Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q952332 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A documentação pedagógica é considerada uma ferramenta essencial para o planejamento e avaliação na Educação Infantil. Sobre essa prática, é correto afirmar que um de seus principais objetivos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q953101 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O relacionamento entre sociedade e natureza no contexto escolar é uma questão central na formação de crianças e adolescentes para a cidadania ambiental. Compreender como a sociedade interage com os recursos naturais e como essa relação impacta o futuro do planeta é essencial para a formação de cidadãos críticos e responsáveis.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o relacionamento entre sociedade e natureza no cotidiano escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q953623 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor de Linguagens Artísticas/Artesanais, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Assinale a alternativa abaixo que contenha fatores que podem influenciar na aprendizagem, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q984665 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A educadora Maria Nilde Mascellani foi um dos grandes nomes da educação no Brasil. Entre outros teóricos, ela acreditava na pedagogia da autonomia, que tem como característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q954717 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

São muitas as possibilidades de Metodologias Ativas, com potencial de levar os alunos a aprendizagens para a autonomia. Conforme Berbel (2011), as Metodologias Ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1004131 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre um aspecto por vezes negligenciado na relação entre ensino e aprendizagem.

Ensinar é também estimular o desejo de saber. Só se pode desejar saber ler, calcular de cabeça, falar alemão ou compreender o ciclo da água, quando se concebem esses conhecimentos e seus usos. De um ponto de vista cognitivo, uma criança de quatro anos não compreende exatamente o que significa ler, mas, às vezes, já tem uma representação da leitura e dos poderes que ela confere. Uma relação com o saber depende sempre de uma representação das práticas sociais das quais ele é revestido.

Adaptado de PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Com base no texto, assinale a afirmativa que identifica corretamente a posição defendida pela autora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1002630 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Segundo Barbosa (2006):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1002631 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Dentre as competências identificadas por Gardner (1994), Smole (2014, P.27) destaca:
"A dimensão _______________ é normalmente associada à competência em desenvolver raciocínios dedutivos, em construir ou acompanhar longas cadeias de raciocínios, em vislumbrar soluções para problemas lógicos e numéricos, em lidar com números ou outros objetos matemáticos."
Qual alternativa preenche corretamente a lacuna do excerto apresentado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q918200 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre o papel do Auxiliar de Desenvolvimento Educacional no processo de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q956348 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em um ambiente escolar, o trabalho em equipe é essencial para a realização das tarefas e o desenvolvimento integral dos alunos. Nesse sentido, uma prática fundamental entre os profissionais que atuam na escola é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q952261 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Socioeducativo, Prefeitura de Sério RS, OBJETIVA, 2025

Sobre os maus−tratos na infância, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

____________infantil é a falha em atender às necessidades físicas e emocionais básicas de uma criança.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q984819 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Técnico Pedagógico, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A legislação educacional brasileira que normatiza a educação multicultural é bastante avançada, mas existem dificuldades em relação à sua efetivação. Assinalar a alternativa que apresenta uma forma coerente para a efetivação da educação multicultural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q882944 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. A direção eficaz desse processo depende do trabalho sistematizado do professor que, tanto no planejamento como no desenvolvimento das aulas, conjuga objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. No que tange aos métodos, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q897536 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

A respeito da relação com o saber, de acordo com Charlot (2005), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A noção de relação com o saber emerge dos trabalhos de psicanalistas e dos trabalhos de analistas de inspiração marxista dos sistemas de formação. [...] Pouco importam as questões de paternidade; em compensação, é importante ter em mente que a noção de relação com o saber foi construída relativamente a partir de questões que, de um lado, se colocam os psicanalistas e, de outro, os sociólogos da educação de inspiração crítica.

PORQUE

II. A questão-chave é aquela do saber como objeto de desejo. Como o desejo que visa ao gozo pode um dia se tornar desejo de aprender este ou aquele saber, esta ou aquela disciplina.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q889345 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

. Acesso em: 08 abr. 2024. São metodologias ativas utilizadas na educação infantil: "> Leia o texto a seguir.
As metodologias ativas na educação infantil têm se tornado cada vez mais populares nas escolas e creches, pois promovem uma abordagem mais participativa e centrada no aluno, estimulando o seu envolvimento ativo na aprendizagem. Uma das principais características dessas metodologias é o foco no desenvolvimento integral da criança, considerando suas habilidades, interesses e necessidades individuais.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: <https://curitiba.ifpr.edu.br>. Acesso em: 08 abr. 2024.

São metodologias ativas utilizadas na educação infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q900099 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Não aprendemos da mesma forma, cada um desenvolve suas estratégias de aprendizagem. Para ajudar o professor a orientar sua prática pedagógica, respeitando as subjetividades dos alunos com seus níveis, ritmos e suas singularidades, o professor precisa conhecer o modo como os alunos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q897540 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

De acordo com Japiassu (1976 – apud Iribarry, 2003), o termo significa a exploração científica e especializada de determinado domínio homogêneo de estudo. O que nos permite evocar um conjunto sistemático e organizado de conhecimentos com características próprias em seus planos de ensino, de formação, dos métodos e das matérias. Tal exploração tem a finalidade de fazer surgir novos conhecimentos que irão substituir os antigos. O trecho refere-se à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q897541 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Quanto ao contexto, relação com o mundo do trabalho e metodologias de ensino, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as abordagens educacionais abaixo às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Educação 1.0.
2. Educação 2.0.
3. Educação 3.0.
4. Educação 4.0.
5. Educação 5.0.

Coluna 2

( ) Essa abordagem de Educação promete uma organização curricular que atende às necessidades dos alunos do século em questão, com base no conteúdo inovador da Inteligência Artificial para fornecer a eles uma aprendizagem inteligente e um trabalho inteligente. Pressupõe o entendimento de que conhecimentos digitais e tecnológicos são importantes, mas, que é preciso ir além, considerando também, as competências socioemocionais. E essas remetem a um termo atual, que são soft skills, um pilar importante do desenvolvimento humano que não é quantificável, mas que faz diferença na vida pessoal e profissional e, inclusive são mais valorizadas no ambiente de trabalho e tem como essência a capacidade de comunicação, de resolução de problemas, o gerenciamento das emoções, o trabalho em equipe, a diversidade, a empatia e a ética.
( ) Relaciona-se ao surgimento dos computadores, da automação e da sistematização do conhecimento científico. O professor começa a utilizar as tecnologias digitais, como recurso pedagógico, incentivando a autonomia, o pensamento crítico, promovendo a participação e oportunizando o potencial criativo dos estudantes. Nessa abordagem, a interação é essencial, em detrimento da repetição. As habilidades tecnológicas, de comunicação, compreensão, e de tradução, são fundamentais para a empregabilidade e são consideradas no processo educacional, em que o erro começa a ser aceito como parte do processo.
( ) Prevalece o Homeschooling, um tipo de educação oferecida nas próprias residências, aos filhos das classes econômicas mais favorecidas. Na sequência, é implementado o modelo de escola conhecido ainda hoje, com turmas numerosas, no qual o professor é a figura central do processo, o único detentor do conhecimento, enquanto aos estudantes resta receber passivamente o conhecimento. Nesse contexto, em que predomina o ensino e o teste, cabe somente ao professor a decisão referente ao que o estudante devia estudar.
( ) É caracterizada pelos processos de leitura, memorização e repetição, habilidades necessárias para o mundo do trabalho. Seu objetivo principal é prover para a indústria mão de obra eficiente, capaz de produzir em larga escala. Nessa abordagem, o trabalho individual predomina e o erro é altamente evitado, já que não é considerado como parte do processo de aprendizagem.
( ) Destaca-se pela alta tecnologia (robôs, machine learning, inteligência artificial, Big Data, impressão 3D, realidade aumentada, cloud computing e a Internet das Coisas). Neste sentido, a Inteligência Artificial e várias inovações tecnológicas, se sobrepõem ao trabalho mental humano. O livre acesso à informação, colocado dentro do meio educacional, exige uma contribuição direta para o aprender a aprender, para que não ocorra apenas o acúmulo de informações, sem que se tornem um conhecimento, passível de reflexão e criticidade. Assim, essa Educação precisa proporcionar aos estudantes habilidades digitais, cognitivas e socioemocionais capazes de garantir o aprendizado do século em questão, imprescindível para o mundo do trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q897542 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Sobre a obra “Inteligência emocional”, de Daniel Goleman (2011), analise as assertivas abaixo:

I. O autor apresenta sua tese de que o Quociente de Inteligência (QI) é um dado genético impossível de ser alterado pela experiência de vida e que nosso destino é, em grande parte, determinado pela aptidão intelectual recebida geneticamente.
II. Para o teórico, as aptidões podem ser ensinadas às pessoas, na medida em que lhes proporcionam a oportunidade de lançar mão de qualquer que seja o potencial intelectual que lhes tenha sido legado pela loteria genética.
III. Na interpretação de Goleman, inteligência emocional são aptidões que incluem controle, resistência, e a capacidade de motivação do outro.
IV. Goleman defende que o impulso é o veículo da emoção; a semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação. Os que estão à mercê dos impulsos — os que não têm autocontrole — sofrem de uma deficiência intelectual. A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter.
V. Na concepção do autor, a raiz do altruísmo está na empatia, que é a capacidade de identificar as emoções nos outros; sem a noção do que o outro necessita ou de seu desespero, o envolvimento é impossível. E se há duas posições morais que nossos tempos exigem são precisamente estas: autocontrole e piedade.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1004552 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Na obra de Ana R.S. Carolino de Abreu Nunes (2004), o uso do lúdico no ensino de uma segunda língua é fundamentado em abordagens pedagógicas que valorizam a conexão entre os novos conhecimentos e os conhecimentos prévios dos aprendizes, promovendo uma aprendizagem mais relevante e engajada. Essa abordagem está alinhada a qual das teorias educacionais apresentadas abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.