Início Questões de Concursos A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo Resolva questões de A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q57682 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoSegundo Esteban e Zacur (2002, p. 15), "a pesquisa, não sendo um fim em si mesma, pode ser a consequência de um fazer em que o indivíduo faz e coloca questões. Pesquisar pode se dar a partir de um questionamento, de uma pergunta, de uma ideia fixa, articuladora de um processo empírico-teórico de uma investigação". ESTEBAN, Maria Teresa; ZACUR, Edwiges. Professora pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. Nesse sentido, é correto afirmar que a pesquisa se caracteriza por ✂️ a) rejeitar a necessidade de objetivos claros. ✂️ b) promover a difusão de conhecimentos empíricos. ✂️ c) restituir ao pesquisador o papel de sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. ✂️ d) uma predominância dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q57681 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoDe acordo com Lüdke e André (1986), a palavra “pesquisa” ganhou uma popularização que, por vezes, chega a comprometer seu verdadeiro sentido. No campo da vida social, da política, bem como da educação, esse tema nem sempre tem sido tratado com o rigor e cuidado que deveria, promovendo uma compreensão de pesquisa bastante estreita. No campo da educação, portanto, para se realizar uma pesquisa qualitativa é preciso ✂️ a) promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e conhecimento teórico acumulado a respeito dele. ✂️ b) imprimir no objeto de estudo pesquisado a carga de valores, preferências, interesses e princípios que orientam o pesquisador sem promover o distanciamento do objeto para análise. ✂️ c) isolar o fenômeno educacional, assim como se faz com um fenômeno físico, para a realização de uma análise acurada a ser feita em laboratório. ✂️ d) submeter o objeto de estudo a uma abordagem quantitativa e analítica, isolando variáveis e indicando as que são responsáveis por determinados efeitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q57687 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo“Em suas diferentes vocações, as pesquisas participantes atribuem aos agentes-populares diferentes posições na gestão de esferas de poder ao longo do processo da pesquisa, assim como na gestão dos processos de ação social dentro da qual a pesquisa participante tende a ser concebida como um instrumento, um método de ação científica ou um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, quase sempre mais amplo e de maior continuidade do que a própria pesquisa”. BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2007). Ao afirmarem que a pesquisa participante é também um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, os autores apontam que a pesquisa: ✂️ a) passa a ser encarada como um instrumento sociológico, somente de análise da realidade; ✂️ b) transcende seu caráter epistemológico, para alcançar dimensões ontológicas e axiológicas; ✂️ c) se materializa na formação política dos envolvidos, na medida em que está atrelada a grupos ideológicos; ✂️ d) deixa de ser um ato dialógico, na medida em que não há trocas de experiências entre os sujeitos; Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q57688 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoDe acordo com Bogdan e Biklen (1984), na pesquisa qualitativa, o investigador é o instrumento principal. Nesse sentido, alguns autores, como Morse(1994), enfatizam uma série de características do investigador "qualitativo". Considerando esse tipo de pesquisa, avalie as características de um pesquisador apresentadas a seguir: I- É, ao mesmo tempo, capaz de trabalhar indutivamente. II- É concentrado num único método específico de pesquisa. III- Prioriza a objetividade em detrimento da subjetividade. IV- Verifica e constata, frequentemente, sua informação. As características do investigador qualitativo estão presentes nos itens ✂️ a) III e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q57685 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoUm grupo de professores formados na área das engenharias deve fazer uma pesquisa de natureza qualitativa para caracterizar os fatores que influenciam a evasão de estudantes de graduação nesses cursos. Considerando que os professores não têm experiências em estudos sobre assuntos educacionais, decidem