Questões de Concursos Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento

Resolva questões de Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q846473 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No tocante ao desenvolvimento motor, mais precisamente sobre os tipos de motricidade, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Motricidade global.
II - Motricidade fina.
III - Motricidade esférica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q842288 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Tunápolis SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Dos fundamentos do Hóquei sobre grama, considere a alternativa que descreve, corretamente, a postura do corpo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q844400 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

O desenvolvimento motor é entendido como um processo evolutivo sequencial, dependente das interações entre maturação e aprendizagem, em que podem ser identificadas fases (ou estádios ou níveis) de comportamento estável ou, pelo menos, relativamente consistente. Muitas competências adquiridas ao longo da vida são resultado direto da maturação dos diferentes sistemas, desde as competências perceptivas mais elementares até aos recursos neuromotores para regular movimentos complexos.

Com relação ao desenvolvimento motor, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q842016 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

Aproximadamente um quinto do peso total de um indivíduo saudável é composto por seus ossos. O esqueleto é um conjunto de ossos e cartilagens ligados entre si para formar o arcabouço do corpo e desempenhar várias funções.

Analise as afirmativas a seguir, relativas às funções do esqueleto humano.

I. Sustentação e conformidade: fornece uma base estrutural para o corpo, sustenta os tecidos moles e forma pontos fixos para tendões de diversos músculos esqueléticos; Proteção: protege órgãos nobres (encéfalo, coração e pulmões) contra traumatismos externos.

II. Participação na alavancagem (movimentação): juntamente com os músculos esqueléticos desloca o corpo ou parte dele; Hematopoiese: produz células sanguíneas por meio da medula óssea vermelha.

III. Homeostasia mineral: armazena vários tipos de minerais, principalmente cálcio e fósforo; Armazenamento de energia: armazena lipídios na medula óssea amarela ou flava.

Apresentam definições corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q842317 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020

Ao orientar o exercício, o profissional de educação física deve utilizar os termos específicos para a descrição de determinado movimento. Deverá considerar os planos e eixos imaginários, a partir da posição anatômica, para definir os movimentos que acontecem nos segmentos corporais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q836137 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

Os diâmetros são definidos como a distância entre as proeminências ósseas definidas através de pontos anatômicos ,medidas que procuram estabelecer distâncias projetadas perpendicularmente ao eixo longitudinal do corpo. Sobre os principais diâmetros analise o contexto a seguir relacionado aos procedimentos , e assinale a alternativa CORRETA: Identifica-se a localização desses pontos percorrendo os dedos a espinha de ambas as escápulas até a sua borda externa e lateral, e a medida é realizada utilizando as hastes do paquímetro ligeiramente voltadas para cima ou para baixo em relação ao plano horizontal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q841723 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

O desenvolvimento motor é uma mudança sequencial no comportamento motor, aqueles que estudam o desenvolvimento motor estudam as mudanças desenvolvimentais em comportamento de movimento e os fatores que subjazem essas mudanças (Haywood, 2004). Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q832471 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(Anatomia Humana – Planos Anatômicos) As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas em 3 planos de secção que passam através do corpo na posição anatômica. Sendo assim, analise as afirmações a seguir e considere (V) verdadeiro ou (F) falso: (___) Plano Sagital divide o corpo em duas porções, direita e esquerda. (___) Plano Sagital divide o corpo em duas porções, superior e inferior. (___) Plano Transversal divide o corpo em duas porções, superior e inferior. (___) Plano Frontal divide o corpo em duas porções, direita e esquerda. (___) Plano Frontal divide o corpo em duas porções, anterior e posterior. Assinale a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q842443 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Bagé RS Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

Sobre a competência motora e a autoestima na infância, Gallahue menciona que a demonstração de competência leva ao orgulho e à alegria, porém o fracasso em demonstrar competência leva à vergonha e a autoincerteza. Experiências motoras orientadas para o êxito desempenham papel importante na melhora do autoconceito.
Considerando apenas fatores importantes quando utilizamos essa abordagem, analise as assertivas a seguir:
I. Objetivos pessoais razoáveis. II. Princípio da variação interindividual. III. Atividades de aventura. IV. Atividades sequenciais apropriadas.
Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q841417 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A aprendizagem motora humana consiste numa série de processos internos que determinam a capacidade de um indivíduo para executar uma tarefa motora, associado às suas práticas e experiências prévias. E esses processos, estão intrinsecamente ligados ao controle motor, pois, a todo momento estamos nos deslocando e os movimentos representam a principal forma de interação entre os seres humanos e o ambiente.

