Início

Questões de Concursos

Resolva questões de concursos públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo.


1291Q54153 | História, Antiguidade

(UFPE) Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1292Q8272 | Português, Classes de Palavras

A expressão sublinhada em “Há um quer que seja de satânico na pupila da onça” funciona como:  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1293Q22994 | Noções de Saúde, Saúde Mental, Técnico de enfermagem, CAISM PHILIPPE PINEL, CETRO

O uso da comunicação terapêutica pela Equipe de Enfermagem na atenção à saúde mental deve priorizar

I. o estabelecimento de comunicação clara, a relação de confiança e estar aberto para escuta e compreensão da realidade vivida pelo paciente.
II. o aconselhamento do paciente com base nas próprias experiências de vida do profissional.
III. a interferência nas relações familiares em defesa do paciente.

É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1294Q8463 | Português, Verbos

Transportando para a voz passiva a frase “eu estava revendo, naquele momento, as provas tipográficas do livro”, obtém-se a forma verbal...
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1295Q54752 | Biologia, Comunidades e Populações

(VUNESP) Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1296Q55310 | Português, Uso dos Conectivos e Coesão Textual

Facebook na vida real

Claro que você já leu nas redes sociais, mas vale o registro pela crítica comportamental embutida no texto bem-humorado cuja autoria desconheço: “Para as pessoas da minha geração que não compreendem realmente porque existem Facebook, WhatsApp etc.”
Atualmente, estou tentando fazer amigos fora do Facebook, enquanto utilizo os mesmos princípios.
Portanto, todo dia eu ando pela rua e digo aos pedestres o que comi, como me sinto, o que fiz na noite anterior e o que farei amanhã. Em seguida, lhes dou fotos da minha família, do meu cachorro e fotos minhas cuidando do jardim, comendo, passando o tempo na piscina etc.
Também ouço suas conversas e digo que amo todos eles.
E isso funciona!
Eu já tenho três pessoas me seguindo: dois policiais e um psiquiatra!

(OSTERMANN, Valther. Recebido por WhatsApp em 30/04/2019.)

Os conectores discursivos promovem o encadeamento das ideias e contribuem para a progressão textual. Sobre o uso de conectores no texto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1297Q54669 | Matemática, Sólidos Geométricos

(PUC-RS) Um poliedro convexo tem cinco faces triangulares e três pentagonais. O número de arestas e o número de vértices deste poliedro são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1298Q697641 | Legislação de Trânsito CTB, Primeira Habilitação, Detran RJ, 2021

Um condutor depara-se com um veículo que vem em sentido contrário com os faróis altos acesos. Nessa situação, o condutor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1299Q115791 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, ENADE, INEP

O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustentam a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e ainda permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001, p. 97

A respeito do plano de negócios, avalie as seguintes asserções.
O plano de negócios é importante para gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas e identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa

PORQUE
permite estabelecer comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público-alvo externo: fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, etc. sobre os benefícios e os custos do negócio.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1300Q326317 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Estudos e experiências realizadas em escolas com êxito no projeto de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular apontam princípios e fundamentos que consolidam o sucesso da inclusão.

Sobre esses princípios e fundamentos, analise as seguintes afirmativas.

I. O princípio da identidade é a construção da pessoa humana em todos seus aspectos: afetivo, intelectual, moral e ético.

II. A sensibilidade estética diz respeito à valorização da diversidade para conviver com as diferenças, com o imprevisível, com os conflitos pessoais e sociais, estimulando a criatividade para a resolução dos problemas e a pluralidade cultural.

III. A ideia de que todo sujeito pode aprender, tornar-se membro efetivo e ativo da classe regular, ainda que não faça parte da vida comunitária.

IV. A construção de laços de solidariedade, atitudes cooperativas e trabalhos coletivos proporcionam maior aprendizagem para todos.

V. A inclusão independe da transformação da prática pedagógica, sendo o foco as relações interpessoais positivas, interação e sintonia professor-aluno.

Estão CORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1301Q1725 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

A injeção de um medicamento no organismo por meio de uma punção endovenosa, de acordo com o Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, é uma das formas de administração de medicamento por via
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1302Q697861 | Legislação de Trânsito CTB, Direção Defensiva, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

Em via com velocidade máxima de 60 km/h, qual a distância mínima para iniciar a sinalização de acidente ocorrido durante o dia, com pista seca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1303Q4662 | Matemática, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Um capital foi aplicado a juros simples, à taxa anual de 36%. Para que seja possível resgatar-se o quádruplo da quantia aplicada, esse capital deverá ficar aplicado por um período mínimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1304Q5195 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1305Q55626 | Português, Variação Linguística

Leia a crônica “Sketches”, de Luís Fernando Veríssimo.

Dois homens tramando um assalto.

- Valeu, mermão? Tu traz o berro que nóis vamo rendê o caixa bonitinho. Engrossou, enche o cara de chumbo.
Pra arejá.
- Podes crê. Servicinho manero. É só entrá e pegá.
- Tá com o berro aí?
- Tá na mão.
Aparece um guarda.
- Ih, sujou. Disfarça, disfarça...
O guarda passa por eles.
- Discordo terminantemente. O imperativo categórico de Hegel chega a Marx diluído pela fenomenologia de Feurbach.
- Pelo amor de Deus! Isso é o mesmo que dizer que Kierkegaard não passa de um Kant com algumas sílabas a mais. Ou que os iluministas do século 18...
O guarda se afasta.
- O berro, tá recheado?
- Tá.
- Então, vamlá!

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/1731104. Acesso em: 08.11.18

Com relação à noção de variações linguísticas, considere as afirmações abaixo a partir do fato narrado na crônica:

I. Os dois assaltantes usam a gíria típica de malandros e mudam o nível de linguagem para disfarçar quando o guarda se aproxima.
II. Quando o guarda se aproxima, os dois malandros passam a falar sobre filosofia numa linguagem culta para impressiona-lo, dando a impressão de serem intelectuais.
III. A crônica mostra que há um preconceito com relação ao nível de linguagem que usamos, e, por isso, ela é um fenômeno de exclusão social.
IV. Por ser um estilo coloquial, a gíria só é usada por pessoas de baixa escolaridade, como, por exemplo, assaltantes.
V. A crônica mostra que devemos ter uma consciência linguística para as diferentes situações de uso da linguagem.

Está CORRETO o que se afirma em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1306Q226942 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDE

Desde tempos antigos, a humanidade convive com episódios de doenças que acometem grande número de pessoas. Porém, para que possamos chamar de ?epidemia", é necessário que algumas características estejam presentes. Assinale a alternativa que reúne as características de uma epidemia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1307Q374494 | Português, Pontuação, Agente de Serviços de Operação, CPTM SP, RBO

Atenção às frases a seguir:

I. Esperem rapazes, e embarquem no próximo trem.

II. As linhas de trem de São Paulo atendem ao público das regiões leste, oeste, norte e sul.

III. Estamos aqui, na estação Júlio Prestes, para fotografar os belos vitrais deste lugar.

A pontuação está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1308Q336192 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Serviços Administrativos, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Uma empresa gasta 1,5 kg de açúcar por semana, para cada 7 empregados que tomam cafezinho e suco durante a jornada de trabalho. Nesse caso, se essa empresa gasta, por semana, 9 kg de açúcar para adoçar cafezinho e suco para seus empregados, então a quantidade de empregados da empresa que tomam cafezinho e suco é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1309Q360775 | Enfermagem, Saúde da Criança

Relacione as colunas abaixo em relação ao desenvolvimento infantil.

Coluna 1

1. sorriso social

2. preensão voluntária das mãos

3. senta sem apoio

4. anda sozinho

5. corre ou sobe degraus baixos

6. veste-se com auxílio

Coluna 2

( ) entre 3 e 4 anos

( ) entre 1 ano e 1 ano e 6 meses

( ) entre 2 e 3 meses

( ) aos 4 meses

( ) entre 1 ano e 6 meses e 2 anos

( ) a partir do sétimo mês

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1310Q52500 | Matemática, Recenseador, IBGE, FGV

Fernando teve três filhos em três anos seguidos. Quando ele fez 39 anos reparou que essa sua idade era igual à soma das idades dos seus três filhos.

Nesse dia, o seu filho mais velho tinha: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.