Questões de Concursos Antiguidade Oriental Egípcios

Resolva questões de Antiguidade Oriental Egípcios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q903936 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica uma das principais características da economia do Antigo Egito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q895544 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A Mesopotâmia foi uma das primeiras civilizações complexas da história, situada entre os rios Tigre e Eufrates, atualmente no território do Iraque. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q895545 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O Império Persa foi uma das grandes potências da antiguidade, que teve um impacto significativo na história do Oriente Médio e além. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q909378 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Atribui-se a Heródoto, conhecido como o primeiro historiador, a frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.

Assinale a alternativa que identifica a causa dessa frase.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q896660 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Em comparação com as fontes da antiguidade clássica, a documentação do Oriente-Próximo apresenta características específicas: nela, a ausência de discurso teórico é compensada pela abundância dos documentos originais, já que os tabletes de argila resistiram melhor ao tempo que o papiro ou o pergaminho. Por isso, muitos tipos de textos, cujos equivalentes frequentemente desapareceram no mundo grego ou romano, são relativamente bem conservados: numerosos são os contratos, os processos ou as cartas que fornecem preciosas indicações sobre a vida cotidiana. Na Mesopotâmia, formaram- -se as primeiras civilizações da humanidade. As primeiras cidades do mundo lá surgiram. Em relação a esses povos designados “mesopotâmicos”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q991956 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Na antiga religião egípcia, as mulheres desempenhavam papéis significativos e diversificados em vários aspectos da vida religiosa, embora as funções e posições fossem distintas em comparação aos homens. Sobre isso, analise os itens abaixo:

I. O panteão egípcio incluía várias divindades femininas poderosas, como Ísis, Hathor, Sekhmet e Bastet, entre outras. Essas deusas eram adoradas em templos e também faziam parte da vida cotidiana das pessoas.

II. Algumas mulheres atuavam como sacerdotisas em templos dedicados a divindades femininas, desempenhando funções religiosas importantes.

III. O culto a Ísis tinha sacerdotisas que desempenhavam papéis proeminentes na religião, inclusive na cura e em rituais ligados à fertilidade.

IV. As mulheres eram privadas de participar de rituais e práticas religiosas em templos ou em casa, oferecendo preces e oferendas às divindades.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q905940 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A civilização egípcia foi uma das mais significativas entre as civilizações que surgiram na área do Crescente Fértil. Assinale corretamente a época em que foi concluída a unificação do Egito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q905941 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a assertiva que apresenta o período da civilização egípcia que durante o longo governo do faraó Ramsés II (1292 – 1225 a.C.), derrotou vários povos asiáticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q905942 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta corretamente o nome dado aos povos que derrotaram os sumérios, e tiveram o domínio sobre a terra mesopotâmica consolidado quando o rei Sargão I gerou uma unificação dos povos que habitavam a região.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q936715 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

196º — Se alguém arranca o olho a um outro, se lhe deverá arrancar o olho.

197º — Se ele quebra o osso a um outro, se lhe deverá quebrar o osso.

198º — Se ele arranca o olho de um liberto, deverá pagar uma mina.

199º — Se ele arranca um olho de um escravo alheio, ou quebra um osso ao escravo alheio, deverá pagar a metade de seu preço.

Código de Hamurabi. Disponível em: www.dhnet.org.br. Acesso em: 6 dez. 2017.


Esse trecho apresenta uma característica de um código legal elaborado no contexto da Antiguidade Oriental explicitada no(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q944606 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Leia:

"A história das civilizações do Antigo Oriente Próximo é muito longa; seu escopo temporal, do fim do quarto até o fim do primeiro milênio a.C., é igual ou mesmo maior do que o resto da história do colapso das culturas do Oriente Próximo até nosso próprio tempo. É correto usar o rótulo ´a primeira metade da nossa história‘. Nós podemos mesmo dizer ´da nossa história‘, porque esta longa trajetória é hoje considerada parte e mesmo a verdadeira fundação da nossa história ´ocidental‘ - não com outras civilizações mais remotas, como na Índia, na China ou qualquer outro lugar [...] Nossa civilização ocidental reconhece um papel privilegiado da civilização grega na geração dos valores fundamentais da liberdade, democracia, personalidade individual, empreendimento econômico, pensamento e ciência racionais e estética das artes visuais e poesia. Mas nossa dívida para com as civilizações do Antigo Oriente Próximo permanece importante em relação às fundações materiais da cultura (vida urbana, organização política, administração, escrita) e no campo da religião". (Mario Liverani - Historical Overvie, in. A companion to the Ancient Near East - Editora Blackwell).

As primeiras grandes civilizações antigas a surgirem no Oriente Próximo possuem registros históricos que datam do IV milênio a. C. No que se refere à essas sociedades se destacam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q944607 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Leia:

"No decorrer do 4º milênio a.C., o vale do Nilo foi o cenário de um desenvolvimento multiforme e prodigioso das populações que elaboram a primeira civilização histórica: a do Egito dos faraós. Por que em África? Isto explicase muito facilmente quando se pensa no papel de primeira grandeza desempenhado por este continente no decorrer do período paleolítico e neolítico. Longe de ser um ´milagre‘, a civilização egípcia foi apenas, sem dúvida, o coroamento da liderança que a África manteve quase sem interrupção aproximadamente durante os 3000 mil primeiros séculos da humanidade. Mas por que o Egito? Basta ainda olhar para um mapa da África e considerar certas leis sociológicas para ver esclarecerem-se as origens do progresso alcançado pelo Egito". (Joseph Ki-Zerbo, História da África Negra, 2009, p. 79).

Também conhecida por civilização fluvial, o Egito se desenvolveu entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, dentro do continente Africano, e se caracterizou pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q944608 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Segundo o historiador inglês Perry Anderson, "o surgimento das cidades-estados helênicas na zona do Mar Egeu é anterior à época clássica propriamente dita, e o que se pode ver nas fontes não escritas disponíveis são apenas leves traços dessa aparição. Depois do colapso da civilização micênica, por volta de 1200 a.C., a Grécia vivenciou uma longa Idade das Trevas, durante a qual a escrita desapareceu e a vida econômica e política regrediu para um estágio rudimentar: o mundo rural e primitivo relatado nos épicos homéricos". (Perry Anderson, Passagens da Antiguidade ao feudalismo, 2016, p. 35).
Leia as afirmativas abaixo, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
I. Antes do aparecimento das cidades-estados na Grécia, predominavam palácios em torno dos quais se organizava a vida política e econômica. II. Em algum momento antes do advento dos registros históricos, aristocracias tribais derrubaram reinados locais, e cidades foram fundadas ou desenvolvidas sob o domínio dessas nobrezas. III. O governo aristocrático na Grécia Arcaica coincidiu com o reaparecimento do comércio de longa distância, especialmente com a Síria e o Oriente, com o prenúncio da cunhagem de moedas e com a criação de uma escrita alfabética. IV. A ruína dos palácios provocou o fortalecimento do poder dos reis. A aristocracia guerreira não conseguiu sustentar o controle sobre os camponeses, e, portanto, se renderam aos reis helênicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q936264 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Constantinopla, aquela cidade vasta e esplêndida, com toda a sua riqueza, sua ativa população de mercadores e artesãos, seus cortesãos em seus mantos civis e as grandes damas ricamente vestidas e adornadas, com seus séquitos de eunucos e escravos, despertaram nos cruzados um grande desdém, mesclado a um desconfortável sentimento de inferioridade.

RUNCIMAN, S. A Primeira Cruzada e a fundação do Reino de Jerusalém. Rio de Janeiro: Imago, 2003 (adaptado).

A reação dos europeus quando defrontados com essa cidade ocorreu em função das diferenças entre Oriente e Ocidente quanto aos(às)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q943537 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

A respeito da civilização egípcia, uma das mais antigas civilizações do Oriente próximo, o historiador grego Heródoto afirmou ser o Egito um presente do Nilo. Considerando alguns aspectos da sociedade egípcia, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q936403 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Na Mesopotâmia, os frutos da civilização foram partilhados entre diversas cidades-estados e, no interior delas, entre vários grupos sociais, se bem que desigualmente. No Egito dos faraós, os frutos em questão concentraram-se quase somente na Corte real e, secundariamente, nos centros regionais de poder. Se na Mesopotâmia o comércio cedo começou a servir também à acumulação de riquezas privadas, no Egito as trocas importantes permaneceram por mais tempo sob controle do Estado.
CARDOSO, C. F. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986 (adaptado).
Um fator sociopolítico que caracterizava a organização estatal egípcia no contexto mencionado está indicado no(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q943064 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Prova de Conhecimentos Gerais, UECE, UECE CEV, 2021

Considerando as características das sociedades do antigo oriente próximo, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Egípcios;

2. Mesopotâmicos;

3. Hebreus;

4. Fenícios.

( ) Viviam em cidades-estados que tinham nas atividades comerciais marítimas sua principal base econômica.

( ) Desenvolveram a escrita cuneiforme, o calendário anual dividido em 12 meses e os princípios da astronomia e da astrologia.

( ) Organizaram seu reino a partir de suas tribos tradicionais e originaram uma religião monoteísta.

( ) Desenvolveram uma avançada cultura com grandes desenvolvimentos na arquitetura, na engenharia e na medicina.

A sequência correta, de cima para baixo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q680890 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Primeiro Dia, FGV, FGV, 2020

O Eufrates não é um rio manso e amistoso como o Nilo, com uma inundação de fim de verão, regular como um relógio, que prepara a terra para o plantio do trigo no inverno. [...] Ele transborda de suas margens, de forma errática e imprevisível, durante a primavera, quando a semente já no chão tem de ser protegida, primeiro para não se afogar sob as águas da enchente; segundo, para não secar sob o sol escaldante, que faz evaporar mais da metade do fluxo do rio antes que ele chegue ao mar.
(Paul Kriwaczek. Babilônia: a Mesopotâmia e o nascimento da civilização, 2018.)
O excerto faz uma comparação entre a sociedade da Suméria e a do Egito da Antiguidade, acentuando, entre elas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.