Início

Questões de Concursos Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

Resolva questões de Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q726847 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

Rosseto Júnior (2014, p.51), afirma que ?o esporte no século XXI é um produto comercializado mundialmente em grande escala, coisificado, especialmente por tornar-se produto midiático, pelo desenvolvimento tecnológico que permite transmissões de eventos com qualidade e emoção nunca antes vividos. Também, tem-se interesse no esporte como cultura globalizada, com a criação de ídolos mundiais, e estratégias de marketing, que favorecem e fomentam a produção e comercialização dos materiais esportivos consumidos em larga escala, a chamada indústria esportiva, que movimenta bilhões de dólares ao ano?. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Há uma grande limitação de acesso ao fenômeno esportivo por parte dos países em desenvolvimento, ficando esses alheios aos grandes acontecimentos esportivos ao redor do mundo.

( ) O esporte moderno e a globalização são fenômenos que estão assentados no desenvolvimento científico e tecnológico.

( ) O esporte passou a envolver quantias elevadas de capital e vincular-se ao consumo de bens, produtos e serviços.

( ) Esse contexto possibilitou maior democracia e confrontos esportivos entre as nações.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q727255 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem de esportes coletivos, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O método analítico pode ser caracterizado pelo ensino de cada uma das partes de uma habilidade.

( ) O método global consiste na utilização de toda a habilidade a ser aprendida.

 ( ) O método situacional é caracterizado pela prática de situações de jogo nas quais comportamentos individuais e coletivos são extraídos do jogo propriamente dito.

( ) O método da resolução de problemas é caracterizado pela demonstração por parte do professor de uma determinada técnica e a repetição imediata dos alunos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q727139 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

A cultura é o conjunto de códigos simbólicos reconhecíveis pelo grupo. Neles, o indivíduo é formado desde o momento da sua concepção. Nesses mesmos códigos, durante a sua infância, aprende os valores do grupo e mais tarde é introduzido nas obrigações da vida adulta, da maneira como cada grupo social as concebe.

De acordo com o texto, marque a opção CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q727522 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

Muito se tem estudado em relação aos aspectos organizacionais e administrativo dos esportes ao redor do mundo. DE BOSSCHER et al. (2008) afirmam que a sistematização da estrutura organizacional de diferentes países reflete-se em bons resultados esportivos internacionais. Assim, os países que alcançam sucesso internacional no esporte de alto nível possuem planos de ações nacionais, sejam esses gerenciados pelo governo, por entidades esportivas, ligas nacionais ou institutos nacionais de esporte, que são elaborados de maneira central e aplicados em todo o território nacional (DE BOSSCHER et al., 2008; GREEN, 2004; GREEN & OAKLEY, 2001; HOULIHAN & GREEN, 2008).

Com relação à abordagem proposta por DE BOSSCHER et al. (2008) para análise do sistema esportivo, relacione a coluna B pela a coluna A.

COLUNA A

I. Macro

II. Meso.

III. Micro.

COLUNA B

( ) Nível que engloba as políticas da sociedade e do respectivo governo voltadas para o esporte.

( ) Nível que compreende as condições gerais socioeconômicas, histórico-culturais entre outras.

( ) Nível que se refere aos aspectos específicos do treinamento físico e desempenho individual de atletas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q727341 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

João Pedro, professor de educação física da Escola Nossa Senhora do Carmo, ficou responsável por elaborar a tabela dos Jogos Interclasses 2017. Na modalidade de futsal, oito equipes inscreveram-se e ficou definido que seriam formadas duas chaves com quatro concorrentes e o sistema de disputa, nessa fase, seria o de rodízio simples dentro de cada chave, classificando-se para a fase seguinte as duas primeiras equipes mais bem classificadas em cada uma. Na segunda fase, será adotado o sistema de eliminatória simples, sendo feito um cruzamento olímpico entre as equipes classificadas da 1ª fase e o jogo final entre os vencedores para se decidir o campeão dos jogos nessa modalidade. Analise as afirmativas a seguir sobre sistemas de disputa e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Nessa competição serão disputadas 15 partidas.

( ) A equipe derrotada na primeira fase duas vezes fica eliminada da competição.

( ) Dentro de cada chave, na primeira fase da competição, serão realizados 6 jogos.

( ) Entende-se por ?cruzamento olímpico? os jogos realizados na fase semifinal entre o primeiro classificado de uma chave versus o segundo classificado da outra chave.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q727443 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

O voleibol faz parte dos Jogos Desportivos Coletivos e, como tal, possui regras unitárias, obrigatórias e universais. Nesse contexto, segundo as regras estabelecidas pela FIVB - Federação Internacional de Voleibol, os jogadores devem permanecer em suas posições de rodízio até o momento em que a bola entra em jogo. Com relação às regras do voleibol, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O rodízio acontece no sentido horário.

( ) O jogador que realiza o saque é aquele que está na posição 1.

( ) No rodízio, o jogador da posição 4 deve se deslocar para a posição 5.

( ) O rodízio acontece sempre que uma equipe que não iniciou o rally marca o ponto.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q727406 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

Na Idade Antiga, jogos eram realizados como atividade celebrativa para comemorar grandes colheitas, posse de reis e governantes, celebrar funerais ou homenagear deuses. Os mais famosos eram os Jogos Olímpicos, em homenagem aos deuses do Olimpo. O Barão de Coubertin conseguiu, em 1896, reativar esses Jogos, que, como na Antiguidade, são realizados de quatro em quatro anos. Fazendo uma comparação entre os Jogos Olímpicos da Antiguidade e os da Era Moderna, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q727156 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

A aprendizagem motora é um processo que não se esgota na vida do ser humano, visto que estamos, constantemente, aprendendo e reaprendendo situações relacionadas ao movimento. Assim sendo, a aprendizagem motora baseia-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q727223 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

As capacidades motoras são pressupostas pelos movimentos que permitem às qualidades inatas de uma pessoa, como o talento, tornar-se um potencial que se possa evidenciar. Com relação às capacidades motoras, analise as afirmativas a seguir.

I. O ritmo é uma das capacidades motoras a ser estimulada nas crianças.

II. Força, resistência, flexibilidade e velocidade são consideradas capacidades motoras.

III. As capacidades motoras são divididas em condicionais e coordenativas.

IV. O treinamento das capacidades motoras deve ser iniciado somente após os 10 anos de idade, quando a criança já é madura o suficiente.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q727104 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

No ano de 2014, o Comitê Central da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) aprovou algumas alterações nas regras do basquetebol, as quais provocaram mudanças no desenvolvimento do jogo e, consequentemente, na estruturação da forma de treinar o componente tático das equipes. Dentre as alterações, destacam-se o(a)

I. pedido de tempo das equipes.

II. alteração na regra dos 24?? para os rebotes defensivos.

III. desqualificação do atleta em caso de duas faltas técnicas.

IV. modificação das faltas técnicas de dois lances para um lance livre.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q726958 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

No desporto futsal moderno, os aspectos cognitivos, físicos, técnicos e táticos são fatores preponderantes para o desenvolvimento da equipe. Segundo LUCENA (2003), tática é o posicionamento dos alunos/atletas em movimentos preestabelecidos (treinados), dentro de um sistema de jogo. Acerca das táticas de jogo utilizadas no futsal, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O sistema de jogo 3x1 é usado quando o adversário faz uma boa marcação na meia quadra.

( ) O sistema de jogo 2x2 é o mais simples e prático, sendo o mais utilizado nas categorias de bases.

( ) Usado normalmente com perfeição por atletas experientes, e com nível de competição elevado é o sistema 2x1x1.

( ) É comum observarmos, em algumas partidas, equipes que estão em desvantagens no marcador utilizar-se de um atleta de linha no lugar do seu goleiro.

Esta característica é aplicada no sistema 3x2. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q727373 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

Segundo Galatti et al (2014, p.16), ?a busca pela qualidade de vida é constante, e permeia a vida do indivíduo, a começar pela infância e adolescência, período de intensas experimentações, desenvolvimento e mudanças?. Assim, uma das maneiras de se proporcionar uma melhor qualidade de vida é por meio do exercício físico, do esporte e do lazer. Existem ambientes ou cenários onde essas práticas devem ser fomentadas. Com relação às características dos cenários de práticas citados, numere a coluna B de acordo com a coluna A.

COLUNA A

I. Residência familiar.

II. Escola.

III. Clubes, Sistemas S, ONGs.

IV. Espaço midiático.

COLUNA B

( ) As pessoas ficam expostas às diferentes informações e sugestões de práticas, apresentadas por diferentes canais de informações.

( ) São apresentados e introduzidos os primeiros hábitos de vida.

( ) Deve-se organizar, planejar, sistematizar, refletir e avaliar procedimentos pedagógicos que visem à aquisição pelo gosto do exercício físico.

( ) São oferecidos diferentes programas e/ou atividades, dentre os quais se destaca o esporte, a fim de contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q727271 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

Gallahue e Ozmun (2005) apresentam um modelo de desenvolvimento motor. Nesse modelo, os mesmos indicam a fase mais apropriada para o início da prática esportiva. Essa fase se inicia aos 7 anos e se prolonga até a idade adulta. Essa fase é denominada de motora
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q727413 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

Gonçalves (2007), ao comparar as artes marciais com o ensino das lutas na escola, encontra uma grande diferença, ou seja, o ensino da luta na escola não deveria desenvolver técnicas preestabelecidas das artes marciais. O aluno vai desenvolvendo sua própria técnica através de jogos lúdicos. Para que seja atingido esse objetivo junto à criança como um ser ativo, descobrindo suas próprias técnicas, faz-se necessário que se desvinculem as lutas escolares das artes marciais. Sobre o ensino das lutas nas escolas, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q727525 | Conhecimentos Técnicos, Área Esporte Gestão Desportiva Monitor de Esportes

O esqueleto humano possui 206 ossos, sendo 80 no esqueleto axial e 126 no esqueleto apendicular. Nele, os ossos são compostos de aproximadamente 25% de água, um terço de material orgânico (o que lhe confere elasticidade), dois terços de material inorgânico (o que lhe confere solidez e durabilidade), sendo essa última parte prioritariamente formada de carbonato de cálcio, fosfato e colágeno. Tais ossos são tecidos vivos e dinâmicos, em constante desenvolvimento. São de diversos tamanhos e variados formatos e, na vida dos seres humanos, o esqueleto possui diversas funções. Sobre esse assunto, observe as afirmativas a seguir em relação às funções dos ossos do esqueleto humano.

I. Protegem alguns órgãos vitais.

II. São tecidos que produzem as células sanguíneas relacionadas ao sistema imunológico.

III. Permitem movimentos por formarem as alavancas corporais.

IV. Produzem as hemácias, que são células sanguíneas relacionadas ao transporte de oxigênio no corpo.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.