Questões de Concursos: Angiologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Angiologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q997897 | Medicina, Angiologia, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 80 anos, internado no CTI há seis dias, apresenta indicação de uma pleuroscopia por empiema pleural direito multiloculado. Porém, como se encontra em vigência de uma trombose venosa profunda, está indicada a colocação de um filtro de veia cava pré-operatório.
A condição que NÃO se enquadraria nessa indicação seria:

2 Q998449 | Medicina, Angiologia, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

A dabigatrana, um inibidor oral direto da trombina utilizado para tratamento do tromboembolismo venoso, é a única droga de sua classe que possui um agente reversor específico que pode ser usado em casos de emergência, como hemorragia, por exemplo.
O nome desse inibidor é:

3 Q997183 | Medicina, Angiologia, Grupo Patologia, EBSERH, FGV, 2025

A aterosclerose é uma doença onipresente com maior incidência em países desenvolvidos. A mortalidade por doença isquêmica cardíaca é a primeira causa de mortes nesses países, causada principalmente pelo estilo de vida, associado ao tabagismo e à alimentação rica em alimentos gordurosos. Associados aos fatores ambientais também são observados fatores genéticos.
Na patogenia dessa doença, temos uma resposta inflamatória crônica. Assinale a opção que apresenta seu principal evento patogênico.

4 Q998447 | Medicina, Angiologia, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

A síndrome de quebra-nozes, uma das causas da síndrome de congestão pélvica, é caracterizada pela compressão da veia:

5 Q998325 | Medicina, Angiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 75 anos de idade, portador de hipertensão arterial sistêmica, diabete melito tipo II e dislipidemia, apresenta queixa de claudicação intermitente incapacitante de panturrilha direita. Durante a investigação, foi solicitado ecodoppler colorido arterial de membros inferiores, que demonstrou oclusão femoropoplítea direita, sem acometimento distal importante. Diante desses fatos, o médico assistente decidiu solicitar uma angiotomografia com contraste para programação de revascularização.

Para realização desse exame nesse perfil de paciente, devido ao risco de acidose lática, é preciso ficar atento ao uso de:

6 Q998445 | Medicina, Angiologia, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 28 anos de idade, sem comorbidades, praticando atividade física regular (5 vezes por semana), IMC: 19 kg/m2 , sem nenhum medicamento de uso regular até então, apresenta início de hipertensão arterial sistêmica (180 x 100 mmHg) e de difícil controle (em uso de quatro medicamentos). Ao exame físico, observou-se a presença de sopro abdominal e em carótidas.
Esses achados clínicos sugerem o diagnóstico de:

7 Q997938 | Medicina, Angiologia, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora de 64 anos consulta-se por dor nas pernas. A dor é em peso, uma sensação de fadiga nas pernas, relacionada a momentos em que fica por longos períodos em pé. Não usa qualquer medicamento diariamente. Previamente sadia. O exame físico mostra apenas veias dilatadas e tortuosas da coxa e panturrilha visíveis e palpáveis quando o paciente está em pé. Não há edema, hiperpigmentação da pele nem fibrose.
É correto afirmar que:

8 Q998450 | Medicina, Angiologia, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 69 anos de idade é admitido no pronto atendimento com quadro de oclusão arterial aguda de membro inferior esquerdo.
Após avaliação inicial pela equipe de plantão, a primeira medicação a ser iniciada é:

9 Q998462 | Medicina, Angiologia, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente feminina de 65 anos, assintomática, portadora de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia, foi submetida a um exame de ultrassonografia Doppler de carótidas e vertebrais. Durante o exame, foi observada presença de placas calcificadas localizada na artéria carótida interna esquerda. Na avaliação das velocidades de fluxo ao Doppler espectral, evidenciou-se uma velocidade de pico sistólico (VPS) da artéria carótida interna esquerda de 210 cm/s.
Segundo o critério primário do valor da velocidade, é apropriado suspeitar de que se trata de um exame com:

10 Q986350 | Medicina, Angiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações sobre o uso do Doppler em ultrassonografia vascular é correta?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.