Início

Questões de Concursos A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial

Resolva questões de A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q748224 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Técnico, EPE, CESGRANRIO

A política de valorização do café no Brasil, iniciada em 1906 no Convênio de Taubaté e recorrentemente utilizada para evitar quedas significativas no preço internacional do produto, apresentava como principais determinantes a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q746304 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Até o início do século XX, a economia brasileira era considerada uma economia agroexportadora. Com relação a esse modelo, considere as seguintes afirmativas:

1. A exportação é uma variável quase que exclusiva na determinação da Renda Nacional e sua única fonte de dinamismo.

 2. A pauta de exportação possui base estreita, isto é, ela é fortemente concentrada em poucos produtos primários.

3. As importações constituem uma fonte flexível de suprimento de bens para atender a boa parte da demanda interna.

4. Existe grande diferença entre a base produtiva e a estrutura de demanda que precisa ser atendida pelas importações.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q739065 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Técnico de Controle, Tribunal de Contas Estadual PR, UFPR

Duas correntes procuram explicar a origem da industrialização no Brasil antes de 1930: a teoria dos choques adversos e a industrialização induzida por exportações. Considere as seguintes afirmativas referentes a essas duas correntes:

1. A industrialização induzida por exportações afirma que a indústria surgiu no Brasil como resposta às dificuldades de importar produtos industriais em determinados períodos.

2. A teoria dos choques adversos afirma que é nos momentos de crise do setor exportador que se desenvolve o setor industrial.

3. A industrialização induzida por exportações afirma que a indústria crescia justamente nos momentos de expansão da economia cafeeira.

 4. A teoria dos choques adversos afirma que a indústria surgiu no Brasil como resposta às dificuldades de importar produtos industriais em determinados períodos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q748106 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Analista de Controle Externo ACE, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao processo de industrialização da economia brasileira, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q740097 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Qualquer Área de Formação, INPI, NCE

Ao longo dos anos cinquenta, sessenta e setenta, o Brasil adotou uma estratégia de crescimento econômico denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q742634 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Técnico de Controle, Tribunal de Contas Estadual PR, UFPR

Entre as décadas de 1930 e 1960, houve um forte avanço do setor industrial brasileiro, o qual foi caracterizado como industrialização por substituição de importações. Com relação a esse modelo de industrialização, considere as seguintes afirmativas:

1. A industrialização por substituição de importações pode ser considerada uma industrialização por etapas, na qual a pauta de exportação dita a seqüência do setor objeto dos investimentos industriais.

2. A industrialização por substituição de importações pode ser considerada uma industrialização fechada, que visa o atendimento do mercado interno.

 3. A industrialização por substituição de importações caracterizava-se pela idéia de construção nacional, ou seja, alcançar o desenvolvimento e a autonomia com base na industrialização.

4. O motor dinâmico do processo de substituição de importações foi o estrangulamento externo, que se repetiu sistematicamente ao longo do processo de substituição de importações.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q748684 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Economista, ELETROBRÁS, NCE

No peculiar tripé que sustentou a organização industrial brasileira durante os 50 anos de desenvolvimento industrial, no processo de substituição de importações (1930-1980), o papel reservado para o Estado foi o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q746171 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que versam sobre mercado de trabalho e sobre a complexidade e multirreferencialidade nos processos de formação profissional.

Vislumbra-se que o aumento do emprego no Brasil e no mundo virá dos segmentos organizados da economia, como a indústria e a agricultura.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q747424 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Economista, CADE, CESPE CEBRASPE

Considerando a medida Herfindahl-Hirschman Index (HHI) de concentração do mercado e que os valores do HHI para os setores de extração de minério de ferro e de fabricação de automóveis no Brasil sejam de 0,40 e 0,17, respectivamente, julgue o item abaixo. Segundo os dados apresentados, o mercado de extração de minério de ferro é mais concentrado do que o de fabricação de automóveis no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q742297 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Técnico, Empresa de Pesquisa Energética, CESGRANRIO

A participação da indústria no PIB brasileiro cresceu significativamente a partir da década de 30 (do século XX). De acordo com Celso Furtado, esse movimento determinou um deslocamento do centro dinâmico da economia brasileira, passando o mercado interno a ser o principal fator de formação da renda interna. A política de valorização do café no Governo Vargas contribuiu para essa mudança de perfil econômico no Brasil porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q739123 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

O estudo da fo rmação da economia brasileira é relevante para a compreensão da situação econômica at u al. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo agroexportador q ue predominou na economia brasileira durante o p eríodo 1900-1930 caracterizou-se pela existência de taxas elevadas de crescimento populacional, decorrente dos fluxos migratórios, e de taxas baixas de crescimento e volatilidade da produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q746492 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Economista, ELETROBRÁS, NCE

A estratégia de política industrial no Governo Geisel baseou-se na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q738646 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

O estudo da fo rmação da economia brasileira é relevante para a compreensão da situação econômica at u al. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Na v isão de Celso Furtado, contrariamente ao que ocorreu no setor açu carei ro, cujas decisões de produção e comercialização eram d issociadas, na economia cafeeira, os interesses da produção e do comércio estiveram entrelaçados em razão de a vanguarda do café ser formada por empreendedores com experiên cia comercial, situação que permitiu ao país tirar proveito da expansão do comércio mundial.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q741599 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Economista, ELETROBRÁS, NCE

O modelo latino-americano de substituições de importações teve como base as idéias da CEPAL sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q740028 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

No período do milagre econômico — 1968 até 1973 —, as taxas de crescimento da agricultura, bem como aquelas do setor de bens não-duráveis, ficaram bem atrás das de outros setores, como a da construção civil e a da indústria de bens de consumo duráveis as quais, juntamente com a expansão do investimento das empresas estatais, constituíram as principais fontes de crescimento durante esse período.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.