Início Questões de Concursos Análise de Tabelas e Gráficos Resolva questões de Análise de Tabelas e Gráficos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Análise de Tabelas e Gráficos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q857126 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Câmara de Divino MG Auxiliar Serviços Gerais, GUALIMP, 2020Fernando foi à feira e observou que o preço do limão era diferente em 04 barracas, conforme podemos observar abaixo: BARRACA 01 BARRACA 02 BARRACA 03 BARRACA 0450 limões por R$ 8,50 10 limões por R$ 1,60 20 limões por R$ 2,80 25 limões por R$ 5,00 O menor valor unitário do limão é o encontrado em qual barraca? ✂️ a) Barraca 2. ✂️ b) Barraca 4. ✂️ c) Barraca 1. ✂️ d) Barraca 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q684405 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018Considere que:• a frequência cardíaca máxima de uma pessoa, em batimentos por minuto (bpm), é a diferença entre uma constante K e a idade da pessoa. O valor de K para um homem é 220 e, para uma mulher, K é 226. • a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer durante um treino é de 60% a 75% da frequência cardíaca máxima.Dessa forma, a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer durante um treino para um homem de 40 anos, em bpm, varia de ✂️ a) 114 a 143. ✂️ b) 111 a 139. ✂️ c) 108 a 135. ✂️ d) 105 a 132. ✂️ e) 102 a 128. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1032912 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Habilitação Matemática, SEDUC MT, FGV, 2025Uma professora de Matemática, ao preparar atividades para estudantes do 6º ano com foco no desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura e interpretação de dados de uma pesquisa sobre acidentes de trânsito — apresentados em tabelas e/ou gráficos — pretende iniciar com exemplos de representações inseridas em contextos do cotidiano dos estudantes. Em turmas de anos anteriores, ela identificou erros comuns cometidos pelos estudantes na interpretação de gráficos, especialmente pela dificuldade em analisar corretamente as variáveis indicadas em cada eixo ou a escala utilizada. Por isso, considera importante estar atenta a esses aspectos, a fim de realizar intervenções que levem os estudantes a refletirem sobre suas ações durante a realização das atividades. Que lacunas de conhecimentos e habilidades expressos na BNCC não estão suficientemente consolidados por esses estudantes? ✂️ a) A dificuldade dos estudantes indica a ausência de domínio dos conhecimentos procedimentais relativos à produção de gráficos, sendo necessário retomar habilidades ligadas ao registro visual dos dados com uso de tecnologia. ✂️ b) As dificuldades observadas apontam para lacunas no conhecimento pedagógico do conteúdo, que se relaciona à compreensão das melhores estratégias didáticas para o ensino da leitura de gráficos. ✂️ c) questionar os estudantes sobre o significado de um decímetro quadrado e, ao identificar a equivalência entre um metro e 10 decímetros, estabelecer a igualdade entre 1 m² e 100 dm² e sobre as diferentes possibilidades de decomposição do polígono em retângulos, quadrados e triângulos. ✂️ d) solicitar que os estudantes se reúnam em grupos no contraturno das aulas para estudar e rever os objetos de conhecimento que devem ter sido estudados no ano anterior (7º ano) associados à decomposição de figuras e à equivalência de áreas. ✂️ e) solicitar que um estudante apresente como fez a decomposição do polígono em retângulos e triângulos e estabelecer um tempo para que os estudantes realizem os cálculos das áreas aplicando as expressões que constam de um cartaz exposto na sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1020425 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Técnico em Contabilidade, EBSERH, IBFC, 2020Uma pesquisa conduzida numa escola para avaliar a afinidade dos alunos em três disciplinas apresentou os seguintes resultados:50 alunos possuem afinidade com Matemática. 25 alunos possuem afinidade com Português e Matemática. 30 alunos possuem afinidade com Biologia. 15 alunos possuem afinidade com Biologia e Matemática. 10 alunos possuem afinidade com as três disciplinas. 40 alunos possuem afinidade com Português. 20 alunos possuem afinidade com Biologia e Português. Assinale a alternativa que apresenta o total de alunos da instituição entrevistados nesta pesquisa. ✂️ a) 190 ✂️ b) 160 ✂️ c) 120 ✂️ d) 70 ✂️ e) 130 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1045375 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024A tabela a seguir mostra os resultados de uma pesquisa feita em uma escola de Ensino Fundamental. Foram entrevistados alunos com idades entre 6 e 14 anos e cada um dos entrevistados recebeu uma ficha para preencher com nome, sexo, idade e como identifica sua cor ou raça. Todas as fichas foram distribuídas, preenchidas pelos alunos, recolhidas e colocadas em um fichário. Cor ou raça Meninos Meninas Branca 62 91 Parda 13 22 Negra 20 32 Diante dessa situação, se uma das fichas for retirada aleatoriamente do fichário, a probabilidade de a ficha corresponder a uma menina que se identifica como branca ou parda é de: ✂️ a) 38%. ✂️ b) 44%. ✂️ c) 47%. ✂️ d) 78%. ✂️ e) 91%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1045374 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024Foi feito um levantamento em uma escola de idiomas para saber a quantidade de alunos matriculados em alemão, inglês e espanhol.O resultado desse levantamento está apresentado na tabela a seguir: Idioma Alunos matriculados Alemão 109 Inglês 203 Espanhol 162 Alemão e inglês 25 Alemão e espanhol 28 Inglês e espanhol 41 Alemão, inglês e espanhol 5 Outros idiomas 115 Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de alunos que foram contabilizados