Início

Questões de Concursos

Resolva questões de concursos públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo.


441Q1077806 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Em um grupo de 80 turistas brasileiros, 14 conhecem a Grécia e o Canadá e os demais conhecem apenas um desses países, sendo que, no grupo que conhece somente a Grécia, há 2 turistas a mais que no grupo que conhece apenas o Canadá. Entre esses 80 turistas, será sorteada, aleatoriamente, uma viagem para conhecer o Egito. A probabilidade de um turista que conhece apenas o Canadá ser sorteado é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

442Q1069463 | Informática, Internet, Prova 1, SEFAZ RJ, FGV

Para acesso aos recursos da Internet, os browsers possibilitam o uso de endereços de sites na forma de mnemônicos, como, por exemplo, no portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.governo.rj.gov.br/, deixando para o sistema automatizado a tarefa de realizar as necessárias conversões para os correspondentes endereços IP´s.

Esse recurso é conhecido pela sigla:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q1039303 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Escrevente, TJ SP, VUNESP, 2023

A negação lógica da afirmação: ‘Todos amigos são leais ou não adianta acreditar nas pessoas’, está contida na seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q1027117 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Assistente Social, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Para identificar um determinado lote, um código numérico com 10 algarismos deve ser utilizado. Se 6 dos algarismos devem ser o número “8” e os demais algarismos devem ser o número “9”, quantos códigos distintos podem ser criados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

445Q1074534 | Informática, Hardware, Almoxarife, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Assinale a alternativa correta sobre dispositivos e arquivos digitais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q1070582 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Prova 1, SEFAZ RJ, FGV

Um indivíduo lança simultaneamente três dados de 6 lados. A probabilidade de que a soma desses três dados seja 6 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q1027963 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Uma moeda honesta foi lançada 4 vezes seguidas e, em todos os lançamentos, o resultado foi cara.

É correto concluir que, se essa moeda for lançada uma quinta vez, a probabilidade de que o resultado seja coroa é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q995556 | Medicina, Nefrologia, Médico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Para diagnóstico de proteinúria nefrótica em crianças, considera-se um valor da relação proteína/creatinina na urina de 24 horas ou primeira urina da manhã, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q967665 | Informática, Malware vírus, Conhecimentos Básicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item que se segue , relativo ao gerenciamento de arquivos e pastas e à segurança da informação.


O vírus do tipo stealth, o mais complexo da atualidade, cuja principal característica é a inteligência, foi criado para agir de forma oculta e infectar arquivos do Word e do Excel. Embora seja capaz de identificar conteúdos importantes nesses tipos de arquivos e, posteriormente, enviá-los ao seu criador, esse vírus não consegue empregar técnicas para evitar sua detecção durante a varredura de programas antivírus.
  1. ✂️
  2. ✂️

450Q1079577 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Considere um total de 150 policiais militares, sendo 90 soldados e 60 cabos. Pretende-se, com esses policiais, montar grupos de policiamento contendo cabos e soldados de modo que o número de grupos seja o maior possível, que em cada grupo haja o mesmo número de soldados e o mesmo número de cabos, e que cada um dos 150 policiais participe de um grupo apenas. Sendo assim, a diferença entre o número de soldados e o número de cabos em cada grupo de policiamento será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

451Q1029510 | Matemática, Probabilidade, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Por defeito de fabricação, uma moeda apresenta probabilidades diferentes de dar cara e de dar coroa como resultado de um lançamento.

Sabe-se que a probabilidade de o resultado dar coroa é 25% maior do que a probabilidade de se obter cara após um lançamento.

Se essa moeda for lançada duas vezes seguidas, a probabilidade de termos resultados diferentes é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q1027507 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Analista de Desenvolvimento, CFO, Quadrix, 2025

Texto associado.
Um capitão deverá escolher 6 entre 12 soldados disponíveis, que incluem Enzo e Maria Valentina, para uma missão especial de resgate em uma área de conflito.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Se a equipe for formada aleatoriamente, a probabilidade de Enzo ser selecionado será de 25%.

  1. ✂️
  2. ✂️

453Q1011619 | Informática, Microsoft Word 2016 e 365, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao Microsoft Office 365, julgue o item a seguir.

No Word, o recurso Controlar Alterações permite que sejam registradas todas as modificações feitas em um documento, facilitando revisões.

  1. ✂️
  2. ✂️

454Q1078837 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Uma equivalente para a condicional “Se André concluiu o curso, então ele é auxiliar de oficial” é a proposição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q1077801 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Considere a seguinte afirmação:

Trabalhei ontem e estou descansando hoje.

Assinale a alternativa que contém uma negação lógica para a afirmação apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q1017536 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Área de Atuação 1 Administração e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Em uma máquina de chicletes, há 5 sabores diferentes de chiclete, havendo 10 unidades de cada um dos sabores. Se uma moeda de R$ 1,00 for inserida na máquina, ela entregará aleatoriamente um chiclete.

Nessa situação, caso sejam inseridos R$ 4,00, de forma que a cada moeda inserida o chiclete correspondente aquela moeda é retirado imediatamente, a probabilidade de serem entregues três chicletes do mesmo sabor será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q1028563 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Auxiliar de Biblioteca da Educação Básica, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A equipe de recepcionistas de um hotel de alto padrão é formada por 11 mulheres e 7 homens. Para receber um hóspede de prestígio, eles pretendem formar uma equipe de 5 pessoas, contendo 2 homens e 3 mulheres. De quantas maneiras distintas a equipe poderá ser montada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

458Q1079252 | Informática, Software, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Os programas de computador ou softwares podem ser classificados como básicos ou aplicativos. Enquanto um software básico oferece uma base para que outros programas possam funcionar corretamente, um software aplicativo é feito para facilitar tarefas específicas para o usuário final.

Com base na distinção entre software básico e aplicativo, avalie as seguintes afirmações:
I. O sistema operacional do computador é um software básico. II. O Microsoft Word é considerado um software básico. III. O navegador Microsoft Edge é um exemplo de software aplicativo. IV. O pacote de software livre LibreOffice contém softwares básicos.
Assinale a alternativa que contenha APENAS as afirmações corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q1074882 | Informática, Internet, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

O próximo item, que abordam procedimentos de informática e conceitos de Internet e intranet, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

A área administrativa do INSS informou a todos os servidores públicos lotados nesse órgão que o acesso a determinado sistema de consulta de dados cadastrais seria disponibilizado por meio da Internet, em substituição ao acesso realizado somente por meio da intranet do órgão. Nessa situação, não haverá similaridade entre os sistemas de consulta, porque sistemas voltados para intranet, diferentemente dos voltados para Internet, não são compatíveis com o ambiente web.

  1. ✂️
  2. ✂️

460Q1070587 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Prova 1, SEFAZ RJ, FGV

Para armazenar relatórios em um armário com 36m³ de espaço utilizado, 3 funcionários levaram 4 horas e meia para fazê-lo. Se o armário tivesse 72m³ de área utilizada e fossem utilizados 4 funcionários, o número de horas necessárias para esvaziá-lo seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.