Questões de Concursos Abordagens da Educação de Surdos

Resolva questões de Abordagens da Educação de Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q990167 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A pesquisa na área de LIBRAS e educação inclusiva está em constante evolução. Novos estudos e inovações tecnológicas estão sendo desenvolvidos para melhorar o ensino e aprendizado da língua de sinais, bem como para promover a inclusão de alunos surdos em diferentes contextos educacionais. A esse respeito, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

(_) Embora a implementação de práticas inclusivas possa exigir investimentos iniciais, os benefícios a longo prazo superam os custos. (_) Apesar da tecnologia desempenhar um papel importante na acessibilidade, especialmente em ambientes virtuais, os intérpretes de LIBRAS continuam sendo fundamentais para facilitar a comunicação. (_) A promoção da inclusão de alunos surdos é muito simples e envolve apenas a capacitação de professores e a sensibilização da comunidade escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q988121 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Com o domínio de técnicas da didática em LIBRAS, os professores podem criar um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, que promova o desenvolvimento linguístico, cognitivo e socioemocional dos alunos surdos. A esse respeito, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q988588 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Qual das seguintes metodologias é considerada eficaz no ensino de Libras como parte da Educação Bilíngue?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q988120 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Para um professor de LIBRAS, é fundamental ter conhecimento não apenas da língua em si, mas também de técnicas e abordagens para ensinar LIBRAS de forma eficaz por meio de atividades práticas. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) O professor de LIBRAS deve ter conhecimento abrangente do vocabulário da LIBRAS, incluindo sinais básicos e avançados. (_) O professor deve desenvolver estratégias eficazes de ensino que incluem diferentes tipos de atividades práticas, como dramatizações, exercícios de expressão facial e corporal e uso de vídeos e mídia digital. (_) Para o ensino de LIBRAS é desnecessária a habilidade para adaptar materiais didáticos e atividades curriculares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q988587 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As línguas envolvidas na Educação Bilíngue de Surdos são a Língua Brasileira de Sinais – Libras e a Língua portuguesa línguas e modalidades diferentes. No espaço educacional, enquanto a Libras é a primeira língua e é a língua de instrução:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q988123 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

É de suma importância que o professor de LIBRAS esteja ciente da possibilidade da colaboração de outros profissionais da educação. A esse respeito, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q994926 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

"A educação inclusiva, ao priorizar a participação de todos no espaço comum, rompe com a visão tradicional de que alunos com deficiência devem ser atendidos em instituições ou classes especiais. Essa perspectiva demanda um trabalho coletivo e colaborativo de toda a comunidade escolar, comprometida em adaptar o ambiente para responder às necessidades de cada estudante."
(Fonte: Carvalho, R. E. (2009). Educação inclusiva com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação.)

A partir do trecho, assinale a alternativa que melhor representa uma prática de Educação Inclusiva de acordo com os fundamentos apresentados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.