Início

Questões de Concursos

Resolva questões de concursos públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo.


1301Q54153 | História, Antiguidade

(UFPE) Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1302Q1725 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

A injeção de um medicamento no organismo por meio de uma punção endovenosa, de acordo com o Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, é uma das formas de administração de medicamento por via
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1303Q4662 | Matemática, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Um capital foi aplicado a juros simples, à taxa anual de 36%. Para que seja possível resgatar-se o quádruplo da quantia aplicada, esse capital deverá ficar aplicado por um período mínimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1304Q55626 | Português, Variação Linguística

Leia a crônica “Sketches”, de Luís Fernando Veríssimo.

Dois homens tramando um assalto.

- Valeu, mermão? Tu traz o berro que nóis vamo rendê o caixa bonitinho. Engrossou, enche o cara de chumbo.
Pra arejá.
- Podes crê. Servicinho manero. É só entrá e pegá.
- Tá com o berro aí?
- Tá na mão.
Aparece um guarda.
- Ih, sujou. Disfarça, disfarça...
O guarda passa por eles.
- Discordo terminantemente. O imperativo categórico de Hegel chega a Marx diluído pela fenomenologia de Feurbach.
- Pelo amor de Deus! Isso é o mesmo que dizer que Kierkegaard não passa de um Kant com algumas sílabas a mais. Ou que os iluministas do século 18...
O guarda se afasta.
- O berro, tá recheado?
- Tá.
- Então, vamlá!

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/1731104. Acesso em: 08.11.18

Com relação à noção de variações linguísticas, considere as afirmações abaixo a partir do fato narrado na crônica:

I. Os dois assaltantes usam a gíria típica de malandros e mudam o nível de linguagem para disfarçar quando o guarda se aproxima.
II. Quando o guarda se aproxima, os dois malandros passam a falar sobre filosofia numa linguagem culta para impressiona-lo, dando a impressão de serem intelectuais.
III. A crônica mostra que há um preconceito com relação ao nível de linguagem que usamos, e, por isso, ela é um fenômeno de exclusão social.
IV. Por ser um estilo coloquial, a gíria só é usada por pessoas de baixa escolaridade, como, por exemplo, assaltantes.
V. A crônica mostra que devemos ter uma consciência linguística para as diferentes situações de uso da linguagem.

Está CORRETO o que se afirma em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1305Q226942 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDE

Desde tempos antigos, a humanidade convive com episódios de doenças que acometem grande número de pessoas. Porém, para que possamos chamar de ?epidemia", é necessário que algumas características estejam presentes. Assinale a alternativa que reúne as características de uma epidemia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1306Q374494 | Português, Pontuação, Agente de Serviços de Operação, CPTM SP, RBO

Atenção às frases a seguir:

I. Esperem rapazes, e embarquem no próximo trem.

II. As linhas de trem de São Paulo atendem ao público das regiões leste, oeste, norte e sul.

III. Estamos aqui, na estação Júlio Prestes, para fotografar os belos vitrais deste lugar.

A pontuação está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1307Q5195 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1308Q336192 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Serviços Administrativos, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Uma empresa gasta 1,5 kg de açúcar por semana, para cada 7 empregados que tomam cafezinho e suco durante a jornada de trabalho. Nesse caso, se essa empresa gasta, por semana, 9 kg de açúcar para adoçar cafezinho e suco para seus empregados, então a quantidade de empregados da empresa que tomam cafezinho e suco é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1309Q360775 | Enfermagem, Saúde da Criança

Relacione as colunas abaixo em relação ao desenvolvimento infantil.

Coluna 1

1. sorriso social

2. preensão voluntária das mãos

3. senta sem apoio

4. anda sozinho

5. corre ou sobe degraus baixos

6. veste-se com auxílio

Coluna 2

( ) entre 3 e 4 anos

( ) entre 1 ano e 1 ano e 6 meses

( ) entre 2 e 3 meses

( ) aos 4 meses

( ) entre 1 ano e 6 meses e 2 anos

( ) a partir do sétimo mês

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1310Q52500 | Matemática, Recenseador, IBGE, FGV

Fernando teve três filhos em três anos seguidos. Quando ele fez 39 anos reparou que essa sua idade era igual à soma das idades dos seus três filhos.

Nesse dia, o seu filho mais velho tinha: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1311Q374304 | Português, Acentuação Gráfica, Técnico em Elétrica I, ITAIPU Binacional, NC UFPR

Considere o seguinte trecho:

Muito do metodo que esta começando a tomar corpo hoje no campo da educação constitui-se de ideias propostas no passado. Pelo lado bom, temos concepções solidas para nos orientar; afinal, sobreviveram mais de um seculo. Mas temos de refletir por que tais ideias não foram adotadas nesse interim.

