Questões de Concursos Antiguidade Ocidental Gregos

Resolva questões de Antiguidade Ocidental Gregos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q985459 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

A consolidação do Império Macedônico foi impulsionada por diversas estratégias políticas e militares. Qual alternativa explica CORRETAMENTE esse processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q903937 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Com o desenvolvimento do comércio, a cidade de Atenas na Antiga Grécia se tornou um grande centro comercial.


Assinale a alternativa que mostra uma das consequências desse processo na história política daquela cidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q909073 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O controle do Mar Mediterrâneo foi disputado pelas rivalidades travadas entre Roma e Cartago (antiga colônia Fenícia) através das Guerras Púnicas. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:

I. O conflito teve início com a investida de Cartago sobre a cidade de Roma. Embora os cartagineses tivessem conseguido promover um longo cerco à cidade, devido às rivalidades internas, os esforços com que Aníbal contava para tomar a cidade falharam.

II. Ao final da Primeira Guerra Púnica, Roma tomou posse da Sicília, da Córsega e da Sardenha, além de obrigar Cartago a pagar pesada indenização de guerra.

III. A Segunda Guerra Púnica foi marcada pela incursão de Roma sobre o território de Messina, na Ilha da Sicília, ponto estratégico para o avanço romano, mas que havia sido recuperado pelos cartagineses, reassumindo o controle do comércio marítimo da região.

IV. As ofensivas no Norte da África deram a vitória à Roma; Cartago foi incendiada, teve de entregar seus navios de guerra e assumir o compromisso de não declarar guerra a qualquer aliado romano.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q887590 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Na civilização ____________, onde se originaram várias sociedades orientais, as artes plásticas eram utilizadas para demonstrar religiosidade e o poder dos governantes por meio de desenhos que representavam batalhas, caça e outros detalhes da vida dos reis. A escultura também era destaque por meio da representação de figuras míticas, com cabeça humana e corpo de animais (touro, leão ou águia), que simbolizavam poderio militar. Preencha a lacuna corretamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q908590 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Acerca da "Polis" na Grécia Antiga, analise cada afirmativa como verdadeira (V) ou falsa (F):

I. Na acrópole, muitas vezes, ficavam os templos dedicados aos deuses, bem como os edifícios governamentais e os monumentos comemorativos.

II. Todas as "Polis" na Grécia Antiga tinham os mesmos mitos, festivais, tradições e formas de arte, garantindo a identidade cultural do povo grego.

III. A estrutura da "Polis" não permitia a participação dos cidadãos na vida política.

IV. A participação direta dos cidadãos na vida política foi essencial para o surgimento da democracia.

V. A democracia na Grécia Antiga era ampla e as mulheres, estrangeiros e escravos sempre tiveram os mesmos direitos e privilégios políticos.

Qual é a alternativa correta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q911202 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Cartago ficava no litoral mediterrâneo, perto da atual Túnis, defendida por um sólido circuito de muros com perímetro de 35 quilômetros (os muros que Roma construiu após a invasão dos gauleses tinham menos que a metade disso). Apenas quando Cipião Emiliano isolou a cidade do mar, cortando o acesso a suprimentos, foi que, depois de dois anos de cerco, os romanos conseguiram fazer o inimigo se render e então tomaram a cidade de assalto
Fonte: BEARD, Mary. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo: Planeta, 2023, p. 205.
A partir da conquista de Cartago, Roma expande o seu domínio, contrapondo sua cultura e poderio militar no Mediterrâneo. A conquista final de Cartago ocorreu durante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q906851 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

À medida que as sociedades greco-romanas da antiguidade se urbanizavam, os proprietários de terras mantinham uma presença significativa nas cidades. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmações:

I. Em Atenas, durante o período democrático, os proprietários de terras desempenhavam papéis proeminentes na política e na sociedade. A democracia ateniense era baseada na participação política dos cidadãos livres, que eram principalmente proprietários de terras.

II. A democracia em Atenas era um sistema igualitário, onde todos os cidadãos tinham voz e poder político, incluindo mulheres, estrangeiros e residentes pobres, que constituíam a maioria da população.

III. Em Esparta, a sociedade era rigidamente estratificada. No entanto, em contraste com Atenas, Esparta era uma oligarquia, onde o poder estava concentrado nas mãos de uma pequena elite.

IV. Em Roma, durante o período republicano, o Senado era composto principalmente por proprietários de terras, conhecidos como senadores. O Senado era a principal instituição política de Roma e exercia uma influência significativa sobre as políticas do estado.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q906852 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A ascensão do Império Ateniense e sua subsequente dominação marítima sobre as cidades-estado gregas reflete várias heranças da antiguidade clássica. Qual das seguintes afirmações sobre o Império Ateniense e a Liga de Delos está INCORRETA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q945312 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Nos estudos sobre a Antiguidade Clássica produzidos até o final do século XX, era costumeira a afirmação de que as mulheres em Atenas não participavam da política. A definição de “política” na Grécia, todavia, era feita a partir dos olhos do mundo moderno, e, nesse caso, era um sinônimo de “cidadania”. O cidadão ateniense era homem, filho de pai e mãe atenienses. As mulheres, estrangeiros e escravos não gozavam do mesmo status. Após os anos de 2000, a partir de críticas de estudiosos, a definição de “política” e de “cidadania” na Grécia Clássica passou a ser repensada e a capacidade de ação das mulheres atenienses no espaço público foi redimensionada. Nesses estudos, as mulheres cidadãs de Atenas ganham visibilidade. Filhas de pai e mãe atenienses, nascidas em Atenas, tinham limitações de voto, mas desempenhavam funções no mundo cívico. Elas não podiam, por causa de seu sexo, ser juradas ou magistradas, por exemplo, mas estavam vivendo no mesmo universo público, sendo também cidadãs. (Adaptado de CUCHET, V. S. Quais direitos políticos para as cidadãs da Atenas clássica?. Hélade, 4(1), p. 143-158, 2018.)

Tendo em vista seus conhecimentos sobre Grécia Antiga e considerando o excerto anterior, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q908490 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

[...] Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito nem qualidade
Têm medo apenas
Não têm sonhos, só têm presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas morenas.
[...]

BUARQUE, Chico. Mulheres de Atenas. In: Meus caros amigos, 1976. Disponível em: https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45150/. Acesso em: 31 jan. 2024

Os versos da canção de Chico Buarque remetem para a compreensão da posição social da mulher na sociedade ateniense. Na Grécia Antiga, essa situação estava condicionada à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q905943 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A influência da civilização romana perdurou desde a fundação da cidade, por volta de 753 a.C., até o declínio do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C. Assinale a assertiva que não apresenta uma das fases da política romana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q937447 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Roma foi imaginada e construída, de diferentes maneiras, nos mais distintos lugares e épocas, legitimando ou desautorizando grupos, práticas e políticas. Mas de todos os seus legados, apropriados ou frutos de invenções, a ideia de império e sua perenidade, assim como tudo o que ela acarreta, talvez seja o que mais tenha marcado o Ocidente.

SILVA, G. J. História antiga e usos do passado: um estudo de apropriações da Antiguidade sob o regime de Vichy (1940-1944). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007 (adaptado).


Uma apropriação significativa do legado mencionado foi realizada pelo movimento simbolizado no slogan:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q936823 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Ainda que a fome ocorrida na Itália em 536 tenha origem nos eventos climáticos, suas implicações são tanto políticas quanto econômicas. Nos primeiros séculos da Idade Média, o auxílio aos famintos se inscreve no domínio da gestão pública, mesmo quando a ação de seus agentes é apresentada sob o ângulo da piedade e da caridade individuais, como é o caso da Gália merovíngia. Assim, o fato de que as respostas à fome são mostradas, na Gália, como o fruto de iniciativas pessoais fundadas no imperativo da caridade deriva da naturezas das fontes do século VI.


SILVA, M. C. Os agentes públicos e a fome nos primeiros séculos da Idade Média.

Varia História, n. 60, set-dez. 2016 (adaptado).

Na conjuntura histórica destacadas no texto, o dever de agir em face da situação de crise apresentada pertencia à jurisdição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q944329 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

A História da Grécia se divide em vários períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Sobre esses períodos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q944609 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Ao considerar o modo de vida e a organização sociopolítica das principais cidades-estados na Grécia do século V a.C., observa-se que assembleias de cidadãos para decidirem leis, a presença de magistrados enquanto poder de garantia das leis votadas representavam uma face do modelo político ateniense. Por outro lado, a presença de uma forte aristocracia, e de anciãos pertencentes às famílias mais ricas, responsáveis pela tomada de decisões políticas, assim como a presença de magistrados com poder para garantir e executar as decisões dos anciãos, representa o modo de vida político espartano.
Leia as afirmativas abaixo, em seguida, marque a alternativa INCORRETA:
I. O modo de vida político ateniense era marcado pela democracia, em que o poder era exercido por assembleia de cidadãos, enquanto o modo de vida político espartano era oligárquico, de modo que apenas os membros da gerúsia, conselho formado pelos anciãos das famílias mais ricas, governavam a cidade. II. A democracia ateniense se caracterizava por ser um modo de política direta e inclusiva, em que mulheres, escravos e estrangeiros podiam exercer o voto. Esse modelo de democracia influenciou as democracias atuais em países das Américas. III. Na democracia ateniense, o poder era exercido por assembleias de cidadãos, portanto se caracterizava por um regime democrático indireto, as decisões dos cidadãos atenienses eram tomadas por representantes eleitos para exercer as funções executivas e legislativas. É, portanto, reconhecida como democracia representativa. IV. A democracia ateniense se caracterizava por ser um modo de política direta, em que os cidadãos, reunidos em assembleia, decidiam pessoalmente sobre as questões mais importantes relativas à sua cidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q943432 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Edital 2022, USP, FUVEST, 2021

A respeito da Guerra do Peloponeso no séc. V a.C., é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q943266 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

“[...]os banhos públicos eram uma verdadeira instituição na Roma antiga. Ruínas romanas espalhadas pela Europa guardam ainda hoje resquícios das termas, espécie embrionária de sauna. Por um período, havia banhos separados para homens e mulheres. Na época imperial, porém, surgiram os banhos mistos. [...] A prática era condenada. Segundo o Código de Justiniano, elaborado no século VI, bastava que uma mulher casada frequentasse as termas para que pudesse ser repudiada”.
BOLOGNE, Jean-Claude. A intimidade compartilhada. Revista História Viva, Ano III, N. 27, São Paulo: Duetto.
A partir do excerto acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q943536 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Os gregos produziram uma civilização notável e muitas conquistas dessa civilização ajudaram a formar a sociedade do Ocidente Cristão, da qual somos herdeiros. Relacione corretamente os períodos da história grega com as respectivas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Período pré-helênico

2. Período homérico

3. Período arcaico

4. Período clássico

Coluna II

( ) formação da pólis

( ) estabelecimento da democracia

( ) regime gentílico

( ) governo de reis

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q943540 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Tendo surgido durante a existência do Império Romano, a religião cristã sobreviveu ao colapso do império e se manteve cada vez mais forte durante todo o período medieval. Considerando a crescente influência do cristianismo e da Igreja Católica na época medieval, assinale a afirmação FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q943324 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2021

No século V depois de Cristo, o Império Romano do Ocidente entrou em colapso em meio às grandes invasões bárbaras. No território do Império Romano no Ocidente surgiu a Sociedade Feudal. Sobre essa sociedade, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.