Início

Questões de Concursos A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil

Resolva questões de A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q919052 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A entrada na escola é um momento de preocupação para a família e para a equipe escolar, tendo em vista que é um novo ambiente, uma nova rotina, pessoas desconhecidas, entre outros. Ações organizadas são muito importantes. Uma prática que facilita a adaptação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q915791 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

A organização pedagógica da rotina favorece a integração de atividades que atendam às necessidades básicas e ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q915799 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o próximo item, relativo à prevenção de acidentes. 

A metragem das salas de referência na educação infantil tem relação indireta com o bom funcionamento das atividades e com a prevenção de acidentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q915798 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item subsequente, relativo ao espaço na creche e à criança.

A organização de espaços em que as produções das crianças sejam expostas e valorizadas contribui para integrá-las ao ambiente educativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q915796 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item subsequente, relativo ao espaço na creche e à criança.

De modo geral, é adequado que os estímulos motores destinados ao desenvolvimento da criança sejam ofertados em seu mínimo possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q919057 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A Escola é um espaço em que a riqueza cultural brasileira se manifesta. Etnias, crenças, valores, etc., são traços de identidade que as crianças trazem de suas famílias e que podem causar tensões, exigindo uma postura ética de toda a equipe. Assim, a Educação Infantil apresenta-se como etapa privilegiada para aprender a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q915792 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

Tanto a estruturação do tempo quanto a organização do espaço devem ser centrados na atuação pedagógica dos educadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q915800 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o próximo item, relativo à prevenção de acidentes. 

As quedas, tipo de acidente mais comum entre crianças, podem ser evitadas, por exemplo, se instalado piso de borracha antiderrapante.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q915797 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item subsequente, relativo ao espaço na creche e à criança.

O ambiente constituído na creche deve guardar coerência com os ideais e as proposições da comunidade educativa, sendo independente da concepção pedagógica assumida pela instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q919479 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ambientes para crianças de 0 a 1 ano, assim como os demais espaços da instituição, devem ser concebidos como locais voltados para cuidar e educar crianças pequenas, incentivando o seu pleno desenvolvimento. Alguns desses ambientes são considerados imprescindíveis e não devem ser substituídos, como é o caso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q919050 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O ambiente em que a criança está inserida tem influência direta no modo como desenvolve sua linguagem. Criar um ambiente alfabetizador é imprescindível na Educação Infantil. É uma prática pedagógica própria dessa etapa do ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q917019 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Em uma sala de aula com crianças pequenas, qual item NÃO representa um risco significativo de acidente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q915793 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

O planejamento de atividades deve ter como objetivo exclusivo o fortalecimento das dimensões cognitiva e socializadora nas instituições de educação infantil ao longo da formação das crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q919053 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Ao longo dos seis anos da Educação Infantil, o desenvolvimento é acelerado. No planejamento, os objetivos e os conteúdos da Educação Infantil precisam ser articulados e atualizados no acompanhamento de cada criança e de cada turma. Dos três primeiros anos aos três últimos anos da Educação Infantil, o planejamento deve considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q915795 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item subsequente, relativo ao espaço na creche e à criança.

A creche deve ser reconhecida como um ambiente relacional, no qual as relações interpessoais, a metodologia e a estética interajam.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q915794 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

A rotina se materializa em uma sequência de atividades que constroem a autonomia das crianças e nas relações com os sujeitos envolvidos no ato educativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q955101 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação à adaptação das crianças em espaços escolares e sociais como um todo, podemos definir como CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q956418 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre a organização da rotina na educação infantil, qual das alternativas apresenta a melhor prática para garantir o bem-estar e o desenvolvimento das crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q952335 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a avaliação desempenha um papel essencial na construção do conhecimento. Nesse contexto, uma prática avaliativa que promove a aprendizagem significativa deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q952318 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme a Política nacional de educação infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos, é verdadeiro afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.