Questões de Concursos A Política

Resolva questões de A Política comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q951164 | Filosofia, A Política, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Leia atentamente a seguinte passagem:

“A experiência parece um pouco semelhante à ciência (epistéme) e à arte (tékhne). Com efeito, os homens adquirem ciência e arte por meio da experiência. A experiência, como diz Polo, produz a arte, enquanto a inexperiência produz o puro acaso. A arte se produz quando, de muitas observações da experiência, forma-se um juízo geral e único passível de ser referido a todos os casos semelhantes” (Aristóteles, Metafísica, 981a5).

Com base no texto acima, considere as seguintes afirmações:

I. Somente a ciência é conhecimento universal, cujos juízos gerais se aplicam a todos os casos semelhantes.

II. A tékhne é uma forma de conhecimento universal, pois, com base nas experiências, se forma um juízo geral.

III. Por ser semelhante à experiência, a tékhne não constitui um conhecimento universal.

IV. A experiência é pressuposto dos conhecimentos universais (tékhné e epistéme), mas não é ainda um conhecimento universal.

É correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1073771 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Renato Janine Ribeiro, em seu texto “Hobbes: o medo e a esperança”, escreve: “Na tradição contratualista, às vezes se distingue o contrato de associação (pelo qual se forma a sociedade) do contrato de submissão (que institui um poder político, um governo, e é firmado entre ‘a sociedade’ e ‘o príncipe’). A novidade de Hobbes está em fundir os dois num só. Não existe primeiro a sociedade, e depois o poder (‘o Estado’)”.
A novidade hobbesiana, mencionada no excerto, sustenta sua legitimidade no pressuposto segundo o qual o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1071107 | Filosofia, A Política, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao pensamento político ocidental, julgue o item.

Segundo Hobbes, o surgimento do Estado deu-se por conta da percepção do homem de que gostaria de sair da sua mísera condição de guerra, que é consequência de suas paixões naturais.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q936007 | Filosofia, A Política, PPL, ENEM, INEP, 2019

Eis o ensinamento de minha doutrina: “Viva de forma a ter de desejar reviver — é o dever —, pois, em todo caso, você reviverá! Aquele que ama antes de tudo se submeter, obedecer e seguir, que obedeça! Mas que saiba para o que dirige sua preferência, e não recue diante de nenhum meio! É a eternidade que está em jogo!”. NIETZSCHE apud FERRY, L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).
O trecho contém uma formulação da doutrina nietzscheana do eterno retorno, que apresenta critérios radicais de avaliação da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1071106 | Filosofia, A Política, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao pensamento político ocidental, julgue o item.

Para Maquiavel, o governante não deve apelar a qualquer meio para conservar o Estado, pois o homem vulgar poderá julgá-lo por recorrer a meios escusos em detrimento dos resultados alcançados.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1070095 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

“[...] cada príncipe deve desejar ser tido como piedoso e não como cruel: apesar disso, deve cuidar de empregar convenientemente essa piedade. Cesar Bórgia era considerado cruel, e, contudo, sua crueldade havia reerguido a Romanha e conseguido uni-la e conduzi-la à paz e à fé. O que, bem considerado, mostrará que ele foi muito mais piedoso do que o povo florentino, o qual, para evitar a pecha cruel, deixou que Pistoia fosse destruída. Não deve, portanto, importar ao príncipe a qualificação de cruel para manter seus súditos unidos e com fé, porque, com raras exceções, é ele mais piedoso do que aquele que por muita clemência deixam acontecer desordens, das quais podem nascer assassínios ou rapinagem. É que essas consequências prejudicam todo um povo, e as execuções que provêm do príncipe ofendem apenas um indivíduo. E, entre todos os príncipes, os novos são os que menos podem fugir à fama de cruéis, pois os Estados novos são cheios de perigo”.

(MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 79 - 80).
Sobre o pensamento de Maquiavel, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1071108 | Filosofia, A Política, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao pensamento político ocidental, julgue o item.

Rousseau afirma que não há governo tão sujeito às guerras civis e às agitações quanto o democrático e que tal forma de governo serviria a um povo de deuses, não a homens.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1071109 | Filosofia, A Política, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao pensamento político ocidental, julgue o item.

Para Marx ,o Estado representativo moderno é um bem a ser promovido por gerir os negócios comuns dos proletários.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1069329 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Para o filósofo Jean Jacques Rousseau, o progresso, o nascimento da agricultura e da metalurgia foi configurando os seres humanos menos dóceis, inocentes e mais desiguais, levando alguns a possuírem mais bens do que outros. Nesse sentido, em sua reflexão sobre o tema, o filósofo afirma que a origem da desigualdade social foi estabelecida quando o homem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1069842 | Filosofia, A Política, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Na esteira da filosofia da educação marxista, a obra Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais, de Eliezer Pacheco, citando o documento Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio, do MEC/SETEC, de 2007, defende o trabalho como princípio educativo.

Segundo esse texto, o que significa a compreensão do trabalho como princípio educativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1071626 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.


“Examinemos, agora, mais além, como esse conceito de trabalho alienado deve expressar-se e revelar-se na realidade. Se o produto do trabalho me é estranho e enfrenta-me como uma força estranha, a quem pertence ele? Se minha própria atividade não me pertence, mas é uma atividade alienada, forçada, a quem ela pertence? A um ser outro que não eu. E quem é esse ser?”

MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. In: FROMM, Erich. O Conceito Marxista de Homem. 8ª ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1983, p. 98.

O trecho de Marx citado tematiza a questão do trabalho alienado. A concepção de alienação em Marx tem várias interpretações. Entre essas, destaca-se a interpretação que considera a alienação como uma relação social. No trecho, Marx questiona quem é o "outro" como o qual o trabalhador se relaciona e nessa obra esclarece que este é a


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1074203 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Com base na concepção de “poder”, do filósofo Michel Foucault, analise o trecho a seguir:

Para Michel Foucault, o poder não é uma entidade unitária, nem um bem a ser possuído, mas uma relação histórica, contingente e ____________, que se exerce entre sujeitos e se manifesta em práticas, discursos e instituições. Ao invés de se localizar exclusivamente no ____________, o poder circula em múltiplos pontos do corpo social, configurando uma rede dinâmica de ações sobre ações. Por isso, não pode ser reduzido apenas à função de repressão: ele é também ____________, pois produz saberes, verdades e subjetividades. A análise do poder, nesse sentido, exige a consideração de suas condições de emergência, seus instrumentos, seus campos de aplicação e os efeitos que produz em uma dada ____________ ao deslocar o foco da soberania para os dispositivos disciplinares e biopolíticos.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q902053 | Filosofia, A Política, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“O direito é ao mesmo tempo: um sistema de saber e um sistema de ação; ele pode tanto ser entendido como um texto repleto de proposições e interpretações normativas quanto como uma instituição, isto é, como um complexo de regulamentações da ação” (HABERMAS, Jürgen. Facticidade e validade. São Paulo: Unesp, 2020).


Habermas busca, em “Facticidade e validade”, solucionar o paradoxo da geração da legitimidade jurídica baseada na legalidade. Para realizar essa tarefa, o autor utiliza-se de uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1070263 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Milton Meira do Nascimento, em seu texto Rousseau: da servidão à liberdade, explica a unidade temática presente nas obras Contrato social e Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau, como se segue: “A chave para se entender a articulação entre essas duas obras está no primeiro parágrafo no capítulo I, do livro I, do Contrato: ‘O homem nasce livre, e por toda parte encontra-se aprisionado. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Como se deve esta transformação? Eu o ignoro: o que poderá legitimá-la? Creio poder resolver esta questão’”.

De acordo com Rousseau, a forma legítima de superar a transformação mencionada consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1070093 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Leia trecho do texto a seguir:

“Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar a justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados; para outros encargos, não há limitações de tempo no exercício de funções públicas (por exemplo, os jurados e os membros da assembleia popular.”


(ARISTÓTELES, Política. 3ª ed. Brasília: Editora da UnB, 1997. p. 78).


Sobre a Filosofia Política de Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.), é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1032976 | Filosofia, A Política, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Leia os dois textos abaixo:

Texto I
Se considerasse somente a força e o efeito que dela resulta, diria: quando um povo é obrigado a obedecer e o faz, age acertadamente; assim que pode sacudir esse jugo e o faz, age melhor ainda, porque, recuperando a liberdade pelo mesmo direito por que lha [sic] arrebataram, ou tem ele o direito de retomá-la ou não o tinham de subtraí-la. A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base para todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os Pensadores). p. 53-54.

Texto II
Para bem compreender o poder político e derivá-lo de sua origem, devemos considerar em que estado todos os homens se acham naturalmente, sendo este um estado de perfeita liberdade para ordenar-lhes as ações e regular-lhes as posses e as pessoas conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei da natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem.

(LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. 3. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. [Coleção os Pensadores]. p. 35.)

Com base nos textos apresentados e nos fundamentos teóricos de seus autores, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1070376 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Analise o trecho a seguir, retirado e adaptado do Livro I, da “Política” de Aristóteles.

“E o porquê de o homem ser um animal político em maior medida que qualquer abelha ou animal gregário, é evidente. Pois como dizemos, a natureza não produz nada sem propósito; apenas o homem, dentre os animais, possui o logos. É assim que a voz pode configurar dor ou prazer e, deste modo, outros animais inferiores também a possuem (já que a sua natureza própria foi levada até o ponto de perceberem o que é doloroso ou prazeroso e transmitirem isto uns aos outros), enquanto o logos existe para tornar manifesto o vantajoso e o ruim, assim como o justo e o injusto; pois isto é o que faz o que é próprio ao homem e o diferencia dos outros animais: que ele sozinho tenha a percepção do bem e do mal, do justo e do injusto, etc. E é a comunidade dessas percepções que produz a família e a polis” (1253a10-18).

A partir da leitura do trecho acima e dos pressupostos filosóficos de Aristóteles, analise as assertivas a seguir:

I. O filósofo distingue a linguagem (logos) da simples voz, atribuindo à primeira a função de transmitir emoções básicas e garantir a sobrevivência.
II. A linguagem é o fundamento racional da vida em comunidade, pois permite ao homem deliberar sobre valores morais compartilhados pelos cidadãos, como o justo e o injusto.
III. A natureza social e política do homem se fundamenta em sua capacidade de construir coletivamente significados éticos, o que o diferencia de outros animais gregários.
IV. Aristóteles não deixa de aceitar que outros animais também possuam linguagem articulada (logos), mas limitada às emoções simples de prazer e dor.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1071110 | Filosofia, A Política, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao pensamento político ocidental, julgue o item.

Hegel elogia as teorias contratualistas e defende que o Estado fundamenta a sociedade: não é o indivíduo que escolhe o Estado, mas é o Estado que o constitui.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1070109 | Filosofia, A Política, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Considere o fragmento a seguir.

“Uma vez que as ideias dominantes são separadas dos indivíduos dominantes e, sobretudo, das relações que brotam de uma fase dada do modo de produção - e disso resulta o fato de que em toda a história o aspecto dominante é sempre o pensamento.”

(MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 73).

No fragmento, a noção de que “o aspecto dominante é sempre o pensamento” indica que, para Marx e Engels, a ideologia atua
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.