Questões de Concursos Administração Pública vs Empresas

Resolva questões de Administração Pública vs Empresas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q256982 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CONSULPLAN

Considerando as diferenças entre gestão pública e privada, analise.

I. A gestão privada possui mais autonomia decisória relativamente a gestão pública.

II. A gestão pública sofre mais ingerência política relativamente a gestão privada.

III. A gestão privada de empresas tem objetivos econômicos e sociais com mesmo peso.

IV. Para a gestão pública, a lucratividade pode ser dispensável.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q159368 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

Implementação de políticas públicas é definido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q160127 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Assistente Administrativo, FINEP, CESGRANRIO

Para muitos teóricos, o Bem comum só se realiza no âmbito do Estado. Nesse sentido, Bem comum é entendido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q212749 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Fiscal de Rendas, SMF RJ, ESAF

Em um contexto de gestão empreendedora, é incorreto afirmar que a administração fiscal deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q114745 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

Tratando-se do Federalismo, analise:

I. É um sistema político que se opõe ao unitarismo, buscando assegurar a autonomia dos Estados dentro de uma mesma nação.

II. No sistema federativo, a soberania enquanto poder supremo, uno e indivisível é prerrogativa exclusiva dos Estados e Municípios, a quem cabem gerir os assuntos de interesse geral dos cidadãos.

III. O Brasil possui os requisitos de uma democracia pluralista evidenciada na Constituição Federal de 1988, na qual o pluralismo político surge como um dos cinco fundamentos da República Federativa do Brasil.

IV. O federalismo brasileiro tem como característica uma forte tendência descentralizadora por parte da União Federal, em particular, no âmbito tributário.

V. Uma das causas sociais da origem do federalismo brasileiro é a própria imensidão territorial, obrigando a descentralização de governo, a fim de manter a pluralidade das condições regionais e o regionalismo de cada zona, tudo integrado na unidade nacional do federalismo.

É correto o que se consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q201503 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

O termo "presidencialismo de coalizão" é usado para designar o arranjo político estabelecido no Brasil em função das relações entre Executivo e Legislativo. A expressão é pertinente porque o sistema político brasileiro tem características híbridas do presidencialismo e do parlamentarismo, entre as quais:

1. o Presidente da República conta com recursos de poder como a execução do orçamento, que não é de aplicação compulsória.

2. o Executivo necessita do apoio do Legislativo para ter sua agenda aprovada e para governar.

3. o Presidente tem a prerrogativa de editar Medidas Provisórias com força de lei, mas a iniciativa legislativa é exclusividade do Congresso.

4. o Presidente impõe sua agenda legislativa porque as lideranças partidárias são frágeis e suas orientações raramente são seguidas por seus liderados.

Os enunciados acima são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q162941 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Sobre o conceito e as características das políticas públicas, assinale a afirmativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q214318 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Médico Ecocardiografia, FHEMIG, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas concernentes à Administração Pública.

I. Administração Pública é a soma de todo o aparelho de Estado, estruturada para realizar os serviços públicos, visando a satisfação das necessidades da população, ou seja, o bem comum.

II. O aparelho de Estado, no contexto da Administração Pública, deve ser entendido como a estrutura organizacional do Estado, em seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e três níveis: União, estados e municípios.

III. O Governo é o responsável por orientar as metas, cabendo à Administração Pública a sua execução. O governo é exercido pelos políticos eleitos e a Administração é o corpo técnico e legal responsável pelo cumprimento desses atos de soberania.

IV. A Administração Pública direta e indireta, de quaisquer poderes da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, entidades, órgãos e agentes, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, com flexibilidade nos processos, sem ferir os trâmites legais e ações administrativas.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q190187 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência aos modelos de administração pública, julgue os
seguintes itens.

Raymundo Faoro, em sua clássica obra Os Donos do Poder, ao confrontar o Estado patrimonial com o feudal, já se referia ao sistema patrimonial como aquele que, ao contrário dos direitos, dos privilégios e das obrigações fixamente determinados do feudalismo, prende os servidores em uma rede patriarcal, na qual eles representam a extensão da casa do soberano.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q166723 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

O déficit fiscal do Estado, aliado ao processo de democratização do país, tem levado o cidadão a exigir uma melhor prestação de serviços. Escolha a opção que explicita corretamente os instrumentos voltados para a gestão de resultados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q101131 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Analista Planejamento e Execução Financeira, CVM, ESAF

Analise os itens a seguir, a respeito das entidades políticas e administrativas, e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.

( ) A autonomia de uma entidade política decorre de sua capacidade de autoorganização, autogoverno e autoadministração.

( ) São entidades políticas a União, os Estados, os Municípios, o Distrito Federal e suas autarquias e fundações públicas.

( ) As entidades políticas e administrativas surgem da descentralização administrativa.

( ) As entidades políticas são pessoas jurídicas de direito público, enquanto as entidades administrativas são pessoas jurídicas de direito privado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q165041 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Embora haja muitas diferenças entre a gestão pública e a privada, ambas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q188173 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito aos processos participativos de gestão
pública, julgue os itens subsequentes.

O Conselho Nacional de Previdência Social tem composição quadripartite e paritária, com representantes das três esferas governamentais e dos trabalhadores inativos. A esse conselho cabem as decisões sobre as políticas aplicadas à previdência social.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q242209 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à administração direta, indireta e funcional, julgue os
itens de 59 a 62.

A administração direta é constituída pelos serviços integrados na estrutura administrativa da presidência da República e dos ministérios, incluídas as fundações públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q244999 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Técnico de Administração, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo o Art. 37 da Constituição Federal, "a administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade (...)". Tais princípios devem nortear, igualmente, a elaboração dos atos e as comunicações oficiais. A fim de garantir total compreensão e legitimidade, as comunicações oficiais devem apresentar como principais características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q114094 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Segundo a definição de bem público e de acordo com o art. 98 do Código Civil Brasileiro, Lei n° 10.406, de 10 de Janeiro de 2002, marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q201785 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Os tipos primários de dominação tradicional são os casos em que falta um quadro administrativo pessoal do senhor. Quando esse quadro administrativo puramente pessoal do senhor surge, a dominação tradicional tende ao patrimonialismo, a partir de cujas características formulou-se o modelo de administração patrimonialista. Examine os enunciados a seguir, sobre tal modelo de administração, e marque a resposta correta.

1. O modelo de administração patrimonialista caracteriza-se pela ausência de salários ou prebendas, vivendo os "servidores" em camaradagem com o senhor a partir de meios obtidos de fontes mecânicas.

2. Entre as fontes de sustento dos "servidores" no modelo de administração patrimonialista incluem-se tanto a apropriação individual privada de bens e oportunidades quanto a degeneração do direito a taxas não regulamentado.

3. O modelo caracteriza-se pela ausência de uma clara demarcação entre as esferas pública e privada e entre política e administração; e pelo amplo espaço à arbitrariedade material e vontade puramente pessoal do senhor.

4. Os "servidores" não possuem formação profi ssional especializada, mas, por serem selecionados segundo critérios de dependência doméstica e pessoal, obedecem a formas específicas de hierarquia patrimonial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q103933 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Analista Planejamento e Execução Financeira, CVM, ESAF

Partindo-se do pressuposto de que a função política ou de governo difere da função administrativa, é correto afirmar que estão relacionadas(os) à função política, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q193901 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A propósito da evolução da administração pública no Brasil,
julgue os itens a seguir.

O Estado oligárquico, modelo adotado no século passado, no Brasil, antes do primeiro governo Vargas, atribuía pouca importância às políticas sociais, o que fortaleceu o papel de instituições religiosas, voltadas para o atendimento das populações mais pobres e desprotegidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q254991 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 5a, FCC

O poder que diz respeito ao juízo de conveniência e oportunidade feito pela Administração Pública ao apreciar certas situações é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.