Questões de Concurso A Construção do Conhecimento Papel do Educador

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q900085 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sobre as estratégias de ensino e o papel do professor como mediador no processo educativo, assinale V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as alternativas falsas:

1.(__) O papel do professor como mediador é facilitar a aprendizagem, ajudando os alunos a conectar novosconhecimentos com experiências e conhecimentos prévios.
2.(__) A abordagem behaviorista enfatiza a importância da prática repetitiva e da aplicação de reforços para a aquisição e retenção de conhecimento.
3.(__) As técnicas de mediação, como o uso de questionamentos e feedback, não têm impacto significativo no processo de aprendizagem, uma vez que o foco deve ser apenas na transmissão de conteúdo.
4.(__) As estratégias para a apropriação e elaboração de conceitos científicos incluem atividades práticas e experimentos que ajudam os alunos a entender e aplicar conceitos teóricos.

Marque a alternativa correta:

2 Q882939 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A principal função do mediador escolar é:

3 Q880703 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação como instrução e o ensino. Nesse panorama, compõe-se de ramos de estudos próprios. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos ramos de estudos próprios da Pedagogia.

4 Q900181 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

A função social da escola modificou-se ao longo dos tempos, na medida em que observamos uma evolução significativa nas abordagens educacionais, influenciada por mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Desde os primórdios, quando a educação era frequentemente centrada na transmissão de conhecimentos sem uma conexão explícita com as demandas da sociedade, até os dias atuais, onde o cenário educacional busca se adaptar às necessidades complexas e dinâmicas da vida contemporânea, o papel da escola tem se transformado. Sobre algumas fases desta evolução, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Escola Suprageracional: a ênfase estava na transmissão de conhecimentos, considerando a conexão com as demandas da sociedade.
( ) Escola Elitista: é uma fase contemporânea que se destaca pela busca incessante por equidade e inclusão, adaptando-se para atender às diversas singularidades dos alunos.
( ) Escola Tradicional: é caracterizada por um modelo educacional inovador que prioriza a individualização do ensino, adaptando-se às necessidades específicas de cada aluno.
( ) Período Intrageracional: corresponde à terceira fase da função da escola, na qual as mudanças sociais se dão no interior de cada geração e os saberes necessários à participação social incluem a capacidade de adaptação a uma ordem pouco estável. As instituições sociais enfrentam o desafio de se adequarem a uma ordem incerta, tornando-se mais abertas e flexíveis.
( ) Escola Intergeracional: a escola continuou a ter um caráter elitista, pois se amplia apenas no nível elementar. A continuidade nos estudos irá depender de seleções constantes. Era uma escola excludente, uma vez que a base era para muitos e o topo era para poucos.
( ) Escola Intrageracional: considera que apenas a formação inicial e centrada na transmissão de conteúdos não é capaz de suprir as necessidades educacionais dos indivíduos ao longo das suas vidas, faz-se necessária uma formação mais ampla e adequada às novas demandas da vida contemporânea.

A sequência está correta em

5 Q900353 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Coordenador Pedagógico Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

O acolhimento na escola é uma necessidade crucial para a formação dos alunos e promoção dos valores da comunidade escolar, especialmente em tempos de mudanças e incertezas como os que vivemos. Considerando as estratégias mais utilizadas para promover um ambiente escolar mais acolhedor, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionado tais estratégias a seus respectivos benefícios sociopedagógicos:


PRIMEIRA COLUNA


1. Roda de conversa.

2. Contato visual.

3. Espaço de fala.

4. Recepção calorosa.


SEGUNDA COLUNA


( ) Possibilita que os alunos se expressem livremente e que seus pensamentos e sentimentos pessoais sejam valorizados.

( ) Cria oportunidades para que haja no grupo discussão franca e aberta sobre diversos temas.

( ) Promove a valorização da presença do aluno pela forma de cumprimentá-lo e atender às suas necessidades.