do levantamento. ✂️ a) 460 ✂️ b) 500 ✂️ c) 590 ✂️ d) 688 ✂️ e) 750 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q857126 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Câmara de Divino MG Auxiliar Serviços Gerais, GUALIMP, 2020Fernando foi à feira e observou que o preço do limão era diferente em 04 barracas, conforme podemos observar abaixo: BARRACA 01 BARRACA 02 BARRACA 03 BARRACA 0450 limões por R$ 8,50 10 limões por R$ 1,60 20 limões por R$ 2,80 25 limões por R$ 5,00 O menor valor unitário do limão é o encontrado em qual barraca? ✂️ a) Barraca 2. ✂️ b) Barraca 4. ✂️ c) Barraca 1. ✂️ d) Barraca 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q684405 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018Considere que:• a frequência cardíaca máxima de uma pessoa, em batimentos por minuto (bpm), é a diferença entre uma constante K e a idade da pessoa. O valor de K para um homem é 220 e, para uma mulher, K é 226. • a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer durante um treino é de 60% a 75% da frequência cardíaca máxima.Dessa forma, a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer durante um treino para um homem de 40 anos, em bpm, varia de ✂️ a) 114 a 143. ✂️ b) 111 a 139. ✂️ c) 108 a 135. ✂️ d) 105 a 132. ✂️ e) 102 a 128. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1032912 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Habilitação Matemática, SEDUC MT, FGV, 2025Uma professora de Matemática, ao preparar atividades para estudantes do 6º ano com foco no desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura e interpretação de dados de uma pesquisa sobre acidentes de trânsito — apresentados em tabelas e/ou gráficos — pretende iniciar com exemplos de representações inseridas em contextos do cotidiano dos estudantes. Em turmas de anos anteriores, ela identificou erros comuns cometidos pelos estudantes na interpretação de gráficos, especialmente pela dificuldade em analisar corretamente as variáveis indicadas em cada eixo ou a escala utilizada. Por isso, considera importante estar atenta a esses aspectos, a fim de realizar intervenções que levem os estudantes a refletirem sobre suas ações durante a realização das atividades. Que lacunas de conhecimentos e habilidades expressos na BNCC não estão suficientemente consolidados por esses estudantes? ✂️ a) A dificuldade dos estudantes indica a ausência de domínio dos conhecimentos procedimentais relativos à produção de gráficos, sendo necessário retomar habilidades ligadas ao registro visual dos dados com uso de tecnologia. ✂️ b) As dificuldades observadas apontam para lacunas no conhecimento pedagógico do conteúdo, que se relaciona à compreensão das melhores estratégias didáticas para o ensino da leitura de gráficos. ✂️ c) questionar os estudantes sobre o significado de um decímetro quadrado e, ao identificar a equivalência entre um metro e 10 decímetros, estabelecer a igualdade entre 1 m² e 100 dm² e sobre as diferentes possibilidades de decomposição do polígono em retângulos, quadrados e triângulos. ✂️ d) solicitar que os estudantes se reúnam em grupos no contraturno das aulas para estudar e rever os objetos de conhecimento que devem ter sido estudados no ano anterior (7º ano) associados à decomposição de figuras e à equivalência de áreas. ✂️ e) solicitar que um estudante apresente como fez a decomposição do polígono em retângulos e triângulos e estabelecer um tempo para que os estudantes realizem os cálculos das áreas aplicando as expressões que constam de um cartaz exposto na sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1020425 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Técnico em Contabilidade, EBSERH, IBFC, 2020Uma pesquisa conduzida numa escola para avaliar a afinidade dos alunos em três disciplinas apresentou os seguintes resultados:50 alunos possuem afinidade com Matemática. 25 alunos possuem afinidade com Português e Matemática. 30 alunos possuem afinidade com Biologia. 15 alunos possuem afinidade com Biologia e Matemática. 10 alunos possuem afinidade com as três disciplinas. 40 alunos possuem afinidade com Português. 20 alunos possuem afinidade com Biologia e Português. Assinale a alternativa que apresenta o total de alunos da instituição entrevistados nesta pesquisa. ✂️ a) 190 ✂️ b) 160 ✂️ c) 120 ✂️ d) 70 ✂️ e) 130 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1045375 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024A tabela a seguir mostra os resultados de uma pesquisa feita em uma escola de Ensino Fundamental. Foram entrevistados alunos com idades entre 6 e 14 anos e cada um dos entrevistados recebeu uma ficha para preencher com nome, sexo, idade e como identifica sua cor ou raça. Todas as fichas foram distribuídas, preenchidas pelos alunos, recolhidas e colocadas em um fichário. Cor ou raça Meninos Meninas Branca 62 91 Parda 13 22 Negra 20 32 Diante dessa situação, se uma das fichas for retirada aleatoriamente do fichário, a probabilidade de a ficha corresponder a uma menina que se identifica como branca ou parda é de: ✂️ a) 38%. ✂️ b) 44%. ✂️ c) 47%. ✂️ d) 78%. ✂️ e) 91%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1045374 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024Foi feito um levantamento em uma escola de idiomas para saber a quantidade de alunos matriculados em alemão, inglês e espanhol.O resultado desse levantamento está apresentado na tabela a seguir: Idioma Alunos matriculados Alemão 109 Inglês 203 Espanhol 162 Alemão e inglês 25 Alemão e espanhol 28 Inglês e espanhol 41 Alemão, inglês e espanhol 5 Outros idiomas 115 Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de alunos que foram contabilizados do levantamento. ✂️ a) 460 ✂️ b) 500 ✂️ c) 590 ✂️ d) 688 ✂️ e) 750 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro