Questões de Concursos Análises Clínicas

Resolva questões de Análises Clínicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031459 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o regulamento técnico que trata de pontos fundamentais para o bom andamento das atividades desenvolvidas por um laboratório clínico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1031461 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Calcule a preparação de uma solução hidroalcóolica 70% (v/v) de álcool etílico. Leve em consideração que o reagente de álcool etílico comercial que será usado encontra-se com 95o Gay-Lussac (°GL).
Após a leitura do grau alcoólico real do reagente lido no alcoômetro, observa-se que o mesmo tem 90% (v/v), na temperatura de 20°C. Considere que a temperatura durante a execução da diluição não sofreu alteração e calcule o quanto de álcool etílico (95°GL) será preciso para preparar 900 ml da solução a 70%.
Assinale a opção que corresponde ao volume de álcool usado, considerando uma casa decimal em seu resultado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1053757 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Fracionamento Industrial do Plasma 2, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Sobre o cultivo celular, analise as afirmativas a seguir.

I. A dissociação mecânica é um método utilizado para separar células aderidas de superfícies de cultivo. Esse procedimento é especialmente aplicado em células macrófagas, pois sua adesão ocorre de forma diferenciada em comparação a outras células aderentes. A adesão das células macrófagas é mediada principalmente por proteoglicanos, tornando-as menos firmemente aderidas e, portanto, mais suscetíveis a métodos físicos de remoção.
II. A dissociação enzimática é uma das principais aplicações das enzimas no cultivo de células, sendo essencial para a separação de células aderentes. Esse processo utiliza proteases para degradar a matriz extracelular, permitindo a obtenção de células individualizadas que podem ser transferidas para novos substratos e continuar seu crescimento. A tripsina é a enzima proteolítica inespecífica mais utilizada nesse processo.
III. O rubber policeman é um instrumento utilizado para a aspiração de líquidos estéreis durante procedimentos de cultura celular, funcionando de maneira semelhante a uma pipeta automática para transferir meios de cultura sem contaminar as amostras.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1053759 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Fracionamento Industrial do Plasma 2, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Durante a Segunda Guerra Mundial, a necessidade de suprir a Marinha Americana com frações proteicas do plasma sanguíneo para uso clínico impulsionou o desenvolvimento de métodos industriais de fracionamento de proteínas. Um desses métodos, conhecido como método de Cohn, foi fundamental para a produção de albumina utilizada no tratamento de queimaduras e hemorragias. Esse processo permite a precipitação das proteínas plasmáticas, sob condições controladas, após a adição do seguinte solvente orgânico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1053763 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Fracionamento Industrial do Plasma 2, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Durante o processo de fracionamento do plasma pelo método de Cohn, diferentes frações proteicas são obtidas com base em ajustes de pH, temperatura e concentração de solvente específico. Considere que um hospital precisa produzir cola de fibrina para procedimentos cirúrgicos e, para isso, deverá isolar componentes específicos do plasma. Sobre o fracionamento industrial do plasma, é correto afirmar que a fração rica em fibrina e fibrinogênio é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1052292 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Fracionamento Industrial do Plasma 2, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Especificamente sobre procedimentos especiais e uso de capela de fluxo laminar e de equipamento de conexão estéril, considerando a RDC nº 34/2014 e a Portaria de Consolidação nº 5/2017, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1052293 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Fracionamento Industrial do Plasma 2, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

As Boas Práticas de Fabricação (BPFs) integram o gerenciamento da qualidade e visam assegurar que os produtos sejam consistentemente produzidos e controlados de acordo com os padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro sanitário com autorização para uso em ensaio clínico ou especificações do produto. Quanto aosrequisitos básicos BPFs, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1052587 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Garantia da Qualidade, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

No controle de qualidade dos soros imuno-hematológicos, cada reagente deve apresentar características específicas para garantir a correta identificação dos grupos sanguíneos. Sobre as características do soro anti-A, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1054156 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O NAT (Teste do Ácido Nucleico) é uma tecnologia desenvolvida para a detecção do RNA e DNA de agentes infecciosos virais que não são detectáveis em testes sorológicos convencionais. O NAT atua como complemento dos testes sorológicos, nos quais, juntos, têm o propósito de reduzir a transmissão do HCV por meio de transfusões sanguíneas, assegurando a segurança dos receptores de sangue e hemoderivados.
(Detecção sorológica do HCV nas produções hemoterápicas após a implantação do NAT. Almeida et al., 2023.)

