversíveis”. A expansão livre de um gás, por exemplo, é um fenômeno irreversível. Um outro exemplo é a passagem espontânea de calor de um corpo para outro de menor temperatura (ou mais frio). A lei física ligada a irreversibilidade dos fenômenos macroscópicos corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q935295 | Física, Mecânica Quântica, Vestibular

(IF-TO 2021) Niels Bohr (1885-1962) foi um físico dinamarquês, que estabeleceu o modelo atômico que em 1922 lhe valeu o Prêmio Nobel de Física. A partir dos estudos de Rutherford e da teoria da mecânica quântica da quantificação da energia proposto por Plank, Bohr estabeleceu o seu modelo atômico.
A respeito dos postulados de Bohr, analise os seguintes itens:

I. Cada elétron apresenta uma quantidade específica de energia.
II. Um elétron absorve ou irradia energia conforme salta de uma órbita para outra. Se um elétron absorveu energia significa que ele saltou para uma órbita mais próxima do núcleo.
III. Para que o elétron permaneça em sua órbita a atração eletrostática entre o núcleo e o elétron deve ser igual a força centrífuga.

Assinale a alternativa que contém a análise correta. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q54410 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(UEMS) A navegação da sentença ∀x, x + a ≠ b é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q54426 | Matemática, Conceitos Básicos e Conjuntos, Vestibular, Vestibular

(Cefet-RJ) A soma de dois números é 6. O valor máximo do produto entre eles é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q54265 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) “Diziam que haviam visto chegar em sua terra certas pessoas muito diferentes de nosso costume e vestiário, que pareciam viracochas, que é o nome pelo qual antigamente denominamos o Criador de todas as coisas...; primeiro porque se diferenciavam muito de nosso traje e semblante...; andavam em uns animais muito grandes, os quais tinham os pés de prata...; porque os viram falar sozinhos em uns panos brancos como uma pessoa falava com outra...; uns eram de barbas negras e outros de barbas vermelhas e os viam comer em prata; e também porque tinham yllapas, nomes que nós temos para os trovões e isto diziam por causa dos arcabuzes, porque pensavam que eram trovões do céu...”

Descrição dos conquistadores atribuída a Titu Cusi Yupanqui, filho de Manco II que ocupou o trono inca em Vilacamba, de 1557 a 1570, ditada ao agostiniano Frei Marcos Garcia.

O relato apresenta algumas idéias que, num primeiro momento, os incas construíram a respeito dos conquistadores espanhóis. Sobre elas estão corretas as seguintes afirmativas, com exceção de: perioridade militar e técnica ignorada até então pelos incas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q935470 | História, Primeira Guerra Mundial, Vestibular

(UFMS) Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha enfrentou uma grande crise econômica e social, o que gerou instabilidade política e possibilitou a ascensão e o crescimento do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães e a ascensão de Adolf Hitler ao poder, em 1933. Assinale a alternativa que congrega elementos do governo chefiado por Hitler:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q935226 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular

(ENEM 2015) As altas temperaturas de combustão e o atrito entre suas peças móveis são alguns dos fatores que provocam o aquecimento dos motores à combustão interna. Para evitar o superaquecimento e consequentes danos a esses motores, foram desenvolvidos os atuais sistemas de refrigeração, em que um fluido arrefecedor com propriedades especiais circula pelo interior do motor, absorvendo o calor que, ao passar pelo radiador, é transferido para a atmosfera.

Qual propriedade o fluido arrefecedor deve possuir para cumprir seu objetivo com maior eficiência?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q935342 | Física, Teoria da Relatividade, Vestibular

(UFJF-MG) Assinale, dentre os itens abaixo, o CORRETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q54282 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) “8 de maio de 1838 Aos honrados Comuns, reunidos em Parlamento, a abaixo –assinados, sofredores patrícios. (...) Queira por favor a Vossa Honrada Casa (...) consagrar (...) uma lei garantindo a todo indivíduo masculino de idade legal, de mente sadia e não acusado de crime, o direito de voto para membros do Parlamento e dirigindo todas as futuras eleições de membros do Parlamento a ser processados por meio de voto secreto (secret ballot) e, determinando que a duração do Parlamento assim escolhido, em caso algum, exceda o prazo de um ano, abolindo as condições de propriedade para os membros, provendo-lhes a devida remuneração enquanto desempenharem seus deveres parlamentares.”

Petição do Parlamento da Grã-Bretanha e a Irlanda: 8/5/1838.

O movimento cartista teve, na primeira metade do século XIX na Inglaterra, um papel primordial na discussão das relações sociais e políticas naquele país. Pela leitura das reivindicações citadas acima pode-se afirmar que, naquele momento, seus participantes, priorizavam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q935212 | Física, Energia Potencial, Vestibular

(FUVEST 2016) Helena, cuja massa é 50 kg, pratica o esporte radical bungee jumping. Em um treino, ela se solta da beirada de um viaduto, com velocidade inicial nula, presa a uma faixa elástica de comprimento natural e constante elástica k = 250 N/m. Quando a faixa está esticada 10 m além de seu comprimento natural, o módulo da velocidade de Helena é

Note e adote: aceleração da gravidade: 10 m/s² . A faixa é perfeitamente elástica; sua massa e efeitos dissipativos devem ser ignorados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q935220 | Física, Energia Potencial, Vestibular

(FUVEST-SP) Um ciclista desce uma ladeira, com forte vento contrário ao movimento. Pedalando vigorosamente, ele consegue manter a velocidade constante. Pode-se, então, afirmar que a sua:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q935502 | História, Independência na América Latina, Vestibular

(PUC-RIO) Sobre os movimentos de independência ocorridos na América inglesa, em 1776, e na América hispânica nas primeiras décadas do século XIX, estão corretas as alternativas, À EXCEÇÃO de uma. Indique-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q54263 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) O “exclusivo” comercial pretendido pela Espanha no século XVI foi o mais austero entre todos os que surgiram no período mercantilista. À Casa de Contratación, sediada em Sevilha, cabia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q935255 | Física, Campo Elétrico, Vestibular

(Fuvest – 2015) Em uma aula de laboratório de Física, para estudar propriedades de cargas elétricas, foi realizado um experimento em que pequenas esferas eletrizadas são injetadas na parte superior de uma câmara, em vácuo, onde há um campo elétrico uniforme na mesma direção e sentido da aceleração local da gravidade. Observou-se que, com campo elétrico de módulo igual a 2 x 103 V/m, uma das esferas, de massa 3,2 x 10-15 kg, permanecia com velocidade constante no interior da câmara. Essa esfera tem (considere: carga do elétron = – 1,6 x 10-19 C; carga do próton = + 1,6 x 10-19 C; aceleração local da gravidade = 10 m/s2)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.