Início Questões de Concursos Abordagens da Educação de Surdos Resolva questões de Abordagens da Educação de Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Abordagens da Educação de Surdos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q990167 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024A pesquisa na área de LIBRAS e educação inclusiva está em constante evolução. Novos estudos e inovações tecnológicas estão sendo desenvolvidos para melhorar o ensino e aprendizado da língua de sinais, bem como para promover a inclusão de alunos surdos em diferentes contextos educacionais. A esse respeito, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. (_) Embora a implementação de práticas inclusivas possa exigir investimentos iniciais, os benefícios a longo prazo superam os custos. (_) Apesar da tecnologia desempenhar um papel importante na acessibilidade, especialmente em ambientes virtuais, os intérpretes de LIBRAS continuam sendo fundamentais para facilitar a comunicação. (_) A promoção da inclusão de alunos surdos é muito simples e envolve apenas a capacitação de professores e a sensibilização da comunidade escolar. ✂️ a) C - C - E; ✂️ b) E - E - C; ✂️ c) C - E - E; ✂️ d) E - C - C; ✂️ e) C - E - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q988121 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Com o domínio de técnicas da didática em LIBRAS, os professores podem criar um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, que promova o desenvolvimento linguístico, cognitivo e socioemocional dos alunos surdos. A esse respeito, é CORRETO afirmar: ✂️ a) ensinar LIBRAS é uma questão de traduzir o português para sinais; ✂️ b) todos os surdos aprendem da mesma maneira, assim como em qualquer grupo de aprendizes; ✂️ c) a didática em LIBRAS é apenas para professores de surdos, não sendo tão relevante para todos os educadores; ✂️ d) a aprendizagem de LIBRAS é sempre mais viável e valiosa para crianças do que para adultos; ✂️ e) a utilização de recursos tecnológicos e digitais podem enriquecer o ensino e a aprendizagem de LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q988588 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Qual das seguintes metodologias é considerada eficaz no ensino de Libras como parte da Educação Bilíngue? ✂️ a) Método áudio-lingual. ✂️ b) Método da gramática-tradução. ✂️ c) Ensino contextualizado e interativo. ✂️ d) Método de repetição sem explicação. ✂️ e) Abordagem exclusivamente baseada na língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q988120 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Para um professor de LIBRAS, é fundamental ter conhecimento não apenas da língua em si, mas também de técnicas e abordagens para ensinar LIBRAS de forma eficaz por meio de atividades práticas. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) O professor de LIBRAS deve ter conhecimento abrangente do vocabulário da LIBRAS, incluindo sinais básicos e avançados. (_) O professor deve desenvolver estratégias eficazes de ensino que incluem diferentes tipos de atividades práticas, como dramatizações, exercícios de expressão facial e corporal e uso de vídeos e mídia digital. (_) Para o ensino de LIBRAS é desnecessária a habilidade para adaptar materiais didáticos e atividades curriculares. ✂️ a) C - C - E; ✂️ b) E - E - C; ✂️ c) C - E - E; ✂️ d) E - C - C; ✂️ e) C - C - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q988123 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024É de suma importância que o professor de LIBRAS esteja ciente da possibilidade da colaboração de outros profissionais da educação. A esse respeito, é CORRETO afirmar: ✂️ a) a colaboração com outros profissionais deve acontecer de forma cuidadosa, pois geralmente diminui a autonomia do professor de LIBRAS; ✂️ b) a colaboração com outros profissionais é importante meramente para resolver problemas; ✂️ c) os professores de LIBRAS devem ser especialistas em todas as áreas relacionadas ao ensino de alunos surdos, devendo trabalhar, sempre que possível, de forma independente; ✂️ d) os psicopedagogos podem oferecer apoio pedagógico individualizado aos alunos surdos, apenas com dificuldades de aprendizagem graves, identificando suas necessidades educacionais específicas e desenvolvendo estratégias de ensino e aprendizagem personalizadas para atender a essas necessidades; ✂️ e) quanto mais abertos os canais de comunicação, mais a colaboração pode ser eficiente para todos os envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q994926 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024"A educação inclusiva, ao priorizar a participação de todos no espaço comum, rompe com a visão tradicional de que alunos com deficiência devem ser atendidos em instituições ou classes especiais. Essa perspectiva demanda um trabalho coletivo e colaborativo de toda a comunidade escolar, comprometida em adaptar o ambiente para responder às necessidades de cada estudante." (Fonte: Carvalho, R. E. (2009). Educação inclusiva com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação.) A partir do trecho, assinale a alternativa que melhor representa uma prática de Educação Inclusiva de acordo com os fundamentos apresentados. ✂️ a) Os alunos são integrados na escola comum, mas participam de atividades exclusivamente com seus pares com deficiência, para facilitar seu processo de aprendizagem. ✂️ b) A escola realiza atividades de conscientização para a comunidade escolar sobre a importância da convivência com a diversidade e o respeito às diferenças. ✂️ c) A escola possui classes especiais para alunos com deficiência e realiza atividades em conjunto somente em datas comemorativas. ✂️ d) As atividades são planejadas para que cada aluno participe, sem a necessidade de adaptações, pois a escola considera que todos devem se adaptar ao currículo comum. ✂️ e) A escola mantém alunos com deficiência em classes regulares, mas os exclui das avaliações formais para evitar constrangimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q988587 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As línguas envolvidas na Educação Bilíngue de Surdos são a Língua Brasileira de Sinais – Libras e a Língua portuguesa línguas e modalidades diferentes. No espaço educacional, enquanto a Libras é a primeira língua e é a língua de instrução: ✂️ a) a modalidade escrita da Libras é a segunda língua. ✂️ b) a língua portuguesa oral é o alvo na educação escolar. ✂️ c) a língua portuguesa tem a mesma função que a Libras. ✂️ d) a língua portuguesa escrita é a segunda língua. ✂️ e) a língua portuguesa é a língua fonte e a Libras é a língua alvo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q990167 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024A pesquisa na área de LIBRAS e educação inclusiva está em constante evolução. Novos estudos e inovações tecnológicas estão sendo desenvolvidos para melhorar o ensino e aprendizado da língua de sinais, bem como para promover a inclusão de alunos surdos em diferentes contextos educacionais. A esse respeito, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. (_) Embora a implementação de práticas inclusivas possa exigir investimentos iniciais, os benefícios a longo prazo superam os custos. (_) Apesar da tecnologia desempenhar um papel importante na acessibilidade, especialmente em ambientes virtuais, os intérpretes de LIBRAS continuam sendo fundamentais para facilitar a comunicação. (_) A promoção da inclusão de alunos surdos é muito simples e envolve apenas a capacitação de professores e a sensibilização da comunidade escolar. ✂️ a) C - C - E; ✂️ b) E - E - C; ✂️ c) C - E - E; ✂️ d) E - C - C; ✂️ e) C - E - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q988121 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Com o domínio de técnicas da didática em LIBRAS, os professores podem criar um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, que promova o desenvolvimento linguístico, cognitivo e socioemocional dos alunos surdos. A esse respeito, é CORRETO afirmar: ✂️ a) ensinar LIBRAS é uma questão de traduzir o português para sinais; ✂️ b) todos os surdos aprendem da mesma maneira, assim como em qualquer grupo de aprendizes; ✂️ c) a didática em LIBRAS é apenas para professores de surdos, não sendo tão relevante para todos os educadores; ✂️ d) a aprendizagem de LIBRAS é sempre mais viável e valiosa para crianças do que para adultos; ✂️ e) a utilização de recursos tecnológicos e digitais podem enriquecer o ensino e a aprendizagem de LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q988588 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Qual das seguintes metodologias é considerada eficaz no ensino de Libras como parte da Educação Bilíngue? ✂️ a) Método áudio-lingual. ✂️ b) Método da gramática-tradução. ✂️ c) Ensino contextualizado e interativo. ✂️ d) Método de repetição sem explicação. ✂️ e) Abordagem exclusivamente baseada na língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q988120 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Para um professor de LIBRAS, é fundamental ter conhecimento não apenas da língua em si, mas também de técnicas e abordagens para ensinar LIBRAS de forma eficaz por meio de atividades práticas. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) O professor de LIBRAS deve ter conhecimento abrangente do vocabulário da LIBRAS, incluindo sinais básicos e avançados. (_) O professor deve desenvolver estratégias eficazes de ensino que incluem diferentes tipos de atividades práticas, como dramatizações, exercícios de expressão facial e corporal e uso de vídeos e mídia digital. (_) Para o ensino de LIBRAS é desnecessária a habilidade para adaptar materiais didáticos e atividades curriculares. ✂️ a) C - C - E; ✂️ b) E - E - C; ✂️ c) C - E - E; ✂️ d) E - C - C; ✂️ e) C - C - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q988123 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024É de suma importância que o professor de LIBRAS esteja ciente da possibilidade da colaboração de outros profissionais da educação. A esse respeito, é CORRETO afirmar: ✂️ a) a colaboração com outros profissionais deve acontecer de forma cuidadosa, pois geralmente diminui a autonomia do professor de LIBRAS; ✂️ b) a colaboração com outros profissionais é importante meramente para resolver problemas; ✂️ c) os professores de LIBRAS devem ser especialistas em todas as áreas relacionadas ao ensino de alunos surdos, devendo trabalhar, sempre que possível, de forma independente; ✂️ d) os psicopedagogos podem oferecer apoio pedagógico individualizado aos alunos surdos, apenas com dificuldades de aprendizagem graves, identificando suas necessidades educacionais específicas e desenvolvendo estratégias de ensino e aprendizagem personalizadas para atender a essas necessidades; ✂️ e) quanto mais abertos os canais de comunicação, mais a colaboração pode ser eficiente para todos os envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q994926 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024"A educação inclusiva, ao priorizar a participação de todos no espaço comum, rompe com a visão tradicional de que alunos com deficiência devem ser atendidos em instituições ou classes especiais. Essa perspectiva demanda um trabalho coletivo e colaborativo de toda a comunidade escolar, comprometida em adaptar o ambiente para responder às necessidades de cada estudante." (Fonte: Carvalho, R. E. (2009). Educação inclusiva com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação.) A partir do trecho, assinale a alternativa que melhor representa uma prática de Educação Inclusiva de acordo com os fundamentos apresentados. ✂️ a) Os alunos são integrados na escola comum, mas participam de atividades exclusivamente com seus pares com deficiência, para facilitar seu processo de aprendizagem. ✂️ b) A escola realiza atividades de conscientização para a comunidade escolar sobre a importância da convivência com a diversidade e o respeito às diferenças. ✂️ c) A escola possui classes especiais para alunos com deficiência e realiza atividades em conjunto somente em datas comemorativas. ✂️ d) As atividades são planejadas para que cada aluno participe, sem a necessidade de adaptações, pois a escola considera que todos devem se adaptar ao currículo comum. ✂️ e) A escola mantém alunos com deficiência em classes regulares, mas os exclui das avaliações formais para evitar constrangimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q988587 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As línguas envolvidas na Educação Bilíngue de Surdos são a Língua Brasileira de Sinais – Libras e a Língua portuguesa línguas e modalidades diferentes. No espaço educacional, enquanto a Libras é a primeira língua e é a língua de instrução: ✂️ a) a modalidade escrita da Libras é a segunda língua. ✂️ b) a língua portuguesa oral é o alvo na educação escolar. ✂️ c) a língua portuguesa tem a mesma função que a Libras. ✂️ d) a língua portuguesa escrita é a segunda língua. ✂️ e) a língua portuguesa é a língua fonte e a Libras é a língua alvo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro