Início

Questões de Concursos

Resolva questões de concursos públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo.


6181Q120482 | Informática , Modelagem de dados, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Um Modelo de Dados corresponde a uma descrição formal da estrutura de um banco de dados. Com relação à Modelagem de Dados, relacione os modelos, apresentados na coluna da esquerda, à respectiva característica, entre as indicadas na coluna da direita.
Imagem 008.jpg

Estão corretas as associações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6182Q112107 | Redes de Computadores , Segurança de Redes Firewall, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Um Firewall pode ser definido como uma coleção de componentes, colocada entre duas redes, que coletivamente possua propriedades que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6183Q59268 | Enfermagem, Ergonomia no Trabalho

A Ergonomia pode ser dividida em três segmentos distintos, identificados, a seguir, pelos algarismos I, II e III.

I. Atua de maneira restrita, modificando elementos parciais do posto de trabalho, como dimensões, iluminação, ruído, disposição de salas etc.
II. Interfere amplamente no projeto do posto de trabalho, dos instrumentos, da máquina do sistema de produção, organização do trabalho e formação pessoal.
III. Orienta os profissionais de diversas áreas de atuação, com o objetivo de transmitir os conhecimentos já existentes e fazer com que esses profissionais os utilizem.

Estes três segmentos são denominados, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6184Q57555 | Pedagogia, Educação e Ludicidade

Sobre a importância da brincadeira do faz de conta para o desenvolvimento infantil, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6185Q55092 | Português, Flexão Verbal

Disseminação da violência

A violência não se administra nem admite negociação: é da sua natureza impor a força como método. Sua lógica final é a adoção da barbárie. As instituições humanas existem para regulamentar nossos ímpetos, disciplinar nossas ações, impedir que se chegue à supremacia da violência. São chamados justamente de “supremacistas” (um neologismo, para atender a uma necessidade de nossos tempos violentos) aqueles que querem se impor pela força bruta, alcançar um poder hegemônico. Apoiam-se eles em ideologias que cantam a superioridade de uma etnia, de uma cultura, de uma classe social, de uma seita religiosa. Acabam por fazer de sua brutalidade primitiva uma “instituição” organizada pelo princípio brutal da lei do mais forte.
Talvez em nenhuma outra época foi tão premente a necessidade de se fortalecerem as instituições que de fato trabalham a favor do homem, da coletividade, do interesse público. A profusão e a difusão das chamadas redes sociais puseram a nu a violência que está em muitos e que já não se envergonha de si mesma, antes se proclama e se propaga com inaudito cinismo. Estamos todos diante de um grande espelho público e anônimo, onde se projeta o que se é ou o que se quer ser. Admirável como conquista tecnológica, a expansão da internet ainda não encontrou os meios necessários para canalizar acima de tudo os impulsos mais generosos, que devem reger nossa difícil caminhada civilizatória.

(Aníbal Tolentino, inédito)

Há ocorrência de voz passiva e correta articulação entre tempos e modos verbais na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6186Q15772 | Matemática, Aluno Oficial, APMBB, VUNESP

Antônio, João e Carlos apostaram em um jogo de cara ou coroa: uma moeda é lançada sucessivamente e o jogo termina no primeiro vencedor. Antônio vence na primeira vez que saírem 2 caras seguidas, João vence na primeira vez que saírem 2 coroas seguidas e Carlos vence quando sair uma cara seguida de uma coroa. As probabilidades de Antônio, João e Carlos ganharem são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6187Q543350 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Agente Fiscal de Rendas, SEFAZ SP, FCC

O gerente de uma indústria de determinado componente eletrônico garante que a vida média do produto fabricado é igual a 100 horas. Um comprador desta indústria decide testar a afirmação do gerente e faz um teste estatístico formulando as hipóteses H0: ? = 100 e H1 : ? < 100, sendo que H0 é a hipótese nula, H1 é a hipótese alternativa e ? é a média da população considerada de tamanho infinito com uma distribuição normal. O desvio padrão populacional é igual a 10 horas e utilizou-se a informação da distribuição normal padrão (Z), segundo a qual a probabilidade P(Z ? 1,64) = 5%. H0 foi rejeitada com base em uma amostra aleatória de 64 componentes em um nível de significância de 5%. Então, o valor da média amostral foi, em horas, no máximo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6188Q472899 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O conhecimento e aprendizagem que trata do ensino anatômico, fisiológico e biológico ajudam o aluno no autogerenciamento das atividades corporais. Dessa forma, esse conhecimento, em conjunto, possibilita ao aluno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6189Q134359 | Biblioteconomia, Referência bibliográfica, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE RN, FCC

Considere as referências bibliográficas abaixo.

