Início

Questões de Concursos

Resolva questões de concursos públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo.


5341Q691539 | Programação, Técnico de Tecnologia da Informação, UFC, CCV UFC, 2019

Uma das formas de desenvolver uma página dinâmica é através do uso de AJAX (Asynchronous JavaScript and XML), onde ele é utilizado para atualizar apenas parte da página Web. Sobre o AJAX, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5342Q556496 | Informática, Excel, VUNESP

A célula do MS-Excel 2010 é formada pela junção da linha e coluna. Por padrão, a linha é identificada por _____________ e a coluna por _____________ . Já a _____________ é formada por 3 _____________ quando é criada pela primeira vez.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5343Q357102 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária

A respeito das despesas de exercícios anteriores, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5344Q57510 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

O currículo escolar se configura como a base do planejamento educativo e sua construção é permeada por concepções de homem e de sociedade. Considerando as teorias que permeiam as ideias sobre currículo, a perspectiva pós-crítica propõe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5345Q56996 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

O pedagogo empresarial precisa tornar-se um líder, um verdadeiro “estrategista” em suas funções. Segundo Ribeiro (2010), o líder precisa ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5346Q54667 | Matemática, Sólidos Geométricos

(UEPI) O volume de uma esfera é 36π m3 . O volume do cubo circunscrito à esfera é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5347Q365064 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

O Processo de Enfermagem Perioperatório é um instrumento metodológico que orienta o cuidado de enfermagem e a documentação da prática profissional. Avalie as assertivas que correspondem aos objetivos do processo de enfermagem no perioperatório:

I. Implementar a assistência integral, individualizada, documentada, participativa e avaliada, tendo como centro da atenção o paciente cirúrgico.

II. Ajudar o paciente e sua família a compreender seu problema de saúde, a preparar-se para o procedimento anestésico-cirúrgico proposto.

III. Levantar e analisar as necessidades individuais do paciente a ser submetido ao procedimento anestésico-cirúrgico.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5348Q355331 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial

O lançamento de débito na conta de móveis e utensílios é efetuado para refletir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5349Q330044 | Segurança e Transporte, Mecânica

"O sistema de _____________ evita o desgaste excessivo do motor". Assinale a alternativa que completa corretamente a frase anterior:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5350Q353255 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos

Após os cálculos da indústria ABC, foi encontrado o Mark-up de 2,5. Após o levantamento dos custos, foi concluído que o custo de produção do produto C é de R$ 450,00. Portanto, o preço de venda deste produto será de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5351Q342287 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

Sistematicamente, dois técnicos em segurança cumprem plantões na empresa onde trabalham: um, a cada 6 dias, e o outro, a cada 9 dias. Se em 20 de outubro de 2003 ambos estiveram de plantão, em qual das datas seguintes houve nova coincidência de seus plantões?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5352Q335525 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

De um grupo de 5 homens e 3 mulheres será formada uma comissão de 5 pessoas e, nessa comissão, deverá haver pelo menos uma mulher. Nessa situação, julgue os itens seguintes.

Há 55 maneiras distintas de se formar essa comissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

5353Q316673 | Artes, Teoria em Arte

Com relação às concepções de figurino de diferentes dramaturgos e em diferentes épocas, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5354Q120216 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Existem três suspeitos de invadir uma rede de computadores: Lucas, Mariana e José. Sabe-se que a invasão foi efetivamente cometida por um ou por mais de um deles, já que podem ter agido individualmente ou não. Sabe-se, ainda, que: I) se Lucas é inocente, então Mariana é culpada; II) ou José é culpado ou Mariana é culpada, mas não os dois; III) José não é inocente. Com base nestas considerações, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5355Q41833 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Texto associado.
Eficiência militar
(Historieta Chinesa)

LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão, Império da China, Celeste Império, Império do Meio, nome que lhe vai a calhar, notava que o seu exército provincial não apresentava nem garbo marcial, nem tampouco, nas últimas manobras, tinha demonstrado grandes aptidões guerreiras. 

Como toda a gente sabe, o vice-rei da província de Cantão, na China, tem atribuições quase soberanas. Ele governa a província como reino seu que houvesse herdado de seus pais, tendo unicamente por lei a sua vontade. 

Convém não esquecer que isto se passou, durante o antigo regime chinês, na vigência do qual, esse vice-rei tinha todos os poderes de monarca absoluto, obrigando-se unicamente a contribuir com um avultado tributo anual, para o Erário do Filho do Céu, que vivia refestelado em Pequim, na misteriosa cidade imperial, invisível para o grosso do seu povo e cercado por dezenas de mulheres e centenas de concubinas. Bem.

