Início

Questões de Concursos A Construção do Conhecimento

Resolva questões de A Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q56848 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento

O que somos capazes de fazer ou conhecer está relacionado aos conhecimentos já adquiridos anteriormente em nossas experiências, físicas ou mentais, e, ainda, aos desafios e oportunidades que o ambiente oferece, isto é, às condições sócio-econômica-cultural-afetivas de que dispomos.

Diante disso, é correto afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q56852 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento

As crianças não aprendem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem também na vivência cotidiana com a família, nas relações com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto, que o ambiente escolar, suas formas de organização e gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003). As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q56853 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento

Assinale a alternativa que apresenta uma característica desejável do professor para a formação continuada de alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q56847 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento

O verdadeiro conhecimento não se transfere de forma mecânica daquele que conhece para aquele que ignora. Nesse sentido, a aprendizagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q56836 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

A respeito da relação professor‐aluno, julgue o seguinte item.

A dimensão socioemocional do estudante é exercitada  quando o professor planeja a aula e alinha seus objetivos  a ela.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q56850 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento

Relacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles.

1 - Experiência
2 - Conhecimento
3 - Saberes Pedagógicos

( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos.
( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno.
( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo”.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q56849 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento

Leia o trecho a seguir.

A coordenadora pedagógica da escola, em uma reunião pedagógica com uma professora do Ensino Fundamental, a orientou a adotar metodologias de ensino mais participativas e menos transmissivas, envolvendo mais os alunos no processo de construção do conhecimento.

Sobre a orientação da coordenadora, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q56839 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor.

O compromisso social e ético do profissional da educação está relacionado ao domínio do conteúdo e ao subsídio dado ao aluno para que ele se adapte aos valores e normas vigentes da sociedade por meio do desenvolvimento individual e da conquista do sucesso.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q56851 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento

Numa concepção crítica de educação, o erro do aluno também pode indicar uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q56837 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

O professor deve ser crítico, reflexivo e responder, por meio da prática docente, às situações que surgem no dia a dia profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q56841 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento. 
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q56844 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento

As opções a seguir apresentam as competências de referência dos conhecimentos docentes, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q56838 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

Espera-se do professor preparo teórico-prático adequado para superar a fragmentação entre os domínios do conhecimento, de modo que alcance uma visão interdisciplinar.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q56840 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor.

No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q56834 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q56842 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q56846 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento

A educação no setor público, diferentemente de outras áreas da atividade humana, não produz mercadorias – forma pessoas. Ela tem no ser humano seu ponto de partida e seu ponto de chegada, pois embora o processo educativo seja mediado por meios materiais, como as estruturas das escolas, equipamentos, materiais pedagógicos e outros, é na relação humana que ele se realiza. Esse entendimento da natureza do trabalho escolar do professor e outros profissionais no setor público e sua valorização se confronta com políticas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q56843 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q56845 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento

Segundo Kant, a vontade dá dignidade ao ser humano: ele apenas obedece àquilo que lhe faz um profundo sentido interno. Na obra "Cinco Estudos de Educação Moral", o organizador Lino de Macedo aborda questões referentes à autonomia e obediência. Sobre esses temas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q56835 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

    O currículo da educação básica da Secretaria de Estado  de Educação do Distrito Federal fundamenta‐se na pedagogia  histórico‐crítica  e  na  psicologia  histórico‐cultural,  opção  teórico‐metodológica  que  se  assenta  em  inúmeros  fatores,  sendo a realidade socioeconômica da população do Distrito  Federal um deles.

Currículo em Movimento: pressupostos teóricos. SEEDF. 2014. p. 30 (com adaptações)

Tendo  o  texto  acima  como  referência  inicial,  julgue o seguinte item.

Os métodos de ensino partem de um saber fundado na  experiência  dos  estudantes  e  o  trabalho  docente  relaciona  a  prática  vivida  pelos  estudantes  com  os  conteúdos escolares.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.