Questões de Concursos A Construção do Conhecimento Papel do Educador

Resolva questões de A Construção do Conhecimento Papel do Educador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q952345 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A escola contemporânea deve ser um espaço que promove a discussão de temas como a ___________, possibilitando a formação de cidadãos críticos e participativos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q954657 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Auxiliar da Vida Escolar, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

A relação professor-aluno é de extrema importância para o sucesso no processo ensino-aprendizagem. Caso seja positiva, a probabilidade de aprendizado aumenta. A respeito da relação professor-aluno, assinale a alternativa que apresenta informações incorretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q979513 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere esta citação de D’Ambrosio, em Sociedade, cultura, matemática e seu ensino:

Em termos muito claros e diretos: o aluno é mais importante que programas e conteúdos. A educação é a estratégia mais importante para levar o indivíduo a estar em paz consigo mesmo e com o seu entorno social, cultural e natural e a se localizar numa realidade cósmica. Se não lograrmos isso, será uma educação fracassada.

Segundo D’Ambrosio, neste parágrafo, é necessário que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q954702 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao discutir a questão da cultura profissional, Nóvoa (2009) afirma que ser professor é compreender os sentidos da instituição escolar, integrar-se em uma profissão e aprender com os colegas mais experientes. É na escola e no diálogo com os outros professores que se aprende a profissão. Conforme o autor, são elementos centrais para o aperfeiçoamento e a inovação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q984671 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

O portfólio é uma das formas de registro da prática pedagógica. Em relação ao portfólio, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) São entendidos como seleção de registros, como documentação de um projeto, de um grupo, incluindo relatos de atividades, falas e produções das crianças, descrição de etapas de um trabalho e fotografias.
( ) Representam a construção de memória, de história, tornando possível, ainda, o intercâmbio de experiências e a divulgação de um trabalho.
( ) Contribuem para a valorização da experiência e dos saberes dela decorrentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q951972 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Para desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso de um aluno portador de deficiência, recentemente integrado a uma turma regular, ao currículo e a interação no grupo, é necessário que o monitor de apoio e o professor regente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q955814 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a parceria família e escola, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Embora as parcerias tenham trazido maior valorização aos professores, o clima institucional deteriorou-se.
( ) A educação da criança e do adolescente é uma atribuição restrita da escola.
( ) Trata-se de uma parceria que coloca os interesses do estudante como objetivo central.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q951983 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Durante uma atividade pedagógica, o monitor de apoio percebe que uma criança com deficiência auditiva está com dificuldades para acompanhar as instruções da professora. Diante dessa situação, o monitor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q951984 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

No atendimento ao público infantil, o monitor de apoio desempenha uma função essencial, tanto em termos de apoio à aprendizagem quanto na organização de atividades que envolvem crianças dediferentes faixas etárias. Considerando o trabalho do monitor de apoio na escola, analise as afirmações a seguir:

I. O monitor de apoio deve ter uma atuação voltada para a adaptação das crianças ao ambiente escolar, oferecendo suporte contínuo em atividades lúdicas que permitam o desenvolvimento cognitivo e motor.

II. É fundamental que o monitor de apoio atue de forma independente do professor, já que a participação ativa do docente pode interferir no processo de aprendizado individual de cada criança.

III. A interação entre o monitor de apoio e as crianças deve sempre priorizar a autonomia e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, proporcionando um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso.

IV. Atividades de apoio ao desenvolvimento motor devem ser planejadas de maneira a incluir exercícios físicos de alto impacto, que estimulem a resistência e a competitividade entre as crianças.


Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q956349 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Ao atender os pais ou responsáveis para conversar sobre o desenvolvimento do aluno, uma atitude dos educadores que melhor reflete as boas práticas de atendimento e comunicação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q955104 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Quanto à participação das famílias na vida escolar de seus filhos, podemos afirmar como CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q955105 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação ao compromisso ético do educador, é CORRETO apontar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q955107 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Sobre a relação entre Educação, Escola e Sociedade, podemos afirmar CORRETAMENTE que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q955109 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Dentre as funcionalidades de Educador Social, podemos considerar como alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q953086 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

As teorias pedagógicas de Piaget, Vygotsky, Montessori, entre outros, influenciam profundamente as práticas educacionais nos anos iniciais do ensino fundamental, proporcionando diferentes abordagens no desenvolvimento da aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as teorias pedagógicas aplicadas à educação básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q890369 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Sabe-se que as tendências pedagógicas desempenham um papel fundamental na sociedade contemporânea à medida que moldam a forma como a educação é concebida, estruturada e implementada. Essas tendências representam abordagens, teorias e conceitos que norteiam a prática educacional e refletem as necessidades e desafios da sociedade atual. Dentro desse contexto, as tendências liberais ou tendências progressistas são possibilidades mais influentes na educação. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A pedagogia liberal apareceu como justificativa para o sistema capitalista, que, ao defender a permanência da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma espécie de organização social, denominada sociedade de classes. Sendo assim, a pedagogia liberal é a manifestação própria deste tipo de sociedade.

( ) A pedagogia liberal trabalha com a hipótese de que a escola tem por função preparar os indivíduos a desenvolverem papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

( ) As tendências pedagógicas progressistas têm uma inclinação mais crítica em relação às abordagens tradicionais de ensino. Elas buscam transformar a educação, muitas vezes desafiando as estruturas hierárquicas e autoritárias.

( ) As tendências pedagógicas progressistas enfatizam a aprendizagem ativa, o ensino baseado em projetos, a colaboração e a participação dos alunos na definição do currículo e se alinham com a ideia de que a educação deve ser um instrumento de mudança social, promovendo valores democráticos e igualdade.

( ) Muitos educadores adotam uma abordagem eclética, combinando elementos de ambas as tendências para criar ambientes de aprendizado diversificados e adaptáveis. Isso reflete a compreensão de que a educação contemporânea deve equilibrar a tradição e a inovação.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q900353 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

O acolhimento na escola é uma necessidade crucial para a formação dos alunos e promoção dos valores da comunidade escolar, especialmente em tempos de mudanças e incertezas como os que vivemos. Considerando as estratégias mais utilizadas para promover um ambiente escolar mais acolhedor, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionado tais estratégias a seus respectivos benefícios sociopedagógicos:


PRIMEIRA COLUNA


1. Roda de conversa.

2. Contato visual.

3. Espaço de fala.

4. Recepção calorosa.


SEGUNDA COLUNA


( ) Possibilita que os alunos se expressem livremente e que seus pensamentos e sentimentos pessoais sejam valorizados.

( ) Cria oportunidades para que haja no grupo discussão franca e aberta sobre diversos temas.

( ) Promove a valorização da presença do aluno pela forma de cumprimentá-lo e atender às suas necessidades.

( ) Demonstra respeito e aceitação pelos alunos apenas olhando respeitosa e atentamente para eles.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q909058 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Iraí/RS, para mudar de classe, o membro do magistério deverá haver permanecido no mínimo quantos anos na classe anterior?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q905988 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Qual é uma das principais funções do educador na construção do conhecimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q911108 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Dentro desta perspectiva de “reinvenção profissional”, Freitas (2003, p. 19) afirma que: o líder educacional do século XXI é aquele que transpõe nãosó suas próprias amarras, mas também os muros de sua instituição, rompe as barreiras das diferenças, estabelece parcerias, contribuindo para a construção de um ambiente que eduque todos os seus liderados, seus parceiros e a comunidade em geral.

(Freitas apud Rolla, 2006, p. 58.)

Para Hunter (2004, p. 69), “a verdadeira liderança é difícil e requer muito esforço”. Neste sentido, quando se fala que o trabalho do Supervisor Pedagógico é realizado e aprendido no dia a dia da escola, fala-se também da sua formação como líder. Nem todo supervisor é necessariamente um líder, mas deveria; espera-se que seja assim. A diferença está entre o poder e a autoridade. Sobre o exposto e considerando poder x autoridade, analise as afirmativas a seguir.

I. O poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada, diz respeito a quem é como pessoa, ao caráter e à influência que estabelece sobre os outros.
II. Autoridade é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer. Poder é a habilidade de levar os outros a fazerem de boa vontade o que é solicitado por causa de sua influência pessoal.
III. Poder é a capacidade que alguns indivíduos detêm para fazer valer os seus interesses, mesmo quando os outros se opõem. A autoridade é o uso legítimo do poder, ou seja, emerge quando um grupo obedece de forma consentida porque reconhece a legitimidade de quem emana as ordens.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.