registrar algumas ideias para discutirem com o técnico em assuntos educacionais, as quais estão explicitadas nos itens abaixo. I A pesquisa deve se fundamentar nos critérios de cientificidade do positivismo lógico como pressuposto filosófico. II Um dos objetivos dessa pesquisa deve ser a previsão e o controle do comportamento da evasão, baseada na generalização dos resultados. III Os instrumentos válidos para captar as informações devem ser flexíveis para mostrarem-se adequados ao contexto e à natureza do objeto. IV Deve-se considerar que não há uma perspectiva privilegiada e objetiva da realidade, o que leva ao interesse pelo pluralismo metodológico. Dentre essas ideias, o técnico considera que são coerentes com a pesquisa qualitativa as dos itens ✂️ a) I e III. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q57689 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoA pesquisa qualitativa em educação é caracterizada pela seguinte ideia: ✂️ a) As Ciências Humanas, diferente das outras Ciências, não receberam por herança um domínio delineado, dimensionado em seu conjunto, sendo necessária a elaboração de conceitos científicos e métodos positivos, como a pesquisa qualitativa. ✂️ b) O mérito principal de uma descrição em pesquisa qualitativa é reprodução exata do fenômeno descrito. Por esta razão, ela deve ser precisa e exata. ✂️ c) Em uma pesquisa qualitativa, não deve haver contato direto com o objeto de estudo, apenas a observação continuada para que não haja interferência na pesquisa. ✂️ d) Na pesquisa qualitativa, uma questão metodológica importante diz respeito ao fato de que se deve priorizar procedimentos sistemáticos que possam ser previstos em passos rumo a generalização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q57683 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoA pesquisa educacional compreende investigação em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento e refere-se à coleta e compilação de informações necessárias para tomar decisões a respeito da estrutura da educação. Envolve estudos sobre como ocorre a aprendizagem, como as instituições de ensino funcionam, como os professores ensinam, como os contextos culturais e econômicos influenciam a educação. Os resultados de tais pesquisas fornecem subsídios importantes que permitam definir novas práticas e políticas educacionais. Assinale a alternativa correta com relação à pesquisa em educação. ✂️ a) A pesquisa qualitativa é definida como um ip o de investigação voltada para os aspectos qualitativos de uma determinada questão. Isto significa que ela é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados numericamente. ✂️ b) A pesquisa quantitativa predomina na área da educação. Esse gênero de pesquisa é essencialmente descritivo no sentido de que o investigador busca construir conceitos, hipóteses e teorias a partir de suas observações. ✂️ c) A etnogratia, estratégia de pesquisa muito utilizada na educação, faz parte dos métodos quantitativos de pesquisa, nos quais o investigador estuda um grupo cultural em seu ambiente natural durante um período de tempo prolongado. ✂️ d) A pesquisa bibliográfica caracteriza-se pela exploração em profundidade de um fato, uma situação, uma atitude ou um processo envolvendo uma ou mais pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q57684 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoDiferentes pesquisas têm sido realizadas sobre o ensino de literatura no tocante I. ao tipo de obra mais lida por jovens de determinada faixa etária ou de determinado nível escolar; II. aos livros de literatura mais indicados pelas escolas públicas ou privadas em diferentes cidades; III. à recepção das obras pelos leitores, colocados, segundo a Estética da recepção, como eixo da experiência literária; IV. às novas formas de trabalhar o texto literário na sala de aula através de experimentos. Considerando os itens acima apresentados, é correto afirmar que ✂️ a) I trata apenas de pesquisas apoiadas na estética da recepção. ✂️ b) I e II podem tratar da qualidade estética dos livros, o modo como estas obras são abordadas na escola, o que motivou o professor, a escola a efetuar aquela escolha, dentre outras questões. ✂️ c) III trata de fazer um levantamento de gosto ou desgosto, sem levar em conta as motivações, os sentidos atribuídos às obras e questões temáticas e estéticas. ✂️ d) IV trata de um modelo que visa cristalizar o ensino de literatura mais voltado para a memorização de estilos de época do que para a leitura, discussão e interpretação de textos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q57686 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo“Lima (2007) afirma que um ponto de vista polêmico e amplamente debatido em pesquisas realizadas na área de ensino e educação é a grande dificuldade que os alunos do Ensino Médio enfrentam no processo aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química. Ao observarmos como ela é ensinada nas escolas brasileiras, identificamos que seus conhecimentos são difíceis de serem entendidos. Isso se deve principalmente aos conceitos complexos necessários e ao rápido crescimento do conjunto de conhecimentos que a envolvem. Para se tornar efetivo, o ensino de Química deve ser problematizador, desafiador e estimulador, de maneira que seu objetivo seja o de conduzir o estudante à construção do saber científico. Não se pode mais conceber um ensino de química que simplesmente apresenta questionamentos pré-concebidos e com respostas acabadas. É preciso que o conhecimento químico seja apresentado ao aluno de uma forma que o possibilite interagir ativa e profundamente com o seu ambiente, entendendo que este faz parte de um mundo do qual ele também é ator e corresponsável.” (Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro 2013/quimica_artigos/perspect_novas_metod_ens_quim. pdf. Acesso em: 05/05/2018.) Objetivando contribuir com uma alternativa para a solução do problema do ensino de Química, alguns estudiosos têm levantado questões pertinentes a novas concepções metodológicas que poderiam ser capazes de melhorá-lo. NÃO corresponde ao objetivo dos cientistas para a alternativa de solução do problema de Ensino da Química: ✂️ a) A assimilação do conhecimento químico preceitua uma construção de conceitos (princípio qualitativo) e não de uma identificação numérica (princípio quantitativo). Para ele, esta sequência deve ser cumprida independentemente se os conhecimentos são trabalhados de forma empírica ou teórica. ✂️ b) Algumas ações têm buscado, e devem continuar buscando, reestruturar as bases metodológicas e curriculares do nosso sistema educacional, de modo a auxiliar a realização de uma melhoria do ensino de Química nas escolas. Talvez os conteúdos fundamentais tratados na disciplina possam ser desenvolvidos a partir de materiais elaborados pelos próprios professores. ✂️ c) O motivo de ensinar Química é a formação de cidadãos conscientes e críticos: “a Química é também uma linguagem. Assim, o ensino da Química deve ser um facilitador da leitura do mundo. Ensina-se Química, então, para permitir que o cidadão possa interagir melhor com o mundo”. A partir dos anos de 1980, proliferaram-se os estudos voltados para o ensino de Química, sendo uma constante entre os pesquisadores a preocupação com um ensino mais articulado com o cotidiano e o social do aluno. ✂️ d) Um dos objetivos da disciplina de Química é fazer com que o jovem reconheça o valor da ciência na busca do conhecimento da realidade e se utilize dela no seu cotidiano. Dessa forma, o ensino de Química deveria ser concebido como um processo de pesquisa, partindo do pressuposto de que os assuntos tratados constituem problemas carentes de soluções. Os passos dos processos de ensino são os mesmos dos processos da pesquisa, quais sejam: determinação do problema, levantamento de dados, formulação de hipótese, experimentação envolvendo alunos e professores, configuração ou rejeição das hipóteses formuladas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q898424 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“Existem vários tipos de métodos de pesquisa, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Algumas das abordagens mais comuns incluem pesquisas experimentais, estudos de caso, pesquisas de opinião, pesquisas documentais e etnografias. Cada método de pesquisa é adequado para investigar questões específicas, dependendo dos objetivos e da natureza da pesquisa” Disponível em: https://doity.com.br/blog/metodos-de-pesquisa/. Acesso em 03.11.2024. O tipo de pesquisa que argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções, onde primeiramente é preciso descrever o problema que, normalmente, tem interpretações mais subjetivas, é melhor definida por uma pesquisa: ✂️ a) Quali-quanti. ✂️ b) Qualitativa. ✂️ c) Descritiva. ✂️ d) Exploratória. ✂️ e) Quantitativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q57682 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoSegundo Esteban e Zacur (2002, p. 15), "a pesquisa, não sendo um fim em si mesma, pode ser a consequência de um fazer em que o indivíduo faz e coloca questões. Pesquisar pode se dar a partir de um questionamento, de uma pergunta, de uma ideia fixa, articuladora de um processo empírico-teórico de uma investigação". ESTEBAN, Maria Teresa; ZACUR, Edwiges. Professora pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. Nesse sentido, é correto afirmar que a pesquisa se caracteriza por ✂️ a) rejeitar a necessidade de objetivos claros. ✂️ b) promover a difusão de conhecimentos empíricos. ✂️ c) restituir ao pesquisador o papel de sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. ✂️ d) uma predominância dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q57681 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoDe acordo com Lüdke e André (1986), a palavra “pesquisa” ganhou uma popularização que, por vezes, chega a comprometer seu verdadeiro sentido. No campo da vida social, da política, bem como da educação, esse tema nem sempre tem sido tratado com o rigor e cuidado que deveria, promovendo uma compreensão de pesquisa bastante estreita. No campo da educação, portanto, para se realizar uma pesquisa qualitativa é preciso ✂️ a) promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e conhecimento teórico acumulado a respeito dele. ✂️ b) imprimir no objeto de estudo pesquisado a carga de valores, preferências, interesses e princípios que orientam o pesquisador sem promover o distanciamento do objeto para análise. ✂️ c) isolar o fenômeno educacional, assim como se faz com um fenômeno físico, para a realização de uma análise acurada a ser feita em laboratório. ✂️ d) submeter o objeto de estudo a uma abordagem quantitativa e analítica, isolando variáveis e indicando as que são responsáveis por determinados efeitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q57687 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo“Em suas diferentes vocações, as pesquisas participantes atribuem aos agentes-populares diferentes posições na gestão de esferas de poder ao longo do processo da pesquisa, assim como na gestão dos processos de ação social dentro da qual a pesquisa participante tende a ser concebida como um instrumento, um método de ação científica ou um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, quase sempre mais amplo e de maior continuidade do que a própria pesquisa”. BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2007). Ao afirmarem que a pesquisa participante é também um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, os autores apontam que a pesquisa: ✂️ a) passa a ser encarada como um instrumento sociológico, somente de análise da realidade; ✂️ b) transcende seu caráter epistemológico, para alcançar dimensões ontológicas e axiológicas; ✂️ c) se materializa na formação política dos envolvidos, na medida em que está atrelada a grupos ideológicos; ✂️ d) deixa de ser um ato dialógico, na medida em que não há trocas de experiências entre os sujeitos; Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q57688 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoDe acordo com Bogdan e Biklen (1984), na pesquisa qualitativa, o investigador é o instrumento principal. Nesse sentido, alguns autores, como Morse(1994), enfatizam uma série de características do investigador "qualitativo". Considerando esse tipo de pesquisa, avalie as características de um pesquisador apresentadas a seguir: I- É, ao mesmo tempo, capaz de trabalhar indutivamente. II- É concentrado num único método específico de pesquisa. III- Prioriza a objetividade em detrimento da subjetividade. IV- Verifica e constata, frequentemente, sua informação. As características do investigador qualitativo estão presentes nos itens ✂️ a) III e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q57685 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoUm grupo de professores formados na área das engenharias deve fazer uma pesquisa de natureza qualitativa para caracterizar os fatores que influenciam a evasão de estudantes de graduação nesses cursos. Considerando que os professores não têm experiências em estudos sobre assuntos educacionais, decidem registrar algumas ideias para discutirem com o técnico em assuntos educacionais, as quais estão