I. IUFOST INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CHEMICAL CHANGES DURING FOOD PROCESSING, 1984. Proceedings... Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos, 1984.

II. MÃO-DE-OBRA e previdência. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro, 1983. v. 7, Suplemento.

III. COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, 1998. p. 131-138.

IV. MORFOLOGIA dos artrópodes. In: ENCICLOPÉDIA multimídia dos seres vivos. [S.l.]: Planeta DeAgostini, c1998. CD-ROM 9.

V. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-

Estão corretas, APENAS, as referências

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6190Q562183 | Informática, Excel, Telefonista, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Para mesclar células no MS Excel 2003, podemos utilizar uma sequência de passos. Entre as alternativas abaixo, marque a que contém a sequência CORRETA de passos para mesclar células no MS Excel 2003:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6191Q530870 | Engenharia Civil, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Logística de transporte corresponde ao processo de transferência de mercadoria do seu ponto de origem até seu destino final, com preço, qualidade e tempo adequados, o que gera, assim, desenvolvimento da economia de um país. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6192Q483740 | Geografia, Meio Ambiente, Indigenista Especializado, FUNAI, ESAF

Em relação à sociodiversidade nativa que existiu e existe hoje no Brasil, assinale a afirmação incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6193Q322512 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT

Araújo (1998) afirma: [...] a escola precisa abandonar um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes, e incorporar uma concepção que considere a diversidade tanto no âmbito do trabalho com os conteúdos escolares quanto no das relações interpessoais. Sobre a temática, analise as afirmativas correlatas.

I - Vivemos em um mundo de diversidades, onde a individualidade humana deve ser respeitada, reconhecida e aceita;

PORQUE

II - Somos diferentes uns dos outros, o que faz com que todos nós tenhamos capacidades e limitações para aprender.

Assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6194Q261911 | Matemática, Grandezas diretamente e inversamente proporcionais, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE AM, FCC

Para executar a tarefa de manutenção de 111 microcomputadores, três técnicos judiciários dividiram o total de microcomputadores entre si, na razão inversa de suas respectivas idades: 24, 30 e 36 anos. Assim sendo, o técnico de 30 anos recebeu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6195Q57394 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE

Uma das experiências mais importantes em radiodifusão educativa no Brasil, criado pela Igreja Católica na década de 60 e que se propunha desenvolver programa de alfabetização, se deu a partir da (do):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6196Q45356 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar Pericial, IGP SC, IESES

Sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas é correto afirmar: 

I. Treinamento é o processo de ensinar aos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos. 
II. Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função dos objetivos definidos. 
III. Dramatização, uma das técnicas utilizadas em treinamentos, ocorre em módulos nos quais há ênfase na análise comportamental e na reação de terceiros a uma situação. O treinando assume um determinado papel previamente estabelecido pelo instrutor, onde se busca muito mais trabalhar ângulos emocionais do que racionais. 
IV. Desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas. 

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6197Q24613 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista Administrativo Compras e Licitações, CIJUN, RBO

Os contratos administrativos podem ser rescindidos pelos contratantes nas hipóteses abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6198Q552883 | Informática, Memória, Analista de Suporte, CREFITO SP, VUNESP

Em relação ao conceito de memória virtual, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6199Q477601 | Farmácia, Farmacocinética, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Sobre fármacos benzodiazepínicos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6200Q341294 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, CGU, ESAF

Uma escola de idiomas oferece apenas três cursos: um curso de Alemão, um curso de Francês e um curso de Inglês. A escola possui 200 alunos e cada aluno pode matricular-se em quantos cursos desejar. No corrente ano, 50% dos alunos estão matriculados no curso de Alemão, 30% no curso de Francês e 40% no de Inglês. Sabendo-se que 5% dos alunos estão matriculados em todos os três cursos, o número de alunos matriculados em mais de um curso é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.