Início

Questões de Concursos

Resolva questões de concursos públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo.


2521Q44029 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

Desempenho humano é diretamente proporcional a duas condições do ser humano: o querer fazer e o saber fazer. Conceitualmente, entende-se que saber fazer é a condição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2522Q134595 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Assistência Social, TJ RJ, FGV

TEXTO 2 – A REALIDADE PERCEBIDA PELOS ANIMAIS

É difícil imaginar como pode ser o mundo de um animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos. Todavia, os animais captam estímulos que nós não captamos. O ornitorrinco, por exemplo, percebe com seu bico, parecido com o dos patos, as descargas elétricas produzidas pelos camarões, a um metro de distância. As abelhas percebem as alterações elétricas causadas por uma tempestade distante e voltam para a colmeia; as serpentes detectam o calor de suas vítimas; os morcegos percebem o eco dos sons que lançam.

O biólogo alemão von Uexküll assinalou que cada espécie animal vive em um mundo próprio, ao que chamou Umwelt.

Segundo o texto 2, as diferentes espécies animais apresentam percepções distintas do mundo porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2523Q101717 | Informática , Algoritmos, Analista Tecnologia da Informação, IPHAN, FUNIVERSA

Três estruturas lógicas podem compor um algoritmo: (1) Estrutura sequencial, (2) Estrutura de seleção e (3) Estrutura de repetição. Assinale em qual dos trechos de algoritmo essas três estruturas estão presentes, simultaneamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2524Q54917 | Português, Estrutura das Palavras

TEXTO 3
O apanhador de desperdícios


Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim um atraso de nascença.
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato
de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.

BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74. 

A palavra destacada em “Tenho abundância de ser feliz por isso” é formada pelo mesmo processo que em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2525Q16277 | Português, Regência Verbal e Nominal

Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2526Q11526 | Matemática, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Um automóvel está no quilômetro 127 de uma rodovia e percorre 1,5 km por minuto com velocidade constante. Após 8 minutos, esse automóvel estará no quilômetro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2527Q3096 | Matemática, Assistente de Administração, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Uma máquina produz 1.200 peças em 4 horas. Quantas máquinas iguais a essa devem funcionar juntas, durante 3 horas, para que sejam produzidas 8.100 peças no total?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2528Q697802 | Legislação de Trânsito CTB, CRCI, Detran RJ, 2021

A linha simples contínua ou tracejada na cor branca e paralela ao meio-fio delimita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2529Q201611 | Português, Pontuação, Escriturário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Texto associado.

José de Arimatéia subiu a escada de pedra do
alpendrão, e deu com Seu Tonho Inácio na cadeira de
balanço, distraído em trançar o lacinho de seis pernas
com palha de milho desfiada. A gente encontrava aquelas
5 trançazinhas por toda parte (...) - naqueles lugares onde
o velho gostava de ficar, horas e horas, namorando a
criação e fiscalizando a camaradagem no serviço. Com a
chegada do dentista, Tonho Inácio voltou a si da avoação
em que andava:
10 - Hã, é o senhor? Pois se assente ... Hum ... espera
que a Dosolina quer lhe falar também. Vamos até lá
dentro...
E entrou pelo corredor dosobrado, acompanhado do
rapaz.
15 Na sala - quase que sempre fechada, naturalmente
por causa disso aquele sossego e o cheiro murcho de
coisa velha - a mobília de palhinha, o sofá muito grande,
a cadeirona de balanço igual à outra do alpendre. Retratos
nas paredes: os homens, de testa curta e barbados, as
20 mulheres de coque enrolado e alto (...), a gola do vestido
justa e abotoada no pescoço à feição de colarinho. Povo
dos Inácios, dos Gusmões: famílias de Seu Tonho e Dona
Dosolina. Morriam, mas os retratos ficavam para os filhos
os mostrarem às visitas - contar como aqueles antigos
25 eram, as manias que cada qual devia ter, as proezas
deles nos tempos das primeiras derrubadasno sertão da
Mata dos Mineiros.
De seus pais, José de Arimatéia nem saber o nome
sabia.
30 Lembrava-se mas era só do Seu Joaquinzão Carapina,
comprido e muito magro, sempre de ferramenta na mão
- derrubando árvore, lavrando e serrando, aparelhando
madeira. (...) E ele, José de Arimatéia, menininho de
tudo ainda, mas já agarrado no serviço, a catar lascas e
35 serragem para cozinhar a panela de feijão e coar a água
rala do café de rapadura, adjutorando no que podia.

