Início Questões de Concursos A Construção do Conhecimento Resolva questões de A Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. A Construção do Conhecimento Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q56848 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoO que somos capazes de fazer ou conhecer está relacionado aos conhecimentos já adquiridos anteriormente em nossas experiências, físicas ou mentais, e, ainda, aos desafios e oportunidades que o ambiente oferece, isto é, às condições sócio-econômica-cultural-afetivas de que dispomos. Diante disso, é correto afirmar que ✂️ a) o aprendiz é aquele que recebe o conhecimento oferecido pelo educador. ✂️ b) a construção do conhecimento depende, primeiramente, da competência técnica do professor em ensinar. ✂️ c) o conhecimento verdadeiro não é obtido a partir da realidade da pessoa que aprende. ✂️ d) as pessoas pensam sobre os fatos que observam e produzem explicações, constroem conhecimento. ✂️ e) somente o conhecimento teórico é que possibilita o ser humano pensar sobre a sua realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q56852 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoAs crianças não aprendem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem também na vivência cotidiana com a família, nas relações com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto, que o ambiente escolar, suas formas de organização e gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003). As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem respeito ✂️ a) a ações de natureza técnico-administrativa e pedagógico-curricular. ✂️ b) às normas administrativas, leis e regulamentos oficiais. ✂️ c) aos serviços de secretaria, à gestão do patrimônio e das finanças. ✂️ d) ao controle funcional do pessoal docente, discente e funcionários. ✂️ e) aos aspectos de infraestrutura e documentação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q56853 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoAssinale a alternativa que apresenta uma característica desejável do professor para a formação continuada de alunos. ✂️ a) pautar‐se por princípios de ética e democracia ✂️ b) deixar os pais alheios ao envolvimento de práticas escolares ✂️ c) trabalhar com exemplos distantes da realidade dos alunos ✂️ d) intervir em situações educativas com o máximo de autoritarismo ✂️ e) ensinar a matemática formal, mesmo sem contextos ou aplicações Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q56847 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoO verdadeiro conhecimento não se transfere de forma mecânica daquele que conhece para aquele que ignora. Nesse sentido, a aprendizagem ✂️ a) exige, por parte do sujeito, reflexão crítica, invenção e reinvenção. ✂️ b) requer a capacidade intelectual para estudar e memorizar o conhecimento. ✂️ c) é a transferência sutil do conhecimento de quem sabe para aquele que é ignorante. ✂️ d) representa a conquista do conhecimento por aqueles que nascem com o dom de aprender. ✂️ e) demanda, primeiramente, o estudo sério e metódico do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q56836 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEA respeito da relação professor‐aluno, julgue o seguinte item. A dimensão socioemocional do estudante é exercitada quando o professor planeja a aula e alinha seus objetivos a ela. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q56850 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoRelacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles. 1 - Experiência 2 - Conhecimento 3 - Saberes Pedagógicos ( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos. ( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno. ( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo”. Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. ✂️ a) 1 - 3 - 2. ✂️ b) 1 - 2 - 3. ✂️ c) 2 - 1 - 3. ✂️ d) 3 - 1 - 2. ✂️ e) 3 - 2 - 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q56849 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoLeia o trecho a seguir. A coordenadora pedagógica da escola, em uma reunião pedagógica com uma professora do Ensino Fundamental, a orientou a adotar metodologias de ensino mais participativas e menos transmissivas, envolvendo mais os alunos no processo de construção do conhecimento. Sobre a orientação da coordenadora, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Está de acordo com uma das novas competências requeridas para o ensino. ✂️ b) Contraria todas as novas competências requeridas para o ensino. ✂️ c) Ignora as novas competências requeridas para o ensino. ✂️ d) Não se relaciona a nenhuma das novas competências requeridas para o ensino. ✂️ e) Resume todas as novas competências requeridas para o ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q56839 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEJulgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. O compromisso social e ético do profissional da educação está relacionado ao domínio do conteúdo e ao subsídio dado ao aluno para que ele se adapte aos valores e normas vigentes da sociedade por meio do desenvolvimento individual e da conquista do sucesso. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q56851 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoNuma concepção crítica de educação, o erro do aluno também pode indicar uma ✂️ a) forma incorreta de se construir o conhecimento. ✂️ b) avaliação das condições emocionais da criança. ✂️ c) uma necessidade do aluno chamar a atenção do professor. ✂️ d) construção de um conhecimento ainda não acabado. ✂️ e) consequência de um ensino mal administrado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q56837 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEA respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente. O professor deve ser crítico, reflexivo e responder, por meio da prática docente, às situações que surgem no dia a dia profissional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q56841 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPETendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q56844 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoAs opções a seguir apresentam as competências de referência dos conhecimentos docentes, à exceção de uma. Assinale-a. ✂️ a) Administrar a heterogeneidade no interior do grupo classe. ✂️ b) Gerir crises ou conflitos entre pessoas. ✂️ c) Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão. ✂️ d) Trabalhar exclusivamente a partir das representações da ciência. ✂️ e) Prevenir a violência na escola e na cidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q56838 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEA respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente. Espera-se do professor preparo teórico-prático adequado para superar a fragmentação entre os domínios do conhecimento, de modo que alcance uma visão interdisciplinar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q56840 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEJulgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q56834 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEConsiderando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente. De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q56842 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPETendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q56846 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoA educação no setor público, diferentemente de outras áreas da atividade humana, não produz mercadorias – forma pessoas. Ela tem no ser humano seu ponto de partida e seu ponto de chegada, pois embora o processo educativo seja mediado por meios materiais, como as estruturas das escolas, equipamentos, materiais pedagógicos e outros, é na relação humana que ele se realiza. Esse entendimento da natureza do trabalho escolar do professor e outros profissionais no setor público e sua valorização se confronta com políticas ✂️ a) que respeitam suas necessidades como profissional e como cidadão, tendo por perspectiva a qualidade do ensino. ✂️ b) de formação continuada no local de trabalho como política estruturante de Estado para a formação permanente do professor. ✂️ c) de carreira justa e atraente; salários dignos; condições de trabalho; participação efetiva na gestão do projeto políticopedagógico de sua unidade escolar. ✂️ d) que imprimem no processo educativo o modelo da empresa privada, capitalista, na qual cada professor é considerado uma peça do processo produtivo. ✂️ e) de aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para este fim. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q56843 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPETendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q56845 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoSegundo Kant, a vontade dá dignidade ao ser humano: ele apenas obedece àquilo que lhe faz um profundo sentido interno. Na obra "Cinco Estudos de Educação Moral", o organizador Lino de Macedo aborda questões referentes à autonomia e obediência. Sobre esses temas, é correto afirmar que ✂️ a) na autonomia, a obediência a uma regra se dá pelo medo de punição ou pelo interesse nas vantagens a serem obtidas pessoalmente. ✂️ b) na heteronomia, obedecer a regras implica em assimilar e concordar com as normas. ✂️ c) na autonomia, a obediência a uma regra se dá pela compreensão e concordância com sua validade universal. ✂️ d) a obediência sem autonomia exige uma reflexão crítica, um ato de pensamento sobre as regras construídas coletivamente. ✂️ e) na autonomia, obedecer significa concordar com regras e normas, através de ações punitivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q56835 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE O currículo da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal fundamenta‐se na pedagogia histórico‐crítica e na psicologia histórico‐cultural, opção teórico‐metodológica que se assenta em inúmeros fatores, sendo a realidade socioeconômica da população do Distrito Federal um deles. Currículo em Movimento: pressupostos teóricos. SEEDF. 