As fases da aprendizagem motora, são:

I. Motora Reflexiva.

II. Motora Rudimentar.

III. Motora Fundamental.

IV. Motora Especializada.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q834909 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

"A hipertrofia e a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo. Sendo assim, a _______________ pode ser definida como _______________ do volume da fibra muscular, enquanto a _______________ pode ser definida como _______________ na quantidade de fibras musculares."

Complete as lacunas corretamente e marque a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q846630 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

Analise o trecho abaixo:
No estudo da Aprendizagem Motora, é essencial o entendimento de algumas características das habilidades que constituem a sua essência. Inicialmente devemos compreender que o termo habilidade é uma palavra comumente usada e designa uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida; e a denominamos, motora, quando esta diz respeito a uma habilidade que exige movimentos voluntários do corpo e/ou dos membros para atingir o objetivo. Uma característica que descreve a maioria das habilidades motoras é o tipo de grupo de músculos necessários para executar uma habilidade. Os pesquisadores estabeleceram, através da distinção de habilidades baseadas nas dimensões dos grupos de músculos envolvidos na realização de uma ação, um sistema de classificação de habilidades motoras em duas categorias, conhecidas como habilidades motoras: grossa e fina. Fonte: MAGILL, 2000.
A partir das informações contidas no texto, qual das alternativas abaixo se refere a uma habilidade motora fina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q846855 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020

É correto afirmar que o Músculo Trapézio origina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q840468 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Sobre os tipos de movimentos corpóreos, considere a alternativa que aponte a definição de Supinação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q841364 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

Essa dobra cutânea é localizada no ponto de intersecção entre a linha axilar média e uma linha imaginária transversal na altura do apêndice xifóide do esterno. A medida é realizada obliquamente ao eixo longitudinal, com o braço do avaliado deslocado para trás, a fim de facilitar a obtenção da medida. Essa dobra cutânea é a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q842269 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

De acordo Com os fundamentos fisiológicos, essa substância é um composto produzido pelo fígado, rins e pâncreas, a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina, metionina). Em nosso organismo, ela é armazenada em grande parte nos tecidos musculoesqueléticos. Em geral, nosso corpo produz cerda de 1 grama dela por dia e outro 1 grama é ingerido na dieta. Por ser armazenada nos músculos juntamente com a água, a substância leva a um aumento do volume muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q833417 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

Analise as situações a seguir acerca das ações musculares:

I.Os músculos quadríceps quando um indivíduo está se levantando de uma cadeira, ou os flexores do cotovelo quando um indivíduo está levando um copo até a boca.

II.Os músculos quadríceps quando o corpo está sendo abaixado para sentar-se e os flexores do cotovelo quando o copo é abaixado até a mesa.

Após análise, marque a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q846610 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

Coordenação é a ação de combinar diversos grupos musculares, através do sistema nervoso central, para a execução de uma série de movimentos com o máximo de eficiência e economia de energia. A coordenação permite a criança e ao adulto dominar o corpo no espaço, controlando seus movimentos e está ligada aos componentes da aptidão motora.
A respeito dos sobre componentes da aptidão motora, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q840831 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

Durante o treinamento das capacidades coordenativas de um indivíduo é necessário considerar a complexidade deste conjunto de capacidades e a importância de cada um deles. Pode-se considerar componentes das capacidades coordenativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q843549 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020

Sobre a epífise proximal do osso rádio, considere a alternativa que descreve o acidente anatômico colo do rádio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.