PALMÉRIO, Mário. Chapadão do Bugre. Rio de Janeiro: Editora Livraria
José Olímpio, 1966. (Adaptado)

Das frases a seguir, retiradas de correspondências oficiais, só uma está corretamente pontuada. Qual?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2530Q52994 | Geografia, Globalização

O sistema internacional, baseado nas relações entre estados soberanos com fronteiras definidas, vem sendo desestruturado por um sistema de redes
organizado por novos atores políticos, como as firmas transnacionais e as organizações não governamentais (ONGs). A nova ordem mundial decorre da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2531Q551365 | Informática, Gerenciamento de Dados e Arquivos, Técnico Tributário da Receita Estadual, Secretaria da Fazenda do Estado RS, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que uma empresa tenha contratado serviços em nuvem, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2532Q328191 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Competências profissionais podem ser definidas como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que atuam de forma integrada no desempenho humano no trabalho. Nesse sentido, há uma relação direta entre competência e desempenho, de tal sorte que é esperado que pessoas que desenvolveram mais competências profissionais tenham também um maior desempenho no trabalho. O correto entendimento das dimensões que compõem o conceito de competência permite fazer as seguintes associações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2533Q1120 | Informática, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

A Internet baseia-se no protocolo TCP/IP em que o endereço IP pode ser designado de maneira fixa ou variável. O responsável por designar endereços IP variáveis que possibilitam a navegação na Web é o servidor de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2534Q157711 | Serviço Social, Planejamento estratégico, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

O planejamento estratégico pode constituir-se em um instrumento para tornar mais democrática a gestão no âmbito das políticas sociais. Quanto a esse tipo de planejamento pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2535Q474115 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Mariana é professora de Educação Física de uma escola estadual que atende à população de uma cidade que ficou famosa por ser onde nasceu Rodrigo, um atleta de ultramaratona. Rodrigo venceu uma famosa prova de ultramaratona do calendário internacional, percorrendo uma distância de quase 100 quilômetros com duração de cerca de 12 horas de corrida ininterrupta. Esse feito o transformou em herói para os moradores daquela região e aumentou o interesse dos alunos da escola pela moda-lidade que ele pratica. Por isso, Mariana precisou incluir a ultramaratona como um dos temas a serem ensinados em seu planejamento para o Ensino Médio. Ao ensinar sobre as necessidades energéticas para concluir uma prova de tão longa duração, a professora apresentou o conceito de predominância de substratos na produção de energia. Segundo esse conceito, a via metabólica utilizada na produção de energia depende da duração e da intensidade do exercício. Considerando as características da prova vencida por Rodrigo, Mariana ensinou corretamente que, para provas como essa, o tipo de substrato predominante na produção de energia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2536Q7243 | Direitos Humanos, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP

Assinale a alternativa que indica o movimento que tornou mundialmente conhecidos os ideais representativos dos direitos humanos reconhecidos e representados pela liberdade, igualdade e fraternidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2537Q2990 | Direito do Consumidor, Lei 8078 90, Fiscal do Procon, Prefeitura de Contagem MG, FUNDEP

Sobre o chamado direito de arrependimento do consumidor, assinale a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2538Q21738 | Raciocínio Lógico, Analista Legislativo, AL RN, FCC

Na sequência (4; 11; 32; 95; . . .) a diferença entre o 6º e o 4º termo é, nessa ordem, igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2539Q367321 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Monitor I, SENAC PE, IPAD

Os cuidados com a unidade de internação do cliente/paciente são de responsabilidade da equipe de enfermagem, mesmo quando realizada pela equipe de limpeza, que nesse caso deve ser orientado, fiscalizado e gerenciado pela enfermagem. Sobre o preparo da unidade de internação, analise as afirmativas abaixo.

1. A limpeza da unidade é aquela realizada em todos os utensílios que compõe a unidade do cliente. Utilizada para preparar um leito seguro e confortável, evitando infecções hospitalares, mantendo a unidade com aspecto limpo, confortável e agradável.

2. A limpeza da unidade deve obedecer a certos princípios tais como: limpar sempre do mais limpo para o mais sujo; sempre em sentido único, removendo a sujeira dos utensílios e sempre respeitando uma sequência lógica.

3. A limpeza concorrente é feita diariamente por todos os plantões, com a retirada de pó de toda a unidade e com a organização dos objetos pessoais do cliente.

4. Todo o material de limpeza deve ser organizado antecedente a realização da ação, o que evita o desperdício de tempo e trabalho do profissional responsável.

5. Após a limpeza da unidade, a arrumação da cama é fundamental para propiciar o conforto e bem-estar do cliente. Sendo assim o preparo da cama consiste em arrumar o leito de acordo com as características e as necessidades do cliente do cliente que irá ocupá-la.

 Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2540Q254465 | Informática, Hardware, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE RN, FCC

Com relação aos componentes de hardware de microcomputadores, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.