Um técnico que trabalha na triagem de doação de sangue de uma empresa de hemoderivados no Brasil detectou, na sua rotina de triagem de bolsa de sangue, um teste sorológico positivo e o NAT negativo para HCV em uma bolsa de sangue. Mediante esse cenário, torna-se necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1054158 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Um profissional que trabalha em um laboratório de hemoderivados realizará a coleta de uma amostra de sangue periférico para a realização do fluxo metodológico do Teste de Ácido Nucleico (NAT) para triagem de patógenos transmissíveis. Nesse contexto, considerando as etapas de realização da coleta da amostra, bem como o fluxo metodológico para a realização do NAT, sobre as etapas do processo e as boas práticas envolvidas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q911445 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A Resolução nº 786, de 5 de maio de 2023, dispõe a respeito dos serviços que executam exames de análises clínicas (EAC). De acordo com a Resolução, as Farmácias e Consultórios isolados são considerados serviços do Tipo I. A respeito do disposto na Resolução para esse tipo de serviços, avalie as afirmativas abaixo:

I. Ao serviço do Tipo I é proibido realizar punção venosa e punção arterial.
II. Ao serviço do Tipo I é proibido realizar EAC que utiliza urina como material biológico.
III. Aos serviços do Tipo I é permitido o recebimento ou encaminhamento de material biológico para a realização de EAC.
IV. Os serviços Tipo I podem realizar EAC, que utilizem produto para diagnóstico in vitro, que requeira leitura exclusivamente visual.


É correto apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q905352 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O uso de medicamentos pode ocasionar resultados alterados dos exames laboratoriais pelos métodos tradicionais que eles são realizados, exigindo do paciente a realização de condutas, como a suspensão dos medicamentos quando foram realizados alguns exames. Quais medicamentos interagem com os testículos químicos para sangue oculto nas fezes, ocasionando um resultado falso-positivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q999394 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Tendo por base as vitaminas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1054023 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2 Manhã, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Após o procedimento de doação de sangue, os materiais utilizados devem ser separados para os devidos descartes. Dentre os resíduos gerados, podemos destacar: luvas, agulha, algodão, dentre outros. A agulha é um material que, após utilizada, se caracteriza como resíduo do grupo E. De acordo a RDC nº 222/2018, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, considerando os resíduos de serviços de saúde do Grupo E, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1054024 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2 Manhã, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Determinado laboratório, para fins de validação original do método analítico, deverá verificar o método de teste. Considere que, após os testes realizados, eles devem ser registrados e conter vários dados, de acordo com a RDC nº 301/2019. Dentre os dados obtidos para registro, no item “resultados dos testes”, deve-se incluir a referência aos certificados de análise, juntamente com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1054036 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2 Manhã, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A infecção pelo vírus HBV pode ser classificada como infecção aguda e crônica, resposta vacinal, ausência de contato prévio com o vírus, dentre outras. O Ministério da Saúde recomenda o emprego de fluxogramas, visando facilitar o diagnóstico da doença e encaminhamento do paciente, quando necessário. Corresponde ao diagnóstico sorológico de uma infecção recente por HBV (menos de 6 meses):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1054037 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2 Manhã, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O Sistema ABO, o primeiro sistema de grupos sanguíneos, foi descrito em 1900, por Landsteiner que, inicialmente, determinou os grupos A, B e O. Descreveu, ainda, o fenótipo AB. A definição do grupo sanguíneo de um indivíduo pode ser realizada por meio de duas provas: prova direta (Beth Vincent) e prova reversa (Simonin). Sobre provas laboratoriais, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1054042 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2 Manhã, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Elisa (Enzyme Linked Immunosorbent Assay), método de análise quantitativo baseado na interação antígeno-anticorpo detectável através de reação enzimática, pode ser aplicado na pesquisa de antígenos e anticorpos de inúmeros tipos de amostras biológicas. Em relação a tal método, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1054044 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2 Manhã, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A fenotipagem eritrocitária consiste na identificação de antígenos de outros sanguíneos, além do ABO e Rh. Entretanto, os tipos sanguíneos são identificados por certos antígenos próprios localizados na membrana plasmática dos eritrócitos. Em relação ao sistema ABO e Rh, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1053625 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Fracionamento Industrial do Plasma 1, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Os serviços de hemoterapia devem notificar qualquer evento que possa afetar a qualidade ou a segurança do produto, incluindo eventos adversos sérios e reações e demais informações relevantes detectadas após a aceitação do doador ou liberação do plasma, como dados de revisão e informações de hemovigilância. O serviço de hemoterapia deverá informar após a doação, se:

I. O doador desenvolveu uma doença infecciosa causada por um agente potencialmente transmissível por produtos derivados do plasma como HBV, HCV, HAV e demais vírus da Hepatite não A, não B, não C, VIH-1 e 2 e outros agentes à luz do conhecimento atual.

II. O doador desenvolveu a doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ ou vCJD). III. O receptor de sangue ou de um hemocomponente desenvolveu uma infecção pós-transfusional que implica ou pode ser rastreada até o doador.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.