Questões de Concursos A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil

Resolva questões de A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q956418 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre a organização da rotina na educação infantil, qual das alternativas apresenta a melhor prática para garantir o bem-estar e o desenvolvimento das crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q953351 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as alternativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa pertinente.

[ ] Além do entretenimento, o jogo tem aplicabilidade no processo de formação do educando.
[ ] Para o adulto, o jogo tem maior representatividade no campo do lazer.
[ ] O jogo é pautado na racionalidade e não em aspectos lúdicos.
[ ] Ao trabalhar o aspecto criativo, é possível que novas regras e ordenações sejam aderidas a um determinado jogo infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q919050 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O ambiente em que a criança está inserida tem influência direta no modo como desenvolve sua linguagem. Criar um ambiente alfabetizador é imprescindível na Educação Infantil. É uma prática pedagógica própria dessa etapa do ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q919052 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A entrada na escola é um momento de preocupação para a família e para a equipe escolar, tendo em vista que é um novo ambiente, uma nova rotina, pessoas desconhecidas, entre outros. Ações organizadas são muito importantes. Uma prática que facilita a adaptação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q919053 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Ao longo dos seis anos da Educação Infantil, o desenvolvimento é acelerado. No planejamento, os objetivos e os conteúdos da Educação Infantil precisam ser articulados e atualizados no acompanhamento de cada criança e de cada turma. Dos três primeiros anos aos três últimos anos da Educação Infantil, o planejamento deve considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q952335 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a avaliação desempenha um papel essencial na construção do conhecimento. Nesse contexto, uma prática avaliativa que promove a aprendizagem significativa deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q919057 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A Escola é um espaço em que a riqueza cultural brasileira se manifesta. Etnias, crenças, valores, etc., são traços de identidade que as crianças trazem de suas famílias e que podem causar tensões, exigindo uma postura ética de toda a equipe. Assim, a Educação Infantil apresenta-se como etapa privilegiada para aprender a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q952338 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características do ambiente de aprendizagem às respectivas práticas pedagógicas que as utilizam de forma intencional no planejamento escolar.

Coluna 1
1. Espaços flexíveis e diversificados.
2. Materiais não estruturados e naturais.
3. Ambientes decorados com produções dos próprios alunos.
4. Integração entre espaços internos e externos.

Coluna 2
( ) Promover o protagonismo infantil por meio de atividades investigativas e colaborativas.
( ) Estimular a exploração livre, a criatividade e a descoberta sensorial.
( ) Valorizar as expressões culturais e criar um ambiente acolhedor e significativo.
( ) Favorecer aprendizagens práticas, conectadas ao contexto e à vivência das crianças.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q917019 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Em uma sala de aula com crianças pequenas, qual item NÃO representa um risco significativo de acidente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q954721 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CEB no 05/2009, artigo 8o , as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, entre outros,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q984440 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

É sabida a importância dos ambientes nas Instituições de Educação Infantil e o quanto os espaços se tornam um parceiro pedagógico. Com base no que foi dito, analisar os itens.

I. Existe a necessidade de uma infraestrutura e de formas de funcionamento da instituição que garantam, ao espaço físico, constituir−se como um ambiente que permita o bem−estar promovido pela estética, pela boa conservação dos materiais, pela higiene, pela segurança e, principalmente, pela possibilidade de as crianças brincarem e interagirem.
II. Ao planejar vivência nos espaços das instituições de educação infantil, deve−se prever quais atividades são fundamentais para a faixa etária a que se destinam, pensando na adequação da colocação dos móveis e objetos que contribuirão para o pleno desenvolvimento das crianças.
III. A possibilidade de transformação sempre terá de ser viabilizada, pois as necessidades e os interesses das crianças vão mudando em função de sua maturidade, do contexto familiar e do próprio cotidiano da escola.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q919479 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ambientes para crianças de 0 a 1 ano, assim como os demais espaços da instituição, devem ser concebidos como locais voltados para cuidar e educar crianças pequenas, incentivando o seu pleno desenvolvimento. Alguns desses ambientes são considerados imprescindíveis e não devem ser substituídos, como é o caso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q955101 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação à adaptação das crianças em espaços escolares e sociais como um todo, podemos definir como CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q985086 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Para alcançar seus objetivos, as propostas pedagógicas na educação infantil precisam incluir condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, entre outros, o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q952318 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme a Política nacional de educação infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos, é verdadeiro afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q915791 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

A organização pedagógica da rotina favorece a integração de atividades que atendam às necessidades básicas e ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q915792 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

Tanto a estruturação do tempo quanto a organização do espaço devem ser centrados na atuação pedagógica dos educadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q915793 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

O planejamento de atividades deve ter como objetivo exclusivo o fortalecimento das dimensões cognitiva e socializadora nas instituições de educação infantil ao longo da formação das crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q915794 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

A rotina se materializa em uma sequência de atividades que constroem a autonomia das crianças e nas relações com os sujeitos envolvidos no ato educativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q915795 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item subsequente, relativo ao espaço na creche e à criança.

A creche deve ser reconhecida como um ambiente relacional, no qual as relações interpessoais, a metodologia e a estética interajam.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.