Quantas palavras nesse trecho precisam ser acentuadas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1312Q701656 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

O texto a seguir contém trechos de uma entrevista dada por Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, sobre a volta da febre amarela e da zika no Brasil, para a revista Pesquisa Fapesp. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas. 
1. Como está seu trabalho sobre febre amarela? 
2. A febre amarela vai voltar? 
3. Todos no país deveriam ser vacinados? 
4. Como explicar a volta do sarampo e outras doenças que estavam controladas? 
( ) É provável, principalmente em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná, por causa da dispersão do vírus nesses estados. Mesmo no inverno, houve relatos de mortes de macacos por febre amarela no litoral paulista, sinal de que o vírus continua se espalhando.
 ( ) A vacinação deve ser feita com cautela, mas, a meu ver, tem de vacinar o país inteiro. Defendo isso desde os episódios em Minas Gerais nos anos 1990. 
( ) Com uma aluna de doutorado, Milene Silveira Ferreira, estou concluindo um estudo sobre a evolução da doença em macacos do gênero Saimiri, o micode-cheiro, para entender por que um paciente que está bem de repente piora e morre.
 ( ) A dificuldade de controlar as epidemias de doenças antigas ou evitar a introdução no país de vírus originários de outros locais tem várias causas. Uma é a movimentação cada vez mais intensa e rápida de pessoas de um lado para outro do planeta. Esse é um poderoso mecanismo de disseminação de doenças, que não se consegue impedir. No Brasil, onde a estrutura de saúde e do sistema de vigilância é ainda falha e passiva, é quase impossível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1313Q697957 | Legislação de Trânsito CTB, Direção Defensiva, Primeira Habilitação, Detran SP, 2021

Ao mudar de faixa, para a direita ou para a esquerda, o condutor deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1314Q330102 | Segurança e Transporte, Primeiros socorros, Auxiliar Judiciário, TRT 24a, FCC

O socorrista está em dúvida se o acidentado apresenta entorse, luxação ou fratura na perna esquerda. Para tentar chegar a um diagnóstico correto, ele fez vários testes para avaliar a capacidade de movimentação da perna esquerda do acidentado. Esta conduta de primeiros socorros é considerada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1315Q263184 | Redes de Computadores, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TJ BA, FGV

A implementação física de uma rede de computadores é feita com o auxílio de equipamentos de interconexão. Cada um desses equipamentos possui características que determinam quando é adequado utilizá-lo na elaboração de um projeto de uma rede de computadores. Relacione cada um dos dispositivos de rede com as características apresentadas a seguir.

1.Hub

2.Switch

3.Bridge (ponte)

4.Roteador

( ) filtra e encaminha pacotes entre segmentos de redes locais, operando na camada de enlace (camada 2) do modelo OSI;

( ) ao receber o pacote de dados de uma porta, ele distribui por todas as outras - opera na camada de física (camada 1) do modelo OSI;

( ) o pacote de dados é enviado unicamente para o destinatário de acordo com o endereço MAC (media access control) - opera na camada de enlace (camada 2) do modelo OSI;

( ) o pacote de dados é enviado unicamente para o destinatário de acordo com o endereço de rede (IP) - opera na camada de rede (camada 3) do modelo OSI.

A relação correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1316Q189183 | Português, Uso dos conectivos, Agente Administrativo, Prefeitura de Penedo AL, COPEVE

Em qual opção o conetivo foi empregado adequadamente, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1317Q47975 | Matemática, Porcentagem

No tanque de combustível de um automóvel flex existem 30 litros de gasolina. Sabe-se que cada litro de gasolina contém 20% de etanol. Para que a mistura no tanque contenha exatamente 50% de gasolina e 50% de etanol, quantos litros de etanol deve-se acrescentar ao tanque?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1318Q12465 | Matemática, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, FAFIPA

Em uma sala de aula com 40 alunos entre meninos e meninas. Sabe-se que 35% desses alunos são meninos e o restante são meninas. Qual a quantidade de meninos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1319Q44293 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Para desinfecção de nível médio de artigos e superfícies e descontaminação de superfícies como por exemplo, materiais de inaloterapia e oxigenoterapia não metálicos, como máscaras de inalação e nebulização, circuitos ventilatórios, desinfecção de lactários e cozinhas, é indicado o uso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.