Questões de Concursos Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento

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1Q1031442 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação ao funcionamento do sistema cardiovascular, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Uma de suas funções é a de transportar oxigênio e nutrientes para os tecidos e remover metabólitos.
( ) O lado direito do coração bombeia sangue para a circulação sistêmica e o lado esquerdo para a circulação pulmonar.
( ) A fase de contração cardíaca é chamada de sístole e o período de relaxamento de diástole.

As afirmativas são, respectivamente,
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3Q1029242 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os exercícios de força em que a resistência é estática e não há movimento, nos quais o músculo se contrai sem encurtar o seu tamanho, são denominados
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4Q1029258 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os perímetros são medidas antropométricas, realizadas com fitas métricas, que determinam valores de circunferências de determinado segmento corporal.

Para a medida da circunferência da coxa-medial, assinale a opção que indica onde a fita métrica deverá ser posicionada horizontalmente.
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5Q1035022 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

A Biotipologia estuda o biótipo que é construído a partir da herança e expressa pelas vertentes morfológica, funcional e temperamental. Em função dos biótipos corporais há diferentes tipos somatotipológicos, entre eles o endomorfismo.

Assinale a opção que indica as características do endomorfismo.
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6Q1042454 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere os itens a seguir:

1. Agilidade

2. Velocidade

3. Flexibilidade

4. Potência

5. Tempo de reação

Os componentes presentes na aptidão física para a performance estão presentes

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7Q1037097 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na aula de Educação Física, o professor propôs a atividade “Caminho dos Pés”: em uma escada de agilidade, utilizando moldes em formato de pés dispostos de várias formas com trocas de direções, os estudantes devem seguir o caminho encaixando seus pés nos moldes, virando-se nas várias direções determinadas em cada casa, permanecendo em um ou dois pés.
Qual área do desenvolvimento psicomotor está sendo trabalhada com esta atividade?
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8Q1037098 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O processo do desenvolvimento motor revela-se, principalmente, por mudanças no comportamento dos movimentos ao longo do tempo. Todos nós, bebês, crianças, adolescentes e adultos, estamos envolvidos, durante toda a vida, no processo de aprender como devemos nos movimentar com controle e competência em resposta às mudanças que enfrentamos dia a dia em nosso ambiente em constante mutação.

GALLAHUE, D.L; OZMUN, J.C; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor. Bebês, crianças, adolescentes e adultos. p. 67. 7. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

Sabe-se que o desenvolvimento motor ocorre em fases e estágios. Relacione corretamente os estágios às fases correspondentes, segundo Gallahue, Ozmun e Goodway.

1. Fase do movimento reflexo.
2. Fase do movimento rudimentar.
3. Fase do movimento fundamental.
4. Fase do movimento especializado.

A. Estágio de transição.
B. Estágio de proficiência.
C. Estágio de decodificação de informações.
D. Estágio de pré-controle.

A sequência correta dessa associação é:
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9Q1022857 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

Os exercícios cardiorrespiratórios têm como objetivo fortalecer o sistema cardiovascular, os pulmões e os músculos por meio de atividades físicas que trabalham a resistência e movimentam o corpo inteiro. Para isso, existem diferentes modalidades de treinamento cardiorrespiratório capazes de melhorar essa condição.

Sobre o efeito fisiológico crônico do treinamento cardiorrespiratório, assinale a afirmativa correta.
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10Q1042636 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Anatomia é a ciência que estuda as estruturas do corpo e as correlações entre elas. A disciplina é parte do curso de Educação Física e a aplicação desse conhecimento é imprescindível para a prática profissional.
TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. Adaptado.

Os tendões e ligamentos são formados por tecido _______. Os _______ ligam os músculos aos ossos, enquanto os _______ são responsáveis pela manutenção da estabilidade de _______, fixando os ossos uns aos outros. O movimento executado terá sua amplitude determinada pela _______.