( ) Demonstra respeito e aceitação pelos alunos apenas olhando respeitosa e atentamente para eles.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

6 Q890369 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Sabe-se que as tendências pedagógicas desempenham um papel fundamental na sociedade contemporânea à medida que moldam a forma como a educação é concebida, estruturada e implementada. Essas tendências representam abordagens, teorias e conceitos que norteiam a prática educacional e refletem as necessidades e desafios da sociedade atual. Dentro desse contexto, as tendências liberais ou tendências progressistas são possibilidades mais influentes na educação. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A pedagogia liberal apareceu como justificativa para o sistema capitalista, que, ao defender a permanência da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma espécie de organização social, denominada sociedade de classes. Sendo assim, a pedagogia liberal é a manifestação própria deste tipo de sociedade.

( ) A pedagogia liberal trabalha com a hipótese de que a escola tem por função preparar os indivíduos a desenvolverem papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

( ) As tendências pedagógicas progressistas têm uma inclinação mais crítica em relação às abordagens tradicionais de ensino. Elas buscam transformar a educação, muitas vezes desafiando as estruturas hierárquicas e autoritárias.

( ) As tendências pedagógicas progressistas enfatizam a aprendizagem ativa, o ensino baseado em projetos, a colaboração e a participação dos alunos na definição do currículo e se alinham com a ideia de que a educação deve ser um instrumento de mudança social, promovendo valores democráticos e igualdade.

( ) Muitos educadores adotam uma abordagem eclética, combinando elementos de ambas as tendências para criar ambientes de aprendizado diversificados e adaptáveis. Isso reflete a compreensão de que a educação contemporânea deve equilibrar a tradição e a inovação.

A sequência está correta em

7 Q900618 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Identifique os aspectos centrais que contribuem para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio dos processos de educação não formal, considerando suas especificidades e os impactos que esse tipo de educação pode ter na formação dos sujeitos ao longo de suas trajetórias.

8 Q913368 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Durante o processo ensino-aprendizagem o Auxiliar de Creche deve auxiliar o docente em todas as atividades de atendimento às crianças. Marque a alternativa CORRETA.

9 Q910360 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O trabalho da pedagoga no contexto escolar é sempre multifocal. Além da atenção aos processos pedagógicos e didáticos, é preciso estar atenta também aos aspectos sociais, de modo a garantir uma educação pública socialmente referenciada.
No que se refere aos aspectos escola e sociedade, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo Pimenta (1988), o orientador educacional contribuirá efetivamente para a democratização da escola se redefinir as bases teóricas de sua atuação, voltando-as para uma teoria da educação que responda às necessidades da população da escola pública.
II. Para Thin (2006), no que concerne às relações entre as famílias populares e a escola, o discurso que mais frequentemente é encontrado nos ambientes educacionais é o discurso normativo, que tende a insistir naquilo que, do ponto de vista da instituição escolar, é percebido como déficit da ação dos pais no que tange à escola, ou seja, como déficits educacionais.
III. Pereira (2003), ao realizar uma revisão bibliográfica sobre o conceito de violência escolar, afirma que é aquela que acontece no interior da escola e que aponta uma reação contra a instituição escola, podendo se manifestar sob a forma de depredações do patrimônio, roubos, furtos e também ameaças aos professores e / ou nos atos de vandalismo.
IV. Vilasboas (1998) argumenta que aceitar que pais e estudantes interfiram em espaços pedagógicos requer que a escola reveja normas, valores, atitudes e estruturas de poder que definem as relações sociais e que já estão postas pela sociedade.

Estão corretas as afirmativas

10 Q883283 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Percebendo a dificuldade dos alunos em compreender o tema as antigas formas de atividades comerciais e suas evoluções ao longo do tempo, o professor organizou uma visita ao Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. O objetivo era permitir que os estudantes conhecessem o acervo da instituição e despertassem interesse pelo assunto.

As afirmativas a seguir apresentam objetivos relacionados com a atividade pedagógica descrita, à exceção de uma. Assinale-a.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.