Verificado esse estado miserável do seu exército, o vice- rei Li-Huang-Pô começou a meditar nos remédios que devia aplicar para levantar-lhe o moral e tirar de sua força armada maior rendimento militar. Mandou dobrar a ração de arroz e carne de cachorro, que os soldados venciam. Isto, entretanto, aumentou em muito a despesa feita com a força militar do vice-reinado; e, no intuito de fazer face a esse aumento, ele se lembrou, ou alguém lhe lembrou, o simples alvitre de duplicar os impostos que pagavam os pescadores, os fabricantes de porcelana e os carregadores de adubo humano - tipo dos mais característicos daquela babilônica cidade de Cantão. 

Ao fim de alguns meses, ele tratou de verificar os resultados do remédio que havia aplicado nos seus fiéis soldados, a fim de dar-lhes garbo, entusiasmo e vigor marcial. 

Determinou que se realizassem manobras gerais, na próxima primavera, por ocasião de florirem as cerejeiras, e elas tivessem lugar na planície de Chu-Wei-Hu - o que quer dizer na nossa língua: “planície dos dias felizes”. As suas ordens foram obedecidas e cerca de cinqüenta mil chineses, soldados das três armas, acamparam em Chu-Wei-Hu, debaixo de barracas de seda. Na China, seda é como metim aqui. 

Comandava em chefe esse portentoso exército, o general Fu-Shi-Tô que tinha começado a sua carreira militar como puxador de tílburi* em Hong-Kong. Fizera-se tão destro nesse mister que o governador inglês o tomara para o seu serviço exclusivo. 

Este fato deu-lhe um excepcional prestígio entre os seus patrícios, porque, embora os chineses detestem os estrangeiros, em geral, sobretudo os ingleses, não deixam, entretanto, de ter um respeito temeroso por eles, de sentir o prestígio sobre­ humano dos “diabos vermelhos”, como os chinas chamam os europeus e os de raça europeia.

Deixando a famulagem do governador britânico de Hong- Kong,Fu-Shi-Tô não podia ter outro cargo, na sua própria pátria, senão o de general no exército do vice-rei de Cantão. E assim foi ele feito, mostrando-se desde logo um inovador, introduzindo melhoramentos na tropa e no material bélico, merecendo por isso ser condecorado, com o dragão imperial de ouro maciço. Foi ele quem substituiu, na força armada cantonesa, os canhões de papelão, pelos do Krupp; e, com isto, ganhou de comissão alguns bilhões de taels* que repartiu com o vice-rei. Os franceses do Canet queriam lhe dar um pouco menos, por isso ele julgou mais perfeitos os canhões do Krupp, em comparação com os do Canet. Entendia, a fundo, de artilharia, o ex-fâmulo do governador de Hong-Kong. 

O exército de Li-Huang-Pô estava acampado havia um mês, nas “planícies dos dias felizes”, quando ele se resolveu a ir assistir-lhe as manobras, antes de passar-lhe a revista final. 

O vice-rei, acompanhado do seu séquito, do qual fazia parte o seu exímio cabeleireiro Pi-Nu, lá foi para a linda planície, esperando assistir a manobras de um verdadeiro exército germânico. Antegozava isso como uma vítima sua e, também, como constituindo o penhor de sua eternidade no lugar rendoso de quase rei da rica província de Cantão. Com um forte exército à mão, ninguém se atreveria a demiti-lo dele. Foi. 

Assistiu às evoluções com curiosidade e atenção. A seu lado, Fu-Shi-Pô explicava os temas e os detalhes do respectivo desenvolvimento, com a abundância e o saber de quem havia estudado Arte da Guerra entre os varais de um cabriolet*.

O vice-rei, porém, não parecia satisfeito. Notava hesitações, falta de élan na tropa, rapidez e exatidão nas evoluções e pouca obediência ao comando em chefe e aos comandados particulares; enfim, pouca eficiência militar naquele exército que devia ser uma ameaça à China inteira, caso quisessem retirá-lo do cômodo e rendoso lugar de vice-rei de Cantão. Comunicou isto ao general, que lhe respondeu: 

- É verdade o que Vossa Excelência Reverendíssima, Poderosíssima, Graciosíssima, Altíssima e Celestial diz; mas os defeitos são fáceis de remediar. 
- Como? perguntou o vice-rei.
- É simples. O uniforme atual muito se parece com o alemão: mudemo-lo para uma imitação do francês e tudo estará sanado. 

Li-Huang-Pô pôs-se a pensar, recordando a sua estadia em Berlim, as festas que os grandes dignatários da corte de Potsdam lhe fizeram, o acolhimento do Kaiser e, sobretudo, os taels que recebeu de sociedade com o seu general Fu-ShiPô... Seria uma ingratidão; mas... Pensou ainda um pouco; e, por fim, num repente, disse peremptoriamente: 
- Mudemos o uniforme; e já!

(Lima Barreto)

*tael:unidade monetária e de peso da China; 
*cabriolet:tipo de carruagem; 
*tílburi: carro de duas rodas e dois assentos comandados por um animal. 
*famulagem:grupo de criados
O trecho abaixo transcrito revela a insatisfação de LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão, com o seu exército. Utilize-o para responder às questões de 10 a 13. 

“O vice-rei, porém, não parecia satisfeito. Notava hesitações, falta de élan na tropa, rapidez e exatidão nas evoluções e pouca obediência ao comando em chefe e aos comandados particulares; enfim, pouca eficiência militar naquele exército que devia ser uma ameaça à China inteira, caso quisessem retirá-lo do cômodo e rendoso lugar de vice-rei de Cantão. 
Comunicou isto ao general, que lhe respondeu: 
- É verdade o que Vossa Excelência Reverendíssima, Poderosíssima, Graciosíssima, Altíssima e Celestial diz; mas os defeitos são fáceis de remediar.” 

Ao empregar o acento grave, deve-se considerar a relação de dependência entre termos. Em “ameaça à China inteira”, a presença do acento grave justifica-se em função do mesmo contexto lingüístico verificado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5356Q532970 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Analista de Finanças, CGU, ESAF

A compactação é realizada visando obter a máxima estabilidade dos solos, na qual são avaliados os valores de densidade seca máxima e do teor de umidade ótimo. Com relação a este processo de estabilização de solos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5357Q473499 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O jogo representa significados em função do espaço, número de participantes, tempo, materiais utilizados, entre outros, sendo uma maneira criativa de praticar ações e relações. Na Cultura Corporal, jogos se mostram como sendo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5358Q472367 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Em referência à Cultura Corporal de Movimento, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5359Q354965 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Representam operações que não afetam o fluxo de caixa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5360Q55017 | Português, Interjeições

Para quem aprender a gostar

Talvez seja tão simples, tolo e natural, que você nunca tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu amor! Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito. Aprenda, apenas, a tão difícil arte deamar bonito. Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender.
Tenho visto muito amor por aí. Amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de entrega, doação e dádiva. Mas esbarram na dificuldade de se tornarem bonitos. Apenas isso: bonitos, belos e embelezados, tratados com carinho, cuidado e atenção. Amores levados com arte e ternura de mãos jardineiras.
Aí, esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais, de repente se percebem ameaçados apenas e tão-somente porque não sabem ser bonitos: cobram; exigem; rotinizam; descuidam; reclamam; deixam de compreender; necessitam mais do que oferecem; precisam mais do que atendem; enchem-se der razões. Sim, de razões. Ter razão é o maior perigo no amor. Quem tem razão sempre se sente no direito (e o tem) de reivindicar, de exigir justiça, equidade, equiparação, sem atinar que o que está sem razão talvez passe por um momento de sua vida no qual não possa ter razão. Nem queira. Ter razão é um perigo: em geral enfeia o amor, pois é invocado com justiça, mas na hora errada. Amar bonito é saber a hora de ter razão.
Ponha a mão na consciência. Você tem certeza de que está fazendo o seu amor bonito? De que está tirando do gesto, da ação, da reação, do olhar, da saudade, da alegria do encontro, da dor do desencontro a maior beleza possível? Talvez não. Cheio ou cheia de razões, você espera do amor apenas aquilo que é exigido por suas partes necessitadas, quando talvez dele devesse pouco esperar, para valorizar melhor tudo de bom que de vez em quando ele pode trazer. Quem espera mais do que isso sofre e, sofrendo, deixa de amar bonito. Sofrendo, deixa de ser alegre, igual, irmão, criança. E sem soltar a criança, nenhum amor é bonito.

(Arthur da Távola. Alguém que já não fui. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.)

Assinale o que for correto sobre os termos destacados nas proposições:

I – “Tenho visto muito amor por .”
II – “, esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais, de repente se percebem ameaçados...”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.