As palavras que completam corretamente as lacunas são:
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11Q1042639 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Força muscular pode ser definida como a capacidade de produzir tensão muscular contra uma resistência, podendo ser para um ângulo articular ou movimento específico. Dessa forma, pode-se dizer que no ato de segurar um objeto em determinado ângulo e permanecer parado há força muscular, assim como quando se movimenta o objeto, ao invés de mantê-lo em isometria. E o peso do objeto determina a quantidade de movimentos a serem realizados antes de se entrar em fadiga, o que evidencia que é possível manipular variáveis de modo a gerar ajustes fisiológicos de acordo com as necessidades dos indivíduos (mais força ou mais resistência muscular).
CHARRO, M.A.; JOÃO, G.A.; FIGUEIRA JR., A.J. Musculação: estruturação do treinamento e controle de carga. São Paulo: CREF4/SP, 2018. Selo literário 20 anos da regulamentação da Educação Física. 2021.

Há um crescente interesse pela musculação por parte de adolescentes e adultos jovens e, portanto, o conteúdo será mais atrativo aos alunos na medida em que se aproximar de seus interesses, realidades e necessidades.
MENEGON, D. et al. Musculação na educação física escolar: uma experiência no ensino médio noturno. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.38(2), p. 171-178. 2016.

Um professor de educação física pretende ensinar aos alunos, dentro do tema Musculação, os conceitos de ações musculares concêntricas, excêntricas e isométricas. Assim, o foco para ilustrar as ações acima foram, respectivamente
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12Q1043416 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Buscando incentivar a prática de corrida entre seus alunos, uma professora de Educação Física rotineiramente promove sessões de treino de corrida em uma pista existente na área da sua escola. Observando que em sua região, no horário das aulas, o tempo geralmente se encontra quente e úmido, ela entende que tais condições ambientais impactam o planejamento de suas aulas.
Acerca da realização de exercício em condições climáticas semelhantes, é correto afirmar que:
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14Q1042424 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As habilidades motoras especializadas demandam – principalmente – a consolidação anterior das
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15Q836376 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Piratuba SC Professor de Ensino Fundamental I e II Professor Educação Física Não Habilitado, OMNI, 2021

O processo de desenvolvimento motor pode ser dividido em fases, sendo cada fase possuir alguns estágios: Assinale a alternativa que corresponde a fase de movimentos rudimentares:
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16Q836137 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

Os diâmetros são definidos como a distância entre as proeminências ósseas definidas através de pontos anatômicos ,medidas que procuram estabelecer distâncias projetadas perpendicularmente ao eixo longitudinal do corpo. Sobre os principais diâmetros analise o contexto a seguir relacionado aos procedimentos , e assinale a alternativa CORRETA: Identifica-se a localização desses pontos percorrendo os dedos a espinha de ambas as escápulas até a sua borda externa e lateral, e a medida é realizada utilizando as hastes do paquímetro ligeiramente voltadas para cima ou para baixo em relação ao plano horizontal.
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17Q837688 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva durante toda a vida do ser humano, iniciando-se na sua concepção e cessando somente na sua morte. Além disso, esse processo também pode sofrer regressões, especialmente ao considerar também os processos de interação do indivíduo com o meio e com a(s) tarefa(s) e experiência(s) vivenciadas por ele. Diferentes autores sugeriram fases e estágios de desenvolvimento motor com descrições similares. Uma dessas propostas foi sugerida por Gallahue e Ozmun (2005). Para Gallahue e Ozmun (2005) a fase dos movimentos fundamentais corresponde a qual resposta? Assinale a alternativa CORRETA.
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18Q835641 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

O processo do desenvolvimento motor dos movimentos é dividido por fases sendo uma delas os movimentos fundamentais onde as crianças estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos desenvolvendo habilidades. Sobre o contexto acima assinale a alternativa que corresponde habilidades de estabilidade:
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19Q834909 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

"A hipertrofia e a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo. Sendo assim, a _______________ pode ser definida como _______________ do volume da fibra muscular, enquanto a _______________ pode ser definida como _______________ na quantidade de fibras musculares."

Complete as lacunas corretamente e marque a opção CORRETA:

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20Q835680 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

Na posição antropométrica, alguns pontos servem como referência para a mensuração das medidas antropométricas, sendo um deles o estiloidal assinale a alternativa correspondente ao mesmo :
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