Questões de Concursos A Formação Continuada do Professor

Resolva questões de A Formação Continuada do Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q954903 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2025

A educação é um campo em constante evolução, então é importante manter-se atualizado com novas____e práticas. Participar de workshops, seminários e continuar a sua formação são formas de se destacar e aumentar suas chances de crescimento na carreira.

Acesse: https://faculdadephorte.edu.br/auxiliar-de-sala-saibao-que-faz-e-qual-sua-importancia-na-educacao-infantil/

Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1004132 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Com seu foco nos professores como “sabedores” e pensadores (em vez de simples executores), o conceito de aprendizagem docente é mais construtivista do que orientado para a transmissão.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Teacher Learning Communities. In: Encyclopedia of Education 2nd Edition. J. Guthrie (ed.). New York: Macmillan, 2002.

O trecho sugere que a ideia de aprendizagem docente tem um compromisso com uma concepção construtivista.
Nesse contexto, construtivismo significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q920002 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2025

A educação é um campo em constante evolução, então é importante manter-se atualizado com novas____e práticas. Participar de workshops, seminários e continuar a sua formação são formas de se destacar e aumentar suas chances de crescimento na carreira.


Acesse: https://faculdadephorte.edu.br/auxiliar-de-sala-saibao-que-faz-e-qual-sua-importancia-na-educacao-infantil/


Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q984825 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Técnico Pedagógico, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a formação de docentes, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q904966 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A qualidade de ensino é determinada tanto ou mais pela formação contínua dos professores, do que pela sua formação inicial… A formação contínua não deve desenrolar-se, necessariamente, apenas no quadro do sistema educativo: um período de trabalho ou de estudo no setor econômico pode também ser proveitoso para aproximação do saber e do saber-fazer.
(DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003, p. 160)


Com relação à formação continuada dos profissionais do magistério implica reconhecer um constante desenvolvimento levando-se em conta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q910598 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre o processo de formação de professores, podemos apontar como alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q898069 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sobre a atuação do auxiliar de ensino no ambiente educacional, analise as afirmações a seguir sobre o desenvolvimento desses profissionais, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

(_)Deve manter-se atualizado com as mudanças nas práticas educacionais é fundamental para a atuação eficaz do profissional no contexto escolar.
(_)Deve participar de eventos e encontros relacionados ao ambiente educacional promove a melhoria contínua do trabalho e contribui para o crescimento profissional.
(_)Deve possuir apenas a formação recebida no início da carreira, pois essa é suficiente para enfrentar todos os desafios encontrados ao longo da atuação profissional.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q898349 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“As políticas de formação continuada são programas que visam capacitar profissionais da educação, de modo a aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades”.
Aponte a alternativa que NÃO pode ser considerada como uma vantagem do processo de formação continuada docente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q987969 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

No contexto da formação do professor e da prática educacional, o que significa o conceito de Didática e qual é o seu papel fundamental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q899911 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNCFormação). O Art. 4º do documento define as competências específicas docentes relacionadas a três dimensões fundamentais não hierarquizadas ou dependentes entre si, mas que se integram e se complementam na ação docente. São elas:

I. conhecimento profissional.
II. prática profissional.
III. engajamento profissional.

De acordo com a BNC-Formação, associe cada uma dessas três dimensões com uma das competências específicas descritas a seguir:
A. avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino.
B. demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem.
C. comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q897356 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A formação docente envolve uma gama de conteúdos e a visão de diversas correntes teóricas em suas dimensões pedagógicas, filosóficas, políticas, psicológicas, entre outras; além da relação com o meio em que esses conhecimentos serão aplicados. Assim, a formação do professor ocorre no âmbito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q898391 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Considerando as práticas que contribuem para o desenvolvimento profissional docente e a criação de uma cultura de aprendizado contínuo, qual das alternativas abaixo melhor representa uma abordagem colaborativa para a formação continuada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q900213 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Durante um curso de formação continuada, o Orientador Educacional é convidado a explicar as diferenças entre as principais correntes pedagógicas. Ao falar sobre a pedagogia crítica, ele destaca suas características centrais. Qual das alternativas a seguir melhor define o conceito de pedagogia crítica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q890230 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Disciplina: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da profissão docente e do processo de formação desse profissional, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1004170 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Em uma escola pública, o coordenador pedagógico Luís observou que os resultados das avaliações externas estavam abaixo da média. Percebendo a necessidade de aprimorar as práticas docentes, ele decidiu implementar um programa de formação continuada baseado em estudos colaborativos e reflexões sobre a prática. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) A iniciativa de Luís reforça o papel do coordenador como formador, promovendo a melhoria da qualidade de ensino.
(__) A formação contínua deve ser obrigatória aos professores, independentemente de suas opiniões ou necessidades.
(__) O estudo colaborativo entre docentes contribui para o desenvolvimento profissional e para a transformação das práticas pedagógicas.
(__) Avaliações externas não são parâmetros relevantes para a definição de estratégias na formação de professores.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q897683 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A formação inicial e continuada de profissionais da educação básica tem se constituído em campo de disputas de concepções, dinâmicas, políticas e currículos.
Sobre esse processo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q907415 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Pedagogo, Prefeitura de Araruna PR, OBJETIVA, 2024

A respeito da formação continuada dos docentes, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Melhora a qualidade do ensino: quando os professores são capacitados, eles conseguem atender às demandas da escola e utilizar novas metodologias que otimizam o processo de ensino e de aprendizagem.

( ) Engaja o corpo docente: sentem-se valorizados e mais motivados para ensinar, além de melhorar o clima institucional.

( ) Atualiza o conhecimento dos professores: oferece informações atualizadas e relevantes aos alunos, mas não promove a inovação e a evolução, pois isso fica a cargo do Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q896923 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As recentes políticas de formação de professores são influenciadas por qual tipo de lógica dominante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q898982 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

As formações continuadas são essenciais para o desenvolvimento profissional dos educadores. Qual das alternativas abaixo descreve o principal benefício da participação em capacitações para professores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q918699 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADMeTEC, 2024

Numa reunião de Formação Continuada, a equipe de professores estudava os artigos sobre Educação constantes da Constituição Federal. Sobre os conteúdos curriculares, alguns professores se posicionaram da seguinte forma:

Ana Sílvia: Serão fixados conteúdos mínimos para toda Educação Básica, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
Cláudio: O ensino religioso, de matrícula obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
Jussara: O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

De acordo com a referida legislação, está(ão) correto(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.