explicitadas nos itens abaixo. I A pesquisa deve se fundamentar nos critérios de cientificidade do positivismo lógico como pressuposto filosófico. II Um dos objetivos dessa pesquisa deve ser a previsão e o controle do comportamento da evasão, baseada na generalização dos resultados. III Os instrumentos válidos para captar as informações devem ser flexíveis para mostrarem-se adequados ao contexto e à natureza do objeto. IV Deve-se considerar que não há uma perspectiva privilegiada e objetiva da realidade, o que leva ao interesse pelo pluralismo metodológico. Dentre essas ideias, o técnico considera que são coerentes com a pesquisa qualitativa as dos itens ✂️ a) I e III. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q57689 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoA pesquisa qualitativa em educação é caracterizada pela seguinte ideia: ✂️ a) As Ciências Humanas, diferente das outras Ciências, não receberam por herança um domínio delineado, dimensionado em seu conjunto, sendo necessária a elaboração de conceitos científicos e métodos positivos, como a pesquisa qualitativa. ✂️ b) O mérito principal de uma descrição em pesquisa qualitativa é reprodução exata do fenômeno descrito. Por esta razão, ela deve ser precisa e exata. ✂️ c) Em uma pesquisa qualitativa, não deve haver contato direto com o objeto de estudo, apenas a observação continuada para que não haja interferência na pesquisa. ✂️ d) Na pesquisa qualitativa, uma questão metodológica importante diz respeito ao fato de que se deve priorizar procedimentos sistemáticos que possam ser previstos em passos rumo a generalização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q57683 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoA pesquisa educacional compreende investigação em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento e refere-se à coleta e compilação de informações necessárias para tomar decisões a respeito da estrutura da educação. Envolve estudos sobre como ocorre a aprendizagem, como as instituições de ensino funcionam, como os professores ensinam, como os contextos culturais e econômicos influenciam a educação. Os resultados de tais pesquisas fornecem subsídios importantes que permitam definir novas práticas e políticas educacionais. Assinale a alternativa correta com relação à pesquisa em educação. ✂️ a) A pesquisa qualitativa é definida como um ip o de investigação voltada para os aspectos qualitativos de uma determinada questão. Isto significa que ela é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados numericamente. ✂️ b) A pesquisa quantitativa predomina na área da educação. Esse gênero de pesquisa é essencialmente descritivo no sentido de que o investigador busca construir conceitos, hipóteses e teorias a partir de suas observações. ✂️ c) A etnogratia, estratégia de pesquisa muito utilizada na educação, faz parte dos métodos quantitativos de pesquisa, nos quais o investigador estuda um grupo cultural em seu ambiente natural durante um período de tempo prolongado. ✂️ d) A pesquisa bibliográfica caracteriza-se pela exploração em profundidade de um fato, uma situação, uma atitude ou um processo envolvendo uma ou mais pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q57684 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho EducativoDiferentes pesquisas têm sido realizadas sobre o ensino de literatura no tocante I. ao tipo de obra mais lida por jovens de determinada faixa etária ou de determinado nível escolar; II. aos livros de literatura mais indicados pelas escolas públicas ou privadas em diferentes cidades; III. à recepção das obras pelos leitores, colocados, segundo a Estética da recepção, como eixo da experiência literária; IV. às novas formas de trabalhar o texto literário na sala de aula através de experimentos. Considerando os itens acima apresentados, é correto afirmar que ✂️ a) I trata apenas de pesquisas apoiadas na estética da recepção. ✂️ b) I e II podem tratar da qualidade estética dos livros, o modo como estas obras são abordadas na escola, o que motivou o professor, a escola a efetuar aquela escolha, dentre outras questões. ✂️ c) III trata de fazer um levantamento de gosto ou desgosto, sem levar em conta as motivações, os sentidos atribuídos às obras e questões temáticas e estéticas. ✂️ d) IV trata de um modelo que visa cristalizar o ensino de literatura mais voltado para a memorização de estilos de época do que para