Força muscular pode ser definida como a capacidade de produzir tensão muscular contra uma resistência, podendo ser para um ângulo articular ou movimento específico. Dessa forma, pode-se dizer que no ato de segurar um objeto em determinado ângulo e permanecer parado há força muscular, assim como quando se movimenta o objeto, ao invés de mantê-lo em isometria. E o peso do objeto determina a quantidade de movimentos a serem realizados antes de se entrar em fadiga, o que evidencia que é possível manipular variáveis de modo a gerar ajustes fisiológicos de acordo com as necessidades dos indivíduos (mais força ou mais resistência muscular). CHARRO, M.A.; JOÃO, G.A.; FIGUEIRA JR., A.J. Musculação: estruturação do treinamento e controle de carga . São Paulo: CREF4/SP, 2018. Selo literário 20 anos da regulamentação da Educação Física. 2021. Há um crescente interesse pela musculação por parte de adolescentes e adultos jovens e, portanto, o conteúdo será mais atrativo aos alunos na medida em que se aproximar de seus interesses, realidades e necessidades. MENEGON, D. et al. Musculação na educação física escolar: uma experiência no ensino médio noturno . Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.38(2), p. 171-178. 2016. Um professor de educação física pretende ensinar aos alunos, dentro do tema Musculação, os conceitos de ações musculares concêntricas, excêntricas e isométricas. Assim, o foco para ilustrar as ações acima foram, respectivamente
✂️ a) abdominais, fase descendente no agachamento, fase ascendente no agachamento. ✂️ b) fase descendente no agachamento, fase ascendente na flexão de cotovelos, prancha abdominal. ✂️ c) descida de um degrau, subida em um degrau, agachamento estático. ✂️ d) subida em um degrau, descida de um degrau, abdominais. ✂️ e) fase ascendente no agachamento, fase descendente no supino, prancha abdominal.