2014. p. 30 (com adaptações) Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o seguinte item. Os métodos de ensino partem de um saber fundado na experiência dos estudantes e o trabalho docente relaciona a prática vivida pelos estudantes com os conteúdos escolares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q56848 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoO que somos capazes de fazer ou conhecer está relacionado aos conhecimentos já adquiridos anteriormente em nossas experiências, físicas ou mentais, e, ainda, aos desafios e oportunidades que o ambiente oferece, isto é, às condições sócio-econômica-cultural-afetivas de que dispomos. Diante disso, é correto afirmar que ✂️ a) o aprendiz é aquele que recebe o conhecimento oferecido pelo educador. ✂️ b) a construção do conhecimento depende, primeiramente, da competência técnica do professor em ensinar. ✂️ c) o conhecimento verdadeiro não é obtido a partir da realidade da pessoa que aprende. ✂️ d) as pessoas pensam sobre os fatos que observam e produzem explicações, constroem conhecimento. ✂️ e) somente o conhecimento teórico é que possibilita o ser humano pensar sobre a sua realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q56852 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoAs crianças não aprendem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem também na vivência cotidiana com a família, nas relações com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto, que o ambiente escolar, suas formas de organização e gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003). As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem respeito ✂️ a) a ações de natureza técnico-administrativa e pedagógico-curricular. ✂️ b) às normas administrativas, leis e regulamentos oficiais. ✂️ c) aos serviços de secretaria, à gestão do patrimônio e das finanças. ✂️ d) ao controle funcional do pessoal docente, discente e funcionários. ✂️ e) aos aspectos de infraestrutura e documentação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q56853 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoAssinale a alternativa que apresenta uma característica desejável do professor para a formação continuada de alunos. ✂️ a) pautar‐se por princípios de ética e democracia ✂️ b) deixar os pais alheios ao envolvimento de práticas escolares ✂️ c) trabalhar com exemplos distantes da realidade dos alunos ✂️ d) intervir em situações educativas com o máximo de autoritarismo ✂️ e) ensinar a matemática formal, mesmo sem contextos ou aplicações Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q56847 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoO verdadeiro conhecimento não se transfere de forma mecânica daquele que conhece para aquele que ignora. Nesse sentido, a aprendizagem ✂️ a) exige, por parte do sujeito, reflexão crítica, invenção e reinvenção. ✂️ b) requer a capacidade intelectual para estudar e memorizar o conhecimento. ✂️ c) é a transferência sutil do conhecimento de quem sabe para aquele que é ignorante. ✂️ d) representa a conquista do conhecimento por aqueles que nascem com o dom de aprender. ✂️ e) demanda, primeiramente, o estudo sério e metódico do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q56836 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEA respeito da relação professor‐aluno, julgue o seguinte item. A dimensão socioemocional do estudante é exercitada quando o professor planeja a aula e alinha seus objetivos a ela. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q56850 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoRelacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles. 1 - Experiência 2 - Conhecimento 3 - Saberes Pedagógicos ( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos. ( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno. ( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo”. Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. ✂️ a) 1 - 3 - 2. ✂️ b) 1 - 2 - 3. ✂️ c) 2 - 1 - 3. ✂️ d) 3 - 1 - 2. ✂️ e) 3 - 2 - 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q56849 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoLeia o trecho a seguir. A coordenadora pedagógica da escola, em uma reunião pedagógica com uma professora do Ensino Fundamental, a orientou a adotar metodologias de ensino mais participativas e menos transmissivas, envolvendo mais os alunos no processo de construção do conhecimento. Sobre a orientação da coordenadora, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Está de acordo com uma das novas competências requeridas para o ensino. ✂️ b) Contraria todas as novas competências requeridas para o ensino. ✂️ c) Ignora as novas competências requeridas para o ensino. ✂️ d) Não se relaciona a nenhuma das novas competências requeridas para o ensino. ✂️ e) Resume todas as novas competências requeridas para o ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q56839 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEJulgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. O compromisso social e ético do profissional da educação está relacionado ao domínio do conteúdo e ao subsídio dado ao aluno para que ele se adapte aos valores e normas vigentes da sociedade por meio do desenvolvimento individual e da conquista do sucesso. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q56851 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoNuma concepção crítica de educação, o erro do aluno também pode indicar uma ✂️ a) forma incorreta de se construir o conhecimento. ✂️ b) avaliação das condições emocionais da criança. ✂️ c) uma necessidade do aluno chamar a atenção do professor. ✂️ d) construção de um conhecimento ainda não acabado. ✂️ e) consequência de um ensino mal administrado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q56837 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEA respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente. O professor deve ser crítico, reflexivo e responder, por meio da prática docente, às situações que surgem no dia a dia profissional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q56841 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPETendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q56844 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoAs opções a seguir apresentam as competências de referência dos conhecimentos docentes, à exceção de uma. Assinale-a. ✂️ a) Administrar a heterogeneidade no interior do grupo classe. ✂️ b) Gerir crises ou conflitos entre pessoas. ✂️ c) Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão. ✂️ d) Trabalhar exclusivamente a partir das representações da ciência. ✂️ e) Prevenir a violência na escola e na cidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q56838 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEA respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente. Espera-se do professor preparo teórico-prático adequado para superar a fragmentação entre os domínios do conhecimento, de modo que alcance uma visão interdisciplinar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q56840 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEJulgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q56834 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPEConsiderando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente. De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q56842 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPETendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q56846 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoA educação no setor público, diferentemente de outras áreas da atividade humana, não produz mercadorias – forma pessoas. Ela tem no ser humano seu ponto de partida e seu ponto de chegada, pois embora o processo educativo seja mediado por meios materiais, como as estruturas das escolas, equipamentos, materiais pedagógicos e outros, é na relação humana que ele se realiza. Esse entendimento da natureza do trabalho escolar do professor e outros profissionais no setor público e sua valorização se confronta com políticas ✂️ a) que respeitam suas necessidades como profissional e como cidadão, tendo por perspectiva a qualidade do ensino. ✂️ b) de formação continuada no local de trabalho como política estruturante de Estado para a formação permanente do professor. ✂️ c) de carreira justa e atraente; salários dignos; condições de trabalho; participação efetiva na gestão do projeto políticopedagógico de sua unidade escolar. ✂️ d) que imprimem no processo educativo o modelo da empresa privada, capitalista, na qual cada professor é considerado uma peça do processo produtivo. ✂️ e) de aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para este fim. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q56843 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPETendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q56845 | Pedagogia, A Construção do ConhecimentoSegundo Kant, a vontade dá dignidade ao ser humano: ele apenas obedece àquilo que lhe faz um profundo sentido interno. Na obra "Cinco Estudos de Educação Moral", o organizador Lino de Macedo aborda questões referentes à autonomia e obediência. Sobre esses temas, é correto afirmar que ✂️ a) na autonomia, a obediência a uma regra se dá pelo medo de punição ou pelo interesse nas vantagens a serem obtidas pessoalmente. ✂️ b) na heteronomia, obedecer a regras implica em assimilar e concordar com as normas. ✂️ c) na autonomia, a obediência a uma regra se dá pela compreensão e concordância com sua validade universal. ✂️ d) a obediência sem autonomia exige uma reflexão crítica, um ato de pensamento sobre as regras construídas coletivamente. ✂️ e) na autonomia, obedecer significa concordar com regras e normas, através de ações punitivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q56835 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE O currículo da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal fundamenta‐se na pedagogia histórico‐crítica e na psicologia histórico‐cultural, opção teórico‐metodológica que se assenta em inúmeros fatores, sendo a realidade socioeconômica da população do Distrito Federal um deles. Currículo em Movimento: pressupostos teóricos. SEEDF. 2014. p. 30 (com adaptações) Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o seguinte item. Os métodos de ensino partem de um saber fundado na experiência dos estudantes e o trabalho docente relaciona a prática vivida pelos estudantes com os conteúdos escolares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro