Questões de Concursos Administração Geral

Resolva questões de Administração Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q34845 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM

Sobre o empreendedorismo, Dornelas (2001) afirma que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q6711 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Administrativo, MAPA, DOM CINTRA

Considere o conceito: “significa um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típica de determinada organização”. Segundo Beckhard, é o conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q99668 | Administração Geral, Administração Geral, Analista Administrativo, CFA, IADES

A responsabilidade social das empresas e o comportamento ético dos administradores fazem parte das tendências mais importantes que estão influenciando a teoria e a prática da administração neste início do terceiro milênio. Assim sendo, as obrigações das empresas em relação a todos os que delas dependem ou são por elas afetadas é um conceito de nível

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q31765 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Administrativo, CRF RJ, QUADRIX

A Gestão da Qualidade visa à excelência dos serviços. Uma de suas ferramentas é o Diagrama de Pareto, utilizado pelo italiano Vilfredo Pareto. Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou em folhas de verificação para detectar o problema. Está baseado no Princípio de Pareto, ou regra dos 80/20, que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas.

Para construí-lo, é utilizado o gráfico que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q30081 | Administração Geral, Administração Geral, Auxiliar Técnico Administrativo, Copergás PE, FCC

Negociação é um processo interativo, no qual dois ou mais grupos discutem a alocação dos recursos. O método de negociação baseado em colaboração, visando a solução de problemas, e que procura criar resultados bons para as partes denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q198527 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Técnico Legislativo Especializado Gestão de Projetos, AL SP, FCC

Considere as afirmações abaixo sobre a gestão ambiental.

I. Uma vez que a gestão ambiental pode ser uma forma de enfrentamento de conflitos socioambientais, a aplicação de seus instrumentos não se constitui em fonte geradora de conflitos.

II. A gestão ambiental busca o uso racional e sustentável dos recursos naturais e o seu desenvolvimento envolve as políticas públicas, o setor produtivo e a sociedade.

III. A gestão ambiental depende exclusivamente de determinações de caráter político e econômico.

IV. Os responsáveis pelo direcionamento de um sistema de gestão ambiental são o poder público e a iniciativa privada.

V. As desigualdades sociais, fruto do crescimento da população humana e do modelo econômico dominante, geram situações de conflito. Assim, o escopo da gestão ambiental não se restringe aos conflitos ambientais, pois estes podem vir associados a conflitos sociais.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q31529 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRESS PB, CONSULPLAN

O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. Marque o item onde NÃO temos um indicador do Clima Organizacional de uma empresa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q7369 | Administração Geral, Administração Geral, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

No processo de definição da ideologia da organização onde se declara Missão, Visão, Negócio e Valores, são aplicados conceitos inerentes a cada um dos componentes da ideologia.

Indique o componente da ideologia organizacional que deve ser considerado “a razão de existir da organização”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q31527 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRESS PB, CONSULPLAN

Um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico", ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados. Em relação a bancos de dados, analise os itens a seguir:

I. Uma lista telefônica, um catálogo de CDs e um sistema de controle de RH de uma empresa são exemplos de bancos de dados.
II. O sistema de banco de dados deve garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para o usuário do banco de dados pouco importa qual unidade de armazenamento está sendo usada para guardar seus dados, contanto que os mesmos estejam disponíveis no momento necessário.
III. Um sistema de banco de dados é um conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários.
IV. A elaboração e o planejamento de um banco de dados é atividade exclusiva dos profissionais de informática, não necessitando da participação de outros agentes da empresa.

Em relação aos itens acima, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q6605 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

O controle visa garantir que os objetivos e as metas da organização sejam atingidos, conforme o planejamento realizado. É um processo cíclico composto de quatro etapas. A utilização de gráficos,tabelas,índices e outros elementos, com vistas a identificar os desvios entre o que foi planejado e o que está sendo executado, corresponde à etapa de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q8077 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Administrativo, SEAP DF, IADES

Com relação à qualidade em serviços, é correto afirmar que significa entregar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q186855 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Um mercado mais competitivo, clientes e comunidades que passam a valorizar cada vez mais a proteção ambiental e respeito aos direitos humanos são alguns fatores que incitaram as organizações a realizar investimentos em ações de responsabilidade social. Considerando o contexto acima, afirma-se que as empresas adotam ações de responsabilidade social com vistas a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q32306 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRQ PE, IDHTEC

Sobre a Teoria Neoclássica é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q34697 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Judiciário, TRT SP, FCC

Os indicadores da qualidade compõem a métrica da qualidade e têm como conceito básico avaliar a satisfação dos clientes. Sobre indicadores da qualidade considere:

I. São instrumentos de gestão, utilizados para medir um processo ou seus resultados.
II. São desenvolvidos obrigatoriamente para todos os processos da organização.
III. Visam monitorar a qualidade, produtividade e capacidade.
IV. Tempo de atendimento pode ser uma característica relevante de um serviço, que se traduz facilmente em um indicador mensurável.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q31526 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRESS PB, CONSULPLAN

Toda entidade pública, escritório, comércio ou empresa exige um profissional que saiba bem as diversas ROTINAS administrativas. Exigindo assim um profissional capaz de atender prontamente com habilidade e competência qualquer departamento da empresa. Em Relação às rotinas administrativas marque o item CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q194671 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Técnico Legislativo Especializado Gestão de Projetos, AL SP, FCC

Com relação ao clima organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo.

I. Uma mesma situação será, em determinado momento, percebida de maneira diferente pelos diversos grupos de colaboradores de uma organização.

II. O padrão ideal do clima organizacional deve ser determinado pela direção da empresa, mesmo que nem sempre agrade e atenda aos anseios dos colaboradores da organização.

III. O melhor procedimento é determinar o padrão ideal do clima organizacional de comum acordo com os colaboradores, que são representados, no processo, por equipes formadas por colaboradores indicados pelo quadro funcional.

IV. Para que se estabeleça o clima organizacional ideal, a equipe representativa dos colaboradores deve estar unida e totalmente alinhada aos objetivos da direção.

V. Na determinação do padrão ideal de clima organizacional, a direção deve buscar de forma racional e madura a satisfação dos interesses dos colaboradores da organização.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q34763 | Administração Geral, Administração Geral, Analista Judiciário, TRF RJ, FCC

Numa visão estratégica de recursos humanos, a soma dos conhecimentos, informações e experiência de todos em uma empresa, que podem ser administrados a fim de gerar riqueza e vantagem competitiva, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q34846 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM

As afirmativas abaixo abordam corretamente sobre plano de negócios (DORNELAS, 2001), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q31731 | Administração Geral, Administração Geral, Auxiliar Administrativo, CRMV RJ, BIO RIO

Em relação à função controle, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q37930 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Judiciário, TRT RS, FCC

Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto, uma das classificações possíveis é a categorização dos processos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.