Questões de Concurso A Iniciação Científica Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. A Iniciação Científica Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q57653 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaDe acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado. a) O método é a base para o desenvolvimento de uma pesquisa estritamente científica com maior segurança e economia. É por meio da escolha e utilização de métodos que o pesquisador alcança os objetivos e comprova de forma imutável e infalível suas hipóteses. b) O método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. c) O método é o conjunto das atividades assistemáticas desenvolvidas pelo pesquisador, para que por meio do seu problema de pesquisa possa alcançar o objetivo - conhecimentos válidos, verdadeiros e infalíveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. d) O método é o conjunto das atividades que buscam viabilizar a organização do trabalho do pesquisador, para que assim encontrar as respostas para seu problema de pesquisa, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos, verdadeiros e infalíveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. e) O método é o conjunto das atividades definidas pelo pesquisador para que suas hipóteses possam ser verificadas e nunca negadas e para que, com maior segurança e economia, permita alcançar o objetivo do problema de pesquisa - conhecimentos válidos, verdadeiros e imutáveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q57651 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaNa metodologia científica, encontram-se vários métodos científicos para descreverem relações entre variáveis, predizerem acontecimentos, determinarem causas e explicarem ou compreenderem o comportamento dos fenômenos científicos. Quando um cientista ao tentar resolver um problema, apresenta algumas hipóteses visando a formulação de uma teoria provisória, passa a testar as suas hipóteses por meio de observação e experimentação para eliminar possíveis erros, qual o método científico o cientista está utilizando? a) Método dedutivo. b) Método dialético. c) Método hipotético dedutivo. d) Método indutivo. e) Método monográfico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q57654 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaO conhecimento científico é objetivo, reflexivo, complexo e utiliza o método científico para avaliar os fenômenos. Pelo fato de não ser uma verdade única e acabada, está em constante evolução, diferentemente do senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se baseia na subjetividade, perpetuando hábitos e tradições. Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar: a) Todo conhecimento é produto de uma prática social e histórica que os indivíduos assimilam e transformam para a compreensão da realidade. b) A atitude crítica é constitutiva do trabalho científico, cujas explicações nem sempre são submetidas a testes rigorosos para serem aceitas como verdade, porque essa verdade será provisória. c) O conhecimento científico preocupa-se com o rigor que a experiência científica exige, sem questionar os problemas colocados pelo cotidiano. d) O senso comum não é uma forma válida de conhecimento, porque o homem não precisa dele para encaminhar, resolver ou superar suas necessidades do dia a dia. e) A educação formal se baseia no senso comum, pois o conhecimento científico é de competência dos pesquisadores, responsáveis pelas descobertas do saber em todas as áreas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q57657 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaA coluna da esquerda apresenta abordagens de investigação e a da direita, características de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Abordagem qualitativa 2 - Abordagem quantitativa ( ) Etnometodologia, dados qualitativos, fenomenologia, observação participante, contato intenso com os sujeitos. ( ) Positivista, empírica, replicação, testar teorias, experimentos. ( ) Comportamentalismo, observação estruturada, relações entre variáveis, grupos de controle. ( ) Entrevista aberta, vida cotidiana, descrição de realidades múltiplas, estudo de caso. Marque a sequência correta. a) 2, 1, 1, 2 b) 2, 2, 1, 1 c) 1, 1, 2, 2 d) 1, 2, 2, 1 e) 2, 2, 2, 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q57660 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaA entrevista é um procedimento usado na investigação social para a coleta de dados ou para auxiliar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos tipos de entrevistas com as suas respectivas características. COLUNA I 1. Padronizada ou estruturada. 2. Despadronizada ou não estruturada. 3. Painel. COLUNA II ( ) As perguntas são abertas, no geral, podendo ser respondidas dentro de uma conversação informal. ( ) Baseia-se na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, para estudar a evolução das opiniões em períodos curtos. ( ) Ela se realiza seguindo um formulário elaborado e é feita, de preferência, com pessoas selecionadas de acordo com um plano. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. a) 1 3 2. b) 2 1 3. c) 2 3 1. d) 3 2 1. e) 1 2 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q57655 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaA formação de conceitos científicos é uma atividade essencial na prática pedagógica dos professores universitários. Em relação a essa atividade, avalie as afirmações a seguir: I Os conceitos científicos são representações mentais objetivas de objetos e fenômenos caracterizados pela singularidade do conhecimento científico. II O domínio do conceito científico é atingido quando o estudante consegue definir o conceito. III Na formação do conceito científico segundo a lógica, a definição desse conceito constitui numa etapa necessária. IV Uma finalidade da formação de conceitos científicos é desenvolver o pensamento científico nos estudantes. Das afirmações, estão corretas a) II e III. b) III e IV. c) I e II. d) I e IV. e) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q57652 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaConforme aponta Santos ao tratar o tema da Universidade do século XXI, a pesquisa ação: I tanto quanto a ecologia de saberes são áreas de legitimação da universidade que transcendem a extensão. II consiste na definição e execução participativa de projetos de pesquisa, envolvendo as comunidades e organizações sociais populares com problemas cuja solução pode beneficiar os resultados da pesquisa. III não é de modo algum específica das ciências sociais e não tem sido, em geral, uma prioridade para a universidade. Está(ão) correta(s): a) somente I. b) somente I e II. c) I, II e III. d) somente II. e) somente III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q57659 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaAnalise as seguintes afirmativas sobre as políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica, baseadas nas reflexões de Oliveira (2011). I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela espera m a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana. II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governo s na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões. III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação. Estão corretas as afirmativas: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas d) I, II e III. e) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q57658 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaEm relação aos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), assinale a alternativa correta. a) O direcionamento dado à atividade científico-tecnológica (processo) resulta de decisões políticas. b) Uma descoberta científica em si não é nem “boa” nem “má”; o que importa é a forma como ela é usada. c) A tecnologia é autônoma e independente das influências sociais. d) A mudança tecnológica é a causa da mudança social, considerando-se que a tecnologia define os limites do que uma sociedade pode fazer. e) Os problemas hoje existentes e os que vierem a surgir, serão, necessariamente resolvidos com o desenvolvimento cada vez maior da ciência e tecnologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q57656 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaRodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX. Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora. I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade. II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação. III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity – tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado. Estão corretas as afirmativas: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas d) I, II e III. e) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q57653 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaDe acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado. a) O método é a base para o desenvolvimento de uma pesquisa estritamente científica com maior segurança e economia. É por meio da escolha e utilização de métodos que o pesquisador alcança os objetivos e comprova de forma imutável e infalível suas hipóteses. b) O método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. c) O método é o conjunto das atividades assistemáticas desenvolvidas pelo pesquisador, para que por meio do seu problema de pesquisa possa alcançar o objetivo - conhecimentos válidos, verdadeiros e infalíveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. d) O método é o conjunto das atividades que buscam viabilizar a organização do trabalho do pesquisador, para que assim encontrar as respostas para seu problema de pesquisa, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos, verdadeiros e infalíveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. e) O método é o conjunto das atividades definidas pelo pesquisador para que suas hipóteses possam ser verificadas e nunca negadas e para que, com maior segurança e economia, permita alcançar o objetivo do problema de pesquisa - conhecimentos válidos, verdadeiros e imutáveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q57651 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaNa metodologia científica, encontram-se vários métodos científicos para descreverem relações entre variáveis, predizerem acontecimentos, determinarem causas e explicarem ou compreenderem o comportamento dos fenômenos científicos. Quando um cientista ao tentar resolver um problema, apresenta algumas hipóteses visando a formulação de uma teoria provisória, passa a testar as suas hipóteses por meio de observação e experimentação para eliminar possíveis erros, qual o método científico o cientista está utilizando? a) Método dedutivo. b) Método dialético. c) Método hipotético dedutivo. d) Método indutivo. e) Método monográfico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q57654 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaO conhecimento científico é objetivo, reflexivo, complexo e utiliza o método científico para avaliar os fenômenos. Pelo fato de não ser uma verdade única e acabada, está em constante evolução, diferentemente do senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se baseia na subjetividade, perpetuando hábitos e tradições. Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar: a) Todo conhecimento é produto de uma prática social e histórica que os indivíduos assimilam e transformam para a compreensão da realidade. b) A atitude crítica é constitutiva do trabalho científico, cujas explicações nem sempre são submetidas a testes rigorosos para serem aceitas como verdade, porque essa verdade será provisória. c) O conhecimento científico preocupa-se com o rigor que a experiência científica exige, sem questionar os problemas colocados pelo cotidiano. d) O senso comum não é uma forma válida de conhecimento, porque o homem não precisa dele para encaminhar, resolver ou superar suas necessidades do dia a dia. e) A educação formal se baseia no senso comum, pois o conhecimento científico é de competência dos pesquisadores, responsáveis pelas descobertas do saber em todas as áreas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q57657 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaA coluna da esquerda apresenta abordagens de investigação e a da direita, características de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Abordagem qualitativa 2 - Abordagem quantitativa ( ) Etnometodologia, dados qualitativos, fenomenologia, observação participante, contato intenso com os sujeitos. ( ) Positivista, empírica, replicação, testar teorias, experimentos. ( ) Comportamentalismo, observação estruturada, relações entre variáveis, grupos de controle. ( ) Entrevista aberta, vida cotidiana, descrição de realidades múltiplas, estudo de caso. Marque a sequência correta. a) 2, 1, 1, 2 b) 2, 2, 1, 1 c) 1, 1, 2, 2 d) 1, 2, 2, 1 e) 2, 2, 2, 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q57660 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaA entrevista é um procedimento usado na investigação social para a coleta de dados ou para auxiliar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos tipos de entrevistas com as suas respectivas características. COLUNA I 1. Padronizada ou estruturada. 2. Despadronizada ou não estruturada. 3. Painel. COLUNA II ( ) As perguntas são abertas, no geral, podendo ser respondidas dentro de uma conversação informal. ( ) Baseia-se na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, para estudar a evolução das opiniões em períodos curtos. ( ) Ela se realiza seguindo um formulário elaborado e é feita, de preferência, com pessoas selecionadas de acordo com um plano. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. a) 1 3 2. b) 2 1 3. c) 2 3 1. d) 3 2 1. e) 1 2 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q57655 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaA formação de conceitos científicos é uma atividade essencial na prática pedagógica dos professores universitários. Em relação a essa atividade, avalie as afirmações a seguir: I Os conceitos científicos são representações mentais objetivas de objetos e fenômenos caracterizados pela singularidade do conhecimento científico. II O domínio do conceito científico é atingido quando o estudante consegue definir o conceito. III Na formação do conceito científico segundo a lógica, a definição desse conceito constitui numa etapa necessária. IV Uma finalidade da formação de conceitos científicos é desenvolver o pensamento científico nos estudantes. Das afirmações, estão corretas a) II e III. b) III e IV. c) I e II. d) I e IV. e) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q57652 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaConforme aponta Santos ao tratar o tema da Universidade do século XXI, a pesquisa ação: I tanto quanto a ecologia de saberes são áreas de legitimação da universidade que transcendem a extensão. II consiste na definição e execução participativa de projetos de pesquisa, envolvendo as comunidades e organizações sociais populares com problemas cuja solução pode beneficiar os resultados da pesquisa. III não é de modo algum específica das ciências sociais e não tem sido, em geral, uma prioridade para a universidade. Está(ão) correta(s): a) somente I. b) somente I e II. c) I, II e III. d) somente II. e) somente III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q57659 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaAnalise as seguintes afirmativas sobre as políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica, baseadas nas reflexões de Oliveira (2011). I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela espera m a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana. II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governo s na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões. III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação. Estão corretas as afirmativas: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas d) I, II e III. e) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q57658 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaEm relação aos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), assinale a alternativa correta. a) O direcionamento dado à atividade científico-tecnológica (processo) resulta de decisões políticas. b) Uma descoberta científica em si não é nem “boa” nem “má”; o que importa é a forma como ela é usada. c) A tecnologia é autônoma e independente das influências sociais. d) A mudança tecnológica é a causa da mudança social, considerando-se que a tecnologia define os limites do que uma sociedade pode fazer. e) Os problemas hoje existentes e os que vierem a surgir, serão, necessariamente resolvidos com o desenvolvimento cada vez maior da ciência e tecnologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q57656 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaRodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX. Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora. I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade. II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação. III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity – tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado. Estão corretas as afirmativas: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas d) I, II e III. e) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro