Questões de Concursos Antiguidade Ocidental Gregos

Resolva questões de Antiguidade Ocidental Gregos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q930049 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Alexandria começou a ser construída em 332 a.C, por Alexandre, o Grande, e, em poucos anos, tornou-se um polode estudos sobre matemática, filosofia e ciência gregas. Meio século mais tarde, Ptolomeu II ergueu uma enorme biblioteca e um museu que funcionou como centro de pesquisa. A biblioteca reuniu entre 200 mil e 500 mil papiros e, com o museu, transformou a cidade no maior núcleo intelectual da época, especialmente entre os anos 290 e 88 a.C. A partir de então, sofreu sucessivos ataques de romanos, cristãos e árabes, o que resultou na destruição ou perda de quase todo o seu acervo.
RIBEIRO, F. Filósofa e mártir. Aventuras na história.
São Paulo: Abril. ed. 81, abr. 2010 (adaptado).

A biblioteca de Alexandria exerceu durante certo tempo um papel fundamental para a produção do conhecimento e memória das civilizações antigas, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q939612 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Prova II, FAMEMA, VUNESP, 2019

Leia o excerto sobre a preparação dos rapazes na Grécia Antiga para exercer seu papel de cidadão e pai de família. Dois tipos de iniciação persistiam nas épocas clássica e helenística em Atenas. A primeira, de origem mais arcaica, era a apresentação do adolescente à fratria1 paterna, inicialmente em um sacrifício oferecido pelo pai aos deuses Zeus e Atena. A segunda, provavelmente estabelecida na época clássica, era o serviço militar, chamado efebia. Ambas tinham igual importância para os gregos do período, e era indispensável que o jovem passasse pelas duas.

(Maria Beatriz Florenzano. Nascer, viver e morrer na Grécia Antiga, 1996. Adaptado.)

1 fratria: grupo de pessoas que acreditavam ter o mesmo ancestral.

De acordo com o excerto, tornar-se cidadão em Atenas dependia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q939685 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

A cultura ateniense desenvolveu o teatro como uma das suas artes, estendendo-se até as cidades de Roma Antiga. Entre os gêneros dessa manifestação artística podemos destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q943266 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

“[...]os banhos públicos eram uma verdadeira instituição na Roma antiga. Ruínas romanas espalhadas pela Europa guardam ainda hoje resquícios das termas, espécie embrionária de sauna. Por um período, havia banhos separados para homens e mulheres. Na época imperial, porém, surgiram os banhos mistos. [...] A prática era condenada. Segundo o Código de Justiniano, elaborado no século VI, bastava que uma mulher casada frequentasse as termas para que pudesse ser repudiada”.
BOLOGNE, Jean-Claude. A intimidade compartilhada. Revista História Viva, Ano III, N. 27, São Paulo: Duetto.
A partir do excerto acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q937447 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Roma foi imaginada e construída, de diferentes maneiras, nos mais distintos lugares e épocas, legitimando ou desautorizando grupos, práticas e políticas. Mas de todos os seus legados, apropriados ou frutos de invenções, a ideia de império e sua perenidade, assim como tudo o que ela acarreta, talvez seja o que mais tenha marcado o Ocidente.

SILVA, G. J. História antiga e usos do passado: um estudo de apropriações da Antiguidade sob o regime de Vichy (1940-1944). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007 (adaptado).


Uma apropriação significativa do legado mencionado foi realizada pelo movimento simbolizado no slogan:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q945898 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

Leia os textos abaixo para responder a questão.


TEXTO I

“[...] Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço

A Bahia já me deu régua e compasso

Quem sabe de mim sou eu

Aquele abraço!

Pra você que me esqueceu

Aquele abraço!

Alô, Rio de Janeiro

Aquele abraço!

Todo o povo brasileiro

Aquele abraço!”


TEXTO II

“Em meio ao clima de caça às bruxas – o regime via subversivos em toda parte – muitos compositores e cantores, além de Gil e Caetano, partiram para o exterior.”

MARTINS, Franklin. Quem foi que inventou o Brasil? Volume II – Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2015.


Analisando as informações dos dois textos apresentados e o período do regime militar brasileiro, pode-se dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q950307 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, RS, ESPM, ESPM, 2018

The use of the prepositions “up” and “out” after “chewed” and "spit" change the original meanings of the verbs. With them, the new meaning:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q680307 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, RS, ESPM, ESPM, 2018

Os progressos da escultura podem ser explicados, em primeiro lugar, pela própria qualidade dos materiais de que os artistas passaram a dispor. Depois de um período de aprendizado em trabalhos de madeira e de pedra branda, a escultura grega passou a usar principalmente o mármore de grãos finos e compactos. Os processos de fundição de bronze foram provavelmente importados do Egito.
(Auguste Jardé. A Grécia Antiga e a Vida Grega)
A vida grega, que reservava ao corpo um papel tão importante, era favorável ao desenvolvimento da escultura. Assinale a alternativa correta sobre a escultura na Grécia Antiga:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q679449 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Nos conflitos ocorridos na Grécia antiga, pode-se destacar a guerra entre Gregos e Persas.


Esse conflito ficou conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q909073 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O controle do Mar Mediterrâneo foi disputado pelas rivalidades travadas entre Roma e Cartago (antiga colônia Fenícia) através das Guerras Púnicas. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:

I. O conflito teve início com a investida de Cartago sobre a cidade de Roma. Embora os cartagineses tivessem conseguido promover um longo cerco à cidade, devido às rivalidades internas, os esforços com que Aníbal contava para tomar a cidade falharam.

II. Ao final da Primeira Guerra Púnica, Roma tomou posse da Sicília, da Córsega e da Sardenha, além de obrigar Cartago a pagar pesada indenização de guerra.

III. A Segunda Guerra Púnica foi marcada pela incursão de Roma sobre o território de Messina, na Ilha da Sicília, ponto estratégico para o avanço romano, mas que havia sido recuperado pelos cartagineses, reassumindo o controle do comércio marítimo da região.

IV. As ofensivas no Norte da África deram a vitória à Roma; Cartago foi incendiada, teve de entregar seus navios de guerra e assumir o compromisso de não declarar guerra a qualquer aliado romano.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q935908 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.

CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985.

Nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q678665 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Inglês, UEG, UEG, 2019

Leia o texto a seguir.

Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai aquela terra à raça perversa e submetei-a a vós mesmos. Essa terra em que, como diz a Escritura: “jorra leite e mel” foi dada por Deus aos filhos de Israel. Jerusalém é o umbigo do mundo, a terra mais que todas frutífera, como um novo paraíso dos deleites.
Papa Urbano II. In: HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. São Paulo: Zahar, 1979. p. 28.
O texto citado é um trecho do discurso do papa Urbano II no Concílio de Clemont, em 1095, no qual o pontífice defende a necessidade de os europeus partirem em uma Cruzada rumo ao oriente. Essa expedição militar ficou conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q936041 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, PPL, ENEM, INEP, 2019

Quando se trata de competência nas construções e nas artes, os atenienses acreditam que poucos sejam capazes de dar conselhos. Quando, ao contrário, se trata de uma deliberação política, toleram que qualquer um fale, de outro modo não existiria a cidade. BOBBIO, N. Teoria geral da política. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 (adaptado).
De acordo com o texto, a atuação política dos cidadãos atenienses na Antiguidade Clássica tinha como característica fundamental o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q679191 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Incorria em pena de morte quem batesse num escravo ou mudasse de roupa perto da estátua do imperador de Roma, quem entrasse nas latrinas ou no prostíbulo com uma moeda ou um anel que tivesse a sua imagem.

SUETÔNIO. A vida dos doze césares. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003 (adaptado).

A punição descrita mostra que, nesse período da Roma Antiga, dava-se grande importância para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q947070 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Língua Inglesa a Distância, UEG, UEG, 2018

Uma pilha de Daniel é um dispositivo capaz de transformar energia química em energia elétrica, e como exemplo tem-se uma formada por eletrodos de ferro (Fe3+ +3e- ⇌ Fe(s) E0redução = -0,036 V) e estanho (Sn2+ +2e- ⇌ Sn(s) E0redução= -0,136 V). Nesse caso, constata-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q943536 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Os gregos produziram uma civilização notável e muitas conquistas dessa civilização ajudaram a formar a sociedade do Ocidente Cristão, da qual somos herdeiros. Relacione corretamente os períodos da história grega com as respectivas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Período pré-helênico

2. Período homérico

3. Período arcaico

4. Período clássico

Coluna II

( ) formação da pólis

( ) estabelecimento da democracia

( ) regime gentílico

( ) governo de reis

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q946696 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

A Odisseia choca-se com a questão do passado. Para perscrutar o futuro e o passado, recorre-se geralmente ao adivinho. Inspirado pela musa, o adivinho vê o antes e o além: circula entre os deuses e entre os homens, não todos os homens, mas os heróis, preferencialmente mortos gloriosamente em combate. Ao celebrar aqueles que passaram, ele forja o passado, mas um passado sem duração, acabado.


(François Hartog. Regimes de historicidade:

presentismo e experiências do tempo, 2015. Adaptado.)


O texto afirma que a obra de Homero

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q947096 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Direito, UEG, UEG, 2018

O processo de “queimação estomacal” pode ser aliviado com a ingestão de leite de magnésia. O suco gástrico estomacal possui pH em torno de 2. A adição do composto de magnésia irá levar o suco estomacal a um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q943892 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Caderno Preto, PUC RS, PUC RS, 2019

Considere o excerto da obra clássica História da Guerra do Peloponeso, de Tucídides.

“Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos, mas da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis, todos são iguais para a solução de suas divergências privadas; quando se trata de escolher (se é preciso distinguir em qualquer setor), não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê-lo pela obscuridade de sua condição.”
(TUCÍDIDES. Discurso Fúnebre de Péricles, p.37 e 38)

Sobre a democracia ateniense definida no Discurso Fúnebre de Péricles, afirma-se:
I. O orador caracteriza a democracia ateniense como um regime de igualdade jurídica e social, pois as diferenças de riquezas entre os cidadãos não constituíam obstáculo para sua participação nos negócios do Estado.
II. Ao afirmar que é o “mérito” que “dá acesso aos postos mais honrosos”, Péricles dá uma definição de democracia ateniense que valorizava o indivíduo frente ao coletivo, especialmente aqueles que se destacavam dos demais por sua superioridade.
III. Ao definir o regime democrático, Péricles não aborda a questão da exclusão das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros do direito à participação política, situação que limitava a democracia ateniense em comparação com os regimes atuais.
IV. Quando fala em “prestar serviços à cidade”, um dos elementos que Péricles não pode incluir nessa categoria é a eleição de representantes legislativos, na medida em que a participação política era direta.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q903937 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Com o desenvolvimento do comércio, a cidade de Atenas na Antiga Grécia se tornou um grande centro comercial.


Assinale a alternativa que mostra uma das consequências desse processo na história política daquela cidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.