Início

Questões de Concursos Ambiente Urbano

Resolva questões de Ambiente Urbano comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q966156 | Arquitetura, Ambiente Urbano, Engenheiro Elétrico, Caixa, CESPE CEBRASPE

Segundo a NBR 9050,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q965634 | Arquitetura, Ambiente Urbano, Arquiteto, Caixa, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O Decreto-Lei n.º 25, de 30 de novembro de 1937, assinado por Getúlio Vargas e Gustavo Capanema, define o patrimônio histórico e artístico nacional como o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no nosso país cuja preservação seja do interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da nossa história, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. Contudo, há importantes formalidades a serem cumpridas para que um determinado bem se torne oficialmente parte do patrimônio histórico e artístico nacional, como as determinações para que não ocorra a apropriação indevida de um bem de grande, de irrecusável valor artístico ou histórico - especialmente aquelas que poderiam implicar na nacionalização súbita ou forçada de uma obra. A acessibilidade aos bens tombados também é outro fundamental aspecto para seu usufruto como patrimônio histórico e artístico (tratado, em especial, pela Instrução Normativa N.º 1, de 25 de novembro de 2003). Considerando as diretrizes das peças normativas citadas, julgue os itens seguintes.


Há casos de edificações e espaços construídos inscritos no respectivo livro de tombo que são de difícil acesso a pessoas portadoras de deficiência e que devem esperar pela tecnologia mais adequada para que seu uso seja liberado para esse segmento de público. Nesses casos, o procedimento técnico recomendado pelas instruções normativas é de interdição do acesso, gradual ou total, assegurando-se o bem- estar do público formado pelas pessoas portadoras de deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q965443 | Arquitetura, Ambiente Urbano, Arquiteto, Caixa, CESGRANRIO

Há princípios básicos para a concepção de um Desenho Universal, com o objetivo de indicar a acessibilidade das edificações, o mobiliário, os espaços e os equipamentos urbanos.

Entre esses princípios, encontra-se o uso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q889712 | Arquitetura, Ambiente Urbano, Edital 1/2024, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Dentre as alternativas a seguir, a que apresenta apenas compartimentos classificados como de permanência transitória é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.