a leitura, discussão e interpretação de textos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q57686 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo“Lima (2007) afirma que um ponto de vista polêmico e amplamente debatido em pesquisas realizadas na área de ensino e educação é a grande dificuldade que os alunos do Ensino Médio enfrentam no processo aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química. Ao observarmos como ela é ensinada nas escolas brasileiras, identificamos que seus conhecimentos são difíceis de serem entendidos. Isso se deve principalmente aos conceitos complexos necessários e ao rápido crescimento do conjunto de conhecimentos que a envolvem. Para se tornar efetivo, o ensino de Química deve ser problematizador, desafiador e estimulador, de maneira que seu objetivo seja o de conduzir o estudante à construção do saber científico. Não se pode mais conceber um ensino de química que simplesmente apresenta questionamentos pré-concebidos e com respostas acabadas. É preciso que o conhecimento químico seja apresentado ao aluno de uma forma que o possibilite interagir ativa e profundamente com o seu ambiente, entendendo que este faz parte de um mundo do qual ele também é ator e corresponsável.” (Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro 2013/quimica_artigos/perspect_novas_metod_ens_quim. pdf. Acesso em: 05/05/2018.) Objetivando contribuir com uma alternativa para a solução do problema do ensino de Química, alguns estudiosos têm levantado questões pertinentes a novas concepções metodológicas que poderiam ser capazes de melhorá-lo. NÃO corresponde ao objetivo dos cientistas para a alternativa de solução do problema de Ensino da Química: ✂️ a) A assimilação do conhecimento químico preceitua uma construção de conceitos (princípio qualitativo) e não de uma identificação numérica (princípio quantitativo). Para ele, esta sequência deve ser cumprida independentemente se os conhecimentos são trabalhados de forma empírica ou teórica. ✂️ b) Algumas ações têm buscado, e devem continuar buscando, reestruturar as bases metodológicas e curriculares do nosso sistema educacional, de modo a auxiliar a realização de uma melhoria do ensino de Química nas escolas. Talvez os conteúdos fundamentais tratados na disciplina possam ser desenvolvidos a partir de materiais elaborados pelos próprios professores. ✂️ c) O motivo de ensinar Química é a formação de cidadãos conscientes e críticos: “a Química é também uma linguagem. Assim, o ensino da Química deve ser um facilitador da leitura do mundo. Ensina-se Química, então, para permitir que o cidadão possa interagir melhor com o mundo”. A partir dos anos de 1980, proliferaram-se os estudos voltados para o ensino de Química, sendo uma constante entre os pesquisadores a preocupação com um ensino mais articulado com o cotidiano e o social do aluno. ✂️ d) Um dos objetivos da disciplina de Química é fazer com que o jovem reconheça o valor da ciência na busca do conhecimento da realidade e se utilize dela no seu cotidiano. Dessa forma, o ensino de Química deveria ser concebido como um processo de pesquisa, partindo do pressuposto de que os assuntos tratados constituem problemas carentes de soluções. Os passos dos processos de ensino são os mesmos dos processos da pesquisa, quais sejam: determinação do problema, levantamento de dados, formulação de hipótese, experimentação envolvendo alunos e professores, configuração ou rejeição das hipóteses formuladas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q898424 | Pedagogia, A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“Existem vários tipos de métodos de pesquisa, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Algumas das abordagens mais comuns incluem pesquisas experimentais, estudos de caso, pesquisas de opinião, pesquisas documentais e etnografias. Cada método de pesquisa é adequado para investigar questões específicas, dependendo dos objetivos e da natureza da pesquisa” Disponível em: https://doity.com.br/blog/metodos-de-pesquisa/. Acesso em 03.11.2024. O tipo de pesquisa que argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções, onde primeiramente é preciso descrever o problema que, normalmente, tem interpretações mais subjetivas, é melhor definida por uma pesquisa: ✂️ a) Quali-quanti. ✂️ b) Qualitativa. ✂️ c) Descritiva. ✂️ d) Exploratória. ✂️ e) Quantitativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro